A Abadia de Westminster (Westminster Abbey) é uma igreja anglicana onde são realizados casamentos e sepultamentos de reis e personalidades britânicas há mais de mil anos.
É lá que, desde 1066, ocorre a cerimônia de coroação do monarca britânico.
Anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam este templo histórico, que não é somente uma atração turística, mas uma igreja em funcionamento com missas e serviços religiosos diários.
Um pouco da história da Abadia de Westminster
A Abadia de Westminster foi fundada como um monastério beneditino no ano 960, época em que a igreja cristã na Inglaterra seguia a autoridade da Igreja Católica Romana.
Nos anos 1040, o Rei Eduardo estabeleceu seu palácio nas margens do Tâmisa e resolveu ampliar o monastério existente chamando-o West Minster (Catedral do Oeste), em contraste à Catedral de São Paulo (St Paul’s Cathedral) que fica no leste da cidade.
A primeira cerimônia de coroação na Abadia ocorreu em 1066, quando William, o Conquistador recebeu a coroa, e desde então 38 monarcas britânicos foram coroados nesta igreja, incluindo a atual, Rainha Elizabeth II.
O antigo trono da coroação usado em todas as cerimônias pode ser visto na igreja.
A Abadia de Westminster também já foi palco de 16 casamentos reais, o último deles, entre o Príncipe William e Kate Middleton, tendo ocorrido em abril de 2011.
Em 1946, a Rainha Elizabeth se casou com Philip Mountbatten também na Abadia.
No século XVI, o rei Henrique VIII fundou a Igreja Anglicana que passou a ter seus próprios cultos e tradições, considerando as escrituras e a tradição como autoridade.
A Westminster Abbey passou a ser, desde então, uma igreja cristã Anglicana e não Católica.
A construção da igreja que hoje vemos começou em 1245 e ela é um dos primeiros exemplares da arquitetura gótica na Inglaterra.
Juntamente com o prédio do Parlamento Britânico (Westminster Palace) e com a igreja de Santa Margarete (St. Margareth’s), a Abadia de Westminster é considerada patrimônio histórico mundial pela UNESCO.
Leia aqui sobre os quatro locais considerados patrimônio mundial em Londres.
O que ver na Abadia de Westminster
Você certamente se impressionará com a arquitetura e os vitrais da igreja, além de poder conhecer o trono da coroação e apreciar os diversos memoriais e túmulos de reis, rainhas, escritores, poetas, cientistas, atores e políticos.
Trono da Coroação (1 no mapa acima)
O trono usado na coroação de reis e rainhas britânicos há mais de 700 anos é um dos destaques da Westminster Abbey.
Desde 1308, trinta e oito cerimônias de coroação aconteceram na Abadia e este trono sempre foi a peça principal da cerimônia.
Túmulos e Memoriais
A Abadia de Westminster é um verdadeiro memorial da nação. Cerca de 3000 pessoas foram sepultadas na igreja e nos claustros e há mais de 600 monumentos e placas comemorativas dispostas.
Túmulo do Soldado Desconhecido (2 no mapa)
Entre os túmulos, um destaque para o do Soldado Desconhecido (The Unknown Warrior), onde o povo britânico, assim como visitantes de outros países, prestam homenagem a este homem desconhecido que representa milhares de heróis de guerra.
O corpo deste soldado, que lutou pelo exército britânico na I Guerra Mundial, foi trazido da França para ser enterrado na Abadia em 11 de novembro de 1920.
O dia 11 de novembro é conhecido como Dia do Armistício, ou Remembrance Day, pois foi neste dia em 1918 que terminou oficialmente a I Guerra Mundial.
In proud memory of those Warriors who died unknown in the Great War. Unknown, and yet well-known; as dying, and behold they live.”
Cartão escrito pelo Rei George V colocado no caixão do soldado desconhecido juntamente com uma coroa de flores.
O túmulo é coberto com uma placa de mármore preto e é o único lugar da Abadia em que não se pode pisar. Ele está sempre enfeitado com as típicas papoulas vermelhas, flor que representa a memória dos que morreram pelo país.
Leia aqui sobre o Dia do Armistício em Londres
Em 1923, o Duque de York (que se tornaria o Rei George VI, pai da Rainha Elizabeth) se casou na Abadia de Westminster com Elizabeth Bowes Lyon, que ficou conhecida com Rainha Mãe.
Quando a noiva estava deixando a abadia, ela colocou seu buquê no túmulo do soldado desconhecido em homenagem a seu irmão que havia perdido a vida na guerra.
Desde então, todas as noivas reais que se casaram na Abadia (além de outras que se casaram em outros locais) têm mandado seus buquês para serem colocados no túmulo do soldado desconhecido.
A Abadia é também o lugar de descanso de trinta monarcas britânicos, sendo o primeiro deles o Rei Edward, cujos restos mortais estão dispostos em um santuário atrás do altar principal juntamente com os de 5 outros monarcas medievais.
Túmulos de cientistas (3 no mapa)
Alguns dos mais renomados cientistas britânicos, entre físicos, químicos, matemáticos e astrônomos, estão enterrados na Westminster Abbey.
O mais célebre deles é o matemático e astrônomo, Sir Isaac Newton, que foi enterrado na abadia em 1727. Além do túmulo, Newton foi também homenageado com um monumento.
Na abadia também estão enterrados Charles Darwin (1882) e as cinzas de Stephen Hawking, que foram enterradas na abadia em 2018. Como são raros os enterros na abadia desde o final do século XX, foi considerada uma grande (e merecida) honraria para o físico.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Lady Chapel (8 no mapa)
Esta linda capela é uma joia da arquitetura medieval, concluída em 1516. Com uma abóbada extremamente intrincada e vitrais maravilhosos é um dos destaques da Abadia.
Na Lady Chapel estão enterrados quinze reis e rainhas, incluindo Elizabeth I, Mary I , e Mary Queen of Scots (7 no mapa).
Poets’ Corner (9 no mapa)
Poets’ Corner é o local onde são celebrados os grandes nomes da literatura britânica.
Mais de 100 poetas e escritores, entre eles Chaucer – primeiro poeta a ser enterrado na Abadia em 1400 -, Charles Dickens e Tennyson estão enterrados, ou são homenageados.
As escritoras Jane Austen e as irmãs Bronte, embora enterradas em outros locais da Inglaterra, têm memoriais no Poets’ Corner.
O grande ator Sir Laurence Olivier também está enterrado neste local.
Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha
Depois de 700 anos, foi aberto ao público em 2019 um espaço medieval chamado de Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha.
Essas galerias ficam 16 metros acima do nível térreo e exibem alguns tesouros da abadia, entre eles a efígie de alguns reis medievais, a autorização de casamento do Príncipe William e um rico manuscrito de um missal em latim.
O acesso à galeria é feito pela Weston Tower, de onde é possível ter lindas vistas do exterior da Abadia e do Palácio de Westminster. Para visitar estas galerias é cobrado um extra de £4,50.
Tours na Abadia de Westminster
A melhor forma de conhecer o interior da abadia é usando o audioguia, incluído no preço do ingresso.
Há uma versão em português europeu que é muito boa, mas para quem entende bem o inglês, a versão narrada pelo ator Jeremy Irons é bem mais interessante.
O audioguia em diversos idiomas também pode ser baixado em versão para iPhone ou Android (gratuito). O tour leva aproximadamente 1 hora e inclui todos os destaques da Westminster Abbey.
Não é legal
Não é permitido fotografar ou filmar o interior da Abadia.
Como visitar gratuitamente a Abadia de Westminster
O valor arrecadado com ingressos para visitação é usado para cobrir os altos custos da Abadia, mas os serviços religiosos são abertos a quem queira participar, sendo por eles nada cobrado.
Em geral, de segunda à sexta-feira há uma oração às 7h30 (“Morning Prayer”) seguida de comunhão em uma das capelas, a Comunhão Sagrada (“Holy Communion”) na nave principal às 12h30 e às 17h00 acontece a oração da tarde cantada.
Às segundas, terças, quintas, sextas e sábados às 17h00 e domingos às 15h00, você poderá ouvir o coro da abadia cantando na “Evensong” (oração da tarde), na nossa opinião uma forma maravilhosa de conhecer a nave da igreja.
Aos domingos, dia em que a Abadia não abre a porta aos turistas, há cultos em diversos horários e ocorre também um recital de órgão às 17h45, tocado pelos organistas da casa, ou por convidados. Este recital também é gratuito.
Note, no entanto, que você não fará o tour completo por todas as áreas da igreja, mas somente conhecerá a nave principal onde acontecem os serviços religiosos.
Confira a programação da Abadia de Westminster na data de sua visita, já que pode haver alteração.
Horário de funcionamento da Abadia de Westminster
Em geral, a Abadia de Westminster está aberta para visitação de segunda a sábado entre 9h30 e 15h30 (última entrada).
Como a Abadia de Westminster é uma igreja ativa, os horários podem ser alterados devido a celebrações e eventos especiais. É altamente recomendado consultar o site para conferir o horário no dia em que planeja visitar.
Os horários com menos fila são os primeiros da manhã e no final da tarde na quarta-feira.
Ingressos para a Abadia de Westminster
Adultos £25 para compra antecipada online. A visita é com data e hora marcada em intervalos de meia hora. Você pode ficar na abadia o tempo que quiser, desde que respeitando o horário de fechamento.
Ingressos para a Abadia de Westminster com desconto
Se você está planejando conhecer diversas atrações pagas de Londres, vale a pena comprar um passe que inclui diversas atrações e é mais barato que pagar os ingressos separadamente.
Em Londres você tem a opção do London Pass, ou do London Explorer Pass, ambos incluindo a Abadia de Westminster.
O London Pass dá direito a ingresso nas principais atrações de Londres por 1, 2, 3, 6 ou 10 dias consecutivos.
Já o London Explorer Pass, é um passe flexível para visitar 3, 5, ou 7 atrações, inclusive a Abadia, no período de 90 dias.
Veja informações sobre os passes aqui e saiba qual deles é mais vantajoso para você.
A Abadia também participa da promoção 2for1, com exceção de algumas épocas do ano. Normalmente, a Abadia não participa da promoção no período de abril a agosto. Leia aqui sobre a promoção 2for1.
Chá da tarde na Abadia de Westminster
O café Cellarium, que funciona na adega dos monges beneditinos do ano 960 dC, serve o chá da tarde tradicional britânico por £21 por pessoa.
Endereço e como chegar
Westminster Abbey
City of Westminster, London SW1P 3PA
Westminster Abbey está próxima ao famoso prédio do Parlamento Britânico e do Big Ben. Da estação de metrô Westminster (linhas Circle, District e Jubilee) são cinco minutinhos de caminhada. Veja o mapa:
Uma visita a Abadia de Westminster está incluída no primeiro roteiro do nosso Guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas. Conheça o guia, clicando aqui.
O ônibus hop-on hop-off tem parada próxima à Abadia.
Este post contém links de afiliado. Isso indica que recebemos uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%