A Abadia de Westminster (Westminster Abbey) é uma igreja anglicana onde são realizados casamentos e funerais de reis e personalidades britânicas há mais de mil anos.
É lá que, desde 1066, ocorre a cerimônia de coroação do monarca britânico. Em 2011, a Abadia foi palco do casamento real entre o Príncipe William e a então Kate Middleton.

Anualmente, mais de um milhão de pessoas visitam este templo histórico, que não é somente uma atração turística, mas uma igreja em funcionamento com missas e serviços religiosos diários.
Um pouco da história da Abadia de Westminster
A Abadia de Westminster foi fundada como um monastério beneditino no ano 960, época em que a igreja cristã na Inglaterra seguia a autoridade da Igreja Católica Romana.
Nos anos 1040, o Rei Eduardo estabeleceu seu palácio nas margens do Tâmisa e resolveu ampliar o monastério existente chamando-o West Minster (Catedral do Oeste), em contraste à Catedral de São Paulo (St Paul’s Cathedral) que fica no leste da cidade.
A primeira cerimônia de coroação na Abadia ocorreu em 1066, quando William, o Conquistador recebeu a coroa, e desde então 26 monarcas britânicos foram coroados nesta igreja, incluindo a atual, Rainha Elizabeth II.
O antigo trono da coroação usado em todas as cerimônias pode ser visto na igreja.
A Abadia de Westminster também já foi palco de 16 casamentos reais, o último deles, entre o Príncipe William e Kate Middleton, tendo ocorrido em abril de 2011.
Em 1946, a Rainha Elizabeth se casou com Philip Mountbatten também na Abadia.

No século XVI, o rei Henrique VIII fundou a Igreja Anglicana que passou a ter seus próprios cultos e tradições, considerando as escrituras e a tradição como autoridade.
A Westminster Abbey passou a ser, desde então, uma igreja cristã Anglicana e não Católica.
A construção da igreja que hoje vemos começou em 1245 e ela é um dos primeiros exemplares da arquitetura gótica na Inglaterra.
Juntamente com o prédio do Parlamento Britânico (Westminster Palace) e com a igreja de Santa Margarete (St. Margareth’s), a Abadia de Westminster é considerada patrimônio histórico mundial pela UNESCO.
O que ver na Abadia de Westminster
Você certamente se impressionará com a arquitetura e os vitrais da igreja, além de poder conhecer o trono da coroação e apreciar os diversos memoriais e túmulos de reis, rainhas, escritores, poetas, cientistas, atores e políticos.
Cerca de 3300 pessoas estão enterradas na igreja e nos claustros e há mais de 600 monumentos e placas comemorativas nas paredes.
Entre os túmulos, um destaque para o do Soldado Desconhecido, onde o povo britânico, assim como visitantes de outros países, prestam homenagem a seus heróis de guerra.
A Abadia é também o lugar de descanso de trinta monarcas britânicos, sendo o primeiro deles o Rei Edward, cujos restos mortais estão dispostos em um santuário atrás do altar principal juntamente com os de 5 outros monarcas.
Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha
Depois de 700 anos, foi aberto ao público em 2019 um espaço medieval chamado de Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha.
Essas galerias ficam 16 metros acima do nível térreo e exibem alguns tesouros da abadia, entre eles a efígie de alguns reis medievais, a autorização de casamento do Príncipe William e um rico manuscrito de um missal em latim.
O acesso à galeria é feito pela Weston Tower, de onde é possível ter lindas vistas do exterior da Abadia e do Palácio de Westminster. Para visitar estas galerias é cobrado um extra de £5.
Veja o mapa da abadia com os destaques da visitação aqui.
Tours na Abadia de Westminster
A melhor forma de conhecer o interior da abadia é usando o audioguia, incluído no preço do ingresso.
Há uma versão em português europeu que é muito boa, mas para quem entende bem o inglês, a versão narrada pelo ator Jeremy Irons é bem mais interessante.
O audioguia em diversos idiomas também pode ser baixado em versão para iPhone ou Android (gratuito). O tour leva aproximadamente 1 hora e inclui todos os destaques da Westminster Abbey.
Um canto especial
Poet’s Corner é o local onde são celebrados os grandes nomes da literatura britânica.
Mais de 100 poetas e escritores, entre eles Chaucer – primeiro poeta a ser enterrado na Abadia em 1400 -, Charles Dickens e Tennyson estão enterrados, ou são homenageados.
As escritoras Jane Austen e as irmãs Bronte, embora enterradas em outros locais da Inglaterra, têm memoriais no Poet’s Corner.
O grande ator Sir Laurence Olivier também está enterrado neste local.
Não é legal
Não é permitido fotografar ou filmar o interior da Abadia.
Como visitar gratuitamente a Abadia de Westminster
O valor arrecadado com ingressos para visitação é usado para cobrir os altos custos da Abadia, mas os serviços religiosos são abertos a quem queira participar, sendo por eles nada cobrado.
Em geral, de segunda à sexta-feira há uma oração às 7h30 (“Morning Prayer”) seguida de comunhão em uma das capelas, a Comunhão Sagrada (“Holy Communion”) na nave principal às 12h30 e às 17h00 acontece a oração da tarde cantada.
Às segundas, terças, quintas, sextas e sábados às 17h00 e domingos às 15h00, você poderá ouvir o coro da abadia cantando na “Evensong” (oração da tarde), na nossa opinião uma forma maravilhosa de conhecer a nave da igreja.
Aos domingos, dia em que a Abadia não abre a porta aos turistas, há cultos em diversos horários e ocorre também um recital de órgão às 17h45, tocado pelos organistas da casa, ou por convidados. Este recital também é gratuito.
Note, no entanto, que você não fará o tour completo por todas as áreas da igreja, mas somente conhecerá a nave principal onde acontecem os serviços religiosos.
Confira a programação da Abadia de Westminster na data de sua visita, já que pode haver alteração.
Horário de funcionamento da Abadia de Westminster
Em geral, a Abadia de Westminster está aberta para visitação de segunda a sábado entre 9h30 e 15h30.
Às quartas-feiras, no entanto, é possível visitar a Abadia entre 16h30 e 18h30. O ingresso é mais barato, mas não inclui o audioguia e o acesso a alguns locais não é permitido (The Queen’s Diamond Jubilee Galleries, the Quire, the Lantern, the High Altar).
Como a Abadia de Westminster é uma igreja ativa, os horários podem ser alterados devido a celebrações e eventos especiais. É altamente recomendado consultar o site para conferir o horário no dia em que planeja visitar.
Os horários com menos fila são os primeiros da manhã e no final da tarde na quarta-feira.
Ingressos para a Abadia de Westminster
Até 31/03/2020: £21 ou US$29 (adultos) para compra antecipada online
A partir de 01/04/2020: £22
A loja online VisitBritain vende ingressos podem ser comprados com antecedência. Você receberá um e-ticket, válido por um ano. Não é preciso marcar data. Para comprar, clique aqui (valores em US$)
Ingressos com desconto
Se você está planejando conhecer diversas atrações pagas da cidade, vale a pena comprar um passe que inclui diversas atrações e é mais barato que pagar os ingressos separadamente.
Em Londres você tem a opção do London Pass, ou do London Explorer Pass, ambos incluindo a Abadia de Westminster.
O London Pass dá direito a ingresso nas principais atrações de Londres por 1, 2, 3, 6 ou 10 dias consecutivos.
Já o London Explorer Pass, é um passe flexível para visitar 3, 5, ou 7 atrações, inclusive a Abadia, no período de 30 dias.
Veja informações sobre os passes aqui e saiba qual deles é mais vantajoso para você.
A Abadia também participa da promoção 2for1, com exceção de algumas épocas do ano. Em 2020, a promoção não é válida para a Abadia de Westminster no período de 30 de março a 19 de abril e de 13 de julho a 30 de agosto. Leia aqui sobre a promoção 2for1 ou baixe aqui o voucher da promoção para a Abadia.
Chá da tarde na Abadia de Westminster
O café Cellarium, que funciona na adega dos monges beneditinos do ano 960 dC, serve o chá da tarde tradicional britânico a partir de 10h00 por £19 por pessoa.
Endereço e como chegar
Westminster Abbey
City of Westminster, London SW1P 3PA
Westminster Abbey está próxima ao famoso prédio do Parlamento Britânico e do Big Ben. Da estação de metrô Westminster (linhas Circle, District e Jubilee) são cinco minutinhos de caminhada. Veja o mapa:
Uma visita a Abadia de Westminster está incluída no primeiro roteiro do nosso Guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas. Conheça o guia, clicando aqui.
O ônibus hop-on hop-off tem parada próxima à Abadia.
Este post contém links de afiliado. Isso indica que recebemos uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
O que você precisa para sua viagem?
- Compre aqui ingressos para atrações, musicais, esportes e tours com os melhores preços
- Conheça nossa seleção de hotéis em Londres nas melhores regiões para turistas e com ótimo custo-benefício
- Compare preços dos melhores seguros de viagens e contrate o seu
- Contrate os melhores guias brasileiros para te acompanhar pela cidade
- Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios pela Inglaterra
- Eternize sua viagem com fotos feitas por uma fotógrafa profissional brasileira
- Conheça o melhor de Londres com os passeios guiados em português em pequenos grupos
- Solicite um chip gratuito para celular com entrega no Brasil
Giovana B.
Olá!
Fiquei na duvida sobre essa parte do post: Aos domingos, dia em que a Abadia não abre a porta aos turistas, há cultos em diversos horários e ocorre também um recital de órgão às 17h45, tocado pelos organistas da casa, ou por convidados. Este recital também é gratuito.
Este recital é gratuito, mas no domingo não abre a porta aos turistas. Apenas moradores conseguem entrar?
Eneida
Olá Giovana,
Qualquer pessoa consegue entrar. Só não é possível fazer a visitação em todas as partes da igreja, com audioguia, etc. Isso só é possível de segunda a sábado.
Maria Regina
Olá,
Na Inglaterra quando há preço diferenciado para pessoas com mais de 60 anos há restrição quanto à nacionalidade?
Quando fui com meus pais na França e Itália, em 2010, a redução no preço só era válida para cidadãos europeus.
Agradeço a resposta.
Eneida
Olá Maria Regina,
Não há restrição de nacionalidade.
Igor Almeida
Promoção 2for1 já está disponível para esta atração \Õ/
Kaue
Informacao importante: agora em outubro usamos na abadia a promocao 2 por 1 do Travel Card (leve o voucher impresso e mostre os travelcards na porta)
Eneida
Oi Kaue,
Obrigada, vou atualizar o post.
Jacqueline
Vcs pegaram fila para entrar na Abadia, usando o 2for1? Obrigada!
Jamile Mantovani
Olá Eneida!
Primeiro parabéns pelo blog, muito rico em informações! Estou montando meu roteiro para Londres e peguei várias dicas aqui, inclusive a compra de ingressos.
Lendo o post fiquei com uma dúvida, para os ingressos da abadia darem direito a fast track tem que ser comprados com 2 meses de antecedência? No meu caso vou estar em Londres nos dia 29,28,30,31/10, não posso comprar ainda, tem que ser em setembro, é isso?
E também qual é o link de vocês para eu comprar esse ingresso?
Obrigada!
Eneida
Olá Jamile,
Parece que o site de venda de ingressos da abadia está em manutenção no momento e não está sendo possível comprar ingressos online.
Se quiser um ingresso para outubro com data em aberto (exceto para ser usado entre 15 de julho e 31 de agosto), sugerimos o site do VisitBritain: http://bit.ly/29IKOlq
Jamile Mantovani
Olá Eneida,
Muito obrigada pelo rápido retorno.
Ok vou fazer isso então, ai esse ingresso do VisitBritain é com fast track?
E esse já é o link de vocês?
Obrigada!
Eneida
Oi Jamile,
O ingresso não é com fast track. O link é de afiliado.