Pra quem quer tranquilidade: ônibus hop-on, hop-off

A fórmula é a mesma adotada em várias cidades. Em Londres, o ônibus é um double-decker, com o andar de cima aberto para você poder ver melhor e fotografar à medida que vai passeando. A rota é pré-determinada e inclui todos os pontos turísticos centrais da cidade. Quer visitar o museu ou parar para fazer um lanchinho? Não tem problema, desça em qualquer das, sei lá, 50 paradas, fique o tempo que quiser e, no mesmo ponto em que desceu ou qualquer outro da rota, pegue um próximo ônibus. Eles passam a cada vinte minutos.

Ônibus hop-on hop-of em Londres - Big Bus

 

Quem quer ter uma noção geral da cidade, “ticar” todos os monumentos e atrações principais sem, no entanto, visitá-los, pode ficar no ônibus e dar a volta completa no circuito, que leva cerca de 3 horas. Existem rotas com guia dentro do ônibus dando as explicações e fazendo comentários ao vivo, em inglês. Eu, sinceramente, prefiro os comentários gravados. São mais factuais e nos poupam das piadinhas e opiniões pessoais que às vezes irritam (tá bom, sou mau-humorada!).

As duas empresas que operam este tipo de tour em Londres – Original Tours e Big Bus – oferecem, por cerca de £27,00, com descontos para compras on-line ou baixa temporada, o seguinte:

  • Bilhetes válidos por 24 horas ou mais no inverno
  • Uma rota com comentário ao vivo, uma com comentários gravados em diversos idiomas
  • Ônibus circulando a cada 15-20 minutos das 8:30 às 17:30 – 18:00 (horários especiais no inverno)
  • 3 passeios guiados à pé (“Walking tours”), com duração de 1,5 a 2 horas
  • Passeio de barco no Tâmisa (“River Cruise”), de Westminster a Greenwich com comentários e saídas a cada 20-30 min.
  • Centro de visitantes com informações turísticas e venda de ingressos para as principais atrações.

Você pode entrar no ônibus em qualquer parada, mas as empresas recomendam que você se dirija primeiramente ao Centro de Visitantes para saber mais informações, pegar o mapa, tirar suas dúvidas, etc.

Minha sugestão para aproveitar melhor as 24 horas em que seu bilhete é válido é começar a usar o serviço no horário do almoço do primeiro dia, fazer a rota completa à tarde, visitando uma ou duas atrações. No dia seguinte, acorde cedo e comece seu passeio nos primeiros ônibus. Se quiser ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, as duas empresas oferecem um tour à pé com guia, a partir de 10:30. Deixe para fazer o passeio de barco até Greenwich por último, enquanto ainda vale seu bilhete, conheça o Observatório e as atrações de Greenwich tranquilamente, e volte para o centro de Londres de DLR/metrô. Consulte antes todos os horários, não só dos ônibus, passeios à pé e passeio de barco, mas também das atrações que quiser visitar.

Ônibus hop-on hop-off - Original Tours

Original Tours:

Centro de Visitantes: 17-19 Cockspur Street – Trafalgar Square

Bilhetes à venda com desconto on-line aqui.

Mapa das rotas aqui.

Comentários gravados em inglês, francês, espanhol, italiano, russo, alemão e japonês (rota vermelha). Atualização em 2012: a Original também oferece comentários em português.

Outros pontos de início recomendados: Além do Visitor Centre, Victoria ou Piccadilly Circus. Veja mapa aqui.

Para quem chega no Eurostar, há um ônibus saindo da estação St. Pancras nos seguintes horários: 10:05; 11:05, 12:05 16:20 17:20.

F.A.Q. aqui

Compre seu passeio no Original Tours na loja da Visit Britain, órgão oficial do turismo da Grã-Bretanha, clicando aqui. Você receberá um e-voucher para ser trocado pelo bilhete.

Big Bus:

Centro de Visitantes: 48 Buckingham Palace Road

Preços e bilhetes à venda online com descontos aqui.

Comentários gravados em português (de Portugal), além de inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês e russo (rota azul)

Mapa do percurso aqui.

Outros pontos de início recomendados: Baker Street Station, Marble Arch, Trafalgar Square, Green Park e Victoria Station.

Ponto mais próximo da estação St. Pancras (Eurostar): Ponto 75 em Woburn Place

Compre seu passeio no Big Bus na loja da Visit Britain, órgão oficial do turismo da Grã-Bretanha, clicando aquiVocê receberá um e-voucher para ser trocado pelo bilhete.

F.A.Q aqui

banner728x90

O que fazer em um dia em Londres? Veja outras opções aqui:

Maraturismo: roteiro de um dia em Londres

Um passeio de barco pelo Tâmisa

Conhecendo Londres à pé: uma sugestão de roteiro

Walking tours: passeios guiados à pé

E você, fez um tour em um ônibus hop-on, hop-off em Londres ou preferiu se aventurar pelo transporte público da cidade?

Categorias Atrações e Monumentos, Roteiros turísticos, Transporte e tags , , , , , , . Favorite este permalink.

98 comentários para Pra quem quer tranquilidade: ônibus hop-on, hop-off

  1. Eduardo :

    Boa noite, Eneida.
    Vou passar 2 dias em Paris (13 e 14 de abril). Pra falar a verdade eu só queria tirar uma foto na Torre Eiffel e ir pra Portugal, minha próxima parada. Mas minha mulher quer ir aqui e ali e acabei reservando 2 dias em Paris.
    Foi aí que vi que o preço da balsa saindo de Calais p/ Dover fica em 22 euros (3 pessoas + o carro) (e ida e volta !). Achei super barato. O trem de Dover p/ Londres tb é barato (uns 60 euros ida e volta p/ 3 pessoas). O que vc aconselha?
    Eu só queria dar uma volta naqueles ônibus vermelhos de 2 andares e voltar p/ Paris.
    O trem de Dover p/ Londres deixa a gente próximo a algum ponto de ônibus daqueles bem baratinhos? (de 1,35 liras)
    E na volta é fácil pegar o trem p/ Dover?
    Obrigado
    OBS: não falo inglês.

    • Eneida :

      Olá Eduardo,
      Não entendi bem seu programa. Você quer dirigir de Paris a Calais, pegar a balsa para Dover e um trem para Londres e voltar tudo no mesmo dia?
      Eu acho que você gastará muito mais do que está imaginando e não aproveitará nem Paris nem Londres.
      O trem de Dover chega na estação St. Pancras e leva pouco mais de uma hora. A estação fica no centro de Londres e tem transporte fácil para qualquer lugar.

  2. Liana :

    Olá Eneida! Comprei o original tour. Vi que ele faz várias rotas (vermelha, amarela, azul, etc..) Com o meu bilhete eu tenho acesso a todas as rotas ou para cada rota é um valor diferente?
    Obrigada!

Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*


4 + = seis

Você poderá usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>