Como ir de Heathrow ao centro de Londres

De Heathrow ao centro de Londres 

De Heathrow ao centro de Londres

O aeroporto de Heathrow (LHR) é um dos mais movimentados do mundo e é lá que os voos diretos do Brasil aterrizam. O voo da TAM chega no Terminal 1 e o da British Airways no Terminal 5, inaugurado em 2008.

O aeroporto está a cerca de 30 km do centro de Londres e oferece ao viajante várias opções de transporte para o centro da capital. As principais opções são:

1 Trem Heathrow Express: a forma mais rápida para chegar ao centro. Em 15 minutos, é percorrido o trajeto do aeroporto até a estação Paddington, no centro de Londres, sem escalas.  Há duas estações no aeroporto: uma no Terminal 5 e outra que serve os Terminais 1-3 (Heathrow Central). Chegando no Terminal 4, é preciso trocar de trem, mas isso é feito de forma rápida e não é cobrado nada extra.

O preço da passagem em 2014 é ₤21,00 (₤34,00 para ida e volta) se comprada on-line, no guichê ou na máquina no próprio aeroporto e, para comprar com o cobrador, dentro do trem, há um acréscimo de ₤5,00. O jeito mais fácil de adquirir a passagem, no entanto, é online, antes de sair de casa no Brasil. Basta imprimir o bilhete eletrônico com código de barras para apresentar ao cobrador quando pedido. Assim, ao chegar na estação dentro do aeroporto, é só esperar pelo trem e embarcar.

Para encontrar o local de embarque, siga as placas:

Heathrow para o centro de Londres - trens

 

O Heathrow Express funciona das 5:00 às 24:00 aproximadamente, com cerca de um trem a cada 15 minutos. Veja os horários aqui.

Chegando à estação de Paddington, pegue um táxi ou metrô para seu destino. Saiba como fazer o trajeto, lendo este post aqui.

Heathrow para o centro de Londres - metrô2 Metrô: há três estações de metrô em Heathrow: Heathrow Terminal 5, Heathrow Terminal 4 e Heathrow Terminals 1, 2, 3.  A linha azul escura (Piccadilly) conecta o aeroporto ao centro de Londres e ao restante do sistema de metrô da cidade.   É bem mais barato que o Heathrow Express, mas demora bem mais (aproximadamente 1 hora até Piccadily Circus). Como a viagem começa em Heathrow, é tranquilo achar lugar para sentar e acomodar as malas não fica tão difícil.

O horário de funcionamento do metrô é semelhante ao do trem, porém as saídas são mais frequentes. Além de ser mais barato que o trem, a vantagem do metrô é que,  dependendo do destino final do passageiro no centro de Londres, é possível descer já na estação mais próxima, caso seja uma das muitas estações da linha Piccadily.

Uma passagem única (single) para o centro de Londres (Zona 1) custa em 2014 ₤5,70 (a partir de ₤3,00 com Oyster Card) e pode ser adquirida na estação do aeroporto.  Heathrow está na zona 6 de transporte.

3 – Trem Heathrow Connect – é um trem parador, mais lento (25-30 minutos) e mais barato (₤9,90 ou ₤19,80 ida e volta) que o Heathrow Express. O destino final também é a estação de Paddington, no centro de Londres. Veja os horários aqui. Para quem vai para o oeste de Londres, e tem como destino final uma destas estações, é uma boa opção:

Heathrow para o centro de Londres - Heathrow Connect

 

4 Ônibus especial – a National Express faz a ligação entre o terminal rodoviário do aeroporto e a estação de ônibus de Victoria (Victoria Coach Station), com passagens a partir de ₤6,00. A viagem leva de 40 minutos a 1,5 hora dependendo do trajeto e do trânsito. Os serviços a partir de Heathrow iniciam-se às 5:30 e se estendem até às 21:30. É uma boa opção para quem vai para outras cidades da Inglaterra, ou para os outros aeroportos (há conexões para Gatwick, Stanstead e Lutton). Mais detalhes aqui.

5 Táxi – como em todo aeroporto, há filas de táxi na saída do terminal. O táxi tradicional (black cab) é o mais caro, e uma viagem até o centro da cidade custa pelo menos ₤70,00, e pode demorar bem mais de uma hora, dependendo do trânsito.

6 Ônibus noturno – Entre meia-noite e 5:30 aproximadamente, a única opção de transporte público (além do táxi) é o ônibus noturno N9, que tem como destino final a Trafalgar Square, no centro de Londres. A viagem dura pouco mais de 1 hora, e custa ₤2,40 (preço para 2014). Veja os horários aqui.

7 – Trânsfer – Para ter um carro com motorista esperando por você na chegada, leia aqui. Se quiser um motorista brasileiro, leia aqui.

Welcome to London!

Se estiver procurando hotel na cidade, eu recomento o Booking:

(link de afiliado)

Fotos: http://www.heathrowairport.com

Estes dados foram apurados no site do aeroporto e das companhias e foram atualizados em janeiro de 2014. É sempre aconselhável conferir os valores e horários para a data da sua viagem nos websites das empresas.

Outros posts relacionados:

Londres em 4 dias – roteiros e dicas

Trânsfer de/para os aeroportos

Como ir de Gatwick ao centro de Londres

Como ir de Stansted ao centro de Londres

Como ir de Luton ao centro de Londres

Conexão em Heathrow: dá para conhecer o centro de Londres?

Para saber como ir de metrô até seu destino final em Londres, leia este post aqui: Journey Planner: não saia do hotel sem consultar

Comentários

  1. Julia

    Obrigada pela resposta Eneida!
    Mas olhando o mapa do metro, eu não posso chegar na estação Kings Cross diretamente pela linha Piccadilly?
    Agradeço mais uma vez!

    • Oi Julia,
      Pode sim. Estava pensando que era Euston. Acho que confundi com outro comentário. Peço desculpas!

  2. Claudia

    Boa tarde. Eneida

    tenho viagem marcada para março 2015 do Brasil para Londres . Vou me hospedar no hotel ibis euston . poderia me informar o melhor transporte do aeroporto ate o hotel . Por favor me ajude.

  3. Julia

    Parabéns pelo site! Extremamente útil no planejamento de viagens a Londres.
    Tenho duas duvidas, agradeço se puder ajudar.
    1) Ficarei no hotel Tune King Cross, parece q é prox da Estação de mesmo nome. Qual o melhor transporte saindo de Heathrow? Seria o metro? Qual linha? E se eu fosse de trem? Desceria em Panddington e pegaria o metro?

    2) Eu vou comprar o Travelcard na estacao king Cross pra usar a promoção 2fo1, nesse caso o bilhete a ser adquirido em Heathrow seria só o de ida, seria o travelcad para 1 dia entre as zonas 1-6?

    Agradeço sua atenção desde já.
    Julia

    • Olá Julia,
      Você pode ir de metrô na linha Piccadilly até Green Park e trocar para a linha Victoria até Euston. Ou ir para Paddington, mas não vejo muita vantagem, já que terá de trocar para o metrô.
      2) Você pode comprar um bilhete simples (single fare) de Heathrow para a zona 1.

    • Julia

      Obrigada pela resposta Eneida!
      Mas olhando o mapa do metro, eu não posso chegar na estação Kings Cross diretamente pela linha Piccadilly?
      Agradeço mais uma vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>