De Londres a Paris

Na época em que não existiam as companhias aéreas low-cost e nem o Eurotúnel sob o canal da Mancha, ir de Londres para qualquer lugar no continente europeu, para quem não podia pagar as altas tarifas aéreas, era uma aventura. Para ir para Paris, você ia de trem de Londres para Dover, no sul da Inglaterra, e lá pegava um ferry-boat que fazia a travessia. Na França, o porto de destino era Calais, onde havia troca para o trem novamente. No total, considerando as trocas e as esperas, o tempo total de viagem era de mais de 9 horas.

Fiz este trajeto diversas vezes e ainda é possível fazê-lo. Mas para mim, desde que o Eurostar começou a operar em 1994, não há forma melhor para ir de Londres a Paris do que neste trem rápido, que atualmente vai da estação St. Pancras à estação Gare du Nord em 2 horas e 15 minutos. Fantástico!


View Londres a Paris in a larger map

Como aparece gente aqui perguntando sobre a melhor forma de ir de Londres a Paris, quer seja para fazer um “bate-volta” ou para prosseguir a viagem até a cidade Luz (ainda se diz isto??), resolvi escrever sobre a minha forma favorita, que é também a mais rápida e barata se você considerar:

1 – o tempo que gastará para ir ao aeroporto na Inglaterra, a antecedência que tem de estar lá para fazer check-in, imigração, etc. e o tempo que gastará para ir do aeroporto da França até o centro de Paris: é impossível fazer isso tudo em menos de 3,5 horas.
♥ O Eurostar sai da estação St. Pancras, que fica no centro de Londres, e chega na Gare du Nord, no centro de Paris.
♥ O check-in para o Eurostar é feito com 30 minutos de antecedência e a viagem leva 2 horas e 15 minutos. Você deve chegar um pouco mais cedo para passar pela imigração e segurança.

Importante: Como o Reino Unido não faz parte do espaço fronteiriço da Europa (espaço Schengen), você terá de fazer imigração para entrar na França. Mas, ao contrário do que acontece quando a viagem é de avião, a imigração é feita no Reino Unido, na estação St. Pancras. Chegando em Paris, é só desembarcar e sair da estação, sem burocracias. Da mesma forma, para voltar para Londres é na estação Gare du Nord que é feita a imigração para entrada no Reino Unido. Por isso, tenha em mãos todos aqueles documentos necessários para imigração, mesmo que você tenha ido passar só um dia em Paris e tenha deixado sua bagagem em Londres.

2 – todos os extras cobrados pelas empresas low-cost e mais o transporte de/para os aeroportos.
♥ No Eurostar, as passagens custam a partir de £39 (ida) ou £69 (ida e volta) para a classe Standard, desde que adquiridas com antecedência. O esquema é similar ao das empresas aéreas, é alocada uma certa quantidade de passagens mais baratas e à medida que vão sendo vendidas, os preços vão aumentando. As passagens do Eurostar são vendidas com até 120 dias de antecedência, então se você se planejar terá grandes chances de conseguir um bom preço.

De Londres a Paris - Eurostar

Eurostar na Estação St. Pancras International

Eurostar para principiantes:

Como comprar as passagens?

As passagens podem ser compradas no site da empresa e impressas na sua casa.

Como é feito o check-in?

O código de barras impresso abrirá a catraca de acesso à sala de embarque, semelhante à do metrô, que é o check-in do Eurostar. É só passar o código de barras na leitora:

eurostar checkin

Não há check-in separado para bagagem, as malas entram com você e, logo depois das catracas, passam pelo raio-x de segurança. Há uma boa sala de espera, com bar, café, banca de revistas, etc. que você pode usufruir até o início do embarque no trem.

Como é feito o embarque?

Aproximadamente 15 minutos antes da hora da partida, é feito o anúncio do embarque. Como a sala de embarque fica embaixo das plataformas você sobe por meio de esteiras rolantes, diretamente para a plataforma em que o trem está estacionado.

E as malas?

Elas te acompanham no trem. Nas extremidades dos vagões há lugares especiais para malas grandes ou, para quem viaja light, a bagagem pode ser acomodada no guarda-volumes em cima das poltronas, ou próximas a você, se o trem não estiver cheio.

Qual é a frequência de trens?

Os trens circulam de 5:40 às 20:30, com uma ou duas saídas por hora, consulte aqui a tabela de horários, válida até maio de 2014. Note que alguns trens param em Ebbsfleet e/ou Ashford (sul da Inglaterra), e que assim levarão um pouco mais de tempo.


Are You Visiting Paris? Get A Paris Pass Here!

É servido comida/bebida?

Há duas lanchonetes em vagões diversos do trem. Você pode também levar sua comida ou bebida, não há restrições quanto a isto.

E o eurotúnel?

São vinte minutos de travessia dentro do túnel e é até um pouco decepcionante já que é só, bem, um túnel 😳

O que fazer em Paris?

Sugerimos o site Conexão Paris, com tudo que você quer saber sobre Paris e a França.

Paris Pass – passe para atrações e tours em Paris válido por 2, 4, ou 6 dias. O passe é válido, entre outros, para o Museu do Louvre, Museu D’Orsay, Centro Georges Pompidou, a Catedral de Notre Dame, Palácio de Versailles, o ônibus do tipo hop-on, hop-off e passeio de barco no Tâmisa.

 

Comentários

  1. JOÃO FONSECA

    Amigos,

    estou bastante preocupado com a seguinte situação;

    Comprei tickets (dois) para retornar de Londres a Paris (em setembro). Está pago (cartão) e já faturado.

    Imprimi o TICKET-RESERVATION, mas nada recebi de confirmação e tampouco consigo fazer qualquer confirmação da minha reserva.

    – Li acima que, no local do embarque, terei de imprimir o bilhete com o código de barras que tenho.

    CONTUDO, como não consigo me certificar que realmente tenho uma passagem garantida, estou quase comprando outras.

    ALGUÉM ME AJUDA A ESCLARECER ISSO ?!?!

    Grato.

    JM

  2. Mariana

    Vou a Londres em novembro e estou tentando comprar a passagem Londres/Paris pelo site do Eurostar, porém só recebo uma mensagem de que não é possível comprar com o cartão de crédito do Banco do Brasil, mesmo liberando para uso no exterior. Vc tem alguma solução?
    Gostariamos de ir para Liverpool nessa viagem tbm, mas se eu não conseguir comprar as passagens antecipado, acho que vamos riscar do roteiro :(

    • Renata

      Oi Mariana
      Também tive esse mesmo problema.
      Não consegui comprar usando o cartão do banco do Brasil, mesmo ele estando desbloqueado. Só consegui realizar a compra usando o PayPal. Eu fiz um cadastro e consegui comprar sem problemas.

  3. Nathálya

    Vou a Paris em marco do ano que vem, quero fazer um bate e volta de Paris a Londres, consegui uma passagem por 25,00 reais ida e volta , mal acreditei , mas será se vale a pena? não sei as distâncias e quase não vejo ninguém falando que vai de avião.
    Gostaria que me ajudassem

    • Oi Nathalya,
      Realmente esta passagem estah muito barata. O problema eh que os aeroportos sao longe dos centros das duas cidades e voce gastarah com transporte de/para aeroporto. Mas por este preco, acho que eh um bom negocio!

  4. Jordao Mota Goncalves

    Olá, Eneida, você saberia me informar se seria possível um amigo residente na Espanha comprar as passagens no cartão dele para mim? Assim conseguiria fugir do câmbio mais alto (e flutuante até a data do pagamento do cartão) praticado pelas operadoras de cartão de crédito. Atenciosamente.

    • Ola Jordao,
      Nao vejo porque nao. Eh soh emitir a passagem em seu nome. Mas consulte a companhia aerea para saber se hah alguma exigencia. A TAP, por exemplo, exige que seja apresentado o cartao de credito na hora do embarque, caso a passagem tenha sido comprada online.

  5. Dennis Souza

    Olá Eneida. Parabéns pelo site com estas ricas informações. Bem ,estarei em Paris para fazer um intercâmbio até o dia 23 de julho deste ano, depois, terei cinco dias livres antes de voltar e gostaria de ir à Londres. Algumas pessoas acham melhor eu fechar um pacote só quando estiver em Paris, outras acham que devo logo comprar a passagem do trem e reservar as diárias da acomodação. Pela sua experiência, o que acha melhor fazer? Muito obrigado.

    • Oi Dennis,
      Não sei quanto a pacotes, porque nós gostamos de viajar de forma independente. Se decidir ir por conta própria, sugiro que compre as passagens o quanto antes, pois o preço tende a aumentar, principalmente em julho-agosto que é alta estação. Eu reservaria tudo com antecedência, mas como disse, não entendo de pacotes.

  6. Wellington Batista

    Eneida, bom dia.

    Na estação St. Pancras onde eu faço a imigração? Igual a aeroporto no guiche UK BORDER?.

    Obrigado

  7. Ana

    Olá estou com o visto de turista em Londres, estou voltando para o Brasil uma semana antes de dá os seis meses, vou para paris essa semana, por dois dias de eurostar com meu namorado britânico, o q devo levar para a imigração? Vou receber outro visto qdo chegar em Londres?

  8. Rafaela

    Excelente o site e todas as informações. Parabéns!!!
    Estou indo para Londres no dia 25 de junho com amigos, porém depois pretendo seguir viagem para França e Alemanha, estou sozinha nesta etapa, alguém pensando no mesmo?

  9. Emanuel

    Boa tarde e obrigado por partilharem as vossas experiências. Vou expor aqui o meu problema na esperança de que alguém me ajude. É assim, vou ter de viajar do Porto (Portugal) para Manchester mas o problema é que tenho um cão Yorkshire e não posso leva-lo de avião para o Reino Unido, a minha ideia seria ir de avião para paris e depois de comboio para Londres e depois Manchester, alguém pode me ajudar no sentido onde posso saber os preços e reservas deste trajecto ?
    Desde já o meu muito obrigado.

    • Emanuel

      Muito obrigado, vou tentar essas pois parecem ser as únicas hipóteses de levar o cão.

    • Emanuel

      Ola Eneida e obrigado pela ajuda mas infelizmente parece que pelo eurostar e levar o cão não dá.
      Só posso levar se for com o carro e ai pago mais 17£ e levo o cão, se for para leva-lo comigo parece que não dá.
      Vou tentar descobrir onde posso fazer a marcação de ferry ou se alguem souber agradecia pois parece que ai posso levar o cão, muito obrigado.

  10. Cristiane

    Ola, primeiro parabens pelo site.
    Tenho algumas perguntas que nao consegui achar resposta em lugar algum!!! Chego em Londres e vou para Paris direto…chego pelo Aeroporto London City. Como chego ate a estacao de St Pancras??? Quanto tempo leva esse trajeto para eu poder comprar o bilhetes para Paris??? Aluguei um apartamento no bairo Croydon ‘e um lugar ok? Pelo que li esta a 15 minutos do centro de Londres e a ultima pergunta!! Para entrar em Londres precisa de um seguro viagem porem meu cartao de credito fornece quase tudo … posso ir sem ????Obrigada!

  11. Ana Luiza

    Boa noite,
    entrei no site para ver as passagens e lá os valores estão divididos em segunda classe (mais baratos), primeira classe e business (mais caros). A segunda classe é estilo a econômica para aviões ou é muito ruim? Por exemplo, poltronas reclináveis apareceram disponíveis apenas no primeira classe.
    Muito obrigada!

    • Oi Ana Luiza,
      Nunca viajei de primeira classe, porque acho que a segunda me atende bem. É muito confortável, não acho ruim de jeito nenhum.

  12. ailton

    BOA TARDE ,
    IREI FAZER ESTÁ VIAGEM PARIS -LONDRES , LOGO GOSTARIA DE SABER QUANDO SAIR DA ESTAÇÃO St. Pancras , QUAL ESTAÇÃO DE METRO PEGAR PARA ATÉ A TOWER BRIDGE ?

    OBRIGADO

    • Olá Ailton,
      Você terá de ir para a estação de metrô King’s Cross/St Pancras e pegar o metrô. Para não ter que trocar de linha, pegue a linha Circle (amarela) para a estação Tower Hill que fica próxima da Tower Bridge.

    • ailton RANGEL

      uma ultima dúvida por gentileza : da tower bridge consigo ir andando para Big Been ? é que pretendo soltar na tower bridge e em seguida fazer o percurso que você sugeriu no mapa acima ( TUDO ANDANDO ) . OU ACHA MELHOR DEIXAR A TOWER BRUDGE POR ULTIMO ?

      OBRIGADO

    • Oi Ailton,
      A Tower Bridge fica bem longinho desta área de Westminster. Sugiro que faça o percurso e depois pegue o metrô até a Tower Bridge.

    • ailton RANGEL

      PS : O MAPA QUE ME REFIRO É DO POST QUE VOCÊ FEZ DE 4KM ( LONDRES REAL E LONDRES PPOLITICA )

  13. Caroline

    Olá, estou pesquisando a ida de Paris para Londres no Eurostar e não abre para o Domingo nem sábado. Sabe me informar se não há viagens ao finais de semana?

    • Olá Caroline,
      Com certeza há viagens nos finais de semana. Você deve estar fazendo alguma coisa errada!

  14. Renata

    Boa tarde
    Tentei comprar as passagens de Londres para Paris pelo site da raileurope e só consegui usando o paypal. Na verdade ainda não tenho os tickets, só a confirmação da reserva que não vale como passagem. O prazo que eles deram para confirmação é 05/07/15, mas a viagem é para o dia 28/07/15. É assim mesmo??? Demora todo este tempo pra confirmar o pagamento??? Estou muito preocupada, pois estou viajando na alta temporada e corro o risco de ficar sem passagem. Alguém pode me ajudar???

  15. Ivando Lima

    Antecipação é tudo , comprei por 39 euros Paris – Londres e 60 euros Londres-Bruxelas .
    Valeu muito a pena .

    • Leticia

      Oi Ivandro! Quanto tempo antes vc comprou? Pagou com cartão de crédito? Obrigada!

  16. Felipe Cardoso

    Infelizmente não consegui o Eurostar por 69 pounds ida e volta como diz no post. Alguma dica?
    Está “em média” 80 pounds ida e 80 volta (há mais caras e um pouco mais baratas)

    Obrigado

    • Oi Felipe,
      Infelizmente, as passagens de 39 costumam acabar rapidinho, é como nas companhias aéreas, as passagens mais baratas se esgotam rapidamente.

    • Felipe

      Pois é… Demorei mais pensando e comprei por 106,50 pounds ida e 106,50 pounds volta! Hehehe
      Acontece… Mas tudo bem! :)

    • Oi Karla,
      Tanto a Golden Tours quanto a Premium tours oferecem opções de passeios e me parecem que são bem semelhantes. Nunca fiz nenhum deles, por isso não posso te dizer qual seria melhor.

  17. Christiano

    Olá,

    Estou tentando comprar a passagem de Londres para Paris pela Eurostar, porém, para finalizar a compra, aparece uma tela adicional de segurança da MasterCard (Martercard SecureCode). Nessa tela é necessário digitar todos os dados do cartão novamente (nº do cartão, código de segurança, vencimento) mais um campo chamado Billing Zip Code com exemplo de preenchimento igual a 12345. Tentei digitar o CEP da conta do meu cartão, porém o campo só permite 5 dígitos no máximo e o CEP tradicional do Brasil possui 8 dígitos.

    Alguém já passou por isso? Sabe como resolver esse problema ?

    Obrigado.

  18. Bete Mantovani

    Uma curiosidade:
    Por que o trem de Londres a Paris é tão mais caro que Paris/Londres????
    Nossa, achei a diferença exorbitante para quem quer comprar viagem só de ida…

  19. Juliana Vieira

    Há vários dias tenho tentado comprar o ticket da Eurostar de Londres para Paris, após colocar os meus dados incluindo senha do cartão, o site fica carregando, fica branco e nada acontece.
    Como resolver isso?
    Alguém conhece http://www.capitainetrais.com? Ví essa indicação para realizar a compra. Alguém já usou?

    Abraços Juliana

    • marco

      oi Juliana, qual o seu banco? Tenho Santander e estou tendo o mesmo problema! O engraçado é que comprei passagens de onibus no site da eurolines e o processo foi semelhante mas deu tudo certo. Estou pensando em tentar com outro banco.

      e tenho uma dúvida para comprar as passagens no site da Eurostar. Qual a diferença entre selecionar Londres ou Londres st Pancras e Paris ou Paris Gard Nourd? Existem as 2 opções mas não são a mesma coisa? Se eu escolher Londres e Paris estarei nessas mesmas estações, certo?

      Obrigado,
      Marco

    • Juliana

      Oi Marco!
      Meu banco também é o santander. Acabei comprando o ticket pelo site http://www.b-europe.com, deu certo gerou o ticket, mostrei para uma amiga que é mais experiente em viagens e ela confirmou que está ok.

      Juliana

    • marco

      depois que eu procurei na internet e vi que muita gente está com o mesmo erro, inclusive gente de outros países. Consegui comprar só ontem e pelo aplicativo da eurostar que eu instalei no tablet.. Foi sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>