Se você estiver em Londres no domingo, dia 15 de março, poderá participar da comemoração do famoso dia de St. Patrick, ou São Patrício. Não sei bem qual era a relação do santo com a cerveja (imagino que não muita ), mas em qualquer lugar do mundo em que haja irlandeses, este dia é comemorado com muita bebida!
O famoso São Patrício é um dos santos padroeiros da Irlanda. Acredita-se que ele tenha morrido no dia 17 de março do ano 493, data escolhida para celebrá-lo. Embora tenha sido criado na Grã-Bretanha, St. Patrick foi bem jovem enviado a Irlanda como missionário.
Diz a lenda que foi responsável por expulsar as cobras da Irlanda, mas diz a ciência que não há cobras na Irlanda desde a última era do gelo. Assim, as “cobras” seriam, obviamente, metafóricas.
Breve história da celebração do dia de St Patrick
Pesquisando sobre a data e sua ligação com a bebida, encontrei dados interessantes. Em primeiro lugar, o St Patrick’s Day era, originalmente, uma celebração essencialmente religiosa da vida e obra de São Patrício. Mas o dia 17 de março geralmente cai no meio da quaresma, época de jejum e sacrifício para os cristãos. No dia de São Patrício, no entanto, as restrições eram suspensas pela igreja, e então os irlandeses podiam comemorar com comida farta – o prato tradicional da data inclui até bacon -, dança e bebida alcóolica.
Embora a data seja feriado na Irlanda desde o início do século XX, até a década de 1970 os pubs eram proibidos de funcionar. Sendo assim, a celebração como conhecemos hoje é bem recente e na verdade contou muito com o apelo comercial das cervejarias, especialmente a mais famosa cerveja irlandesa, a Guinness, que vende na data 7,5 milhões de pints de cerveja em todo o mundo, quase o dobro do que vende em um dia normal.
Na Inglaterra, os imigrantes irlandeses comemoram o St Patrick’s Day desde o século XIX e as paradas começaram a ser organizadas em diversas cidades inglesas logo após a II Guerra Mundial. Com o conflito com a Irlanda do Norte nas décadas de 1970 e 1980, no entanto, as celebrações voltaram a ser restritas à comunidade irlandesa e aconteciam em espaços mais privados, como igrejas, bares e salões.
Foi somente no final dos anos 1990 que o dia de São Patrício voltou a ser comemorado pelos ingleses em geral e hoje o santo padroeiro da Irlanda chega a ser mais celebrado que o santo da casa, São George, cuja data é 23 de abril.
Celebração do St Patrick’s Day em Londres em 2020
Pela 18a vez, acontecerá no domingo, 15/03/2020, a parada anual do dia de São Patrício que vai de Piccadilly à Trafalgar Square celebrando a cultura da Irlanda. São bandas, grupos de dança e outras atrações que o público acompanha das calçadas. A parada tem início às 12h00 em Green Park.

Clique na figura para ver ampliado
London St Patrick’s Day Festival –
Também no dia 15/03, a Trafalgar Square recebe um festival da cultura irlandesa, com música, dança, comidas típicas e atividades para toda a família. O festival acontece entre 12h00 e 18h00.
Leia também:
Tipperary – o pub irlandês mais antigo de Londres
The Dublin Castle – um pub (irlandês) para ouvir