De Londres a Paris

Na época em que não existiam as companhias aéreas low-cost e nem o Eurotúnel sob o canal da Mancha, ir de Londres para qualquer lugar no continente europeu, para quem não podia pagar as altas tarifas aéreas, era uma aventura. Para ir para Paris, você ia de trem de Londres para Dover, no sul da Inglaterra, e lá pegava um ferry-boat que fazia a travessia. Na França, o porto de destino era Calais, onde havia troca para o trem novamente. No total, considerando as trocas e as esperas, o tempo total de viagem era de mais de 9 horas.

Fiz este trajeto diversas vezes e ainda é possível fazê-lo. Mas para mim, desde que o Eurostar começou a operar em 1994, não há forma melhor para ir de Londres a Paris do que neste trem rápido, que atualmente vai da estação St. Pancras à estação Gare du Nord em 2 horas e 15 minutos. Fantástico!


View Londres a Paris in a larger map

Como aparece gente aqui perguntando sobre a melhor forma de ir de Londres a Paris, quer seja para fazer um “bate-volta” ou para prosseguir a viagem até a cidade Luz (ainda se diz isto??), resolvi escrever sobre a minha forma favorita, que é também a mais rápida e barata se você considerar:

1 – o tempo que gastará para ir ao aeroporto na Inglaterra, a antecedência que tem de estar lá para fazer check-in, imigração, etc. e o tempo que gastará para ir do aeroporto da França até o centro de Paris: é impossível fazer isso tudo em menos de 3,5 horas.
♥ O Eurostar sai da estação St. Pancras, que fica no centro de Londres, e chega na Gare du Nord, no centro de Paris.
♥ O check-in para o Eurostar é feito com 30 minutos de antecedência e a viagem leva 2 horas e 15 minutos. Você deve chegar um pouco mais cedo para passar pela imigração e segurança.

Importante: Como o Reino Unido não faz parte do espaço fronteiriço da Europa (espaço Schengen), você terá de fazer imigração para entrar na França. Mas, ao contrário do que acontece quando a viagem é de avião, a imigração é feita no Reino Unido, na estação St. Pancras. Chegando em Paris, é só desembarcar e sair da estação, sem burocracias. Da mesma forma, para voltar para Londres é na estação Gare du Nord que é feita a imigração para entrada no Reino Unido. Por isso, tenha em mãos todos aqueles documentos necessários para imigração, mesmo que você tenha ido passar só um dia em Paris e tenha deixado sua bagagem em Londres.

2 – todos os extras cobrados pelas empresas low-cost e mais o transporte de/para os aeroportos.
♥ No Eurostar, as passagens custam a partir de £39 (ida) ou £69 (ida e volta) para a classe Standard, desde que adquiridas com antecedência. O esquema é similar ao das empresas aéreas, é alocada uma certa quantidade de passagens mais baratas e à medida que vão sendo vendidas, os preços vão aumentando. As passagens do Eurostar são vendidas com até 120 dias de antecedência, então se você se planejar terá grandes chances de conseguir um bom preço.

De Londres a Paris - Eurostar

Eurostar na Estação St. Pancras International

Eurostar para principiantes:

Como comprar as passagens?

As passagens podem ser compradas no site da empresa e impressas na sua casa.

Como é feito o check-in?

O código de barras impresso abrirá a catraca de acesso à sala de embarque, semelhante à do metrô, que é o check-in do Eurostar. É só passar o código de barras na leitora:

eurostar checkin

Não há check-in separado para bagagem, as malas entram com você e, logo depois das catracas, passam pelo raio-x de segurança. Há uma boa sala de espera, com bar, café, banca de revistas, etc. que você pode usufruir até o início do embarque no trem.

Como é feito o embarque?

Aproximadamente 15 minutos antes da hora da partida, é feito o anúncio do embarque. Como a sala de embarque fica embaixo das plataformas você sobe por meio de esteiras rolantes, diretamente para a plataforma em que o trem está estacionado.

E as malas?

Elas te acompanham no trem. Nas extremidades dos vagões há lugares especiais para malas grandes ou, para quem viaja light, a bagagem pode ser acomodada no guarda-volumes em cima das poltronas, ou próximas a você, se o trem não estiver cheio.

Qual é a frequência de trens?

Os trens circulam de 5:40 às 20:30, com uma ou duas saídas por hora, consulte aqui a tabela de horários, válida até maio de 2014. Note que alguns trens param em Ebbsfleet e/ou Ashford (sul da Inglaterra), e que assim levarão um pouco mais de tempo.

É servido comida/bebida?

Há duas lanchonetes em vagões diversos do trem. Você pode também levar sua comida ou bebida, não há restrições quanto a isto.

E o eurotúnel?

São vinte minutos de travessia dentro do túnel e é até um pouco decepcionante já que é só, bem, um túnel :oops:

O que fazer em Paris?

Isso é lá com a Maria Lina e a turma do Conexão Paris, que está com site novo e ainda mais bacana do que já era.

 

Comments

  1. Mariana Piniano says

    Tenho uma amiga que mora em Paris e pedi pra ela comprar o ticket do trem de Paris-Londres para eu não pagar o IOF do cartão. Porém me surgiu uma dúvida: eles pedem para apresentar o cartão de crédito que foi realizado a compra?

    Obrigada.

  2. Patricia says

    Meu sobrenome é bem extenso ( 6!) e queria saber se durante a compra preciso informá-lo inteiro ou apenas o último sobrenome basta (trajeto Londres-Paris). Obrigada!!

  3. says

    Ola,
    Estando em Londres gostaria de ir a Eurodisney com minhas filhas de 13 e 15 anos via Eurostar. Pretendo fazer reserva em Hotel proximo ao Parque e metro e permanecer em Paris por uns 4 dias para, alem da Disney Paris visitar a cidade e fazer outros passeios. Vc sabe qual eh a estação que devo descer e vcconhece algum hotel em Paris proximo ao Parque que eu possa fazer a reserva…

  4. denise says

    eneida,
    como faço para chegar de metro (ou eh melhor onibus??) do hotel Tune Paddington até a estação St. Pancras???

  5. José Martins Filho says

    Cara Eneida,
    Pretendo em setembro fazer Paris/Londres/Paris, da seguinte forma:
    Paris/Londres, através de ferry pelo canal – ha ônibus saindo de Paris?
    Londres (ficarei 05 dias)/Paris pelo Eurostar para embarque no Charles e Goulle às 20:35. Que horas deverei sair de Londres? O Eurostar vai até o Charles de Goulle?
    Grato.

    • says

      Olá José,
      O Eurostar vai até a estação Gare du Nord. Infelizmente, não sei te dizer quanto levaria da estação ao aeroporto Charles de Gaulle. Nosso negócio aqui é Londres :)

  6. Raquel says

    Olá Eneida!
    Gostei muito do seu site! Estou indo em Setembro pra Londres com meu noivo e de lá vamos para Paris. É nossa primeira vez na Europa. Como meu retorno para o Brasil é de Paris, minha viagem de Lon x Par será com toda nossa bagagem. Minha dúvida é se tem algum tipo de restrição para tamanho de mala no trem. Caso seja tranquilo, já vou comprar agora mesmo nossas passagens com Eurostar. Muito obrigada!! Abraços! Raquel

  7. andre says

    como comprar passagem de trem de londres para paris e de paris para brugges ? sou iniciante so fui a paris como faço essas conexões?muito obrigado muito obrigado mesmo

    • says

      Olá Andre,
      Você pode comprar estas passagens diretamente no site do eurostar (www.eurostar.com), ou no site da RailEurope se preferir atendimento em português. Neste caso (Raileurope), você pagará uma taxa de serviços.

  8. Rosana Marlene Cordeiro says

    Ola Eneida,
    Estou com uma dúvida – viajarei com minha filha de 15 anos e estou com 3 cópias da autorização do pai dela para viajar pela Europa.
    Fiquei preocupada com seu comentário que o Reino Unido não é Europa.
    Vou primeiro a Londres onde deixo na imigração uma cópia do documento e depois irei a Paris pela Euro Star onde terei que deixar outra cópia , é isto?
    A autorização é para a Europa terei que fazer um especifica para Londres? Por favor me responda porque embarco no dia 30/06/14.
    Outro detlahe, comprei as passagens de trem no site, já paguei e não tem o c[ódigo de barras, o que devo fazer?
    Grata,
    Rosana

  9. Juliana Mello says

    Oi, adorei seu site e peguei várias dicas. Queria tirar uma dúvida, voltaremos de Londres-Paris no dia do voo de volta para o Brasil que parte as 21hrs (horário local de Paris acredito). Considerando que estaremos com malas, que horário voce acha melhor p/saída de Londres? Da última vez levei da estação de trem em Paris retornando de Amsterdam, para o aeroporto 1hr, você acha que posso chegar as 18 em Paris sem problemas? Tem diferença de horário entre Paris/Londres?

    • says

      Olá Juliana,
      Infelizmente não conheço Paris suficiente para saber quanto tempo você levará da estação ao aeroporto. É preciso também saber com quantas horas de antecedência a empresa aérea exige que vocês cheguem ao aeroporto para o check in (normalmente 3 horas para voos internacionais). Eu sou estressada, por isso sairia de Londres no máximo na hora do almoço. Tem uma hora de diferença entre os dois países (uma hora a mais em Paris).

  10. Ademilson says

    Olá!

    Não tive tempo de explorar o site para ver os serviços que são prestados e em que poderiam me ajudar.

    No momento, gostaria de saber se acha que vale a pena ir a Londres para conhecer em apenas 2 dias completos (observo que viajo com minha esposa e 2 crianças, de 6 e 8 anos). Estarei em Paris de 25 a 30 deste mês e estou pensando em aproveitar para conhecer e fazer a viagem de trem de Paris para Londres. Poderia ficar em Londres de 30/06 a 03/07, quando pegaria um vôo para Portugal, país onde estou residindo até o final do ano. Minha dúvida é porque eu poderia tentar fazer a viagem apenas para Londres em outra data. No entanto, nesse caso, eu perderia a oportunidade de fazer a viagem de trem. Será que é uma grande perda?

    Abraços e obrigado.

    • Ademilson says

      Olá!

      Estarei em Paris de 25 a 30 deste mês e estou pensando em aproveitar para conhecer e fazer a viagem de trem de Paris para Londres, permanecendo em Londres de 30/06 a 03/07. Eu poderia fazer a viagem apenas para Londres em outra data… No entanto, nesse caso, eu perderia a oportunidade de fazer a viagem de trem. Será que é uma grande perda?

      Abraços e obrigado.

    • says

      Olá Ademilson,
      Na minha opinião a viagem de trem não tem nada de especial, é só uma forma confortável e rápida de se viajar entre as duas cidades.

  11. Artur Rabelo says

    Olá, gostaria de saber se os Hosteis são seguros e quartos em casas de moradores também são seguros em Paris e Londres? Algumas reclamações sobre o que ocorreu? agradeço. abraços.

    • says

      Olá Artur,
      Há lugares seguros e inseguros em Londres e Paris. Em geral, Londres é um lugar seguro, mas existem problemas em qualquer lugar do mundo.
      Não entendi “algumas reclamações sobre o que ocorreu”. ??

  12. jacqueline says

    Eneida,
    Tentei fazer uma simulação no site da eurostar e não consigo optar para compra de passagens ida e volta, apenas ida. Também o preço seria 50 euros só para ir e na classe standard. Tem alguma dica quanto a isso? Na verdade, a conexão será Paris – Londres / Londres – Paris no esquema bate e volta.
    Obrigada
    Jacqueline

    • says

      Oi Jacqueline,
      O preço é este mesmo (50 euros equivalem a 40 libras, que é o preço mais barato) por trecho. Para comprar, você escolhe o trem que quer viajar no primeiro trecho, aperta “continue”, e escolhe o outro trecho na próxima tela. Nunca tivemos problemas assim.

  13. Luiza Lorang says

    Gostei das informações e devo consultar mais quando eu tiver uma data definida.
    Obrigada

  14. Luis Claudio says

    Olá, Eneida,
    Pelo que entendi, é aconselhável fazer o check-in 30 minutos antes da partida e aguardar até 15 minutos antes do chamado para embarque. Devo passar pela imigração antes do check-in; portanto, quanto tempo antes do embarque devo chegar em St. Pancras para fazer tudo isso com tranquilidade? Antecipadamente, agradeço!

    • says

      Olá Luis Claudio,
      Se já estiver com a passagem em mãos, chegue pelo menos 45 minutos antes do horário do trem. Se não tiver a passagem, chegue 1 hora antes. O check-in fecha meia hora antes do horário do trem.

  15. Mariana Hermann says

    Olá, ótimas dicas!!! Só gostaria de te perguntar se vc acha necessário comprar com antecedência a passagem de Londres a Paris, ou se consigo comprar meio na hora?? Estou com medo pois farei esse trajeto em 01/07, pleno verão! Obrigada

    • says

      Olá Mariana,
      Se você comprar com antecedência, tem muitas chances de conseguir comprar passagens mais baratas. Se deixar para comprar na hora, pagará mais certamente e correrá o risco de não viajar no melhor horário para você.

  16. Izabeli says

    Eneida, bom dia!

    Gostaria de entender melhor como é feito o check-in na Estação. Com a passagem impressa eu preciso apresentar o cartão de credito usado na compra ? E, se eu quiser comprar as passagens lá em dinheiro, onde posso compra-las ? Obrigada.

    • says

      Olá Izabeli,
      Se você escolheu a opção “Print at home”, o código de barras impresso é sua passagem. Você passa o código de barras na leitora da catraca e ela se abre. Só isso.
      Se você escolheu a opção “TIckets on departure”, você precisa pegar a passagem em uma máquina da estação. Para isso, precisa do cartão de crédito. No entanto, é muito mais fácil optar pelo Print at Home.
      Você pode comprar as passagens na hora, mas certamente serão bem mais caras que comprando com antecedência.
      Veja o mapa da estação com a localização do ticket office: http://stpancras.com/media/200315/st_pancras_international_station_map.pdf

  17. ANDREA says

    boa noite eneida, parabens pelo blog ! em setembro irei com meu marido e nosso filho de 5 anos para paris e depois londres. ja optamos por ir de paris a londres de eurostar, mas considerando que no dia do retorno ao brasil estaremos em londres e nosso voo parte de paris, sugere que a viagem londres – paris seja de eurostar ou aviao ? se formos de aviao ja chegaremos no aeroporto (CDG) e se formos de trem teriamos que fazer um transfer estacao – aeroporto. aguardo. desde ja agradeco !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>