Então você para na frente do seu guarda-roupa e se pergunta: como escolher só algumas peças para colocar na mala, entre as tantas que tenho? E se eu tiver de ir a um lugar chique? E se fizer muito mais frio (ou calor) do que eu espero? Quantos sapatos levar?
A conclusão esperada (e muito errada!) será: “é melhor levar o máximo de coisas possível para não passar necessidade…“
Minha amiga, se você está nesta situação, esta série de posts sobre arrumação de malas é para você! Aqui apresentaremos um guia completo para uma mala inteligente, aquela que vai te deixar leve, livre e com tudo o que você vai precisar, qualquer que seja a extensão da sua viagem.
O conceito que adotamos é o famoso “menos é mais” e para isso buscamos inspiração na ideia do armário cápsula, uma forma de se vestir que vem conquistando diversos adeptos desde que surgiu na internet há alguns anos.
No caso do armário cápsula, só ficam no guarda-roupa a cada estação poucas peças, de qualidade e versáteis, que você ama e que pode combinar em diversos looks nada sem graça.
Como a mala já é uma cápsula, apresentamos aqui a ideia da mala inteligente!
Como arrumar uma mala inteligente
Essas são em geral as “regras” para você arrumar uma mala inteligente. São bem óbvias, mas é sempre bom lembrar:
Só coloque na mala os itens que você ♥AMA♥,
que são confortáveis e que servem bem. Não adianta levar aquela calça que aperta no cós, ou aquela blusa que tem de ficar puxando para não aparecer o sutiã. Também não é aconselhado levar o vestido que você comprou porque é lindo, mas não usa nunca porque não acha que fica bem em você.
Só coloque na mala os itens que não requerem muito cuidado.
Uma camisa de linho pode ser maravilhosa e muito chique, mas amassa demais e será usada somente uma vez. Pense em itens que não amassam muito, que são fáceis de lavar e que podem secar rapidamente.
Só coloque na mala os itens que têm a ver com seu estilo e com o propósito da sua viagem.
Se você tem estilo básico, não pense que por estar em outro país a passeio você vai precisar se vestir de forma mais sofisticada. Se você, no seu dia a dia, está acostumada com vestidos e saias, não encha a mala de calças e leggings só porque alguém disse que são “itens indispensáveis”.
Pense no que você gosta de usar nos momentos de lazer na sua cidade, quando vai passear, ou quando sai para um restaurante ou programa com amigos.
Se a sua viagem for a turismo, é deste tipo de roupa que precisará, com pequenas adaptações especialmente em relação ao clima.
Não pense nas eventualidades que possam vir a ocorrer na sua viagem (o famoso “e se…“).
Arrume a mala de acordo com as atividades planejadas (estudo, passeio, trabalho, etc.), pois se algo de excepcional acontecer, você dará um jeito.
Não se obrigue a levar um par de scarpins por que, vai saber!, você pode ser convidada pela Rainha Elizabeth para um chá da tarde. Caso você seja realmente convidada, coloque o melhor modelito da sua mala inteligente, faça um coque e passe batom vermelho!
Consulte a previsão do tempo nas vésperas da viagem.
Você pode ver as temperaturas médias mensais de Londres nos nossos posts mês a mês, mas o fato de que julho é verão na Inglaterra, por exemplo, não quer dizer necessariamente que estará fazendo calor, especialmente para nossos padrões tropicais.
Da mesma forma, março – transição entre o inverno e a primavera – pode trazer diversas surpresas em termos de temperatura e o mesmo acontece em outras épocas também.
Somente a previsão do tempo com poucos dias de antecedência poderá sinalizar com certeza que tipo de clima você enfrentará e, assim, o que será realmente necessário.
Saiba como lavar roupas em Londres
Não importa se sua viagem será de uma semana, 15 dias ou um mês. A mala pode ser a mesma, desde que você se disponha a lavar a roupa caso fique períodos mais longos.
Isso pode ser feito no banheiro do hotel diariamente, no caso de roupa íntima e roupas leves. Para o restante, não é preciso pagar os altos preços cobrados pelos hotéis para lavar roupa.
Leia aqui o passo a passo para arrumar uma mala inteligente
Lavanderias em Londres
Em Londres, você encontra lavanderias com máquinas automáticas que você mesmo pode usar, ou se preferir, pode deixar as roupas para serem lavadas pela lavanderia.
Você não gastará mais de 15 libras para que lavem uma sacola de roupas. Mas não espere que as roupas venham passadas, isso é outro serviço!
Veja abaixo um mapa com “launderettes” (como as lavanderias automáticas são chamadas) na região central Londres. Clique no ícone para ver o endereço.
Lavar roupas em Londres através de aplicativos para celular (apps)
Obviamente que também temos em Londres as lavanderias que podem ser acessadas através de um aplicativo ou website. São assim o über da lavanderia:
Laundrapp
Uma ótima dica de lavanderia em Londres é a Laundryheap, uma startup fundada em 2015, em que tudo é feito através de um app ou do website.
Você contrata o serviço pelo app ou website, e a empresa busca, lava e devolve sua roupa no endereço combinado.
O custo varia de acordo com o endereço de coleta, mas para lavar e secar 6 kg de roupas variadas com a coleta feita na região central de Londres, o valor é de £16,95 (“wash, tumble dry “).
O serviço é feito normalmente em 48 horas e você pode escolher o horário para coleta e entrega. Normalmente, você inclui nesta sacola roupas do dia a dia como jeans, camisetas, blusas de malha, roupa íntima, e roupas que não precisam de cuidado especial para serem lavadas.
Além do serviço de lavagem de sacola de roupas, você pode também mandar lavar e passar roupas mais delicadas, que exigem cuidado especial.
Nesse caso, os preços são individuais, ou você adquire “pacotes” como 5 camisas de homem, 25 blusas de mulheres, entre outros. Para ver os preços, você precisa colocar o Poscode (“CEP” do local da coleta).
O serviço está disponível também em mais de 100 cidades do Reino Unido.
***
Montamos uma pasta no Pinterest com ideias, dicas e inspirações para você arrumar sua mala. Segue a gente lá, estamos começando a montar pastas bem úteis para sua viagem.
Pinterest do Londres para Principiantes
Leia também os posts da série “Guia para arrumar uma mala inteligente“:
Passo a passo para uma mala inteligente
O que levar na mala além de roupas
Leia mais sobre o conceito de armário cápsula:
Un-fancy (em inglês)
Nélia Ferreira
Bom dia,
Eu vou viajar em Janeiro para Londres sozinha e estou amando essa pagina, é a primeira vez em que eu viajo para fora do Brasil e ainda vou sozinha. Estava morrendo de medo antes de ver a sua pagina, mas você me ajudou e muito. Pois está me ajudando muito a arrumar a minha mala e achar lugares para ir, tanto passeios como comidas.
Continue postando, pois você está usando e muito a vida de muitas pessoas que vão viajar.
Eneida
Olá Nelia,
Obrigada pelo carinho e incentivo!
Maria Dorotéia Brandão Carneiro
Olá! Adorei “mala inteligente”!!! Vou passar quinze dias na Itália ,em junho ( Roma Veneza Toscana) . Será q vcs podem montar minha mala inteligente? Grata
Eneida
Olá Maria Doroteia,
Nós não montamos malas, mas temos um passo a passo que pode te ajudar: https://www.londresparaprincipiantes.com/passo-a-passo-para-uma-mala-inteligente/