Pra quem quer tranquilidade: ônibus hop-on, hop-off

A fórmula é a mesma adotada em várias cidades. Em Londres, o ônibus é um double-decker, com o andar de cima aberto para você poder ver melhor e fotografar à medida que vai passeando. A rota é pré-determinada e inclui todos os pontos turísticos centrais da cidade. Quer visitar o museu ou parar para fazer um lanchinho? Não tem problema, desça em qualquer das, sei lá, 50 paradas, fique o tempo que quiser e, no mesmo ponto em que desceu ou qualquer outro da rota, pegue um próximo ônibus. Eles passam a cada vinte minutos.

 

ônibus hop-on hop-off - Big Bus

Quem quer ter uma noção geral da cidade, “ticar” todos os monumentos e atrações principais sem, no entanto, visitá-los, pode ficar no ônibus e dar a volta completa no circuito, que leva cerca de 3 horas. Existem rotas com guia dentro do ônibus dando as explicações e fazendo comentários ao vivo, em inglês. Eu, sinceramente, prefiro os comentários gravados. São mais factuais e nos poupam das piadinhas e opiniões pessoais que às vezes irritam (tá bom, sou mau-humorada!).

As duas empresas que operam este tipo de tour em Londres – Original Tours e Big Bus – oferecem, por cerca de £27,00, com descontos para compras on-line ou baixa temporada, o seguinte:

  • Bilhetes válidos por 24 horas ou mais no inverno
  • Uma rota com comentário ao vivo, uma com comentários gravados em diversos idiomas
  • Ônibus circulando a cada 15-20 minutos das 8:30 às 17:30 – 18:00 (horários especiais no inverno)
  • 3 passeios guiados à pé (“Walking tours”), com duração de 1,5 a 2 horas
  • Passeio de barco no Tâmisa (“River Cruise”), de Westminster a Greenwich com comentários e saídas a cada 20-30 min.
  • Centro de visitantes com informações turísticas e venda de ingressos para as principais atrações.

Você pode entrar no ônibus em qualquer parada, mas as empresas recomendam que você se dirija primeiramente ao Centro de Visitantes para saber mais informações, pegar o mapa, tirar suas dúvidas, etc.

Minha sugestão para aproveitar melhor as 24 horas em que seu bilhete é válido é começar a usar o serviço no horário do almoço do primeiro dia, fazer a rota completa à tarde, visitando uma ou duas atrações. No dia seguinte, acorde cedo e comece seu passeio nos primeiros ônibus. Se quiser ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, as duas empresas oferecem um tour à pé com guia, a partir de 10:30. Deixe para fazer o passeio de barco até Greenwich por último, enquanto ainda vale seu bilhete, conheça o Observatório e as atrações de Greenwich tranquilamente, e volte para o centro de Londres de DLR/metrô. Consulte antes todos os horários, não só dos ônibus, passeios à pé e passeio de barco, mas também das atrações que quiser visitar.

Ônibus hop-on hop-off - Original Tours

Original Tours:

Centro de Visitantes: 17-19 Cockspur Street – Trafalgar Square

Bilhetes à venda com desconto on-line aqui.

Mapa das rotas aqui.

Comentários gravados em português, inglês, francês, espanhol, italiano, russo, alemão e japonês (rota vermelha).

Perguntas frequentes em português, clique aqui.

Outros pontos de início recomendados: Além do Visitor Centre, Victoria ou Piccadilly Circus.

Para quem chega no Eurostar, há um ônibus saindo da estação St. Pancras nos seguintes horários: 10:05; 11:05, 12:05, 15:50 e a cada meia hora até 18:20. Veja a tabela de horários para 2014 aqui.

F.A.Q. aqui

Compre seu passeio no Original Tours na loja da Visit Britain, órgão oficial do turismo da Grã-Bretanha, clicando aqui. Você receberá um e-voucher para ser trocado pelo bilhete.

Big Bus:

Centro de Visitantes: 48 Buckingham Palace Road

Preços e bilhetes à venda online com descontos aqui.

Comentários gravados em português (de Portugal), além de inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, japonês e russo (rota azul)

Mapa do percurso aqui.

Outros pontos de início recomendados: Baker Street Station, Marble Arch, Trafalgar Square, Green Park e Victoria Station.

A rota verde do Big Bus passa pela estação St. Pancras a cada 20 minutos.

Compre seu passeio no Big Bus na loja da Visit Britain, órgão oficial do turismo da Grã-Bretanha, clicando aquiVocê receberá um e-voucher para ser trocado pelo bilhete.

F.A.Q aqui

banner728x90

O que fazer em um dia em Londres? Veja outras opções aqui:

Maraturismo: roteiro de um dia em Londres

Um passeio de barco pelo Tâmisa

Conhecendo Londres à pé: uma sugestão de roteiro

Walking tours: passeios guiados à pé

E você, fez um tour em um ônibus hop-on, hop-off em Londres ou preferiu se aventurar pelo transporte público da cidade?

Comentários

  1. Fernanda

    Olá! Vou pra Londres semana que vem!
    Esses tours sightseeing tem a noite? Já ouviu falar da GoAhead London?
    E o clima? Mto frio?

  2. Lucena

    Oi, Eneida.

    Parabéns pelo blog.
    Vamos em 5 pessoas para Londres, em março, e ficaremos hospedados bem perto de St Pacras. Como ficaremos 8 dias em Londres, pensamos em conhecer Amsterdã e Bruxelas. Pergunto:
    1- É possível?
    1-Saindo de Londres, da estação St Pacras por onde você sugere que iniciemos nossa viagem: Bruxelas ou Amsterdã?
    2- A volta é melhor por qual dessas capitais?

    Abraço grande!

    • Oi LUcena,
      1- sim
      2- Sugiro que vão direto para Amsterdã e na volta parem em Bruxelas. De qualquer jeito, vocês passarão por Bruxelas e lá há troca de trem.

  3. Tercio Santos

    Eneid, gotaria de utilizar o serviço de tour pelos onibus hop-on hop-off. Comprarei direto com o motorista.
    Como são os pontos/paradas deste tipo de onibus? são diferentes? Como saberei onde esperá-los?

    Obrigado

    Tércio Santos

  4. Antonio

    Ótimo site, muito obrigado. Vamos em quatro pessoas para Londres, em pleno inverno (final de Janeiro), portanto dificilmente vamos aproveitar o upper deck. Gostaria de saber qual dos dois concorrentes faz o melhor roteiro, tem a melhor frequência etc. Enfim, qual seria o melhor. Grato.

    • Oi Antonio,
      São muito parecidos, o que um faz o outro copia. Eu compraria o que tivesse com preço melhor na época.

  5. Telma

    Pretendo ir de trem de Paris p/Londres passar o dia e voltar p/Paris. Como faço o para pegar o Big Bus na estação? Vou no mês de maio, obrigada.

  6. Carla

    Olá Eneida!
    estarei em Londres por somente 3 dias e gostaria de saber qual é a melhor empresa para este serviço de HOP ON HOP OFF. Ia comprar pela Global Tours, porém você não os mencionou… tenho medo de ficar aguardando um ônibus por muito tempo e ele não passar nunca… estou procurando uma empresa que tenha bastante disponibilidade de ônibus.
    você acha que devo utilizar a GLOBAL TOURS mesmo ou essas que você citou são melhores?
    Obrigada desde já!!

    • Oi Carla,
      Você tem certeza que é Global Tours? Nunca ouvi falar. Conheço três empresas: Big Bus, Original (que estão no post) e um mais novo chamado Golden Tours Panorama. Este último é um pouco mais barato, mas tem uma frequência menor e a rota também é um pouco menor. Os dois primeiros são basicamente iguais.

    • Oi Paula,
      Em alguns pontos, há funcionários vendendo o ticket, mas creio que dentro do ônibus não é possível comprar. Não tenho certeza.

  7. Ana

    Olá Eneida, percebo que você é a salvadora dos brasileiros, que bom!!! Pretendo comprar o Original Tours pela internet, mas tem que validar para poder usar? Chego em St Pancras numa segunda feira 2/6 por volta das 11horas, vou deixar minhas malas lá mesmo, posso embarcar direto no onibus-hop-on-hop-off em St Pancras ou tenho que validar o voucher em outro lugar? Seria melhor comprar na hora com o motorista? O que você sugere? Obrigada

    • Olá Ana,
      Se você comprar online tem um descontinho, mas tem de validar o ticket. Se comprar direto do motorista, ou dos vendedores, tem que pagar em dinheiro e o preço é 29 libras. Acho que é melhor comprar com o motorista (entendo que você ficará em Londres só este dia?)

  8. Heloisa

    Boa noite, estou aproveitando várias dicas, tenho algumas dúvidas: o passeio a pé e o de barco podem ser feitos depois do prazo de 24 hs?? Posso comprar 2 dias com desconto como em NY?? Obrigada.

    • Oi Heloisa,
      Entendo que não, você tem de fazer tudo nas 24 horas. No momento, o Big Bus tem passagem para 48 horas, o Original Tours não.

  9. Karinina

    Oi Eneida!!

    O ônibus hop on hop off esta incluído no London Pass??

    Obrigada mais uma vez!

    Karinina

  10. Karinina

    Oi Eneida!!

    Parabéns pelo site!!

    Chego em Londres dia 20/05 as 10:00hs na estação St. Pancras, vi q o bus Hop-on Hop-off Tour passa na estação, êh vantagem eu pegar ele? Tem como guardar a bagagem? Ou seria melhor ir para o hotel? Irei ficar 3 dias e já queria aproveitar. Vou ficar hospedada no Hilton London Wembley. Obrigada, Karinina.

    • karinina

      Oi Eneida! Muito obrigada!

      Posso comprar o bus Hop-on Hop-off na estação St Pacras? Fui comprar pelo site, mas tenho que validar depois né? e em St Pacras não valida não isso?

      Mais uma vez obrigada!

      Karinina

    • KARININA

      Oi Eneida!

      Deixa eu te abusar mais um pouquinho, de St. Pancras parao Hotel Hilton London Wembley, qual melhor transporte?

      Obrigada,
      Karinina.

    • Oi Karinina,
      É fácil, pegue a Metropolitan Lines (vinho no mapa) para a estação Wembley Park Station. De lá, acho que dá para ir à pé.

    • KARININA

      Eneida me desculpa, mas não entendi bem… posso comprar o bus Hop-on Hop-off Tour pela internet e em St. Pancras valido normal com o motorista?

      Obrigada, Karinina.

    • Oi Karinina,
      Entendo que se comprar pela internet você terá de validar o ticket. Para comprar com o motorista é um pouco mais caro que online, mas é direto, não precisa validar.

  11. Loise

    Olá Eneida!
    Chego a Londres em 21/95, às 9:13 h, em St Pacras . Desejo fazer um tour no
    hop on/off bus sei que a empresa Original tem saída de St Pacras mas pretendo utilizar o Big Bus. Você pode me dizer aonde pegar o ônibus mas próximo de St Pacras?

  12. Luiza

    Ola Eneida, em primeiro ligar quero te agradecer por todo o cuidado que demonstras pelas pessoas mantendo esse blog no ar! Eu e minha mãe iremos pela primeira vez para Londres em junho 2014 e teu blog esta servindo como base para nossa viagem – até já virasse “amiga” da família (minha mãe quer saber algo e diz “pergunta pra Eneida” hehehe).

    Minha primeira dúvida é: comprando esse passeio Hop on – hop of pela The Original Tours tem direito ao passeio de barco no tâmisa. Esse passeio tb é hop on- hop off ou precisa se manter direto no barco?

    segunda dúvida: comprei passagem de trem Londres-Edinburgo-Londres e gostaria de saber se essa passagem serve para a promoção 2for1 em Londres (ou se serve para Edinburgo) ou de fato tenho que comprar o travelcard de papelão para fazer valer a promoção?

    terceira dúvida: a 10 anos minha mãe vai para a Polônia direto e sempre leva pacotes de café fechados a vacuo dentro da mala. Como iremos para a Polonia depois de Londres, sabes se é possivel entrar com café na mala em Londres?

    Desde já obrigada!!

  13. Eduardo

    Boa noite, Eneida.
    Vou passar 2 dias em Paris (13 e 14 de abril). Pra falar a verdade eu só queria tirar uma foto na Torre Eiffel e ir pra Portugal, minha próxima parada. Mas minha mulher quer ir aqui e ali e acabei reservando 2 dias em Paris.
    Foi aí que vi que o preço da balsa saindo de Calais p/ Dover fica em 22 euros (3 pessoas + o carro) (e ida e volta !). Achei super barato. O trem de Dover p/ Londres tb é barato (uns 60 euros ida e volta p/ 3 pessoas). O que vc aconselha?
    Eu só queria dar uma volta naqueles ônibus vermelhos de 2 andares e voltar p/ Paris.
    O trem de Dover p/ Londres deixa a gente próximo a algum ponto de ônibus daqueles bem baratinhos? (de 1,35 liras)
    E na volta é fácil pegar o trem p/ Dover?
    Obrigado
    OBS: não falo inglês.

    • Olá Eduardo,
      Não entendi bem seu programa. Você quer dirigir de Paris a Calais, pegar a balsa para Dover e um trem para Londres e voltar tudo no mesmo dia?
      Eu acho que você gastará muito mais do que está imaginando e não aproveitará nem Paris nem Londres.
      O trem de Dover chega na estação St. Pancras e leva pouco mais de uma hora. A estação fica no centro de Londres e tem transporte fácil para qualquer lugar.

  14. Liana

    Olá Eneida! Comprei o original tour. Vi que ele faz várias rotas (vermelha, amarela, azul, etc..) Com o meu bilhete eu tenho acesso a todas as rotas ou para cada rota é um valor diferente?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>