Camden é uma região no centro-norte de Londres, que ficou famosa pelo seu mercado de artesanato, aberto no início dos anos 1970, e principalmente pelo público que este mercado atraiu.
Lembro que a primeira vez que estive por lá, no início da década de 80, o lugar era a meca dos punks e, para nós brasileiros que não conhecíamos essa moda, ver aquelas pessoas de cabelo espetado rosa-choque era como ver marcianos!
Hoje ainda há muitos punks e góticos por lá, mas já não me chocam mais!
Muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje Camden, que não é mais o centro da cena alternativa da cidade, atrai muitos turistas (dizem que é das atrações mais visitadas da cidade) e londrinos de diversas tribos.
São centenas de oficinas e estúdios de designers, stands, lojas, cafés, restaurantes e bares vendendo uma gama extensa de produtos, desde roupas e acessórios alternativos, vintage ou de estilistas locais, a antiguidades, móveis, bugigangas em geral, discos e CD, jóias, souvenirs, artesanato além das lojas de tatuagem e piercing.
Na verdade, são quatro áreas separadas de lojas e barracas ao longo da Camden High Street e Chalk Farm Road, cada uma com características próprias.
A estação de metrô mais próxima é Camden Town, na linha Northern (preta), mas aos domingos sugiro que você desça na próxima estação da mesma linha, Chalk Farm, que é bem mais vazia e também muito perto dos mercados.
A partir da estação de Chalk Farm, desça a Chalk Farm Road, e você encontrará as seguintes áreas do mercado:
Camden Stables Market
No lado direito de quem desce a rua, o mercado está instalado nos antigos estábulos de uma companhia ferroviária e é o maior da região, com quase 500 unidades de venda. Além das lojas de roupas e acessórios, que funcionam nas antigas cocheiras, há uma grande variedade de stands de comidas de todos os cantos do mundo. (Marcado com marcador turquesa no mapa acima)
Ótimo para: moda alternativa, antiguidade, móveis e comida.
Aberto diariamente de 10:30 às 18:00 (nem todas as lojas), finais de semana de 10:00 às 18:00 (todas as lojas)
Camden Lock Market
Logo abaixo do Stables Market, ainda no lado direito da rua, à beira do Regent’s Canal, está o mercado de artesanato original dos anos 1970 que hoje vende uma gama variada de produtos. Há uma parte coberta (Market Hall) e uma pátio aberto, o West Yard. Aqui, concentram-se as barracas de jóias/bijou artesanais, objetos de decoração, pinturas, gravuras, e muitas barracas de livros e cd/discos. (marcador amarelo)
Ótimo para: jóias, objetos de decoração e livros
Aberto diariamente de 10:00 às 18:00 (até às 19:00 nos finais de semana)
Camden (Buck Street) Market
Ao sul do canal, a Chalk Farm Road passa a se chamar Camden High Street, e é aí que se encontra este mercado. O foco aqui são os stands – mais de 200 – que vendem roupas alternativas e streetwear, camisetas e acessórios. Apesar da placa “Camden Market”, não é o único nem o melhor da região. (marcador verde claro)
Ótimo para: comprar camisetas com estampas góticas entre outras
Aberto diariamente de 9:30 às 18:00
Inverness Street Market
Atravessando a Chalk Farm Road, está o Inverness St. Market, que era originalmente uma feira de frutas e legumes. Atualmente, restaram algumas barracas de hortifrúti, que convivem com bares, restaurantes e lojas diversas. (marcador vermelho).
Ótimo para: comprar frutas frescas e tomar um vinho
Aberto diariamente de 8:30 às 17:30
Dias e horário de funcionamento do mercado de Camden
Nos últimos anos, o Camden Market deixou de ser um mercado que acontece só nos finais de semana e cada vez mais os vendedores apostam nas vendas durante a semana.
A vantagem de visitar Camden durante a semana é que você não precisa enfrentar a multidão, pois dizem que mais de 100 mil pessoas vão à região nos finais de semana.
Mas, embora as lojas da região e muitas barracas dos mercados de Stables e Camden Lock estejam abertas, há lugares que só funcionam aos domingos, que continua sendo o dia mais movimentado.
Outra dica importante é que, assim como em qualquer lugar movimentado e cheio de gente do mundo, você deve ficar atento a suas coisas de valor. Se puder, deixe seu passaporte no cofre do hotel, não carregue muito dinheiro e fique de olho na sua câmara. Por lei, no Reino Unido você não é obrigado a carregar identificação.
Conheça também as atrações de Camden além dos mercados
A partir de Camden, vá a Primrose Hill: um parque com vista para Londres
Se você gosta de mercados de rua, não deixe de conhecer nosso guia eletrônico Mercados de Londres. É grátis! Veja aqui.
Ana
17/03/2018 at 12:23Decepcionante. Parece uma 31 de março. Um choque para o turista que rodou nas partes mais visitadas. Só vale a pena se ficar aqui muitos dias senao é desperdício.
Cristina Barros
09/01/2018 at 09:57Olá Eneida,
Vou de viagem agora em Janeiro de 28 a 1 de Fevereiro,
Faço artesanato e gostaria de saber se podia participar numa feira de artesanato aí em Londres?
Cristina
Eneida
09/01/2018 at 15:25Olá Cristina,
Infelizmente, não sabemos te informar.
Eloisa Elena
18/07/2017 at 02:38Olá
Sabem informar se os passeios pelos Mercados de Camden foram afetados pelo incêndio em Camden Lock Market no dia 10/07/2017?
Eu li notícias dizendo que 3 andares foram afetados. Mas não achei mais nada depois sobre as consequências.
Eneida
18/07/2017 at 08:21Olá Eloisa,
O incêndio aconteceu em uma parte de um dos mercados, o Camden Lock Market. Uma área foi afetada, o restante continua funcionando normalmente.