O Rafa Maciel, guia do passeio temático Harry Potter, é um dos felizardos que conseguiu um ingresso para assistir à peça Harry Potter and the Cursed Child, em cartaz no Palace Theatre em Londres. E ele conta pra gente da emoção de estar ali, vivenciando mais um capítulo desta história cheia de magia e diversão. Agradeço ao Rafa pelo texto!
***
Ela conseguiu de novo. J.K. Rowling é um gênio, já disse isso. Até no tour que eu guio temático sobre Harry Potter eu falo sobre a genialidade dela. Não apenas observando o óbvio – a construção de um império por trás de uma marca – mas sim o fato de ter criado um universo de personagens, lugares, lojas, animais e até palavras que tiram o fôlego dos fãs. Não é qualquer história, é Harry Potter! É mágico, com o perdão do trocadilho.
Harry Potter and the Cursed Child é uma peça que está rolando a todo vapor no West End e levou pra casa várias estrelinhas de reviews. A grande maioria das reviews (sério, quase todas) deram cinco estrelas pra peça. E olha, é muito mais que merecido.
Há algumas semanas atrás fui assistir a parte um de Harry Potter and the Cursed Child. Eu fiz a besteira de, lá em maio, mais de seis meses antes da performance, comprar apenas a parte um. Mas já vamos falar mais de ingressos. Quero contar como foi a peça.
O meu assento era no local mais barato, então era o mais alto. Eles vendem com a observação de vista restrita, o que significa que um pedacinho da frente do palco vai ficar fora do ângulo de visão. Mas nada que comprometa nem um pouco a performance e a história, até porque raramente usam aquela parte do palco.
Quando toca a música tema de Harry Potter eu tenho certeza que muitos fãs se arrepiaram tanto quanto eu. É inacreditável que aquilo tudo está de volta. Hogwarts, Harry, as casas, Hermione, quadribol, tudo! Entender inglês é indispensável, porque não é um musical, é uma peça, cheia de falas mesmo. Tem algumas partes com música, mas que não tira a magia e a essência, pelo contrário, acho que como está na medida certa deixa tudo com mais cara de espetáculo.
A história (calma, não tem spoilers) envolve vira-tempos, o Ministério da Magia, e o filho de Harry, Albus (Sam Clemmett), que tem que lidar com o legado da família que ele nunca quis. Mas claro que vai muito além disso. Tem quadribol; cenas no vagão do Hogwarts Express; surpresas que jamais havíamos imaginado até agora; twists muito bem escritos e muitos efeitos especiais. Muitos! São passes que ocorrem envolvendo as varinhas, os objetos em cena, o Hogwarts Express e até criaturas voando pelo palco (imagino que saiba quais são elas). O melhor, na minha opinião, é o efeito de luzes que acontece quando o tempo é modificado pelo vira-tempo.
Os atores deixam todos boquiabertos e vários “uau” são soltos no decorrer da performance por todo o teatro. A quarta parede do teatro foi muito bem firmada e o sentimento não é de estar assistindo uma performance, mas sim de estar em cada um daqueles lugares, de tão bem feita que é a direção artística e os efeitos.
Quando eu saí do teatro fiquei com o gosto de quero mais, claro, por isso ainda preciso assistir a parte dois. A forma como termina a parte um é comparável a como termina um dos filmes de Harry Potter: com sede de conhecer e saber o que aconteceu. Como não existe um livro (apenas o roteiro da peça que optei por não ler) ainda não sei como termina. Mas desde então estou tentando fisgar um ingresso pra desvendar os segredos. E ticket, este é um assunto muito delicado.
INGRESSOS
A compra pode ser feita pelo site oficial mas as datas estão todas esgotadas até fevereiro de 2018.
A outra forma oficial de comprar o ingresso é ainda no site, só que na chamada Friday Forty. Todas as sextas-feiras às 13h o teatro libera 40 ingressos a £ 40 pras duas partes em alguns dos melhores assentos da casa pra cada uma das performances das semana seguinte. Então lembre-se que não adianta entrar nesta sexta se você só planeja estar em Londres daqui um mês. Você precisa estar no site no momento que o relógio mudar pras 13h. Mas conte com a sorte porque a fila virtual é gigante.
Dica preciosa da nossa leitora Thais:
“Os ingressos ficam disponíveis várias vezes durante o dia, a maioria deles por cerca de 250 libras, mas se você tiver um pouco mais de paciência vai começar a ver por 70 libras ou 30. Sabendo que eu iria para Londres em agosto, comecei a olhar o site desde maio, e depois de algumas semanas consegui os ingressos por 70 libras, mas mesmo assim continuei olhando, e agora três semanas antes da viagem consegui por 30 libras as duas partes! Pedi reembolso do que tinha comprado anteriormente (e eles colocam pra vender de novo) e fiquei com o mais barato. Ou seja, não precisa comprar tão antes assim, se você começar a olhar um mês antes e tiver paciência, vai conseguir. É muito mais fácil do que a Friday Forty.”
QUANDO?
Como há apenas um elenco, as performances são geralmente de quarta a domingo em horários alternados:
Parte 1: Domingos às 13h; Quartas e Sábados às 14h; e Quintas às 19h30
Parte 2: Domingos às 18h30; Quartas, Sextas e Sábados às 19h30
O QUE É A PEÇA HARRY POTTER AND THE CURSED CHILD?
Seria basicamente a oitava história da série Harry Potter, dezenove anos mais tarde. Em português, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Ela é escrita originalmente por J.K. Rowling com roteiro de Jack Thorne e John Tiffany e vai ficar apenas no teatro. A autora falou que a melhor forma de contar esta história era no palco de um teatro, e não numa tela de cinema, então infelizmente não vai rolar – ao menos por alguns anos, já que existem outros dois filmes do universo (Animais Fantásticos) que ainda estão pra ser lançados nos próximos anos.
A peça está sendo cotada pra ir pra Broadway, em Nova York, no primeiro semestre de 2018, ainda sem confirmação oficial.
É proibido fotografar a peça, mas há uma série de fotos oficiais aqui.
***
Conheça o passeio guiado em português pelo Rafa, por pontos relacionados à saga Harry Potter em Londres clicando aqui.
Mariana
Oi! Eu quero comprar os ingressos e, felizmente, há alguns disponíveis para as datas mas eu tenho uma dúvida. Na hora de retirar os ingressos, temos que apresentar o cartão que usamos na hora da compra online? Eu pergunto isso pois eu não viajo com o cartão que eu quero utilizar na compra.
Eneida
Oi Mariana,
Não sei te dizer como é feita a entrega dos tickets. Sugiro que busque as perguntas frequentes nos site de venda de ingressos da peça.
Beatriz
Vou em Maio/2019, eu consigo comprar o ingresso na hora no teatro ou tenho que comprar antes pelo site? Tem venda no local? Obrigada!
Eneida
Oi Beatriz,
Esses ingressos são super concorridos, acho muito difícil conseguir especialmente na hora. Só se você der muita sorte.
Alice
Tem alguma dica do que fazer no intervalo entre a Parte 1 e a Parte 2 (aproximadamente 2 horas)?
Eneida
Oi Alice,
O teatro fica perto de Covent Garden, uma área com muitos restaurantes, pubs, lojas, etc.
Raquel
Olá, bom dia!
Vou para Londres em setembro e quero muito assistir à peça
Gostaria de saber quanto tempo dura cada parte para me programar e encaixar no roteiro.
Obrigada!
Eneida
Olá Raquel,
Parte 1: 2 houras e 40 minutos (incl intervalo de 20 min)
Parte 2: 2 horas and 35 minutos (incl intervalo de 20 min)
raquel
Bom dia,
estou tentando comprar o ingresso, mas não consigo de jeito nenhum!! dá erro na hora de colocar os dados do cartao, já mudei de cartao, já liguei para a operadora de cartao e nad…falam que tá td certo e que o problema é do site, alguém teve algum problema assim??
Julia
Olá! Estou com o mesmo problema! Aguém sabe como resolver esse problema? Não consigo comprar de jeito nenhum!! Tentei com cartões da Caixa e do Santander e nada…