De Londres a Paris

Na época em que não existiam as companhias aéreas low-cost e nem o Eurotúnel sob o canal da Mancha, ir de Londres para qualquer lugar no continente europeu, para quem não podia pagar as altas tarifas aéreas, era uma aventura. Para ir para Paris, você ia de trem de Londres para Dover, no sul da Inglaterra, e lá pegava um ferry-boat que fazia a travessia. Na França, o porto de destino era Calais, onde havia troca para o trem novamente. No total, considerando as trocas e as esperas, o tempo total de viagem era de mais de 9 horas.

Fiz este trajeto diversas vezes e ainda é possível fazê-lo. Mas para mim, desde que o Eurostar começou a operar em 1994, não há forma melhor para ir de Londres a Paris do que neste trem rápido, que atualmente vai da estação St. Pancras à estação Gare du Nord em 2 horas e 15 minutos. Fantástico!


View Londres a Paris in a larger map

Como aparece gente aqui perguntando sobre a melhor forma de ir de Londres a Paris, quer seja para fazer um “bate-volta” ou para prosseguir a viagem até a cidade Luz (ainda se diz isto??), resolvi escrever sobre a minha forma favorita, que é também a mais rápida e barata se você considerar:

1 – o tempo que gastará para ir ao aeroporto na Inglaterra, a antecedência que tem de estar lá para fazer check-in, imigração, etc. e o tempo que gastará para ir do aeroporto da França até o centro de Paris: é impossível fazer isso tudo em menos de 3,5 horas.
♥ O Eurostar sai da estação St. Pancras, que fica no centro de Londres, e chega na Gare du Nord, no centro de Paris.
♥ O check-in para o Eurostar é feito com 30 minutos de antecedência e a viagem leva 2 horas e 15 minutos. Você deve chegar um pouco mais cedo para passar pela imigração e segurança.

Importante: Como o Reino Unido não faz parte do espaço fronteiriço da Europa (espaço Schengen), você terá de fazer imigração para entrar na França. Mas, ao contrário do que acontece quando a viagem é de avião, a imigração é feita no Reino Unido, na estação St. Pancras. Chegando em Paris, é só desembarcar e sair da estação, sem burocracias. Da mesma forma, para voltar para Londres é na estação Gare du Nord que é feita a imigração para entrada no Reino Unido. Por isso, tenha em mãos todos aqueles documentos necessários para imigração, mesmo que você tenha ido passar só um dia em Paris e tenha deixado sua bagagem em Londres.

2 – todos os extras cobrados pelas empresas low-cost e mais o transporte de/para os aeroportos.
♥ No Eurostar, as passagens custam a partir de £39 (ida) ou £69 (ida e volta) para a classe Standard, desde que adquiridas com antecedência. O esquema é similar ao das empresas aéreas, é alocada uma certa quantidade de passagens mais baratas e à medida que vão sendo vendidas, os preços vão aumentando. As passagens do Eurostar são vendidas com até 120 dias de antecedência, então se você se planejar terá grandes chances de conseguir um bom preço.

De Londres a Paris - Eurostar

Eurostar na Estação St. Pancras International

Eurostar para principiantes:

Como comprar as passagens?

As passagens podem ser compradas no site da empresa e impressas na sua casa.

Como é feito o check-in?

O código de barras impresso abrirá a catraca de acesso à sala de embarque, semelhante à do metrô, que é o check-in do Eurostar. É só passar o código de barras na leitora:

eurostar checkin

Não há check-in separado para bagagem, as malas entram com você e, logo depois das catracas, passam pelo raio-x de segurança. Há uma boa sala de espera, com bar, café, banca de revistas, etc. que você pode usufruir até o início do embarque no trem.

Como é feito o embarque?

Aproximadamente 15 minutos antes da hora da partida, é feito o anúncio do embarque. Como a sala de embarque fica embaixo das plataformas você sobe por meio de esteiras rolantes, diretamente para a plataforma em que o trem está estacionado.

E as malas?

Elas te acompanham no trem. Nas extremidades dos vagões há lugares especiais para malas grandes ou, para quem viaja light, a bagagem pode ser acomodada no guarda-volumes em cima das poltronas, ou próximas a você, se o trem não estiver cheio.

Qual é a frequência de trens?

Os trens circulam de 5:40 às 20:30, com uma ou duas saídas por hora, consulte aqui a tabela de horários, válida até maio de 2014. Note que alguns trens param em Ebbsfleet e/ou Ashford (sul da Inglaterra), e que assim levarão um pouco mais de tempo.


Are You Visiting Paris? Get A Paris Pass Here!

É servido comida/bebida?

Há duas lanchonetes em vagões diversos do trem. Você pode também levar sua comida ou bebida, não há restrições quanto a isto.

E o eurotúnel?

São vinte minutos de travessia dentro do túnel e é até um pouco decepcionante já que é só, bem, um túnel :oops:

O que fazer em Paris?

Sugerimos o site Conexão Paris, com tudo que você quer saber sobre Paris e a França.

Paris Pass – passe para atrações e tours em Paris válido por 2, 4, ou 6 dias. O passe é válido, entre outros, para o Museu do Louvre, Museu D’Orsay, Centro Georges Pompidou, a Catedral de Notre Dame, Palácio de Versailles, o ônibus do tipo hop-on, hop-off e passeio de barco no Tâmisa.

Clique aqui para ter todas as informações e comprar o passe com desconto de 6%, usando o código PPJAN6, válido até 31/01/2015 (link de afiliado).

Comentários

  1. Bete Mantovani

    Uma curiosidade:
    Por que o trem de Londres a Paris é tão mais caro que Paris/Londres????
    Nossa, achei a diferença exorbitante para quem quer comprar viagem só de ida…

  2. Juliana Vieira

    Há vários dias tenho tentado comprar o ticket da Eurostar de Londres para Paris, após colocar os meus dados incluindo senha do cartão, o site fica carregando, fica branco e nada acontece.
    Como resolver isso?
    Alguém conhece http://www.capitainetrais.com? Ví essa indicação para realizar a compra. Alguém já usou?

    Abraços Juliana

    • marco

      oi Juliana, qual o seu banco? Tenho Santander e estou tendo o mesmo problema! O engraçado é que comprei passagens de onibus no site da eurolines e o processo foi semelhante mas deu tudo certo. Estou pensando em tentar com outro banco.

      e tenho uma dúvida para comprar as passagens no site da Eurostar. Qual a diferença entre selecionar Londres ou Londres st Pancras e Paris ou Paris Gard Nourd? Existem as 2 opções mas não são a mesma coisa? Se eu escolher Londres e Paris estarei nessas mesmas estações, certo?

      Obrigado,
      Marco

    • Juliana

      Oi Marco!
      Meu banco também é o santander. Acabei comprando o ticket pelo site http://www.b-europe.com, deu certo gerou o ticket, mostrei para uma amiga que é mais experiente em viagens e ela confirmou que está ok.

      Juliana

    • marco

      depois que eu procurei na internet e vi que muita gente está com o mesmo erro, inclusive gente de outros países. Consegui comprar só ontem e pelo aplicativo da eurostar que eu instalei no tablet.. Foi sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>