A Leicester Square está no coração do West End de Londres, a região da cidade que abriga mais de 40 teatros e casas de espetáculos.
Olhando o mapa dá para ver que ela fica muito perto da Trafalgar Square (ao sul), de Piccadilly Circus (no oeste), Covent Garden (a leste) e Chinatown (no norte). Dá para passar um dia explorando esta área, como sugerimos neste roteiro a pé.
A praça não tem trânsito de carros, é uma zona somente para pedestres. Os londrinos costumam evitar a área por ela ser muito turística, mas obviamente há muitas razões para os turistas visitarem este local!
Neste post fazemos um apanhado do que ver na Leicester Square, evitando os programas pega-turista.
O que ver na Leicester Square – principais atrações
A Leicester Square é um centro de entretenimento para os londrinos desde o século XIX.
Jardins de Leicester Square
Grande parte da praça é gramada e muitas árvores frondosas garantem a sombra nos dias de verão.
Os bancos em volta da fonte de mármore que ocupa o centro da Leicester Square são bem disputados por quem quer um pouco de descanso depois de horas de turismo. No verão, muita gente aproveita também o gramado para relaxar.
A estátua de Shakespeare se destaca no centro da praça.
Scenes in the Square
Em fevereiro de 2020, a praça ganhou uma atração muito especial: estátuas de bronze de personagens famosos de filmes foram espalhadas pelos jardins. Uma boa oportunidade de tirar um selfie com um “ídolo”!
São os seguintes personagens queridos do público de todo o planeta:
- Batman,
- Mulher Maravilha (Wonder Woman),
- Gene Kelly em Cantando na Chuva,
- Mary Poppins,
- Pernalonga (Bugs Bunny),
- Urso Paddington,
- Mr Bean,
- o Gordo e o Magro (Laurel and Hardy) e
- Harry Potter.
Para acompanhar o passeio pelas Cenas, você pode ouvir uma playlist no Spotify com músicas dos filmes retratados na praça, incluindo Supercalifragilisticexpialidocious (Mary Poppins) e Singing in the Rain ou fazer um passeio guiado com informações sobre as cenas e os personagens também disponível no Spotify.
Cinemas
É na Leicester Square que acontecem as pré-estreias mais badaladas da Inglaterra. É lá, por exemplo, que quase todos os filmes da série Harry Potter tiveram a pré-estreia, com direito a tapete vermelho em que os artistas desfilam antes de entrar no cinema – normalmente o Odeon Leicester Square.
Então a dica é essa: se ver celebridades for sua praia, vá a Leicester Square quando houver lançamento de grandes filmes.
As celebridades só costumam aparecer a partir de 18:00 h mas, dependendo da popularidade, os fãs já estão no aguardo desde a hora do almoço.
Os artistas normalmente distribuem autógrafos e posam para fotos para o público e dezenas de fotógrafos.
Não se esqueça de levar um guarda-chuva, porque o evento acontece faça chuva faça sol e, obviamente, sua câmera e caderninho de autógrafos.
Para quem não gosta de block-busters, o cinema Prince Charles exibe filmes mais cults e também filmes mais antigos e famosos, por bons preços.
É para lá que os fãs de filmes como A Noviça Rebelde, Greese, Dirty Dancing, entre outros, se dirigem para sessões “sing-along” (o público canta junto). Veja aqui a programação.
Em geral o ingresso para um cinema na Leicester Square é muito caro (quase £20 libras por pessoa para uma sessão à noite), mas no Prince Charles é bem mais em conta, especialmente as matinês durante a semana.
TKTS
Na praça e nos arredores, há diversas lojinhas vendendo ingressos para espetáculos do West End, especialmente os musicais, que fazem muito sucesso com os turistas. Veja aqui nosso artigo completo sobre os melhores musicais em Londres.
Mas para comprar ingressos com segurança, vá para o quiosque administrado pela Society of London Theatre, Tkts, que fica em uma das laterais da praça (marcado no mapa abaixo). Lá você encontrará ingressos para apresentações no mesmo dia ou na semana.
Nem todos os espetáculos oferecem ingressos com descontos, mas se você não tem muita preferência, pode encontrar um ingresso por um bom preço neste local.
Loja Lego e M&M’s world
Duas lojas importadas são atrações turísticas na Leicester Square: a loja de brinquedos Lego e a de bolinhas de chocolate M&M’s World.
Elas ficam uma em frente da outra em uma das laterais da praça.
Mas não pense que as pessoas se dirigem a essas lojas somente para comprar os produtos. Não. O que atrai o público é mesmo as diversas oportunidades de fotos engraçadas e fofas com alguns ícones de Londres e da Inglaterra.
No caso da M&M’s World, há diversos cenários na loja em que bonecos M&M se colocam ao lado de uma cabine telefônica, ou de um mini Cooper tradicional, ou mesmo atravessando a famosa Abbey Road. As fotos são liberadas, tire quantas quiser.
Já na loja Lego, a maior loja do produto no planeta, você pode tirar fotos ao lado de um enorme Big Ben feito de mais de 200 mil pecinhas de Lego – com um relógio que funciona! Pode também entrar em um vagão do metrô feito de Lego, além de várias outras oportunidades de tirar fotos divertidas.
Relógio Suíço
O prédio onde hoje está a loja M&M’s World abrigava anteriormente o Swiss Centre que foi desocupado em 2008. O relógio que ficava na porta do prédio voltou para a praça em 2011, por ocasião de um grande reforma de revitalização da Leicester Square.
O chamdado Glockenspiel, um presente da Suíça e de Liechtenstein, foi então colocado em um pedestal de 10 metros em frente ao local onde antes ficava. Ele é decorado com bandeiras dos cantões suíços assim como figuras e paisagens do país.
Quando os 27 sinos tocam marcando as horas, as figuras se movem fazendo uma apresentaçãozinha que dura uns 5 minutos.
Chinatown – onde comer na Leicester Square
A menos de um quarteirão da Leicester Square está a pequena Chinatown de Londres. É para lá que você vai se quer comer bem sem pagar uma fortuna.
Não é difícil saber onde você está, as quatro entradas da Chinatown são marcadas por portões ornados e lanternas vermelhas balançam ao vento nas ruas.
Você verá também muitas placas escritas em chinês em diversas lojas, restaurantes e lanchonetes.
Os destaques gastronômicos vão para o restaurante Rasa Sayang (comida da Malásia, 5 Macclesfield St. W1D 6AY ) e o famoso pato laqueado do Four Seasons (23 Wardour St W1D 6PW).
Já para algo mais doce e instagramável, experimente:
- os maravilhosos sorvetes servido em casquinha de Waffle em formatos de peixes no Bubble Wrap (24 Wardour St W1D 6QJ) ou no Bake (9 Wardour St W1D 6PF);
- o Bubble Tea (chá originário de Taiwan com bolinhas de Tapioca) no Cuppacha (23 Newport Court WC2H 7J);
- sobremesas instagramáveis originárias do Japão na Taiyakiya (20 Newport Court, WC2H 7PR, UK
Fotos deste artigo: Bruna Casotti (conheça o trabalho desta fotógrafa brasileira em Londres clicando aqui).
Eventos na Leicester Square
No inverno, a Leicester Square recebe um festival de Natal, Christmas in Leicester Square, com uma série de eventos e um mercado de Natal. Entre 12 de novembro de 2021 e 9 de janeiro de 2022.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Breve história da Leicester Square
Nos anos 1600, a região hoje chamada de Leicester Square era uma área particular, fechada para o público. Foi Robert Sidney, 1o Conde de Leicester, que construiu um palacete no local e o batizou de Leicester House.
É daí que vem o nome da praça. Este palacete foi vendido e demolido no final do século XVIII.
A Leicester Square foi aberta ao público ainda no século XVII, mas só se tornou uma área de entretenimento no século seguinte. Os teatros e cinemas foram construídos somente nos anos 1800 e 1900.
Passou por uma grande reforma logo antes das Olimpíadas de Londres em 2012, quando recebeu pavimentação em granito e a fonte que circunda a estátua de Shakespeare.
Como se pronuncia Leicester Square
Para pronunciar o nome da praça, você deve se esquecer das regras de pronúncia que aprendeu na escola de inglês.
Embora a palavra Leicester pareça ter três sílabas, Lei-ces-ter, são pronunciadas apenas duas e o resultado é algo como: lés-tã.
Já a palavra Square (praça em inglês) é pronunciada com a característica pronúncia britânica, em que o som de /r/ no final de palavra não é pronunciado e o /a/ anterior aparece como um ditongo /eə/ .
Em alfabeto fonético a representação é /ˈlestə ˈskweə/.
Confira a pronúncia britânica de Leicester Square no áudio abaixo:
Leia aqui (e surpreenda-se) como pronunciar nomes de outros locais de Londres
Onde fica a Leicester Square
A praça fica bem no centro de Londres e é bem fácil de se encontrar.
Embora haja uma estação de metrô com o mesmo nome, e que fica bem perto da praça, há outras opções de estações que embora um pouco mais longe também atendem bem: Covent Garden, Charing Cross, Piccadilly Circus.
Várias linhas de ônibus também passam perto da praça, entre elas: 6, 9, 24, 29, 38, 176, e os noturnos N5, N20, N29, N41, N279.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Deixe um comentário