Como ir de Gatwick ao centro de Londres

Gatwick Airport - como ir de Gatwick ao centro de Londres

50 km ao sul de Londres, o aeroporto de Gatwick (LGW) é o segundo maior do Reino Unido e lá chegam e saem vários voos vindos principalmente da Europa continental e da Ásia.  As companhias low-cost Ryanair e Easyjet são umas das muitas que usam este aeroporto.  Um “monorail” conecta os dois únicos terminais – Norte e Sul – em poucos minutos.

Não há metrô de Gatwick a Londres. Para chegar ao centro da cidade (ou vice-versa), no entanto, existem várias opções e você deve considerar qual é o seu destino final na cidade e o horário em que vai viajar para escolher a melhor:

Como ir de Gatwick ao centro de Londres - placa

1 – Gatwick Express – é a forma mais rápida de chegar ao centro de Londres. Os trens percorrem o trajeto sem escalas até a estação Victoria em 30 minutos e partem de Gatwick a cada 15 minutos, mas não há trens entre 1:35 e 4:35 da manhã. A estação do aeroporto está no terminal sul, perto da área de chegadas. Para quem chega no terminal norte, há um trem monorail que leva à estação.  Passagens a partir de £17,70 (£31,05 para ida e volta) se adquiridas on-line.

2- Trem Southern – este trem local também tem como destino final a estação de Victoria, mas como alguns fazem paradas no caminho, em East Croydon e Clapham Junction, é um pouco mais lento:  a viagem dura no mínimo 35 minutos, e varia dependendo do número de paradas. A passagem custa a partir de £12,80 e, para quem chega de madrugada, é uma boa opção pois há trens durante toda a noite (menos frequentes). Bons descontos para passagens adquiridas online, em horários fora do pico.

3- Trem Thameslink- faz a conexão com quatroestações em Londres: City Thameslink, Blackfriars, Farringdon e St. Pancras International. A duração da viagem varia de  30 e 45 minutos e também há trens durante toda a noite (um por hora). Preço: a partir de £10,00. Bem conveniente para quem vai para a City ou leste de Londres.

Como ir de Gatwick ao centro de Londres -  easybus4- Easybus – ao contrário dos trens, que saem do terminal sul, este ônibus parte do terminal norte diretamente para a estação de metrô West Brompton. Tem saídas a cada 15- 20 minutos, e o tempo de percurso é de 1 hora e 5 minutos (mas, fazendo o percurso para o aeroporto, eu colocaria uma margem de segurança , porque o trânsito pode estar muito ruim). É a opção mais barata para se chegar a Londres, custando a partir de  £2,00 se as passagens forem compradas online. Não é preciso ter voado Easyjet para pegar este ônibus. A estação West Brompton fica na District Line (linha verde) e é bem conveniente para quem vai para a região de Earl’s Court ou South Kensington. Veja onde pegar o ônibus em West Brompton aqui.

No entanto, se você estiver com muita bagagem, pode ter problemas. Leia aqui a experiência de um dos nossos leitores, que não ficou satisfeito.

A partir de julho de 2014, o EasyBus também tem um rota que parte do terminal sul para a estação de ônibus de Waterloo, na margem sul do Tâmisa. O tempo de viagem é de 1 hora e 5 cincom minutos e há ônibus a cada 15 – 20 minutos. Veja o local do ponto de ônibus em Waterloo aqui.

5- Ônibus National Express – um ônibus por hora até a estação de ônibus de Victoria. O trajeto é percorrido entre 1 hora e 1,5 hora, a depender do trânsito. Preço a partir de £8,00.É uma boa opção para quem vai diretamente para outras cidades da Inglaterra, ou para os outros aeroportos (há conexões para Heathrow, Stanstead e Lutton).

Como ir de Gatwick ao centro de Londres - taxi

6- Táxi – é possível pegar black cabs (os tradicionais taxis pretos londrinos) na saída dos terminais, e há uma empresa oficial de táxis do aeroporto. Você pode reservar seu trânsfer com antecedência pelo website, ou se dirigir aos balcões de reserva da empresa localizados nos dois terminais. O trajeto até o centro de Londres leva  aproximadamente 1 hora (mas pode levar bem mais) e custa em média £90,0 + £8,00 de “congestion charge”, se aplicável.

7- Trânsfer – Para ter um carro com motorista esperando por você na chegada, leia aqui. Se quiser um motorista brasileiroleia aqui.

Resumindo: Como ir de Gatwick ao centro de Londres

ServiçoA partir de:Frequência:Duração:
Gatwick Express£17,70a cada 15 min30 min
Trem Southern£12,80até 8 por hora35-45 min
Thameslink£10,00a cada 15-20 min30-45 min
National Express£8,00um por hora60-90 min
Easybus£2,00a cada 15-20 min65 min
Táxi£90,00hora marcada60 min no mínimo

Estes dados foram apurados no site do aeroporto e das companhias e são válidos na data de publicação do post. É sempre aconselhável conferir os valores e horários para a data da sua viagem nos websites das empresas.

Se estiver procurando hotel na cidade, eu recomento o Booking:

(link de afiliado)

Outros posts relacionados:

Trânsfer de/para os aeroportos

Como ir de Heathrow ao centro de Londres

Como ir de Stansted ao centro de Londres

Como ir do aeroporto de Luton ao centro de Londres

Para saber como ir de metrô até seu destino final em Londres, leia este post aqui: Journey Planner: não saia do hotel sem consultar

Comentários

  1. Juliana

    Olá, estou procurando como fazer a rota de volta.. de londres ao gatwick..
    Gostaria de saber se todas as opções listadas valem tanto pra ida (do aeroporto a Londres) quanto para a volta ao aeroporto..

    Obrigada desde já!

  2. Clóvis Correia

    Muito obrigado pela dica!
    Estou pensando em pegar o Southern de Gatwick até a estação Vitoria…
    Tem muita diferença de valor eu deixar para comprar na hora?
    È que fico com medo de comprar para um determinado horário e talvez meu voo atrasar e com isso perder o horario para qual eu compre o trem.
    Ou os horarios do trem são flexíveis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>