O quadro “The fighting Temeraire” é a obra mais famosa do pintor romântico inglês Joseph Mallord William Turner. Retrata o navio “Temeraire”, que teve um papel importante na vitória do Almirante Nelson sobre a frota franco-espanhola, na batalha de Trafalgar em 1805.
O navio permaneceu em operação até 1838, quando foi levado para um estaleiro em Rotherhithe para ser desmontado. O quadro retrata justamente o momento em que o Fighting Temeraire estava sendo rebocado, em sua última viagem, e diz-se que evoca o declínio da frota naval britânica.
J.W.M. Turner (1775-1851), como o pintor é conhecido, é um dos mais importantes artistas britânicos, famoso por seus quadros de paisagens e cenas marítimas. Foi um artista prolífero, que produziu uma incrível quantidade de quadros a óleo, aquarelas e gravuras. Em seu testamento, deixou para a nação inglesa mais de 300 quadros a óleo e 30.000 sketches, a maioria deles hoje sob a guarda da galeria Tate Britain, também em Londres.
A National Gallery abriga, além do Fighting Temeraire, outros 6 quadros do pintor, selecionados para representarem a abrangência e a influência da obra de Turner. Eles estão em exposição nas salas 34 e 15 da galeria. Passa lá para conhecer!
Endereço: Trafalgar Square, London WC2N 5DN
Horário de funcionamento: diariamente de 10h00 às 18h00, sextas-feiras até às 21h00
Fechada nos dias 24, 25, 26 de dezembro e 1 de janeiro.
Leia mais sobre a National Gallery, neste post.
Flávia
Eneida, que quadro lindo! Vou passar por lá prestando atenção nesse artista, lógico.
Em tempo: Philippe comentou que gostou demais da nova cara do blog e eu, toda vez que abro curto ver lá em cima as fotos lindas de Londres trocando num ritmo perfeito. Muito lindo e de muito bom gosto.
Beijos.
Eneida
Oi Flávia,
Os quadros deste pintor são muito bonitos, se tiver um tempo a mais, vá a Tate Britain.
Ia te escrever para perguntar se o site está aparecendo completo no seu computador, ou se ainda está com a barra lateral cortada…