Onde se hospedar em Londres?

Onde se hospedar em Londres - mapa

Londres, com uma população de mais de 8 milhões de habitantes, é uma das maiores cidades da Europa. No entanto, é numa área restrita da cidade, que corresponde aproximadamente à zona 1 do transporte, que a grande maioria dos turistas se hospeda e por aí passeia. É essa área central que está representada no mapa* acima.

Se você está perdido procurando o melhor lugar onde se hospedar em Londres, leia esta explicação geral com algumas dicas. Espero que fique mais fácil achar seu canto na cidade.

O centro da cidade oficial, ponto de onde são contadas as distâncias de e para Londres, é a Trafalgar Square, marcada com a seta vermelha no mapa. O que está à esquerda da praça é considerado West (oeste) e o que está à direita East (leste). A orientação norte e sul se relaciona ao Rio Tâmisa, que cruza a cidade fazendo várias curvas e desvios no percurso. A margem sul do Tâmisa é geralmente denominada Southbank.

Embora  as distâncias no mapa pareçam pequenas, lembre-se de que estão representadas somente as avenidas principais e que na verdade são quase 10 km de distância entre a Torre de Londres (no Leste) e Kensington Gardens (no oeste) e quase 5 km da estação de King’s Cross no norte ao Imperial War Museum no sul. O percurso de metrô da estação Tower Hill (leste) à Notting Hill Gate (oeste) leva em torno de meia hora.

Ao observar o mapa, outra questão que salta aos olhos é que as atrações turísticas se espalham por toda esta área da cidade, não havendo assim um lugar em que seja possível se hospedar e visitar todas as atrações sem necessidade de usar alguma espécie de transporte.

Por isso, na hora de escolher a localização de seu hotel, é bom considerar:

1. Há uma estação de metrô próxima? Este é na minha opinião o principal critério para a escolha: estando localizado nas zonas de transporte 1 ou mesmo 2,  tendo uma estação de metrô próxima e com um travelcard em mãos, nenhum ponto turístico vai estar muito longe.

2. Em que aeroporto/estação de trem você chegará/partirá da cidade? Há transporte fácil para o hotel? Se você não sabe, leia este post a respeito do transporte para Heathrow e este para Gatwick. Para quem chega em Heathrow, por exemplo, os hotéis em South Kensington/Earl’s Court são super práticos, é só pegar a linha Piccadilly do metrô direto para o hotel.

3. Qual é seu orçamento? Lembre-se de que quanto mais central for o hotel, mais caro será. É claro que existem hoteis de várias faixas de preços em todas as áreas mostradas no mapa acima, mas quanto mais afastado da área próxima a Leicester Square (que engloba as regiões chamadas Soho, West End e Covent Garden), menos você pagará por um hotel de mesmo nível. Além disso, dependendo da área você consegue ótimos descontos, como por exemplo, preços especiais para final de semana em hotéis da City, área financeira da cidade, que são ocupados principalmente para negócios.

4. Que tipo de programas mais te atraem? Quem gosta de museus, pode ficar bem em South Kensington/ Earl’s Court ou Bloomsbury; quem quer curtir os teatros e a noite, talvez prefira ficar no West End para não ter de se preocupar com o transporte noturno; quem quer ir às compras vai gostar de Mayfair ou Marylebone, próximo à Oxford Street; para conhecer uma Londres alternativa, fique mais a leste, na City ou em Shoreditch.

Se você está buscando hotéis em Londres, veja mais de 1200 opções no Booking.com, com resenhas de pessoas que já se hospedaram, mapa da localização e muitas informações interessantes. Ou consulte nossa página de Hotéis, com links e resenhas feitas por nós e por nossos leitores.

Escolher um hotel bem localizado e com boa relação custo benefício exige muita pesquisa. Conta para nós a sua estratégia!

*Este mapa é baseado neste outro aqui. Procurei saber quem é o autor, para dar os devidos créditos, mas não encontrei referências.  É um mapa mais antigo (tive de fazer algumas atualizações) que me parece ter sido escaneado e  reproduzido em vários websites.

Se estiver procurando hotel na cidade, eu recomendo o Booking:

(link de afiliado)

 

Londres em 4 dias – roteiros e dicas – nosso e-book com tudo que você precisa saber para aproveitar bem Londres em qualquer época do ano.

Leia também aqui no blog:

Página de hotéis com mapas e resenhas feitas por nós e por nossos leitores

Um hotel com muito charme: The Arch London

Hotéis baratos em Londres: as dicas do Eurocheapo

Dois hotéis bonitinhos, moderninhos e com quartos bem pequenininhos.

Base2stay: hotel-design que cabe no bolso

The Hoxton: um hotel bacana em Londres

Categorias Hotéis e tags , , , , , , , , . Favorite este permalink.

624 comentários para Onde se hospedar em Londres?

  1. Verônica :

    Bom dia, Eneida!
    Gostaria de saber se você acha boa a localização do Hotel ibis Londres Earls Court, 47 LILLIE ROAD
    EARL’S COURT SW6 1UD – LONDRES. É um local de fácil acesso para os pontos turísticos e metrô?

    Obrigada!

  2. ROSA HELENA :

    Olá Eneida,
    estou em dúvida entre os hotéis localizados em 2 áreas próximas: o “43 London,” próximo ao metrô bayswater; e o “Balmoral”, próximo ao metrô Paddington. São apenas 3 dias de julho e gostaria de saber qual é a melhor localização para utilizar o metrô, chegando e saindo de Heatrhrow.
    Gostei muito das dicas do seu site!
    Obrigada
    Rosa

    • Eneida :

      Olá Rosa,
      A estação Bayswater é bem próxima a Paddington, então não faz muita diferença. Mas por Bayswater ser mais próximo ao Hyde Park, acho mais agradável. No entanto não conheço os hotéis.

  3. Lívia Costa :

    Oi Eneida, estou amando seu blog, está sendo mto útil no planejamento da minha viagem, mas estou perdida em relação ao melhor local para me hospedar, irei ficar 5 dias em Londres, sendo que chego no aeroporto e vou embora de trem… onde vc indicaria para eu ficar que tb seja fácil para o acesso dos principais locais… beijos e obrigada Lívia Costa

    • Eneida :

      Oi Lívia,
      Gostamos muito da região de Earl’s Court / South Kensington que fica fácil de chegar de Heathrow e fácil de ir para a estação do Eurostar e para qualquer lugar.

    • Eneida :

      Oi Livia,
      Se quiser ficar a uns 15 minutos de metrô do centro, em um local fácil de chegar de Heathrow e fácil de ir para St. Pancras (trem), eu sugiro a área de Earl’s Court / South Kensington. Se quiser ficar no centríssimo, escolha um local perto de St. Pancras /Kings Cross, Bloomsbury.

  4. Mariana Gandarela :

    Olá, Eneida! Queria retomar um assunto de uma leitora logo nos primeiros posts. Queria saber mais sobre a Kings Colleges e sobre ficar em Beckenham. Principalmente se esse bairro é seguro e se há como se deslocar facilmente de lá pra o centro. O que me diria!?

    Aguardo sua resposta e desde já agradeço!

    • Eneida :

      Oi Mariana,
      Infelizmente, não conheço bem a região. Mas me parece que é uma área bem residencial, sem violência e o campus é bem agradável. Há trens para o centro, e a viagem dura cerca de 30 minutos.

  5. Marcia Rita :

    Olá, a filha de uma amiga vai fazer um intercâmbio estudantil em Londres e estamos tentando resolver qual a escola, dentre as 3 opções abaixo, seria melhor para ela. Isto é, para uma garota de 16 anos, em termos de LOCALIZAÇÃO, qual escola está melhor localizada ? Na minha opinião, eu ficaria entre Euston e Holborn, já que Becknham é no subúrbio e Sheper´s Bush mais afastado do centro. Adorei sua dica de ter uma estação de metrô próxima ao local de hospedagem, faz todo sentido.

    1) Kings Colleges – fica em Beckenham.

    2) EC London – fica em Euston

    3) The English Estudio – fica Holborn e outra unidade fica em Sheper´s Bush

    Aguardamos ansiosa seus preciosos comentários.
    Abraços,
    Marcia Rita

    • Eneida :

      Oi Marcia,
      Se a ideia é ela ficar em uma área mais central, certamente Euston e Holborn são as melhores opções. Mas eu verificaria o que as escolas oferecem em termos de passeios, apoio ao aluno, etc e basearia minha decisão não somente na localização. O campus de Beckenham, por exemplo, parece ser muito bom, apesar de afastado do centro. Talvez para uma garota de 16 anos seja o ideal, mas é difícil para mim dar palpite sem conhecer vocês e saber o que buscam.

  6. Bruno :

    Oi, Eneida! Fiz reserva pelo booking no Royal Garden para 8 dias no mês de abril. O que acha deste hotel em relação à localização, conforto, etc.?
    Obrigado pela atenção.

  7. Patrícia Coutinho :

    Eneida,

    Parabéns pelo site, está sendo muito útil no planejamento e vou adquirir seu guia, com certeza!
    Vou para Londres em setembro, meu marido e eu ficaremos 11 dias. Gostaria da sua opinião sobre a localização de 2 hotéis. Fiz as reservas ( com cancelamento grátis ) do Crestfield Hotel (2-4 Crestfield Street) e do Studios2Let – North Gower (192 North Gower St) . Em termos de localização, qual seria o melhor, com mais facilidades (mercados, pubs , restaurantes, cafés), segurança e transporte mais fácil do aeroporto Heathrow e para os outros lugares de Londres?

    Obrigada desde já.
    Patrícia Coutinho

  8. Patricia :

    Olá, que achado esse site!! Preciso de algumas dicas. Vou a um congresso em Londres no fim de agosto e pretendo levar a familia ( 4 seres adultos). Pensei em alugar um ap para reduzir os custos de hospedagem. Dica 1: alguma indicação de sites confiáveis que ofereçam opções interessantes? Dica 2: alugar um ap é a melhor opção mesmo? Ou vale a pena procurar um hotel para 4? Abs

    • Eneida :

      Olá Patrícia,
      Para aluguel de apartamentos, nós usamos e recomendamos o airbnb (http://bit.ly/airbnblpp).
      Quanto a valer a pena, depende mesmo do estilo de vocês. Tem gente que faz questão das mordomias de um hotel e nem pensar em arrumar a própria cama nas férias! Financeiramente, provavelmente ficará um pouco menos, ou o mesmo preço de um hotel 3-4 estrelas no centro de Londres.

  9. João Gonçalves :

    olá,
    vou para Londres em maio e estou a ver hotéis. Procuro um hotel localizado na zona central, numa zona segura para andar à noite e perto do metro.
    Vi o Park Plaza Westminster Bridge London , será uma boa opção?
    Vi tambem o St James Court, A Taj Hotel e o The Grosvenor na Buckingham Palace Road mas prefiro o park plaza.
    Qual a sua opinião? a zona do park plkaza é boa para alojamento, existem restaurantes nesta zona para jantar?
    Obrigado

  10. Patricia :

    Oi Eneida,

    pretendo viajar com crianças em dezembro, para o Natal. Pensei em ficar na região de Southkensington, pois algumas das atrações que queremos visitar ficam por lá. O resto a gente se vira de metro. Vc indicaria alguma cadeia de hoteis ou hotel especificamente legal para se ir com crianças? Ou seja, nada muito apertado ou muito velho… uma delas é alérgica… e o clima por si só já não vai ajudar nessa época do ano… não pensamos em nenhum orçamento ainda, não precisaria ser nada assim tãooooooo barato…

    Abs, Patricia.

  11. Lili :

    Eneida,
    Apenas completando minha msg….
    Meus pais, jovens senhores de 60 anos, animados e bem dispostos, vão me encontrar ao final da viagem…. Me apaixonei pelo Citizem london bankside…. O q acha de lá? Achei moderno!! Rsrs
    (Oi Eneida!
    Como todo mundo, adorei seu site!!
    Parabéns! Mesmo!
    Olha so, vê se vc consegue me ajudar…
    Vou viajar sozinha pela primeira vz na vida! Tenho 30 anos. Moro no rj.
    Mas estou bem insegura… Como estou acostumada a viajar com a família…. Estou insegura qnt a me adaptar aos albergues…. Mas hotel sozinha fica caro! Tem alguma sugestão de albergue? Alguma localização? Alguma dica?
    Vou em abril..)

  12. Lili :

    Oi Eneida!
    Como todo mundo, adorei seu site!!
    Parabéns! Mesmo!
    Olha so, vê se vc consegue me ajudar…
    Vou viajar sozinha pela primeira vz na vida! Tenho 30 anos. Moro no rj.
    Mas estou bem insegura… Como estou acostumada a viajar com a família…. Estou insegura qnt a me adaptar aos albergues…. Mas hotel sozinha fica caro! Tem alguma sugestão de albergue? Alguma localização? Alguma dica?
    Vou em abril…

  13. Alessandra :

    Eneida, você tem alguma dica de hotel ou area melhor para viagem com crianças?

  14. Carol :

    Olá, parabéns pelo blog, está sendo super útil no planejamento da minha viagem! Vi o hotel The Hide London (230 Hendon Way) no trip advisor e booking e ele é muito bem avaliado, apesar de ser distante do centro. Considerando o hotel e as amenidades incluídas, o preço em agosto está muito bom em comparação aos demais hotéis… Sei que isso é pessoal, mas com a sua experiência em Londres acha que poderia valer a pena ou é muito “fora de mão”?
    Obrigada desde já!!!

  15. Daniellr :

    Eneida, a região Pilmnico, perto da estação Victoria é boa para se hospedar? Amo seu blog! Desde já agradeço!

Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*


− 3 = cinco

Você poderá usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>