Muita gente nos pergunta sobre a questão da segurança em Londres: é perigoso andar de metrô à noite?, posso voltar a pé do teatro para o hotel?, a região xx da cidade é segura?
A Beatriz, a guia nossa parceira que convive muito com turistas brasileiros, resolveu responder e o texto dela se encontra abaixo. Em seguida, coloquei algumas recomendações da Polícia Metropolitana de Londres sobre a segurança.
Mas, fique tranquilo, Londres é considerada uma das metrópoles mais seguras do mundo.
****
Por diversas vezes, a preocupação com segurança em Londres é um dos principais medos do turista brasileiro que visita a cidade. Talvez por nossas más experiências em nosso país.
Como em toda grande cidade, não se pode dizer que não há violência, assaltos e outros crimes. Porém, se compararmos Londres com as grandes cidades brasileiras nesse aspecto, podemos dizer que nosso país é uma Universidade e estamos muito bem formados em relação a precauções a serem tomadas e percepção de perigo.
Só devemos tomar cuidado com a distração com os encantos da cidade e não dar vacilo em lugar nenhum.
Basicamente a cidade é tomada por câmeras de circuito fechado de TV (CCTV), pelas quais a polícia acompanha os acontecimentos. Em caso de qualquer atitude suspeita, logo a região estará cercada de policiais que tomarão as devidas providências.
Porém, em lugares muito movimentados como em frente ao palácio de Buckingham assistindo a troca da guarda, ou atravessando a ponte de Westminster para chegar ao London Eye, ou até mesmo se maravilhando com as vitrines de Oxford Street, alguns ‘’atos’’ podem passar despercebidos pela polícia e por isso, todo cuidado com os batedores de carteira é recomendado. Isso vale também para o metrô.
*****
Segundo a polícia metropolitana de Londres (Met Police), são baixos os números de assaltos e furtos na cidade. No entanto, a melhor maneira de não ser vítima dos criminosos é tomar medidas simples que você tomaria em qualquer cidade grande.
Para efeito de comparação e tranquilização, é bom saber que o número de homicídios em Londres em 2015 foi 113 e somente 20% dos casos foi referente a ataques a estranhos, segundo a ITV news.
A grande maioria dos homicídios são casos domésticos, onde a vítima e o agressor se conhecem. Por outro lado, em São Paulo foram registrados 881 casos de homicídios dolosos em 2015 e no Rio de Janeiro, 1202, segundo o jornal G1.
Não deixe um batedor de carteira estragar seu dia
Segurança em Londres: recomendações da polícia
Os ladrões normalmente operam:
- em estações de metrô
- em caixas automáticos
- em estacionamentos
- próximo a estações de ônibus
- em áreas muito movimentadas, especialmente no horário de pico.
Fique atento e cuide dos seus pertences:
- Nunca deixe sua bolsa, mochila ou qualquer objeto de valor em locais públicos.
- Seja discreto; não exiba joias ou equipamentos eletrônicos caros, como celulares e máquinas fotográficas, que podem chamar atenção.
- Fique atento ao fazer uma ligação no celular. Seu celular pode ser uma tentação para um ladrão.
Reduza o risco de ter seu celular roubado:
- Não deixe o telefone em mesas de bar ou restaurante.
- Ao sair do trem ou de uma estação de metrô, não use o celular imediatamente, espere um momento.
- Não caminhe ao mesmo tempo que envia mensagem de texto, você estará menos atento ao que acontece em sua volta.
- Faça ligações rápidas, quanto mais você falar, mais probabilidade tem de ser visto por um ladrão em potencial.
Fique atento
As chances de você ter uma corrente arrancada do seu pescoço e de você sofrer um assalto em Londres são mínimas, mas é sempre bom:
- Não deixar joias à vista.
- Não deixar a carteira à vista.
- Planejar sua rota com antecedência, para não ficar vulnerável quando parece perdido.
- Evitar áreas escuras e desertas à noite.
- Prestar atenção ao que ocorre em sua volta e ficar sempre alerta.
É o que aprendemos desde crianças, não é mesmo?
Leia aqui sobre um golpe que turistas já sofreram em Londres
maria
Estou morando em Londres a quase 3 semanas, quero dar um breve depoimento:
eu fiz várias coisas sozinha, mesmo com meu inglês quase zero, porém, essa semana estava na oxford street ( e sim, eu estava falando por audios com um grupo de amigas), um homem me parou, falando muito perto de mim, me chamando pra um café, eu fiquei muito sem reação, e então ele perguntou de onde eu era, se era estudante… por fim ele falou que tinha clientes interessados em massagem, e que eu era muito bonita, etc.. ou seja, abordagem para prostituição.
Isso me dez um mal MUITO grande, fiquei e estou mal com isso a 3 dias.
Ontem mandei algumas mensagens por linkedin pedindo oportunidades de trabalho e um homem me respondeu, dizendo que não via problema com meu nível de inglês e querendo marcar em um café, pois ele trabalhava de casa, foi MUITO solícito, desconfiei… bloqueei o cara no linkedin e salvei o celular dele, dando block também.
Enfim, minh dica é justamente por Londres ser uma cidade segura, alguns crimes como trafico de mulheres, EXISTE! então aqui os crimonosos são mais inteligentes, eles arquitetam as coisas, temos que ter uita cautela.
Vitória
Oii!! Estou pesquisando hospedagem e achei uma com o preço muito bom, no bairro Peckham. Sabe me dizer se é um bairro seguro?