Ai Weiwei na Tate Modern

Se você, como eu, nunca ouviu falar em Ai Weiwei, fique sabendo que ele é considerado o mais famoso artista chinês vivo. Dizem que o New York Times descreveu o artista, que também é arquiteto, editor, restaurador, ativista político, blogueiro e “twitteiro“, como sendo “figura de celebridadade wahroliana” em Pequim.

Weiwei revelou hoje sua instalação feita sob encomenda para o projeto Unilever Series, em exibição na Turbine Hall da galeria Tate Modern até maio de 2011. São 100 milhões de sementes de girassol de porcelana espalhadas no chão da enorme sala. O público é convidado a andar sobre as sementes, tocar, brincar com elas e até mesmo ouvi-las. As “sementes” foram confeccionadas artesanalmente na cidade de Jingdezhen,  capital da porcelana chinesa imperial. “Parece simples, mas requer muita habilidade para fazer” explicou o artista.

A cada ano, um artista é convidado a preencher com uma instalação a enorme sala da turbina da antiga central elétrica, que foi transformada na Tate Modern. Weiwei é o décimo-primeiro convidado, o primeiro artista radicado na Ásia a participar do projeto.

Se estiver em Londres durante a exibição, não deixe de ir. A entrada é franca e este é mais um motivo para você conhecer a Tate Modern.

Veja aqui as outras 10 obras expostas na Turbine Hall no passado.

Veja aqui outros trabalhos de Ai Weiwei.

Foto: The Guardian, retirada desta excelente resenha de Adrian Searle.

“Sunflower Seeds” na Tate Modern

De 12 de outubro de 2010 a 2 de maio de 2011

Domingos às quintas-feiras de 10:00 às 18:00

Sextas-feiras e sábados de 10:00 às 22:00

Fechada em 24, 25 e 26 de dezembro

Tate Modern, Bankside, London, United Kingdom, SE1 9TG (mapa aqui)

Tube icon Estação de metrô mais próxima: Southwark

Leia também aqui no blog:

Exposições de arte até janeiro/2011

Anish Kapoor virando o mundo de cabeça pra baixo

The National Gallery

Categorias Exposições temporárias e tags , , , . Favorite este permalink.

Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*


6 − = cinco

Você poderá usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>