Transporte em Londres: uma introdução

Uma das perguntas que sempre me fazem é “Como é o metrô em Londres?”

 

Para começar, há vários sistemas de transporte público em Londres, a maioria deles gerenciada pela prefeitura da cidade. Há o famoso metrô “London Underground”, que os londrinos chamam de “The Tube”, com 12 linhas separadas. A rede do Tube está localizada principalmente na parte norte da cidade devido à geologia de Londres. O sistema começa a operar às 5:30 da manhã e funciona até aproximadamente 00:30, sete dias por semana. Os trens partem das estações centrais de Londres a cada 2 ou 3 minutos durante os horários de pico, e em intervalos de 7 a 8 minutos nos outros horários. Ao contrário do que muitos pensam, grande parte do Tube não é subterrânea, principalmente nas áreas afastadas do centro da cidade. Veja o mapa do metrô.

Londres conta também com um sistema de ônibus: entre eles, os famosos double-deckers (ônibus de dois andares) vermelhos. As rotas se estendem por toda a cidade, e o horário de funcionamento é semelhante ao do metrô. A diferença é que existem os ônibus noturnos. Os ônibus noturnos mantêm rotas similares às de alguns ônibus diurnos, mas a frequência é menor. É possível pegar um ônibus noturno no centro de Londres a partir de meia-noite para ir aos bairros nos subúrbios.

Existem também ônibus-barco no centro de Londres, mas eles quase não são muito usados pelos londrinos.

E por último, mas com certeza não menos importante, há a Rede Nacional de ferrovias ou sistema de trens de superfície. Esses trens são operados por diferentes empresas e partem dos diversos terminais ferroviários de Londres como Waterloo, King’s Cross, St. Pancreas, Victoria e Paddington. A parte de Londres situada ao sul é servida principalmente por este sistema de trens de superfície e não pelo Tube. Sendo assim, não pense que a rede de “trens” que você vê no famoso mapa do metrô está completa. Na verdade, deve haver pelo menos o dobro de estações e essas outras 50% aparecem no mapa de conexões chamado “London Connections”.

Para usar todos esses tipos de transporte, você pode adquirir passagens únicas para ir de um lugar ao outro, ou pode adquirir passes diários, semanais ou mensais, ou o seu Oyster card. Eles podem ser comprados em qualquer estação ou outros pontos de venda como bancas de revistas. O custo da viagem depende da distância. A rede completa é divida em 6 zonas principais. Essas zonas são “círculos” concêntricos ao redor do centro de Londres. Você só precisa adquirir o bilhete válido para as zonas em que você quer se deslocar (e aquelas que estiverem no caminho).

É muito fácil usar o Tube. Cada linha tem uma cor diferente. No mapa, as estações em que você pode trocar de uma linha para outra são mostradas com um círculo, e as estações em que a troca não é possível não têm o círculo. O sentido da viagem é mostrado na frente de cada trem, e também aparece na plataforma. É importante saber em que sentido você quer ir (norte, sul, leste ou oeste), mas há indicação nas plataformas juntamente com os nomes das estações. Você verá “northbound” (para o norte), “southbound” (para o sul) “eastbound” (para o leste) ou “westbound” (para o oeste). Para achar seu trem, você deve seguir a cor ou o nome da linha que deseja tomar e saber mais ou menos se quer ir para o norte ou sul, leste ou oeste.

Espero que essa breve introdução ao transporte em Londres seja útil.

Fotos: © Transport for London

Veja também: Tudo que você queria saber sobre o Oyster Card

Comentários

  1. eliana

    Olá,
    Dia 29/12 estarei voando de Amsterdã para Londres.
    Somos em 4 pessoas e ficaremos hospedados próximo à estação Holborn.
    Ainda não comprei as passagens.
    Qual é o melhor aeroporto para chegada?
    Como ir do aeroporto até a estação Holborn?
    Obrigada,

    Eliana

  2. rolando

    Eneida,

    Com o travelcard dá para ir de transporte público para o castelo de Windsor ou os estúdios do Harry Potter?

    obrigado

    • OI Rolando,
      Para Windsor, você tem de comprar uma passagem de trem. Os estúdios ficam na zona de transporte chamada 9+Watford Junction. Se comprar este travelcard, você pode usá-lo. Ou comprar a passagem de trem.

  3. CELIA

    Chegarei em londres, no aeroporto de heathrow, no dia 09 de dezembro de 2012, e gostaria de saber qual linha do metro devo fazer para chegar em wimbledon, onde ficarei hospedada.Obrigada

  4. Delora

    se possível gostaria de saber detalhado: chego em londres pela tam no aeroporto heathrow e vou para liverpool no mesmo dia, pego o trem na estação euston. Qual terminal pego o trem no aeroporto, tenho que trocar de trem até chegar na estação euston? Já estou com as passagens para liverpool. A do aeroporto até a estação de euston é melhor comprar aqui no brasil? Obrigada

  5. Sofia

    Eneida

    Vou chegar no Heathrow num vôo da British, portanto no terminal 5. Pretendo pegar o Heathrow Express para ir até o centro. Você mencionou que quando chegar na estação 4 tem que trocar de trem, é isso mesmo?

    • Eneida

      Oi Sofia,
      Não precisa trocar de trem. O trem para na estação Heathrow Central, mas não precisa trocar.

  6. Gil

    Oi Eneida,

    Passarei apenas um dia completo em Londres, há bilhete de metro para um dia apenas?
    O comentário de Marta (postado anteriormente) refere ao mapa postado por você do centro de Londres, onde o encontro?

    Muito grata.

  7. David

    Olá, por favor, se chego no Aeroporto Heathrow e quero ir a St Pancras para pegar o trem para Paris, qual o melhor procedimento? Compro tudo antes ou compro o Londres – Paris e depois, lá compro o Heathrow-St Pancras? Grato

    • Eneida

      Oi David,
      Quanto antes você comprar a passagem do Eurostar (Londres-Paris), mais chance você tem de conseguir descontos. As passagens são vendidas com até 12 semanas de antecedência.
      Para ir do aeroporto a St. Pancras, você pode ir de metrô, compre a passagem em Heathrow. http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=24

  8. Lu

    Oi Eneida!
    Vou de Paris para Londres pela Eurostar, como faço para ir para Lancaster Gate??? Que tipo de transporte posso pegar?
    Obrigada!!!

    • Eneida

      Oi Eduardo,

      Para o metrô, aproximadamente das 5:30 da manhã às 24:00, mas depende da linha e da estação. Veja os horários das primeiras e últimas viagens aqui: http://www.tfl.gov.uk/gettingaround/1129.aspx

      Os ônibus têm horários variados, e existem algumas rotas que funcionam 24 horas e algumas com ônibus noturnos. Você pode conferir os horários do seu ônibus aqui: http://bit.ly/i6t9Iq

  9. Marta

    desculpe, houve um erro no post anterior.

    Ola, Eneida, tenho intenção de hospedar-me no Tune Hotel, depois de um post que li aqui,e pelo que vi ele fica perto do london eye e parece bem localizado. Fico ainda com uma dúvida: esta região é servida pelos onibus noturnos? Pretendo sair á noite alguns dias, e não gostaria de pegar taxi pra voltar pro hotel.
    Aproveito a oportunidade para comentar do mapa que vc tem da zona central de londres, que é único! Muito claro e com todas as informações que agente precisa pra se localizar. Muito obrigada. Pra mim, que estou programando a viagem toda sozinha, indo pela primeira vez pra europa e tendo londres como ponto de partida,seu site virou leitura obrigatória.

  10. Miii

    Uau que rapidinha na resposta, obrigadissima pela atenção, estou pesquisando os tranfers, e acho (ainda rs) que vou efetuar a troca pelo Hoxton,só pelas fotos ja me encantei rs!! Eu busquei em varios lugares uma informação e não encontrei eu posso comprar o Oyster Card agora, sendo que vou usa-lo só em Dezembro?!? Obrigadinha Maravilhoso Fim De Semana!! Beijo

  11. Miii

    Muito obrigada pela sua atenção Eneidaa!! Vou dar uma olhadinha!!
    Ah não querendo abusar mas ja abusando rs!! Eu vi um post falando no Hotel The Hoxton ele de fato é BOM, consegui uma tarifa por 69libras, eu havia reservado no Ibis London Euston St Pancras, qual vc recomendaria?? Obrigada mais uma vez, beijoo!!

    • Eneida

      São “experiências” completamente diferentes, Miii
      O Hoxton é um hotel moderno, descolado, que oferece um monte de coisinhas que o Ibis não tem. Mas a localização é um pouco fora do centríssimo, onde está o Ibis, apesar de estar perto de uma estação de metrô (Old Street). O Ibis é um Ibis como outro qualquer, zero charme.
      Só você pode escolher, porque depende do que é importante num hotel para você. Para mim, eu escolheria o Hoxton, mas eu gosto de hotel, não sou do tipo que acha que é “só para dormir”!

  12. Miii

    Boa tarde, gostaria de uma ajudinha de vcs, li em varios lugares que os metros, trens, não operam no Natal, chego dia 25/12 as 14h no Aeroporto de H… rs, como faço para chegar na estação Euston, pq se funcionasse eu pegaria a linha Picadilly azul escura e desceria direto nela, afinal funciona ou não no Natal? Se não poderia me dar alguma sugestão?? Muitissimo obrigada desde ja!! Beijos..

  13. Daniel

    Eneida,

    E se a gente sair da Aldgate East baldiando para King’s Cross
    St. Pancras,daí direto para o aeroporto de Heathrow, o que você acha?

    Grande abraço

    Daniel

    • Eneida

      Daniel,
      Se a linha Hammersmith & City estiver funcionando dá certo também.

  14. Daniel

    Eneida,

    Tudo bem ?

    Verifiquei que as linhas District e Circle não funcionam no domingo,como estarei hospedado no Ibis London City ao da estação Aldgate East e meu vôo de retorno ao Brasil será exatamente num domingo, gostaria de seu apoio para indicação de caminho alternativo para o aeroporto de Heathrow.

    Desde já agradeço a atenção.

    Daniel Netto

    • Eneida

      Olá, uma opção é pegar o ônibus 25 no ponto J, próximo à Aldgate East (mapa http://bit.ly/bGhwSn) com direção a Tottenham Court Road e descer na estação Holborn. De lá, você pode pegar a Piccadilly line direto para Heathrow (vai levar mais de 1h) ou, outra opção a partir de Holborn, é pegar a Central line para Oxford Circus, trocar para a Bakerloo line e ir para a estação de Paddington. Lá você pega o Heathrow Express (20 min de viagem até Heathrow). Consulte o site http://bit.ly/ayMsIJ para outras opções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>