Tudo o que você precisa saber sobre a nova autorização de viagem para o Reino Unido
Se você está planejando uma viagem a Londres, é importante se preparar para uma nova exigência que afetará brasileiros: a autorização eletrônica de viagem, conhecida como ETA (Electronic Travel Authorization).
A partir de 08 de janeiro de 2025, todos os viajantes do Brasil precisarão obter essa autorização antes de embarcar para o Reino Unido. Você poderá solicitar o ETA a partir de 27 de novembro de 2024.
Se sua entrada no Reino Unido for antes desta data, você não precisa solicitar o ETA.
O Que é a ETA?
A ETA é uma autorização que permite a entrada no Reino Unido para turismo, negócios ou trânsito.
O objetivo é aumentar a segurança das fronteiras e facilitar o controle de imigração. Essa autorização permite que as autoridades britânicas tenham informações sobre as pessoas que ingressam no país antes da chegada, de forma a prevenir a entrada de pessoas indesejadas.
Além disso, a ETA visa simplificar o processo de entrada para turistas e viajantes de negócios, tornando-o mais eficiente e rápido
A solicitação é feita online e, uma vez aprovada, a ETA será vinculada ao seu passaporte eletronicamente.
Como Funciona?
- Solicitação online: os viajantes devem preencher um formulário online, fornecendo informações pessoais, foto e foto do passaporte. Este formulário estará disponível para brasileiros a partir de 27/11/2024.
- Taxa: será cobrada uma taxa de £10 no momento da solicitação.
- Aprovação rápida: a maioria das solicitações é processada rapidamente, em até 3 dias úteis, mas recomenda-se solicitar a ETA com antecedência.
Onde solicitar?
A solicitação será feita preferencialmente pelo aplicativo UK ETA, que pode ser baixado no link disponível no site do governo britânico. Será possível também fazer a solicitação online, direto nosite.
Note que, para brasileiros, o formulário estará disponível somente a partir de 27/11/24. Se você for entrar no Reino Unido até 08/01/25 não precisará preencher o documento.
O que é necessário para solicitar o ETA?
Você precisa ter:
- o passaporte com o qual viajará
- acesso aos seu email
- cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay
Você terá de fazer upload ou tirar fotos do:
- passaporte
- seu rosto
Não é necessário informar detalhes da viagem.
O que acontece se a ETA for recusada?
Quem tiver a ETA negada por qualquer motivo deverá solicitar um visto junto ao consulado britânico.
Diferença entre ETA e visto
A ETA é uma permissão para entrada no Reino Unido que será exigida de todas as pessoas, independentemente de necessitarem de visto, ou não. Até abril de 2025, todas as pessoas (inclusive Europeus) precisarão preencher a autorização antes de viajar para o Reino Unido.
Nós, brasileiros, não precisamos tirar um visto específico prévio para viajar para o Reino Unido a turismo ou estudos por até 6 meses e continuaremos não precisando deste visto. A ETA, no entanto, será exigida para viagens de qualquer propósito e duração.
Atenção: mesmo com a ETA você precisará passar por um agente da Força de Fronteira na sua chegada no Reino Unido. Diferente do visto, a ETA não garante entrada no país.
Validade da ETA
A ETA é válida por até 2 anos, ou até a data de validade do seu passaporte (o que ocorrer primeiro). No período de validade, você pode entrar no país múltiplas vezes para estadias de até 6 meses por visita.
Vou precisar de visto?
Brasileiros necessitam solicitar visto para o Reino Unido em caso de permanência longa ou para exercer atividades específicas no país, seja para trabalho ou estudos.
O processo de solicitação de visto de trabalho ou moradia é mais complexo que o da ETA, podendo incluir entrevistas e a apresentação de documentação detalhada, e pode levar semanas ou meses para ser aprovado, com taxas geralmente bem mais altas.
Preciso de levar documentos além da ETA para a imigração?
Sim, você deve levar seus documentos para apresentar na imigração, caso seja solicitado.
O processo de controle de passaporte e imigração continuará o mesmo, só que agora você terá esta exigência (ETA) a mais.
Não deixe de ter sua passagem de volta, comprovante de hospedagem, passeios, extrato do cartão, etc., com você para mostrar ao agente da imigração, caso necessário.
Deixe um comentário