Jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II

O período de 2 a 5 de junho de 2012 foi o escolhido para concentrar as celebrações dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, que subiu ao trono em fevereiro de 1952, mas só foi coroada no dia 2 de junho de 1953.  Há eventos programados não só em vários pontos do Reino Unido, mas também em outros países da Commonwealth, a organização intergovernamental que reúne 54 países que um dia fizeram parte do Império Britânico.

Neste final de semana, que está sendo chamado  de “Jubilee Weekend”, os britânicos serão brindados com um feriado extra no dia 5, terça-feira, estendendo assim por mais um dia o feriado tradicional de maio (May Bank Holiday) que foi transferido para o dia 4 de junho. Enfim, será um feriado de 4 dias, algo raro nas terras de Elizabeth.

Os principais eventos serão os seguintes:

Sábado, 2 de junho
A rainha irá à famosa corrida de cavalos Epsom Derby.

Domingo, 3 de junho –

The Big Jubilee Lunch

Todos os súditos estão sendo incentivados a organizarem festas de ruas, picnics e outros tipos de reuniões informais para celebrar o Jubileu como uma confraternização entre amigos, vizinhos e parentes. Apesar de informal, é tudo muito organizado, há até um website com dicas e informações de como planejar um Big Lunch. Quem estiver em Londres no dia, certamente verá algumas dessas celebrações nas ruas.

The Thames Diamond Jubilee Pageant

Na tarde do dia 3, quando a maré estiver alta, cerca de 1000 embarcações vindas de todas as partes do mundo desfilarão no rio Tâmisa. No centro da flotilha, a Rainha e o Duque de Edinburgo viajarão na Barcaça Real.  O público poderá ver o desfile a partir das pontes e das margens do rio, e uma grande multidão é esperada. Acompanhe o website do evento, para conhecer o mapa do desfile, saber sobre a localização de telões, outras atividades programadas e muito mais.

Ilustração: Josh Knowles

Segunda-feira, 4 de junho

BBC Diamond Jubilee Concert

Produzido pela BBC, o concerto acontecerá na frente do Palácio de Buckingham e tem a presença confirmada dos seguintes astros: Shirley Bassey, Alfie Boe, Jools Holland, Jessie J, JLS, Elton John, Tom Jones, Lang Lang, Annie Lennox, Madness, Paul McCartney, Kylie Minogue, Cliff Richard, Ed Sheeran e Stevie Wonder. Infelizmente, os ingressos foram alocados por sorteio e já não estão mais disponíveis para o público. A BBC 1  e a Radio 2 farão a transmissão ao vivo do evento.

The Queen’s Diamond Jubilee Beacons

A Rainha acenderá uma lanterna às 22:30 que se juntará a outras duas mil luzes que serão acesas em diversos locais, fazendo uma rede de iluminação que cobrirá todo Reino Unido. Várias organizações beneficentes estão participando do evento, acendendo  lanternas nos quatros picos mais altos do Reino Unido, assim como nos pontos extremos e na muralha romana construída no norte da Inglaterra, chamada Hadrian’s Wall.

Terça-feira, 5 de junho

Missa em Ação de Graças e Desfile de carruagens

A missa será realizada às 10:30 na Catedral de São Paulo e será seguida de um desfile em carruagem. Os detalhes, no entanto, ainda não foram divulgados.

Atualização em 28/5:

10:15 – A Rainha deixa o Buckingham Palace de carro, passando pelo Mall, Trafalgar Square, Strand, Fleet Street, e Ludgate Hill

10:30-11.30Missa em ação de graças na Catedral de São Paulo, para a qual foram convidadas cerca de 2000 pessoas

11:30 – A Rainha e o Duque de Edinburgh vão de carro para Mansion House, onde haverá uma recepção, oferecida pelo prefeito de Londres

Os demais membros da Família Real (incluindo Prince William e Sra), juntamente com os convidados da missa em St. Paul’s, serão recebidos em Guildhall.

12.30 – A Rainha vai de carro da Mansion House ao Palácio de Westminster passando por  Queen Victoria Street, St Paul’s Churchyard, Ludgate Hill, Fleet Street, the Strand, Whitehall e Parliament Square, chegando ao Palácio do Big Ben às 12:40. Lá será recebida com um almoço.

14:20 – Início do desfile em carruagem de Westminster Hall ao Buckingham Palace, passando por Whitehall até a Trafalgar Square, através do Admiralty Arch, ao longo do the Mall, até o Palácio de Buckingham onde chegam às 14:40

Percurso em 3D:

Approximadamente 15:25 – A Família Real aparece na sacada do palácio de Buckingham para saudar os súditos e assistir ao sobrevoo de aviões da Força Aérea Britânica.

Este post será atualizado assim que novas informações forem sendo publicadas.

Atualização em 14/5: o site oficial dos transportes está com uma página especial para a comemoração do Jubileu, especialmente sobre como chegar ao desfile no Tâmisa no  dia 3/6. Veja aqui.


Comentários

  1. Ruth Nogueira

    Olá, visitei sua página e encontrei algumas informações interessantes.
    Você saberia me informar quais parques serão usados como camping no período das olimpíadas?
    grata,
    Ruth

  2. Fernando

    Olá!!!

    Eu moro em Paris e estou indo para Londres entre 1 a 5 de Junho para as festividades.
    Gostaria de saber sobre o concerto, se mesmo não tendo os ingressos, tem como ver ele do lado de fora. Pelo que soube foram só 10 mil ingressos distribuidos, bem pouco para um grande evento. Será que vão ter pessoas do lado de fora do Palácio. Será que vão ter telões apresentando??

    muito obrigado

  3. André

    Eneida,
    mais uma vez obrigado pelas dicas! No retorno contarei minha experiência. Estou pronto para zarpar e, em relação a ligações para o Brasil, pesquisei um pouco e vi que as operadoras Orange, O2 e Lebara têm planos pré-pagos com preço barato para ligações internacionais e ainda dá para falar em Londres e usar internet. A que me pareceu melhor é a Lebara (http://www.lebara.co.uk/prepay/rates). Pretendo usar o chip deles e depois conto também. A não ser que você tenha outra dica em relação a isso. Outra coisa, onde posso adquirir adaptador de tomada? E qual é a expressão em inglês para esse utensílio?
    Obrigado,
    André.

  4. André

    Eneida, seu blog sempre ajuda bastante. Parabéns! Já te fiz algumas perguntas e lá vai mais uma (umas):
    Estarei em Londres do dia 1 até 10 de junho. Fiquei feliz em saber das comemorações do jubileu da rainha e estou achando que a procissão das embarcações no domingo à tarde será um grande programa. Vou ficar no Tune Hotel de Lambeth North e penso ser uma boa localização. Já estou com ingressos para Wicked no dia 2 e vou a Paris num bate e volta no dia 7. Minha passagem do eurostar é 07:05 da manhã. Pelo Journey Planner do transport for london daria para eu pegar o metrô às 06:00 e chegar em kings cross 06:30. Mas tenho medo de alguma coisa atrasar e eu perder o trem. Seria melhor sair antes, tipo 05:30? Será que o metrô já está funcionando a essa hora? Outra coisa, há algum procedimento de imigração na estação do eurostar que faça necessário chegar com mais de meia hora de antecedência? Só mais duas: acha que dá para conseguir ingresso para LesMis durante essa semana no tkts? eles vendem para toda a semana ou só para o dia como em NY? Aquela casa de chá que você comentou (orangerie) ainda é uma boa dia? Pretendo comprar o travelcard na estação de trem de waterloo para pegar a promoção 2 for one. Como saber se estou comprando no local correto se a mesma estação é tanto de trem quanto de metrô?
    Desculpe o exagero nas perguntas. Obrigado e estou contando os dias?

    • Eneida

      Oi André
      Veja aqui o horário em que as diversas linhas do metrô começam a circular: http://www.tfl.gov.uk/gettingaround/1129.aspx
      O check-in do Eurostar é feito com 30 minutos, que eu saiba não precisa chegar antes disso. Uma possibilidade é contratar um minicab para te levar à St. Pancras. Pergunte na recepção do hotel.
      Quanto ao LesMIs, dá para conseguir ingressos no dia ou na semana no TKTS, já que é um show que está há muitos anos em cartaz. Para ter mais certeza, olhe aqui: http://www.tkts.co.uk/
      Orangerie continua boa dica!
      A estação de trem Waterloo é enorme, e não tem jeito de confundir com a estação de metrô do mesmo nome. Mas na dúvida pergunte! As pessoas em geral são bem educadas.
      Boa viagem e depois volte para nos contar suas aventuras!

  5. Camila

    Olá, adorei seu site. estou aprendendo muito com ele!
    estou pretendo fazer um intercambio de 1 mes em Londres. Quanto de dinheiro preciso levar? Quero conhecer todos os pontos turisticos da cidade
    Beijos
    Obrigada

    • Eneida

      Oi Camila,
      É muito difícil para mim saber quanto dinheiro você precisa levar, pois não tenho ideia dos seus hábitos, etc. e nem do que está incluído no intercâmbio. Sugiro que você some o valor da hospedagem, mais o travelcard para as zonas em que for circular, mais o preço dos ingressos de todas as atrações pagas que queira visitar, mais o valor da alimentação (para ter uma ideia, leia http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3188), e ainda uma sobra para gastos eventuais.

  6. Marize Barbosa Dantas

    Oi, Eneida!
    Você sabe dizer se a RODA GIGANTE vai funcionar normalmente na época do Jubileu?
    Outra coisa: meu marido gostaria muitíssimo de assistir a uma partida de futebol em Londres. O que vc me sugere?
    Obrigada!
    MARIZE

    • Eneida

      Oi Marize,
      Não vejo motivos para não funcionar. Ao contrário, como são esperados muitos turistas, imagino que funcione até mais tarde!
      Quanto ao futebol, conseguir ingresso para a Premier League é difícil e caro, mas acho que alguém aqui já sugeriu o Fulham http://www.fulhamfc.com , um time mais fácil de conseguir ingresso e que tem um estádio fácil de chegar e perto do Tâmisa. Parece que é um bom programa!

  7. Davi

    Olá, gostaria de saber se o concerto da bbc será transmitido ao vivo via internet para o brasil.
    Obrigado

  8. Ana Lucia

    Oi Eneida !
    Você saberia me dizer se , mesmo com a comemoração do jubileu, vai haver “trooping the colour” em junho ?

    Grata,
    Ana

  9. Marly Sobral

    Oi Eneida! Você saberia me dizer onde consigo uma melhor cotação para trocar euro por libra?

    • Eneida

      Oi Marly,
      Não sei te dizer, as cotações mudam a cada dia. Eu prefiro sempre os bancos, por me parecerem mais seguros!

  10. Tatiana

    Olá Eneida! Mto obrigada pelas informações valiosas! Vc saberia dizer se no Museu de História Natural, British Museum, Science Museum tem algum folheto feito para as crianças? Uma amiga disse que no hall, posso pedir uma espécie de kit para crianças. Vc sabe algo a respeito? Agradeço muitíssimo a atenção.

  11. Eneida, oi!
    Entro no site do double-decker (bigbustours) que vc indicou e mostra 2 valores p/24h = 27 libras/normal price e 18 libras/website price, mas quando tento comprar só aparece o valor maior. É isso mesmo?
    Obrigado, por enquanto.
    Abraço.
    Rinaldo
    Campo Grande-MS

    • Eneida

      Oi RInaldo,
      Me parece que o preço está variando conforme a data, e se você busca o ticket “open date” (mais caro) ou com a data marcada.

  12. Estêvão

    Estava pensando em passar 8 dias em Londres, justamente neste período. Será que o feriado irá afetar os principais pontos turísticos da cidade? Estou um pouco preocupado com esta questão.

    • Eneida

      Olá Estêvão,
      Acho que as atrações permanecerão abertas, mas com certeza a cidade receberá uma carga extra de turistas e provavelmente os preços para hospedagem estarão inflados. Mas é um momento histórico, então já viu, não tem preço! ;)

    • Estêvão

      Ah, que bom! Estava mais preocupado em perder dois dias inteiros da viagem por conta de locais turísticos fechados. Com relação à hospedagem, como vou ficar na casa de amigos, o aumento do preço dos hotéis não será um grande problema! E de fato, poder participar de um momento histórico como esse não tem preço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>