5 dicas de como se vestir no inverno para não passar frio!
Este não é um post de moda, nem de tendências, mas apenas algumas dicas e sugestões do como se vestir no inverno para se sentir quentinha e confortável quando a temperatura exterior parecer mais adequada a ficar embaixo das cobertas do que fazer turismo.
Não precisa passar frio, planeje intercalar as caminhadas com pausas em locais fechados, de forma que você não fique mais do que 20 – 30 minutos exposta ao tempo.
Lembre-se de que em Londres as temperaturas nunca chegam muito abaixo de zero, por isso, estando bem agasalhada, dá para passear com conforto e sem frio.
Leia aqui sobre o inverno em Londres
5 dicas de como se vestir no inverno
1. Mantenha os pés aquecidos
Lembre-se de que você vai fazer turismo e isso implica caminhar muuuito!
Mesmo que você planeje usar o transporte público fantástico de Londres ou de qualquer outro destino, você vai ter de fazer trechos a pé, entre a estação de metrô e a atração, ou mesmo dentro de museus e galerias e por que não shoppings e lojas de departamento.
Aposte em botas e sapatos com solado grosso, de preferência de borracha, que evita que seus pés tenham contato muito próximo com o chão frio.
Meias de lã ou palmilhas térmicas próprias para aquecer (de pele de ovelha, ou sintética) são fundamentais.
Mas nossa principal dica prevalece em qualquer época do ano: nunca, jamais leve sapatos novos para uma viagem internacional. Teste seus sapatos antes, de forma que estejam bem macios e confortáveis na viagem. Você não vai se arrepender!
2. Mãos quentinhas = você mais feliz
Quando o frio aperta, as extremidades normalmente congelam. O uso de luvas garante que suas mãos ficarão aquecidas e certamente você se sentirá mais quentinha.
Se você acha ruim ficar tirando e colocando luvas, há opções para facilitar a vida, como luvas com os dedos cortados, ou luvas com tecnologia touchscreen para telas de celulares e tablets. Veja um modelo aqui.
Há diversos tipos de luvas, escolha uma que se adapte ao seu modo. Eu não gosto dos modelos esportivos, prefiro luvas de couro com forro de lã ou de tecido sintético.
3. Segunda pele esquenta e não faz volume
A ideia de se vestir em camadas (estilo “cebola”) faz sentido no inverno europeu.
Para se vestir em camadas, faça assim:
- Primeira: uma segunda pele colada ao corpo de tecido térmico (falamos delas aqui);
- Segunda: uma blusa de manga comprida, que pode ser de tricô, de lã, cashmere, fleece (aquele veludinho tipo pelúcia), moletom, ou uma malha grossa, a depender do frio;
- Terceira: uma camada de fora (veja a seguir).
É importante lembrar que os locais fechados em Londres sempre são aquecidos: museus, atrações, restaurantes, pubs, bares. Assim que você entra, já começa a tirar as camadas e fica aquele monte de roupa para carregar.
Por isso recomendamos uma boa segunda pele, assim não é preciso mais de 3 camadas. As de tecidos tecnológico não fazem volume como as de lã e retêm o calor do corpo, assim esquentam bastante.
Se for ficar muito tempo exposta ao frio, use também uma ceroula / legging térmica, forrada, ou uma meia de fio grosso por baixo da calça comprida, para proteger as pernas. Veja um ótimo modelo aqui.
4. Casaco de pena (“down jacket”) é amor
Ter uma boa camada de fora é imprescindível para não passar frio no inverno europeu.
Não é fashion, lembra bonecos Michelin, mas quando o frio aperta mesmo, eu não troco o meu casaco forrado de penas por nada!
Invista em um bom, mais compridinho e com um capuz que pode ainda ajudar a proteger a cabeça se bater uma rajada de vento congelante, ou se começar aquela chuvinha.
Você pode também usar um lindo casaco de lã comprido, que certamente é muito elegante e, se for de boa qualidade, esquenta bastante.
Se o casaco de lã não for quente o suficiente, você pode colocar por baixo uma “down jacket” mais fina, que você acha facilmente em Londres por um preço bom. Ela funciona como uma camada extra.
5 – Para esquentar a cabeça
Proteger a cabeça pode também ser necessário se o frio apertar, ou se você for muito friorento/a.
Eu não gosto de gorro, nem de chapéu, mas não largo meus “ear muffs“, ou protetores de orelha, como o da foto a seguir.
Gosto também de cachecóis e pashminas grandes que, além de protegerem a região do pescoço e do colo, podem ser enrolados até mais em cima, chegando até a boca e o nariz, quando as temperaturas estão realmente baixas.
E você, qual é a sua dica de como se vestir no inverno para não passar frio?
Leia também:
Como é e o que fazer em Londres no inverno
O que levar na mala além de roupas
Sapatos e botas para o inverno
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Patricia
Olá td bem!?
Vou viajar em março e estou em dúvidas nas roupas adequadas para levar , ou será que compensa levar mínima coisa e comprar tudo por lá?
Obrigada
Eneida
Oi Patricia,
Se você tem roupa adequada, compensa levar. Na minha opinião obviamente. Veja as informações sobre março: https://www.londresparaprincipiantes.com/londres-em-marco/