Você já imaginou quantas invenções estão presentes no seu dia a dia? Se você está lendo esse artigo agora é porque alguém criou o computador (ou o celular), que só funciona graças à energia elétrica, e que por sua vez, só acessa a internet por causa da evolução dos meios de comunicação.
O acesso ao museu é gratuito, mas é necessário reservar seu horário com antecedência no website do museu. Clique aqui para fazer sua reserva. Você pode optar por doar uma quantia para apoiar o museu (entre £5 e £10), ou reservar o ingresso “free“, sem custo.
Museu da Ciência em Londres
O Museu da Ciência em Londres (Science Museum) é o endereço perfeito para curiosos de todas as idades. Por meio de simuladores, vídeos, jogos, réplicas e itens originais, o museu conta a história da humanidade através de suas criações e descobertas.
É um programa obrigatório para quem está em Londres com crianças.
Lá você pode saber mais sobre a história dos meios de transporte, dos meios de comunicação, descobrir como astronautas sobrevivem no espaço, como funcionam eletrodomésticos (e como eram as versões mais antigas deles) e até mesmo chegar pertinho de um pedaço da Lua. Vamos lá?
Tudo começou com uma exposição no Hyde Park, em 1851. O sucesso foi tão grande que decidiram que ela merecia ser usada de forma permanente, e assim o South Kensington Museum ganhou seu primeiro endereço, na região central de Londres.
Com o passar do tempo, o museu recebeu tantos itens que foi dividido em dois: o Victoria and Albert Museum abrigaria as coleções de arte e o Science Museum seria dedicado a itens científicos. E tem sido assim até hoje.
O que ver no Museu da Ciência em Londres
Andar Térreo
Logo na entrada do museu, você encontra o Energy Hall que conta a história da evolução da energia. Viaje no tempo e visite a área de trabalho de James Watt (cujas invenções foram essenciais para a Revolução Industrial) com itens originais que ficavam no sótão de sua casa, onde ele trabalhava em suas invenções.
Essa área do museu também abriga o mais antigo motor atmosférico que existe (sem nenhuma modificação), motores rotativos construídos por James Watt, motores de alta pressão de Richard Trevithick, e uma turbina a vapor projetada e construída por Charles Parsons.
A galeria Making the Modern World mapeia 250 anos de ciência e tecnologia e exibe alguns dos itens que moldaram nossa sociedade. É aqui que ficam alguns dos itens mais icônicos do museu, como a cabine de comando do Apollo 10, a máquina diferencial de Charles Babbage, o modelo de DNA de Crick e Watson e o primeiro computador da Apple.
Quão longe podemos ir? Podemos viver em outros planetas? A galeria Exploring Space te convida a explorar o universo através de satélites, foguetes e até mesmo uma réplica tamanho real na nave Eagle, que levou os astronautas Armstrong e Aldrin à Lua em 1969. Aqui você também encontra respostas às dúvidas mais comuns sobre como os astronautas tomam banho, comem e vão ao banheiro.
As crianças aprendem muito na galeira Pattern Pod que explora os diversos tipos de padrões que encontramos no mundo a nossa volta. É uma área interativa e multissensorial pensada especialmente para que os pequenos aprendam brincando, e despertem o interesse pela ciência.
É no nível térreo do museu que está a sala de cinema IMAX uma das maiores do Reino Unido, que apresenta filmes 3D. Ingresso pago.
No andar térreo do museu também estão a fantástica loja de souvenir, o Energy Café, um pequeno auditório e o restaurante The Diner, restaurante para o almoço com opções de hambúrgueres, saladas e sobremesas para toda a família.
Subsolo
Não deixe de visitar o subsolo e conhecer a galeria The Secret Life of the Home. Essa área é destinada a revelar os segredos que existem em nossas casas.
Se você já se questionou como funcionam a privada, o microondas, a máquina de lavar roupa, o aspirador de pó, e tantos outros itens que utilizamos diariamente, essa é uma parada obrigatória.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
A galeria também mostra os predecessores dos itens que conhecemos hoje e suas propagandas de época. Adultos e crianças são convidados a adivinhar a função de vários objetos curiosos através jogos interativos, e até mesmo podem se divertir com o primeiro vídeo-game doméstico do mundo.
Para os pequenos entre 3 e 6 anos, o museu da Ciência tem um espaço reservado neste andar: The Garden, um espaço altamente interativo para que as crianças descubram a ciência pela brincadeira. Os pais são bem-vindos e o espaço conta com instrutores que estão lá para ajudarem a garotada.
Outro sucesso do Museu é a galeria interativa Power up onde as crianças podem experimentar os melhores videogames e consoles dos últimos 50 anos. De Pong a Pacman e de Minecraft a Mario, há algo para todos os gostos de jogadores. Ingresso pago.
No subsolo, há também uma área de piquenique e o café Basement.
Primeiro andar
Um destaque do primeiro andar do museu é a galeria Who am I? (quem sou eu?) que nos convida a explorar a ciência de quem somos através de objetos, obras de arte e experiências interativas.
As galerias Medicine: the Wellcome Galleries abrigam a coleção relacionada à medicina mais importante do mundo. Esta parte do museu foi inaugurada recentemente e abriga, além da coleção original de Henry Wellcome, peças do próprio museu da Ciência.
A coleção explora nossa relação com a medicina e a saúde por mais de 500 anos e inclui o primeiro aparelho de Ressonância Magnética do mundo, uma farmácia vitoriana além de outros milhares de objetos.
Segundo andar
Já dizia Pitágoras: “Todas as coisas são números”. A galeria Mathematics: The Winton Gallery mostra como os cálculos estão presentes na arquitetura, engenharia, navegações, meios de transporte, meios de comunicação, transações bancárias, etc.
Alguns dos itens mais interessantes dessa coleção são a máquina de Shizuo Ishiguro (que monitorava alterações climáticas e salvou milhares vidas durante os anos 50), os armários do Royal Mint (que possui medidas de pesos de diversos lugares do mundo e definiu o padrão usado no comércio do início do século XIX) e a máquina nazista de codificação Enigma, tema do filme O Jogo da Imitação.
A galeria Information Age é dividida em 6 partes: Cable, Broadcast, Exchange, Constellation, Web e Cell. Mergulhe em momentos marcantes da história, narrados pelos olhos daqueles que inventaram, operaram ou foram afetados pela nova onda de tecnologia, desde a primeira transmissão de rádio da BBC em 1922 até os primórdios da TV digital.
Conheça o sistema de cabeamento que permitiu as primeiras comunicações entre os continentes europeu e americano, e sua evolução que permitiu a popularização do telefone.
Nessa área está exposto o computador que foi utilizado por Tim Berners-Lee, na criação da World Wide Web (a rede mundial de computadores) que popularizou o uso da internet.
É no Museu da Ciência em Londres que você encontra a coleção de relógios mais antiga do mundo. A galeria The Clockmakers’ Museum mostra a importância do controle do tempo nas navegações, conquistas de novos territórios, colheitas, etc.
Seus mais de 1000 relógios de bolso e pulso, 80 relógios de mesa e parede, 25 cronômetros marinhos e uma série de relógios de sol, mapeiam a história da inovação em relógios e relojoarias, de 1600 até os dias atuais. Entre os destaques dessa coleção está o 5º cronômetro original construído por John Harrison (inventor do cronômetro marinho).
O segundo andar do Museu da Ciência também abriga a exposição Science City: 1550 – 1800 que mostra como Londres se desenvolveu neste período e se tornou um polo de investigação científica.
Neste andar também ocorrem algumas exposições temporárias.
O café Gallery se encontra neste nível do museu.
Terceiro andar
Desde sempre, o homem sonhou em voar. A galeria Flight mostra como a humanidade conquistou os céus através de invenções incríveis como balões, dirigíveis e aviões.
Nessa área estão expostos aviões de guerra, o monoplano Antoinette (construído em 1909), o hidroavião de corrida britânico Supermarine S6B, o avião experimental Hawker P1127 (que precedeu a criação do Hawker Siddeley Harrier, o primeiro caça-bombardeiro vertical e/ou curto de decolagem e pouso), uma parte genuína de um Boeing 747, e muito mais!
Wonderlab: The Equinor Gallery é uma galeria permanente paga do museu. Nela as crianças são convidadas a interagir com mais de 50 fenômenos científicos. Espalhada em 7 zonas diferentes, você pode ver e participar de experimentos na área de química, ver raios em funcionamento, e até viajar no espaço.
Neste andar, há também um área de piquenique, loja da galeria Wonderlab e o Shake Bar.
Baixe aqui um mapa do museu da Ciência em Londres.
Comer, beber e comprar no Museu da Ciência em Londres
Além de sua coleção permanente, o Science Museum possui facilidades como restaurantes e cafés em seus diversos andares, onde são servidos pratos quentes, saladas, sanduíches e bebidas quentes e frias.
Ao lado da galeria Wonderlab está o Shake Bar, onde você poderá experimentar deliciosos Milk Shakes ou sorvetes.
O museu conta também com duas áreas para piquenique: no subsolo e no nível 3, próximo ao Shake Bar. Você pode trazer seu lanche de casa para ser degustado nessas áreas.
No andar térreo funciona uma loja com uma grande quantidade de artigos para os amantes da ciência. É um ótimo local para comprar presentes e lembranças diferentes.
Exposições temporárias
Veja a seguir as principais exposições temporárias do Museu da Ciência em 2020.
Ao contrário da coleção permanente do museu, que tem visitação gratuita e sem necessidade de ingresso, as exposições temporárias são normalmente cobradas, ou requerem reserva antecipada.
Clique aqui para ver a programação das mostras no Museu da Ciência na época da sua visita.
O museu também conta com uma sala de cinema IMAX. Veja programação aqui. Para essa atividade, o ingresso é pago.
Ficou curioso? Então anote o endereço do Science Museum e conte pra gente como foi sua visita!
Museu da Ciência (Science Museum)
Entrada gratuita para a coleção permanente, mas é necessário reservar seu horário com antecedência. Faça sua reserva aqui.
Os ingressos para o IMAX, Wonderlab: The Equinor Gallery, Power Up e outros eventos são pagos.
Endereço e como chegar
Exhibition Road, South Kensington, London, SW7 2DD
Estações de metrô mais próximas: South Kensington (linhas Circle, Piccadilly e District), 400m – há uma passagem subterrânea conectando a estação de metrô ao museu; Knightsbridge (linha Piccadilly), 950m
Horário de funcionamento:
Em 2020, aberto de quarta a domingo entre 10h00 e 18h00
Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro
A última quarta-feira do mês (exceto dezembro) é dia de Lates no Museu da Ciência: uma programação especial para adultos entre 18h45 e 22h00. Veja a programação do Lates aqui.
O Museu da Ciência é uma atração muito popular entre as crianças. Durante as férias escolares britânicas e feriados, o museu recebe muitos visitantes e você poderá encontrar filas maiores que o normal. Nessas datas, o horário de visitação pode ser alterado.
Fotos: Beatriz Grasso
Mapa de Londres com o Museu da Ciência
Leia também:
Museu de História Natural de Londres
O que fazer em Londres com crianças
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Deixe um comentário