Viagem de Londres a Liverpool
Para quem é fã dos Beatles, Liverpool dispensa apresentação: foi lá que tudo começou e ponto. Isso já é motivo mais do que suficiente para uma ida – ou seria peregrinação? – a esta cidade do noroeste da Inglaterra. Para quem não se importa tanto assim com os Fab4, no entanto, Liverpool pode não ser uma escolha óbvia, já que não tem o charme das pequenas vilas do interior, nem a beleza e a tradição das grandes cidades e capitais.
Nós, sinceramente, fomos pensando por um lado em visitar os locais relacionados aos Beatles e, por outro, visitar o estádio de Anfield Road, sede do Liverpool F.C., time do coração do Steve. Mas já quando estávamos planejando quantos dias ficar e o que fazer na cidade, comecei a me surpreender com o potencial da cidade e vi que um simples bate-volta a partir de Londres não seria suficiente para tudo que queríamos visitar. Sendo assim, optamos por passar duas noites na cidade e não nos arrependemos!
Descobrimos que Liverpool é uma cidade moderna, cosmopolita, limpa e organizada, com excelentes museus, duas catedrais muito interessantes, restaurantes para todos os gostos, um centro da cidade revitalizado, que inclui o shopping center a céu aberto Liverpool One, a margem do rio Mersey com a antiga zona portuária, hoje transformada no lindo Albert Dock e uma vida noturna animada, que inclui o famoso Cavern Club.
Outra boa surpresa que tivemos foram os preços – de hospedagem, alimentação, transporte, bebidas, enfim de quase tudo… Para quem está acostumado com os preços exorbitantes de Londres, Liverpool é quase uma pechincha! Quando pagamos 4 libras de táxi para nos levar da estação de trem ao hotel, fiquei quase com pena do motorista. Em Londres tínhamos pago 13 libras para chegarmos à estação e a distância não me pareceu assim tão diferente.
Agora tenho que confessar que nem tudo são flores em Liverpool. Se você acha que sabe bem inglês e que entende tudo do inglês britânico, você terá de repensar sua capacidade. Assim como em Londres temos o Cockney (que caracteriza o londrino “da gema”), em Liverpool temos os Scousers. O falar destes verdadeiros cidadãos de Liverpool, a chamada pronúncia Scouse, é muito característico e como é difícil de entender! Mas, para nossa sorte, a cidade também recebe gente de todos os lados do Reino Unido e de outros países, então, no final das contas, todo mundo se entende.
Faremos uma pequena série de posts sobre o que fizemos em Liverpool nos três dias que por lá passeamos. O objetivo é apresentar a cidade que muitos brasileiros desejam conhecer devido aos Beatles, mas que tem muito mais a oferecer. Neste primeiro post, reunimos as informações sobre como ir de Londres a Liverpool.
Clique aqui para ver uma seleção de hotéis com bom custo benefício em Liverpool.
Como ir de Londres a Liverpool de trem
Distância de Londres a Liverpool: cerca de 350 km (entre 4 e 5 horas de viagem de carro)
A viagem de trem entre as estações Euston, bem no centro de Londres, à estação Liverpool Lime Street, também no centro de Liverpool pode ser feita de 3 maneiras:
- A Virgin Trains faz o percurso em um trem rápido e confortável. A viagem é direta (sem baldeação) e leva 2 horas e 15 minutos. O primeiro trem sai de Londres às 5h27 da manhã e o último trem deixa Liverpool às 20h48. A frequência é de cerca de 1 trem por hora.
- Há também opções de viagem com a West Midlands, que faz uma baldeação na estação de Crewe. Neste caso, a viagem tem duração de pouco mais de 2 horas e meia.
- A West Midlands também tem um trem direto porém lento, que faz a viagem em pouco menos de 4 horas.
Como a Virgin Trains não faz mais a venda de passagens para o Brasil, sugerimos o site Trainline, onde você poderá adquirir sua passagem com tranquilidade de qualquer empresa ferroviária do Reino Unido e diversas da Europa. O site tem uma versão em português e é bem tranquilo de navegar. A taxa de reserva cobrada pelo site é de USD1,51.
O preço da passagem varia e sempre é mais barato se comprado com antecedência. Há três tipos de passagem:
“Advance” – passagem não reembolsável, válida somente para uma viagem (data e horário) para a qual foi adquirida. É a passagem que tem o melhor preço, mas deve ser comprada com antecedência mínima de um dia, sujeita à disponibilidade. Para conseguir os menores valores para os trens que saem de Londres de manhã cedo é preciso comprar com muita antecedência. As passagens são vendidas com até 12 semanas da data da viagem.
“Off-peak” (um trecho) ou “Off-peak Return” (ida e volta)- passagem mais flexível, válida para qualquer horário desde que “fora de pico”. A volta pode ser feita em até 30 dias da data da ida.
“Anytime” (um trecho) ou “Anytime Return” (ida e volta)- passagem super-flexível, válida para qualquer horário. A volta pode ser feita em até 30 dias da data da ida. É a mais cara de todas.
Como ir de Londres a Liverpool de ônibus
É possível fazer a viagem em ônibus (coach) a partir da estação de Victoria. É uma opção mais barata que o trem (a partir de £10,00 por trecho), mas bem mais demorada. A viagem direta leva em torno de 6 horas. Veja os valores e horários no site Trainline.
Leia também:
Beatles Story: museu dos Beatles em Liverpool
Visita às casas de infância de Lennon e McCartney
Indigo: um hotel bom em Liverpool
Passeio guiado em português Beatles e Rock em Londres – tour guiado em português por locais relacionados à banda em Londres
Beatles em Londres – locais relacionados à banda em Londres
Nossa viagem teve o apoio do órgão de turismo Visit Liverpool, que nos convidou para conhecer diversas atrações da cidade, como membros da imprensa. As passagens, a hospedagem, o transporte e todas as outras despesas foram pagas por nós.
Este post contém links de afiliados. Isso indica que podemos ganhar uma pequena comissão sobre vendas realizadas através de alguns dos links.
Estivemos em Liverpool em setembro de 2014
Vanessa
BOa noite. Qual é o aeroporto que sugerem para apanhar o trem pra Liverpool pra ser mais rápido?
Eneida
Oi Vanessa,
Acho que o aeroporto de Heathrow tem as melhores conexões.