Como ir de Heathrow ao centro de Londres

De Heathrow ao centro de Londres 

De Heathrow ao centro de Londres

O aeroporto de Heathrow (LHR) é um dos mais movimentados do mundo e é lá que os voos diretos do Brasil aterrizam. O voo da TAM chega no Terminal 1 e o da British Airways no Terminal 5, inaugurado em 2008.

O aeroporto está a cerca de 30 km do centro de Londres e oferece ao viajante várias opções de transporte para o centro da capital. As principais opções são:

1 Trem Heathrow Express: a forma mais rápida para chegar ao centro. Em 15 minutos, é percorrido o trajeto do aeroporto até a estação Paddington, no centro de Londres, sem escalas.  Há duas estações no aeroporto: uma no Terminal 5 e outra que serve os Terminais 1-3 (Heathrow Central). Chegando no Terminal 4, é preciso trocar de trem, mas isso é feito de forma rápida e não é cobrado nada extra.

O preço da passagem em 2014 é ₤21,00 (₤34,00 para ida e volta) se comprada on-line, no guichê ou na máquina no próprio aeroporto e, para comprar com o cobrador, dentro do trem, há um acréscimo de ₤5,00. O jeito mais fácil de adquirir a passagem, no entanto, é online, antes de sair de casa no Brasil. Basta imprimir o bilhete eletrônico com código de barras para apresentar ao cobrador quando pedido. Assim, ao chegar na estação dentro do aeroporto, é só esperar pelo trem e embarcar.

Para encontrar o local de embarque, siga as placas:

Heathrow para o centro de Londres - trens

 

O Heathrow Express funciona das 5:00 às 24:00 aproximadamente, com cerca de um trem a cada 15 minutos. Veja os horários aqui.

Chegando à estação de Paddington, pegue um táxi ou metrô para seu destino. Saiba como fazer o trajeto, lendo este post aqui.

Heathrow para o centro de Londres - metrô2 Metrô: há três estações de metrô em Heathrow: Heathrow Terminal 5, Heathrow Terminal 4 e Heathrow Terminals 1, 2, 3.  A linha azul escura (Piccadilly) conecta o aeroporto ao centro de Londres e ao restante do sistema de metrô da cidade.   É bem mais barato que o Heathrow Express, mas demora bem mais (aproximadamente 1 hora até Piccadily Circus). Como a viagem começa em Heathrow, é tranquilo achar lugar para sentar e acomodar as malas não fica tão difícil.

O horário de funcionamento do metrô é semelhante ao do trem, porém as saídas são mais frequentes. Além de ser mais barato que o trem, a vantagem do metrô é que,  dependendo do destino final do passageiro no centro de Londres, é possível descer já na estação mais próxima, caso seja uma das muitas estações da linha Piccadily.

Uma passagem única (single) para o centro de Londres (Zona 1) custa em 2014 ₤5,70 (a partir de ₤3,00 com Oyster Card) e pode ser adquirida na estação do aeroporto.  Heathrow está na zona 6 de transporte.

3 – Trem Heathrow Connect – é um trem parador, mais lento (25-30 minutos) e mais barato (₤9,90 ou ₤19,80 ida e volta) que o Heathrow Express. O destino final também é a estação de Paddington, no centro de Londres. Veja os horários aqui. Para quem vai para o oeste de Londres, e tem como destino final uma destas estações, é uma boa opção:

Heathrow para o centro de Londres - Heathrow Connect

 

4 Ônibus especial – a National Express faz a ligação entre o terminal rodoviário do aeroporto e a estação de ônibus de Victoria (Victoria Coach Station), com passagens a partir de ₤6,00. A viagem leva de 40 minutos a 1,5 hora dependendo do trajeto e do trânsito. Os serviços a partir de Heathrow iniciam-se às 5:30 e se estendem até às 21:30. É uma boa opção para quem vai para outras cidades da Inglaterra, ou para os outros aeroportos (há conexões para Gatwick, Stanstead e Lutton). Mais detalhes aqui.

5 Táxi – como em todo aeroporto, há filas de táxi na saída do terminal. O táxi tradicional (black cab) é o mais caro, e uma viagem até o centro da cidade custa pelo menos ₤70,00, e pode demorar bem mais de uma hora, dependendo do trânsito.

6 Ônibus noturno – Entre meia-noite e 5:30 aproximadamente, a única opção de transporte público (além do táxi) é o ônibus noturno N9, que tem como destino final a Trafalgar Square, no centro de Londres. A viagem dura pouco mais de 1 hora, e custa ₤2,40 (preço para 2014). Veja os horários aqui.

7 – Trânsfer – Para ter um carro com motorista esperando por você na chegada, leia aqui. Se quiser um motorista brasileiro, leia aqui.

Welcome to London!

Se estiver procurando hotel na cidade, eu recomento o Booking:

(link de afiliado)

Fotos: http://www.heathrowairport.com

Estes dados foram apurados no site do aeroporto e das companhias e foram atualizados em janeiro de 2014. É sempre aconselhável conferir os valores e horários para a data da sua viagem nos websites das empresas.

Outros posts relacionados:

Londres em 4 dias – roteiros e dicas

Trânsfer de/para os aeroportos

Como ir de Gatwick ao centro de Londres

Como ir de Stansted ao centro de Londres

Como ir de Luton ao centro de Londres

Conexão em Heathrow: dá para conhecer o centro de Londres?

Para saber como ir de metrô até seu destino final em Londres, leia este post aqui: Journey Planner: não saia do hotel sem consultar

Comments

  1. Gisele says

    Eneida

    De Londres vou para Dublin, saindo do aeroporto London City.
    Estarei hospedada em Bayswater, bem próximo a essa estação ou a Estação Queensway.
    Li que para o Aeroporto London City, há uma interligação por monotrilhos.
    Mas não consegui descobrir a ligação entre esse monotrilho e o metro.
    Qual a melhor maneira de ir para o Aeroporto de London City, saindo de Bayswater?

    Obrigada

    Gisele

    • says

      Oi Gisele,
      O monotrilho se chama DLR e você pode pegá-lo na estação Canning Town. Para ir até lá, uma das fomas é pegar a Circle line (amarela) até a estação Westminster, trocar para a Jubilee line (cinza) até Canning Town e em Canning Town pegar o DLR.

  2. Marco Antonio Carvalho de Lima says

    Olá ! Parabéns pelo blog. Poderia me dar uma sugestão de transporte do Aeroporto terminal 5 para London Victoria Hotel em 82-83 Eccleston Square, Off 55 Gillingham Street?
    Chegaremos, dois casais, mais malas(rs, rs), às 7:00 dia 17/10 , sexta.
    Qual seria a melhor alternativa?
    Ficaremos 4 dias inteiros em Londres. Comprar o passe vale a pena?
    Obrigado.

    • says

      Olá Marco,
      Para ir de metrô, troque na estação Hammersmith para a linha District e vá até Victoria.
      Mas como será hora de pico no transporte e vocês estarão com malas, talvez queiram pagar um pouco mais para terem o conforto de um motorista. Neste caso, orçe com as empresas sugeridas no post.

  3. Mário Cruz says

    Bom dia,

    quando no ato de compra do Oyster ou Travel Card estão descritas as zonas 1-3 ou 1-4, quer dizer que corresponde as zonas 1 2 e 3 ou 1 2 3 e 4 ou de 1 a3 ou de 1 a 4?
    Obrigada

  4. Alissa says

    Olá Eneida, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo seu blog!
    Queria se possível uma informação. Iremos chegar as 15hs no aeroporto de Heatrow e temos trem saindo para Liverpool as 20hs da estação de Euston.
    Na sua opinião qual é o melhor meio p/ sair do aeroporto e seguir para Estação de trem? De taxi ou de metro?
    Obrigada!
    Abraços!
    Alissa

    • says

      Oi Alissa,
      Você terá tempo suficiente para ir de metrô. É a forma mais barata. De táxi ficará bem caro. Uma forma com preço intermediário seria um transfer, que você reserva antes de sair do Brasil e o motorista te aguarda na saída do desembarque.

  5. Vanessa says

    Olá! Acho q já li o blog todo! Muito bom! Preciso de algumas dicas “para principiante beeem principiante, rsrsr” … Como faço para ir do Aeroporto Heathrow até o Royal National Hotel (Bedford Way, 1) de metrô? E, qual a zona do Hotel? Em relação ao Oyster Card, vale a pena já que estarei no hotel já citado e pretendo visitar todas as principais atrações?? Desde já agradeço e peço desculpas por incomodar!

    • says

      Oi Vanessa,
      O hotel fica na zona 1 e para ir de metrô pegue a Piccadilly line (a única que passa em Heathrow) até a estação Russell Square. O oyster card vale a pena se você for ficar em Londres alguns dias, usando o transporte público.

  6. Camilla says

    Oi Eneida, tudo bom?
    Estou em dúvida com uma coisa.. Vou comprar um Oyster Card com travelcard de 7 dias, zona 1 e 2. Porém, como vou pegar metro no aeroporto, nao entendi uma coisa. Eu compro o Oyster na máquina com a zona 1 e 2 e como faço pra ter um passe apenas saindo da zona 6?
    Obrigada!

  7. Beatriz says

    Bom dia!!

    Chego em Londres pelo aeroporto de Heathrow, minha acomodação se localiza na zona Dois na Willesden Green, é tranquilo ir do aeroporto para essa localização de trem? como faço?

    Muito Obrigada!!

    • says

      Oi Beatriz,
      O trem para na estação Paddington. De lá você terá de pegar o metrô ou táxi.

  8. caroline says

    Ola, estou indo para Londres final de setembro e gostaria de pedir sua ajuda, Irei fazer um cruzeiro que sai de Southampton, na volta ficarei em londres apenas 2 noites. O que acontece é que meu voo de volta sai às 6:00 hs da manhã, então terei q ir para o aeroporto uma 2:30 hs , minha dúvida é: É melhor eu me hospedar proximo ao centro e conhecer o que der por lá ou melhor eu me hospedar prox ao aeroporto e de lá pegar o metrô para conhecer a cidade. brigada

    • says

      Oi Caroline,
      Acho que se forem só duas noites é melhor ficar perto do aeroporto e ir ao centro passear.

  9. Paulo Filho says

    Olá Eneida,

    Eu chego à Londres no aeroporto de HEATHROW, e meu hotel está na zona 2. Vou ficar em Londres por 10 dias e retorno ao Brasil pelo Heathrow também. Minha dúvida é a seguinte: Como eu vou comprar um 7 day travelcard de papel em alguma estação de TREM e com isso aproveitar a promoção 2for1, eu gostaria de saber como faço para os demais dias e para ida e volta do aeroporto/hotel e hotel/aeroporto? Eu pensei em comprar um oyester card e carrega-lo com algumas libras ( pay as you go ) e usa-lo durante a ida ao hotel e para os demais dias que vencerá o 7 day travelcard. O que você acha? Pode me ajudar, por favor?!

    • says

      Olá Paulo,
      Acho que a solução travelcard + oyster vai funcionar super bem para você. Se no final da viagem tiver saldo no oyster, você pode pedir um reembolso do valor.

  10. Marcus Vinícius says

    Olá Eneida !!

    Chego de Berlim com minha esposa dia 22 /07 em Heathrow às 20:10. Meu Hotel fica na estação Waterloo.
    E facil transferir no metro da Piccadilly pra Jubilee ? Meu vôo de saída é em Heathrow pra Amsterdã dia 26/07 às 6:50. Dá pra fazer o inverso? Caso não, o q vc aconselha. Qual o Oystercard compro com qual valor ? Obrigado

  11. Elson says

    Olá, poderia me tirar uma dúvida, por gentileza?

    Em termos de mobilidade, faz diferença chegar a Londres em dia de semana ou final de semana ? Quero dizer, sábado ou domingo o trânsito flui melhor na cidade, diminuindo o tempo de deslocamento no trajeto entre o Aeroporto de Heathrow (à tarde, por volta das 16h) e hotéis localizados em regiões como Westminster e West End, utilizando carro (no caso, transfer) ?

    Desde já, agradeço pela atenção.

  12. Andrea says

    Oi Eneida, parabens pelo espaco. Voce saberia me informar como ir do centro de Londres ao Heathrow utilizando o travelcard do london pass?
    Obrigada

    • says

      Olá Andrea,
      É só pegar o metrô. O travelcard do London Pass vale para as zonas 1-6 onde está Heathrow.

  13. Anderson says

    Oi Eneida, chego no aeroporto de Heathrow…só para confirmar para eu me descolar ate o centro em Sussex Gardens pego a linha Picadilly e desço na estação Paddington? Meu hotel fica na Sussex… obg!

    • says

      Olá Anderson,
      Para ir direto a Paddington, vá de trem (não de metrô). A linha Piccadilly do metrô não vai para Paddington, você terá de trocar para a circle line (amarela) ou a hammersmith & city (rosa).

  14. andre says

    como faço para pegar um transporte rapido para o centro de londres e como passar na imigração sem sustos estou preocupado sou empresario e vou com minha noiva então devo fazer como ?obrigado muito obrigado excelente blog voces são otimos adorei de verdade ja estou louco para ir forte abraço tudo de bom bj.estou muito interessado,mesmo.

  15. edilma guidi says

    Eneida, acabei de descobrir que compramos passagens entre londres e berlim (air france), pela tarifa mini (que droga!!!!!!). O que quer dizer, pelo que entendi, que só tenho direito a doze quilos de bagagem (uma única peça), e se quiser levar minhas comprinhas londrinas tenho que pagar mais trinta euros… É isso mesmo?

  16. edilma guidi says

    Eneida, parabéns pelo trabalho, vamos para Londres dia 19 próximo e estamos muito ansiosos (minha filha de 16, eu e meu marido). Chegaremos no dia 20 às 15 horas no aeroporto de Heathrow. Nosso hotel é o holiday inn king cross road. E minha pergunta é: é fácil ir do aeroporto para lá? Agradeço muito pela atenção e mais uma vez, obrigada por esse blog. Estou anotando tudo e tentando acabar com a ansiedade.

    • says

      Oi Edilma,
      É muito fácil. Você pega o metrô (linha Piccadilly, a única que passa em Heathrow) e segue direto até a estação Kings Cross, sem baldeação. A viagem dura cerca de uma hora.

  17. Selené says

    Olá Eneida,
    Vou para Londres em agosto,chego num domingo a tarde, me tira uma dúvida: o metro vai do aeroporto de Heathrow a estação Russell Square direto? Imagino ser a melhor alternativa para eu chegar até o Hotel Royal National? Obrigado.

  18. Guilherme says

    Olá Eneida,
    Como ir de Heathrow até Reading direto ? É possível ?? Li algo sobre o ônibus national express !

    Desde já muito obrigado, o blog é fantástico !

  19. Sandro says

    Boa tarde!
    Vou viajar a LOndres dia 23 de junho. Tenho duas malas e preciso ir até a Magenta House, 5 Tyrian Place, Whitechapel. Qual o melhor meio de transporte para chegar a este lugar e quanto sairia um táxi.
    ABraço

  20. says

    Olá Eneida,

    Vou para Londres em agosto e acho que já entendi, mas confirma pra mim, por favor: Eu vou chegar no Heathrow mesmo e preciso descer na estação St. John’s Wood, é só eu pegar a linha Picadilly e fazer a transferência na estação Green Park pra linha Jubilee e descer na St. John’s Wood, certo? A transferência é gratuita da Picadilly pra Jubilee ou tem que pagar de novo? Abraço!

    • says

      Oi Amanda,
      É isso mesmo! Não precisa pagar de novo. A passagem é válida até o final do seu percurso.

  21. Simone Bacilieri says

    Olá Eneida

    Chegarei em Londres no dia 19/6 por meio do Heathrow Connect. Assim que desembarcar na estação de trem, pretendo pegar o metro para seguir adiante. Devo sair da estação e comprar outro bilhete para o metro ou há integração entre esses transportes ? Neste dia vou comprar tudo single.
    Obrigada!!

    • says

      Oi Simone,
      Você sai da plataforma em que chega o trem e se dirige para a estação de metrô. A estação é bem sinalizada. Não há integração, você tem de comprar outro bilhete.

    • Simone Bacilieri says

      Obrigada e parabéns pelo trabalho realizado neste blog!

  22. Gabriela Camargo says

    Boa noite,
    estou indo para Londres semana que vem e nao sei como ir do aeroporto heathrow para a rua henfield road, em wimbledon. Voces poderiam me ajudar??
    Obrigada

    • says

      Olá Gabriela,
      Sugiro que vá de metrô até a estação Wimbledon e de lá pegue um táxi.

  23. Humberto Rodrigues says

    Olá. Vou em julho a Londres, pela primeira vez. Somos 3 adultos, Casal + Filho. Chego em Heathrow com malas e vou para o Crown Moran, que fica em Cricklewood Broadway, 18 milhas do aeroporto. Se eu pegar o Heathrow Express até Paddington, vou levar 15 minutos e os 3 pagarão, no mínimo, 34 x 3 = 102 libras ida e volta. Se eu pegar um serviço de van, como o TamTransfer, vou pagar ida e volta 170 libras. Voces não acham que compensa, para não ficar transitando com malas de um meio de transporte a outro? Abraço

    • says

      Olá Humberto,
      Eu acho que certamente compensa, mas faça um orçamento de trânsfer, já que o hotel está na zona 3, fora do centro de Londres.

  24. Paulo Fraga says

    Olá Eneida, tudo bem?
    Chegarei em Londres no dia 15/06/14, à tarde, por Heathrow, Terminal 1, e estava planejando pegar o metro (Piccadily line) até a estação de King’s Cross St Pacras. Porém não tenho certeza se a estação do metro do aeroporto estará funcionando. Você poderia confirmar esta situação? E se não estiver, qual a melhor alternativa para eu chegar até King’s Cross? Obrigado.
    Paulo

    • says

      Olá Paulo,
      Não vejo motivo para a estação não estar funcionando. Você poderia explicar?

    • Paulo Fraga says

      Oi Eneida!
      Eu devo ter feito confusão, porque acessei o site do transporte público de Londres (Transport for London) e fiz a pesquisa para verificar os meios de transporte e horários das saídas de Heathrow para King’s Cross (Journey Planner). Porém eu acho que no resultado da pesquisa eles listam as opções mais rápidas de você chegar ao seu destino. Em todas as opções, a sugestão seria pegar o Heathrow Express até Paddington e de lá seguir de metro até King’s Cross, variando apenas o horário de saída de Heathrow. De fato, o tempo total de viagem informado seria de 38 min, porém o preço da passagem do trem é mais caro do que do metro. Então, como dentre as opções não havia a de embarcar no metro em Heathrow, eu supus que a estação estaria fechada. Desculpe-me pelo equívoco.
      Obrigado!
      Paulo

    • says

      Oi Paulo
      Entendi o problema. Para não ver a opção do trem, você tem de desmarcar esta opção (trem) nas opções de busca avançada. Mas é tranquilo ir de metrô, linha Piccadilly direto. A estação estará aberta certamente.

    • Paulo Fraga says

      Valeu Eneida!
      Muito obrigado e bom final de semana!
      Abç!
      Paulo

  25. fabiana says

    Olá! Chegando em Paddington vou para um hotel na Sussex Gardens, e sei que a distância é muito pequena. Mas por estar com mala e uma sobrinha pequena, vc acha que é possível pegar o taxi até o hotel?
    Obrigada!

  26. Marco Aurélio says

    Estarei chegando em Londres pelo City Airport, pretendo comprar o 7 day travelcard de papel em uma estação de trem para ter o 2for1. Comprando um bilhete único 1-3 eu consigo chegar em Waterloo pelo Dlr+metro? Ou o Dlr tem que ser comprado em bilhete separado?

  27. Ricardo says

    Olá Eneida!
    Vou retornar ao Brasil num voo dia 08/06 as 06:20 em Heathrow e estarei na Liverpool Street. Qual é melhor forma e mais barata de ir ao aeoroporto e quanto tempo antes preciso sair?
    Muito obrigado e parabéns pelo site!

    • says

      Oi Ricardo,
      Neste horário e estando no lado oposto da cidade e que o metrô e os trens não funcionam durante a madrugada, a melhor forma é contratar um minicab ou transfer. Creio que você levará em torno de 1 hora neste horário, mais a antecedência do checkin.

  28. madeleine blankenstein says

    Eneida, estou procurando info para uma amiga, e agora que percebi que voce eh a coordenadora do site – que legal! saudades

  29. Larissa says

    Oi Eneida

    Gostaria de saber se existe transporte direto de Londres para Bradfield e quanto tempo leva.

    Muito Obrigada

    • says

      Oi Larissa,
      Me parece que você tem de ir de Paddington (centro de Londres) para Reading e de lá pegar um ônibus, ou outro transporte. De Londres a Reading é bem perto, cerca de 30 minutos no trem direto.

  30. Roberto Furutani says

    Oi Eneida! Sabe se eu comprar o ticket do tipo return preciso marcar a volta ou posso usar qquer dia dentro de um limite de tempo? Eu não vi essa opção no site de compra.
    Obrigado

  31. CARLA COELHO says

    Eneida,

    Estou chegando em Londres no dia 23/05 vindo de Paris e meu voo chega por volta das 18:30 no aeroporto de Heathrow.

    Vou me hospedar no Hotel Marble Arch Inn na 49-50 Upper Berkeley Street, Westminster Borough.

    No site do Hotel diz que fica a 5 minutos a pé do Hyde Park (parque), Oxford Street (rua) e da Estação de Metrô Marble Arch.

    Apesar de eu estar com 2 crianças fiquei assustada com o valor de um taxi então pretendo pegar o metro mesmo.

    Como devo fazer? Onde devo descer? Devo trocar de metrô?

    Você pode me ajudar a traçar a rota que devo fazer para chegar no hotel?

    Na volta a mesma coisa, mas na volta meu voo sai do aeroporto de Gatwick (North Terminal) às 20 horas, então devo estar lá por volta das 17 horas pois estou com 2 crianças de 2 anos.

    Obrigada,

    • says

      Oi Carla,
      Para a estação Marble Arch, não há jeito de ir direto de metrô (sem baldeação). Assim, e considerando malas e crianças, acho que o melhor seria você ir de trem Heathrow Connect até a estação Paddington e de lá de táxi até o hotel. Este táxi custará menos de 10 libras.

      Para Gatwick, vá de táxi até a estação St. Pancras (para o trem First Capital COnnect – mais barato) ou Victoria para o Gatwick Express (mais caro).http://www.londresparaprincipiantes.com/como-ir-de-gatwick-ao-centro-de-londres/

  32. Adriana cardoso says

    Ola!!!
    Eneida, preciso de uma ajudinha… Estou indo pelo 1* vez a Londres, gostaria de uma dica para sair de heathron , terminal 2 sentido a estacao do metro bayswater, ficarei hospedada nesta regiao… Obrigada, parabens pelo blog!!!

    • says

      Olá Adriana,
      As dicas estão no post! Se quiser ir de trem, Bayswater é bem próximo da estação Paddington, onde chegam os trens.

  33. Thiago Braga says

    Boa tarde, essa passagem única (single) para o centro de Londres (Zona 1) que custa ₤5,70 é ida e volta, por isso única, ou é só ida?

  34. Edlena says

    Olá Eneida, estaremos em Londres dia 01/06 , chegaremos pelo aeroporto de Heathrow , e ficaremos hospedados em Paddington, Qual a forma mais fácil de locomoção? Qual a linha de metro que vai? não domino muito bem o Inglês e fico preocupada em consegui me expressar.
    Grata

    • says

      Olá Edlena,
      A forma mais fácil de chegar em Paddington é ir de trem, que faz o percurso direto (Heathrow Connect ou Express).

  35. Ivana says

    Olá, Eneida
    Parabéns pelo site e pelo guia “Londres em 4 dias”, têm sido super útil. Bom, chego em Londres pelo Heathrow , vindo de Paris pela Air France, com mais três pessoas, gostaria de saber se o táxi atende a este número de passageiros mais as malas. Outra opção seria o metro, para isto eu gostaria de saber em qual terminal chegam os vôos desta companhia e onde pego a linha Piccadilly, pois vamos ficar em um apto em Covent Garden.
    Obrigada,
    Ivana

  36. Rafael says

    Olá Eneida,

    Muito bom mesmo este site.
    Chegarei em no aeroporto de Heathrow as 22h45 (sabado), de lá seguirei para Stepney Green.
    Gostaria de saber se a melhor opção seria mesmo utilizar o metro ou se corro o risco de ter as estações fechadas por conta do horário.
    Obrigado

    • says

      Oi Fernando,
      É tranquilo, desde que você dê conta de carregar suas malas (não há ninguém para ajudar).

  37. Fatima Abrahao says

    Farei uma conexão em Londres para Lisboa nosso voo do Brasil chega em Londres as 7h30 am (claro se nao houver atrasos) e partiremos par Lisboa as 16h 30 sera que daria para conhecermos algum lugar turístico nesse tempo.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>