As salas usadas pelo gabinete de guerra comandado pelo célebre Primeiro Ministro Winston Churchill durante a II Guerra Mundial foram preservadas e restauradas.
Hoje, são uma interessante atração para quem quer conhecer este centro nervoso do comando da guerra, por onde circularam altos funcionários do governo, estrategistas de guerra e o próprio primeiro ministro.
Apesar de ser subterrâneo e ser considerado um bunker, não é preciso descer às profundezas da terra, são só uns degrauzinhos e você chega à bilheteria do museu.
A partir daí, você vai andando em um corredor vendo as salas que mantêm a decoração, os mapas, os telefones, e toda a parafernália usada pelas pessoas que ali trabalharam por mais de cinco anos. Quase dá para sentir o cheiro dos cigarros e dos charutos e a tensão que devia reinar no local!
O audioguia (incluído no preço do ingresso) ajuda a criar o clima e a esclarecer os fatos, apresentando depoimentos e outras informações a respeito da guerra, do primeiro ministro e da Londres sob o ataque de Hitler.
Em um certo ponto do trajeto, você sai das salas de guerra e entra no Museu de Churchill, onde a vida do primeiro ministro é mostrada em displays de alta tecnologia e interatividade.
Foi lá que aprendi, por exemplo, que Churchill era filho de um aristocrata inglês e de uma socialite americana, que tinha a pintura como hobby e que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1953. As diversas fases da vida de Churchill são exploradas, do nascimento até seu funeral.
De volta às salas do gabinete de guerra, você ainda verá o quarto em que Churchill chegou a dormir por três vezes e de onde fez pronunciamentos históricos à nação.
No final do trajeto, há uma lojinha em que você pode comprar seu ímã de geladeira, livros e souvenirs em geral. Foi o que eu fiz.
“We shall defend our island, whatever the cost may be. We shall fight on the beaches, we shall fight on the landing-grounds, we shall fight in the fields and in the streets, we shall fight in the hills. We shall never surrender!” (trecho do discurso de 4 de junho de 1940)
Informações para visita às Salas do Gabinete de Guerra e Museu de Churchill
Churchill War Rooms e Museu de Churchill
Endereço: Clive Steps – King Charles Street – London SW1A 2AQ
Horário de funcionamento: aberto diariamente de 9:30 às 18:00 (último ingresso às 17:00).
Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Estações de metrô mais próximas: Westminster (linhas Jubilee, District e Circle) e St James’s Park (linhas District e Circle)
Ingresso em 2022 Churchill War Rooms e Churchill Museum: £25 (adultos)
Audioguia incluído no preço do ingresso, inclusive em português.
Ingressos com desconto para o Museu de Churchill
Se você está planejando conhecer diversas atrações pagas de Londres, vale a pena comprar um passe que inclui diversas atrações e é mais barato que pagar os ingressos separadamente.
Em Londres você tem a opção do London Pass, ou do London Explorer Pass, ambos incluindo o Churchill War Rooms.
O London Pass dá direito a ingresso nas principais atrações de Londres por 1, 2, 3, 6 ou 10 dias consecutivos.
Já o London Explorer Pass, é um passe flexível para visitar 3, 5, ou 7 atrações, inclusive este museu, no período de 30 dias.
Veja informações sobre os passes aqui e saiba qual deles é mais vantajoso para você.
Este post contém links de afiliado. Isso indica que recebemos comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Solange Ferraz
Bom dia, não estou conseguindo comprar os ingressos pelo site oficial. Vc poderia indicar outro site para efetuar a compra? Obrigada.
Eneida
Ola Solange,
Sugerimos a loja online do órgão de turismo do governo britânico: https://www.londresparaprincipiantes.com/ingressos-para-atracoes-em-londres/
Roberto Andion
Bom dia
Quanto tempo em media é necessário para uma visita ao local?
Eneida
Olá Roberto,
O museu recomenda no mínimo 90 minutos mas obviamente depende do seu interesse.
Helena
Gosto demais de seu blog! É atual, prático de se consultar e inspirador. Estou indo pela 4ª vez a Londres e que não me canso de visitar(sinal de que ainda não estou cansada da vida!), desta vez vou seguir sua sugestão de visitar o Cabinet War Rooms e Churchill Museum, acho que vou adorar. Obrigada por todas as suas ótimas dicas. Um abraço.