A bicicleta é um meio de transporte que vem se popularizando cada vez mais na cidade, entre londrinos e turistas.
Veja neste artigo como é o sistema de aluguel de bicicletas em Londres, dicas e os cuidados que você deve ter.
O artigo foi escrito pelo Rafa Maciel, que cruza Londres de bicicleta sempre que não está guiando os fantásticos passeios temáticos em português, que você pode conhecer aqui.
Como alugar bicicleta em Londres
Minha forma de transporte favorita em Londres é a bicicleta. É a forma como vou pra algum evento, como encontro amigos e como me desloco de/para os passeios que guio por aqui.
“Mas Rafa! O metrô é tão bom!” Sim, claro que é. Porém a bicicleta me permite me localizar melhor, me exercitar e principalmente, economizar! Os moradores podem usar de um passe anual que faz com que o custo diário do uso das bicicletas seja de £ 0.25 por dia. Bom ou ótimo?
Quem vem pra Londres a turismo também pode aproveitar muito o esquema de aluguel de bicicletas da prefeitura, patrocinado atualmente pelo Santander. Elas são apelidadas carinhosamente de “Boris Bikes” em homenagem ao prefeito de Londres que implementou o sistema de bicicletas, e que é atualmente Primeiro Ministro, Boris Johnson.
Para alugar é muito simples: pode ser no próprio terminal da estação de bicicletas (mostrado na foto acima), ou pelo aplicativo Santander Bikes no seu celular. Se for pelo aplicativo é necessário já cadastrar o cartão de crédito que vai ser utilizado. Baixe aqui o aplicativo para iPhone e aqui para Android.
Não precisa de um super cadastro e não é nada burocrático, então encorajo todo mundo a conhecer a cidade de uma forma mais ecológica, barata e até saudável. Depois não vai nem se sentir mal em comer ou beber mais durante a viagem.
Aluguel de bicicleta em Londres – passo a passo
Se for alugar diretamente no terminal, basta tocar na tela, clicar em “Hire a cycle” e aceitar todos os termos e condições. O valor cobrado será £1,65 por 30 minutos de uso da biclicleta.
Se você ficar com a bicicleta por mais de 30 minutos será cobrado tempo adicional. Isso é pra garantir rotatividade e que ninguém vai pegar a bicicleta, levar pra casa, dormir abraçado nela e só depois devolver.
Desta forma, enquanto você para num ponto turístico ou pra almoçar em algum lugar, outras pessoas podem usar aquela bicicleta que devolveu na estação.
É tudo muito simples: você vai à estação (“docking station”) mais conveniente, insere o cartão de crédito ou débito e obtém um código para desbloquear a bicicleta.
Você então escolhe uma bicicleta disponível, digita o código no teclado e tira a bicicleta quando a luz verde se acende. Então é só pedalar até a estação mais próxima do seu destino.
A primeira meia hora de uso é grátis, e o custo aumenta progressivamente até o valor máximo de £50,00 por 24 horas.
Trocando de bicicleta
Caso queira ficar mais de 30 minutos com a bicicleta é fácil: ao chegar perto de 30 minutos procure uma estação pra devolver (no aplicativo Santander Bikes ou no CityMapper tem as estações e disponibilidade de vagas em tempo real); devolva ela; espere dois minutos e retire novamente.
Quando fizer o mesmo procedimento de retirada no terminal o sistema vai identificar que aquele cartão já foi utilizado e ao invés de fazer uma nova cobrança de £ 2 vai aparecer na tela o tempo restante da “licença” de 24 horas. Agora é só retirar um novo código e aproveitar por mais meia hora.
Se não tiver vaga pra devolver, vá até o terminal e clique na opção “no docks available”. Siga as instruções na tela e você vai poder ficar 15 minutos a mais com a bicicleta pra achar outra estação com vagas disponíveis.
Quando quiser devolver a bicicleta, basta novamente encontrar um terminal, e colocar a bicicleta no ponto de estacionamento. É preciso esperar até que seja acesa uma luz verde, mostrando que o sistema reconheceu que a bicicleta foi devolvida.
Quem pode usar as “Boris Bikes” são pessoas acima de 18 anos; ou 14 anos acompanhados de alguém acima de 18 anos.
Outras bicicletas para aluguel em Londres
Além das bicicletas do Santander, tenho notado um crescimento muito grande de outras empresas de aluguel de bicicleta por aplicativo. Você baixa o app, faz um cadastro, coloca crédito, escaneia o QR code e sai andando. Nestes casos, não é preciso procurar pelos terminais, você pode deixar a bike em qualquer lugar – desde que seja um lugar seguro, claro.
Algumas delas são Lime – que oferece bicicletas elétricas – e Mobike. Note que nessas empresas o sistema de cobrança é diferente do das Boris Bikes.
Cuidados ao usar a bicicleta em Londres
Claro que cuidados básicos são necessários sempre, mas não precisa se preocupar em andar apenas nas ciclovias. As bicicletas andam em qualquer lugar que os carros podem andar no centro da cidade (exceto em algumas vias de alta velocidade, mas há placas e a turismo você não passaria nestes locais).
Até mesmo nos parques as áreas são demarcadas então preste atenção aos sinais de “no cycling” no chão.
O ciclista é obrigado a respeitar as mesmas leis de trânsito dos carros. Ou seja, dar preferências aos pedestres, andar do lado esquerdo da rua e respeitar toda sinalização – sejam placas ou sinaleiras.
Os motoristas são educados desde sempre a ter cuidado com os ciclistas, mas não se arrisque. Se sentir-se inseguro, espere na calçada (nada de pedalar na calçada) e só siga no momento que achar seguro. Te garanto: depois de cinco minutos pedalando vai se dar conta como é prático e seguro.
E viu: nada de pegar o celular enquanto pedala, ou de beber e pegar a bicicleta!
O bom de pedalar pela cidade é que tudo fica mais claro: como o Hyde Park fica perto do Palácio de Buckingham, que fica perto do Big Ben, que fica perto da London Eye; como a arquitetura da cidade é bonita; como a estação atual deixa as árvores bonitas; e como sentir o ar de Londres no rosto é gostoso.
Além de tudo, dá um ar local, dá uma sensação de fazer parte do cotidiano da cidade, pedalando com pessoas indo e vindo o tempo todo.
Quem sabe a gente não se vê pedalando por aí? Toca o sininho pra mim, hein!
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
mariana
bom dia!
nao tem um sistema de aluguel de bicicletas para criança de 12 anos? para utilizar apenas dentro do hyde park?
Bernardo
Foi uma pena não poder utilizar a bike, mas Londres não oferece dificulade para se locomover. Primeiro, comprei aquele passeio do buzu vermelho de dois andares que roda a cidade inteira e a gente desce e sobe onde e quando quiser. Ainda tem direito a uma voltinha pelo Tâmisa ( tb saltando e subindo nas paradas). O metrô, tem uma capilaridade impressionante e dá pra ir a qualquer lugar, com um ticket só; por fim, pernas pra que te quero, a melhor maneira de conhecer uma cidade!
Ana Luisa
Será que as bicicletas são as motorizadas como as de Paris?
Que bacana os ingleses estarem pensando no trânsito e no meio ambiente!
Concordo com o Luciano, o blog está cada ótimo …sinto só ter descoberto depois que voltei de Londres. Mas acompanho todos os dias. Continue firme, Eneida!
bjs
ana luisa
Eneida
Não são motorizadas, não, Ana Luisa..
Obrigada pelo carinho!
Luciano
Que notícia!
Londres vai ficar ainda melhor. Tenho certeza que logo os turistas poderão curtir.
Aliás Eneida, o blog está cada vez mais completo!
Me ajudou demais enquanto estive em Londres. E vou continuar acompanhando! Muito obrigado!