Sim, é verdade! O Big Ben está em reformas desde 2017 e o prazo para término das obras ainda não está confirmado. A última previsão é que tudo estará concluído em 2021.
Primeiramente, vamos esclarecer para quem não sabe: Big Ben é o nome do sino do relógio majestoso que ocupa o cume da chamada Elizabeth Tower, parte do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico.
Mas por metonímia (lembra desta aula?), nos referimos ao relógio e à torre que o abriga também por este nome. É esta coisa maravilhosa que todo mundo conhece:

Ele tem quase 170 anos, tempo em que reinaram 5 monarcas e que o país foi conduzido por 45 primeiros ministros!
Até durante a Blitz, quando Londres sofreu uma série de bombardeios durante a II Guerra Mundial, se ouviam as badaladas do Big Ben, que poucas vezes se silenciou durante esse longo período.
Reformas no Big Ben
Para garantir que o relógio mais famoso do Reino Unido continue a funcionar por mais algumas centenas de anos, está sendo feito um extenso trabalho de manutenção, que inclui conserto dos ponteiros, mecanismo e pêndulo.

O início das obras de restauração e conserto do relógio e da Torre se deu nos primeiros meses de 2017, e a previsão é que termine somente em 2021.
Durante este período, não ouviremos por diversos meses as badaladas do Big Ben. O Parlamento garante, no entanto, que em algumas datas especiais, como na celebração do Ano Novo, o sino tocará normalmente.
A obra estimada em £61 milhões de libras não afetará somente o relógio, mas também a Torre, que atualmente apresenta rachaduras e vazamentos, além de corrosão no telhado e na estrutura que sustenta os sinos.
Será também instalado um elevador, para melhorar a acessibilidade para os que não conseguem subir os 334 degraus da escada em espiral que leva ao topo da Elizabeth Tower.

Para o turista, está sendo uma decepção ver este símbolo de Londres envolto em andaimes. O Parlamento informa, através do website, que os andaimes serão necessários durante toda a duração da obra para possibilitar o acesso às partes exteriores, mas serão removidos aos poucos, à medida que não forem mais indispensáveis.
Assim, não se espante se quando você chegar a Westminster não consiga ver o tão famoso Big Ben!
Update em outubro de 2017:

Update em janeiro de 2018:

Update em julho de 2018:

Em março de 2019, foi revelada a face norte do relógio. Para surpresa de todos, os ponteiros, o mostrador e os números, que eram pintados de preto desde os anos 1930, estão agora com um lindo azul da Prússia, com detalhes em dourado.
As novas cores foram determinadas através de uma extensa pesquisa sobre como eram as cores originais da torre e do relógio. O objetivo é que o relógio e a torre retornem ao que eram no projeto original dos arquitetos Charles Barry e A.W. Pugin. Tá ficando bonito!

Update em dezembro de 2019: sem muita novidade, a torre continua escondida pelos andaimes…

Desde o final de setembro de 2020, estão sendo retirados os andaimes que estavam cobrindo o telhado, bem no topo da torre. Agora vamos poder ver como ficou a restauração desta parte importante da Elizabeth Tower.
As 3.433 telhas de ferro fundido tinham sido retirados e enviadas para uma oficina especializada no norte da Inglaterra. O pináculo da torre, composto de uma cruz e um globo também foram completamente restaurados e já estão à vista.

Siga nosso Instagram, com atualizações frequentes sobre o estado do Big Ben e outras fotos e dicas maravilhosas de Londres: @londresparaprincipiantes.
Leia também:
10 lugares para tirar fotos maravilhosas em Londres
Londres dos Londrinos: as dicas do Instagram
Visita ao Palácio de Westminster: sede do Parlamento Britânico
Filipe
Boa tarde . Tudo bem?
Estou Planejando uma viagem para Londres em Junho de 2020. Será que conseguirei ver parcialmente o Big Ben?
Obrigado
Eneida
Olá Filipe,
Provavelmente verá como na última foto, com andaimes e uma face do relógio a vista.
Paula
Olá, tudo bem? Tenho uma viagem para Londres em Novembro de 2021. Você acredita que até lá a torre estará pronta e sem os tapume?
Eneida
Oi Paula,
Acredito que sim, mas vamos acompanhando aqui.
Luis andré
Olá tudo bem?
Vocês saberiam dizer se até Maio de 2020, ainda estaria coberto por andaimes? Ou possivelmente já estariam retirando..
Obrigado!
Eneida
Oi Luis,
No site do Parlamento, não há um cronograma para retirada dos andaimes, assim não sabemos te dizer com certeza.
Camila
Será que em março de 2020 ainda estará com tapume?:
Eneida
Oi Camila,
Provavelmente sim.
Gabriel
Em janeiro de 2020 ainda vai estar com andaimes?
Eneida
Oi Gabriel,
Muito provavelmente sim. Mas não foi divulgado qualquer cronograma de retirada dos tapumes.