Adoro andar por Londres e, de repente, me deparar com um beco, ou uma rua estreitinha que parece não levar a lugar nenhum. Normalmente, há belas surpresas nesses lugares.
A Cecil Court é uma dessas ruazinhas: com um quarteirão apenas, ela liga a movimentada Charing Cross Road à St. Martin’s Lane na região de Covent Garden.
Além dos prédios de mais de cem anos com fachadas vitorianas quase intactas, a rua atrai visitantes por outro motivo: a Cecil Court, assim como a Charing Cross Road, é famosa entre os bibliófilos de todo o mundo por abrigar sebos e pequenas livrarias especializadas. Na ruazinha também há alguns antiquários e lojas que vendem mapas, gravuras, notas, selos antigos e muito mais.
E não é de hoje que esta pequena rua é sinônimo de livros: foi aqui que, em 1903, foi criada a Foyles, a livraria mais famosa de Londres, hoje na Charing Cross Road.
Uma outra curiosidade é que dizem que a Cecil Court foi a inspiração de J.K. Rowling para criar o Beco Diagonal (Diagon Alley), rua de comércio de artigos de bruxaria, em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Livrarias da Cecil Court
Dentre os sebos, alguns destaques:
Watkins – neste endereço desde 1901 – mais do que uma livraria é um centro de esoterismo, pois além de livros novos e usados sobre temas relacionados ao oculto e místico, a loja vende cristais, baralhos de tarô, amuletos, incensos e muito mais.
Marchpane – aqui se encontram livros infantis ilustrados, do século XVIII aos dias de hoje. Peter Pan, Winnie the Poo, O Mágico de Oz, contos de Grimm, Anderson e Perrault e, principalmente, Alice no País das Maravilhas, especialidade da casa.
Goldsboro – paraíso dos colecionadores de livros, o negócio aqui são primeiras edições autografadas.
Pleasures of past times – especialista em entretenimento, especialmente o teatro e as artes dramáticas, a livraria vende não só livros, mas também cartazes, folhetos, programas e menus antigos além de objetos relacionados a jogos e passatempos de eras passadas.
Como chegar em Cecil Court
A partir da estação de metrô Leicester Square (linhas Piccadilly e Northern), pegue a Charing Cross Road. São apenas dois quarteirões até a Cecil Court.
Leia também:
Charing Cross Road: a rua das livrarias
PêEsse
22/05/2011 at 17:41Eneida, e sobre livrarias e/ou sebos com um bom acervo em Direito, você teria alguma coisa para recomendar (uma livraria, um sebo, uma região para procurar etc.)?
Eneida
22/05/2011 at 18:38Oi PêEsse,
Acho que você vai se divertir na Wildy’s (http://www.wildy.com) e na Hammicks (www.hammickslegal.com). A Hammicks tem uma loja na Fleet Street com Chancery Lane, quase em frente a uma loja da Wildy’s, mas a loja maior da Wildy’s é na Lincoln’s Inn Archway, Carey Street, London WC2A 2JD (veja o mapa aqui: http://www.wildy.com/map/).
PêEsse
22/05/2011 at 19:26Eneida, muito obrigado. Ajudou MUITO! Uma outra pergunta: os correios daí são confiáveis para o envio de livros para o Brasil? Estou pensando em fazer a festa nessas livrarias que você sugeriu e, para não ficar carregando peso por aí, despachar para mim mesmo no Brasil. Como livro não paga imposto, não há burocracia, é só uma questão de saber se chega mesmo.
Eneida
23/05/2011 at 10:36Ola PêEsse,
Já enviei pacotes com livros algumas vezes e sempre chegaram direitinho. Mesmo quando enviados por navio (mais barato), demoram, às vezes meses, mas nunca tive problemas.
viagem afora
04/02/2010 at 17:24Olá Eneida, adoramos sua visita lá nosso blog,valeu !! E volte sempre ficaremos felizes !! Seu blog é recheadissimo de dicas fantasticas !! Indicamos porque é bom mesmo,parabéns !! bjs, Ellen & Antonio
Eneida
04/02/2010 at 18:47Obrigada! 🙂