Se você é um dos que amaram o filme Um lugar chamado Notting Hill e tem vontade de saber onde foram filmadas algumas das cenas deste clássico da comédia romântica, chegou no lugar certo!
No final da página você encontra um mapa de Notting Hill, com os locais referentes ao filme destacados.
Passeio guiado em Notting Hill
Passeio guiado em português em Notting Hill: conheça este delicioso passeio por Notting Hill, que vai além do filme e da feira. Clique na data do calendário para ver todas as informações:
Searching Availability...
Um lugar chamado Notting Hill - locações em Londres
"Notting Hill", como o filme é chamado no original, foi filmado no período de abril e julho de 1998 no bairro de mesmo nome localizado na região sudoeste de Londres.
O filme conta a história do romance inusitado e tumultuado entre um dono de livraria inglês, William Thacker (Hugh Grant) e uma atriz superstar americana, Anna Scott (Julia Roberts), tendo Londres como cenário.
Feira de Notting Hill
Onde: Portobello Road
O filme começa com William andando pelo mercado de Portobello Road, que acontece especialmente aos sábados em Notting Hill, em direção à livraria dele, The Travel Bookshop.
A parte mais famosa da feira é a de antiguidades, no princípio da Portobello Road para quem vem andando da estação de metrô Notting Hill Gate.
À medida que você avança pela rua, há outros tipos de mercadoria sendo vendidas, inclusive frutas, verduras, comida pronta e até roupas e itens de segunda mão.
É um programa muito popular e gostoso para se fazer em Notting Hill em uma manhã de sábado, mesmo para quem não quer comprar antiguidades.
Encontro de William e Anna
Onde: esquina da Westbourne Park Road com a Portobello Road.
O encontro de William Thacker (personagem de Hugh Grant) e Anna Scott (personagem de Julia Roberts) acontece quando William sai de um café, que ficava em 303 Westbourne Park Road, com um suco de laranja e um café na mão e esbarra em Anna na esquina ao lado.
No local, na época da filmagem, havia simplesmente um muro coberto por tapumes, mas atualmente há um café bem nesta esquina, chamado Coffee Bello.
Porta azul da casa de William Thacker
Onde: 280 Westbourne Park Road. Ao lado de uma loja do Starbucks.
Do local do encontro até ao apartamento de William é realmente "um pulinho", pois a famosa porta azul fica praticamente na esquina diagonal do ponto de encontro entre os dois.
Por este motivo William convence Anna a ir até lá para se limpar da sujeira do suco de laranja derramado em sua blusa.
A casa da porta azul pertencia ao roteirista do filme, Richard Curtis, e foi usada somente para filmagem das cenas externas. A porta azul se tornou tão popular que foi leiloada pela famosa casa de leilões, Christie's, em dezembro de 1999 por £5.750!
A casa também foi vendida na época do lançamento do filme e os novos donos resolveram pintar a famosa porta de preto, para não estimular os fãs que vinham em grandes números para tirar fotos e deixar seus nomes escritos.
Com o passar dos anos, no entanto, a porta voltou a ser azul, para alegria de todos!
Saints Tattoo Parlour
Fica em 201 Portobello Road o estúdio de tatuagem de onde sai um homem que bebeu muito e se esqueceu porque tatuou "I love Ken", na primeira cena do filme.
Livraria "Travel Bookshop" em Notting Hill
William Thacker é dono de uma livraria especializada em viagens, The Travel Bookshop.
A inspiração para essa livraria foi uma "Travel Bookshop" que existia no endereço 13-15 Blenheim Crescent. A livraria fechou em 2011, mas atualmente há uma nova no local, The Notting Hill Bookshop, que vende livros não só de viagens.
O local em que foram filmadas as cenas da livraria, no entanto, é na 142, Portobello Road, onde hoje funciona uma loja de souvenir chamada Notting Hill.
Coronet Cinema
Onde: 103 Notting Hill Gate
Local onde William assiste ao filme de ficção científica Helix, estrelado por Anna, usando óculos de natação. As cenas internas não foram filmadas neste local, mas na sala de cinema do BAFTA.
Construído para ser um teatro em 1898, somente em 1923 o Coronet foi transformado em cinema, que funcionou até 2014.
Depois desta data, o prédio foi totalmente restaurado e hoje é o endereço de um teatro / sala de espetáculos chamado The Print Room at the Coronet.
O Coronet se encontra na avenida da estação de metrô, que também se chama Notting Hill Gate, em frente ou ao lado da saída da estação de metrô de Notting Hill, a depender de qual da duas saídas da estação você usa.
Casa de Bella e Max
Onde: 91 Lansdowne Road
A irmã e o cunhado de William moram em 91 Lansdowne Road e foi aí que William surpreendeu a todos levando a amiga superstar para o jantar de aniversário da irmã mais nova, Honey (Emma Chambers).
A casa, construída em meados do século XIX, faz parte de um conjunto de casas geminadas de três andares e segue um estilo muito característico do bairro.
Além de serem pintadas de cores pastel diversas, apresentam um frontão no telhado (parecido com casas holandesas) e têm, no andar térreo, ao lado da porta de entrada, uma janela abaulada, chamada "bay window" em inglês. Na frente, um mini jardim cercado por balaústres pintados de branco.
Atualmente, a casa de Bella e Max tem valor estimado de quase £10 milhões de libras!
Rosmead Gardens - jardim privativo
Onde: Rosmead Road entre Lansdowne Road e da Elgin Crescent
A área de Notting Hill onde a casa de Bella e Max se encontra é chamada de Ladbroke Estate e foi transformada de propriedade rural a região residencial urbana no século XIX.
A ideia inicial do arquiteto responsável já incluía uma avenida cortando o bairro de norte a sul (Ladbroke Grove) com ruas em forma de semi-círculos partindo desta avenida e seguindo o relevo do local.
As casas dariam os fundos para jardins comunitários privativos, que seriam propriedade privada dos donos dessas residências. E assim foi feito. Hoje são 16 jardins comunitários em Ladbroke Estate.
No filme, William e Anna, ao sairem do jantar na casa de Bella e Max um pouco embriagados, decidem invadir um desses jardins privativos, o Rosmead Gardens.
Localizado nos fundos das casas de um quarteirão da Lansdowne Road e da Elgin Crescent, entre as ruas Rosmead Road e Ladbroke Grove, o jardim é protegido pelo patrimônio inglês, como os outros do bairro.
Não tente fazer o que William e Anna fizeram! As regras para acesso e uso aos jardins são bem rígidas, veja aqui.
Mapa dos locais onde foram filmadas cenas de Um Lugar Chamado Notting Hill
Para conhecer onde outras cenas do filme foram feitas, fora da área de Notting Hill, clique aqui.
Sobre Notting Hill em Londres
É difícil de acreditar, mas este bairro adorável da cidade por um grande período do século XX não foi tão adorável assim.
De área nobre no século anterior o bairro se transformou em uma região muito decadente, onde as casas - que anteriormente pertenciam a pessoas abastadas - se transformaram em verdadeiros cortiços, habitadas por diversas famílias e sem o mínimo conforto.
Após a segunda Guerra Mundial, a área se tornou o local de moradia de vários imigrantes das colônias do Caribe, as chamadas West Indies, além de outros vindos da África.
Com uma população negra numerosa, foi em Notting Hill que ocorreram os primeiros conflitos raciais de Londres, em agosto de 1958.
Já no ano seguinte, no entanto, estes imigrantes se organizaram e fizeram a primeira edição do Carnaval de Notting Hill que atualmente atrai cerca de 1 milhão de pessoas para a área no último final de semana de agosto de cada ano.
As modificações começaram nos anos 1980, quando os preços na época baratos de moradia em Notting Hill começaram a atrair uma população mais jovem.
Com os novos moradores, vieram os restaurantes, os cafés charmosos e toda a estrutura necessária para atender as demandas dessas pessoas.
Hoje, Notting Hill é uma área top de Londres, habitada por quem consegue pagar os altos valores para viver no local. Um apartamento de um quarto não custa menos de 1 milhão de libras!
Como chegar em Notting Hill
Notting Hill fica no sudoeste de Londres e o bairro é servido pela estação de metrô Notting Hill Gate (linhas District, Circle e Central), que fica na avenida de mesmo nome. Da estação é só caminhar uns quarteirões que você já estará no coração do charmoso bairro.
Se você for caminhando até os locais relacionados ao filme e chegar até o final da Portobello Road, não precisa voltar para pegar o metrô em Notting Hill Gate. Há uma estação bem mais próxima, a Ladbroke Grove (linhas Hammersmith & City e Circle), que te levará a outro ponto da cidade.
Notting Hill também é servida por uma extensa rede de ônibus, entre eles as rotas 7, 52, 27 e 28.
Fotos lindas da fotógrafa parceira do site Carla Costelini - conheça o trabalho dela clicando aqui.
***
Leia também:
Portobello Road - a feira de antiguidades do bairro
Um passeio por Kensington e Knightsbridge
Electric Cinema em Notting Hill
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!