Camden Town é uma região no centro-norte de Londres, que ficou famosa pelo seu mercado de artesanato, aberto no início dos anos 1970, e principalmente pelo público que este mercado atraiu.
Lembro que a primeira vez que estive por lá, no início da década de 80, o lugar era a meca dos punks e, para nós brasileiros que não conhecíamos essa moda, ver aquelas pessoas de cabelo espetado rosa-choque era como ver marcianos!
Hoje ainda há alguns punks e góticos por lá, mas já não me chocam mais!

Muita coisa mudou nestes 40 anos e hoje Camden, que não é mais o centro da cena alternativa da cidade, atrai muitos turistas (dizem que é das atrações mais visitadas da cidade) e londrinos de diversas tribos.
Desde 2017, quando grande parte da área de Camden Town foi adquirida por um investidor israelense, os mercados estão se transformando, alguns antigos fecharam e dois novos empreendimentos, que englobam mais que um mercado, serão inaugurados em 2020.
Além dos mercados, em Camden Town funcionam centenas de oficinas e estúdios de designers, lojas, cafés, restaurantes e bares vendendo uma gama extensa de produtos, desde roupas e acessórios alternativos, vintage ou de estilistas locais, a antiguidades, móveis, bugigangas em geral, discos e CD, jóias, souvenirs, artesanato além das lojas de tatuagem e piercing.
Na verdade, originalmente eram 4 áreas separadas de lojas e barracas ao longo da Camden High Street e Chalk Farm Road, cada uma com características próprias.
Como chegar em Camden Town
A estação de metrô mais próxima é Camden Town, na linha Northern (preta), mas aos domingos sugiro que você desça na próxima estação da mesma linha, Chalk Farm, que é bem mais vazia e também muito perto dos mercados.
A partir da estação de Chalk Farm, desça a Chalk Farm Road, e você encontrará as seguintes áreas do mercado:
Camden Market
No lado direito de quem desce a rua, este mercado atualmente é o maior mercado de Londres e engloba dois mercados: o Stables Market e o Camden Lock Market. Com mais de 1000 unidades de venda, você encontra lojas, ateliês, bares, cafés, restaurantes, e stands de comida de todos os cantos do mundo. Tem até uma destilaria de gim.
O Stables Market compreende a parte instalada nos antigos estábulos e hospital veterinário de uma empresa de mudanças. Os cavalos eram usados para puxarem os vagões que distribuíam mercadorias pela cidade.
É um prédio com significado histórico e listado pelo patrimônio inglês. Você vai andar por um labirinto de becos onde ficam as lojas e stands, inclusive sob arcos ferroviários.
É nesta área que você encontra a estátua de Amy Winehouse, moradora de Camden e frequentadora do local.

Já o Camden Lock Market é onde funcionava o mercado original de Camden Town, nas margens do Regents Canal.
Há uma parte coberta (Market Hall) e uma pátio aberto, o West Yard. Aqui, concentram-se as barracas de jóias/bijou artesanais, objetos de decoração, pinturas, gravuras, e muitas barracas de livros e cd/discos.
Interessante notar que não é permitido o funcionamento de lojas de rede no Camden Market. O objetivo é reunir pequenos empreendedores e artistas.
Ótimo para: moda alternativa, antiguidade, móveis e comida.
Horário de funcionamento: aberto diariamente de 10:00 até às 18h00. Fechado no dia 25/12. Há também programação noturna, consulte o website para ver.
Veja mais informações no site oficial

Camden Lock Village ou Hawley Wharf
Este mercado ficava em frente ao Camden Market, ainda na parte norte do Regent’s Canal. Em 2008, sofreu um grande incêndio que também danificou parte do pub Hawley Arms, local frequentado por Amy Winehouse.
Embora tenha sido reaberto depois do incêndio, em 2015 ele foi fechado e um novo empreendimento, chamado Hawley Wharf, está sendo construído no local.
Segundo o site do empreendimento, serão 150 lojas, mais de 200 apartamentos, 60 bares e restaurantes, cinemas, espaço para co-working e uma super academia. Sem dúvida, o século XXI chegou a Camden Town!
Inauguração ainda sem data, prevista para 2020.
Camden (Buck Street) Market
Ao sul do canal, a Chalk Farm Road passa a se chamar Camden High Street, e é aí que se encontrava este mercado por mais de 30 anos. Em setembro de 2019, o Buck Street Market foi fechado para uma total renovação.
O novo mercado, inaugurado em 2020, funciona em 52 contêineres dispostos em 3 andares e tem uma pegada sustentável e moderna.
O Buck Street Market fica bem perto da estação de metrô Camden Town, e como há planos de expansão da estação, as obras incialmente imaginadas para o local não puderam ser levadas a cabo. A solução de se usar contêineres foi assim a encontrada.
Inverness Street Market
Atravessando a Chalk Farm Road, está o Inverness St. Market, que era originalmente uma feira de frutas e legumes. Atualmente, está praticamente abandonado, só restando algumas barracas de souvenir baratas.
Aberto diariamente de 8:30 às 17:30
Dias e horário de funcionamento do mercado de Camden
Nos últimos anos, o Camden Market deixou de ser um mercado que acontece só nos finais de semana e funciona também a pleno vapor durante toda a semana. O único dia do ano em que você não encontrará nada aberto em Camden Town é no dia 25/12.
A vantagem de visitar Camden durante a semana é que você não precisa enfrentar a multidão, pois dizem que mais de 100 mil pessoas vão à região nos finais de semana.
Outra dica importante é que, assim como em qualquer lugar movimentado e cheio de gente do mundo, você deve ficar atento a suas coisas de valor. Se puder, deixe seu passaporte no cofre do hotel, não carregue muito dinheiro e fique de olho na sua câmara. Por lei, no Reino Unido você não é obrigado a carregar identificação.
Conheça também as atrações de Camden além dos mercados
A partir de Camden, vá a Primrose Hill: um parque com vista para Londres
Se você gosta de mercados de rua, não deixe de conhecer nosso guia eletrônico Mercados de Londres. É grátis! Veja aqui.
Outros mercados de Londres:
- Borough Market
- Columbia Road Flower Market e os mercados de Brick Lane
- Portobello Road (Notting Hill)
- Maltby Street Market
- Broadway Market
cicinha
Estive com meu marido no Camden em setembro de 2019.Uma experiencia incrível, mercado punk e lojinhas as quais jamais encontrei semelhante. Adorei! Encontrei os belissimos sapatos da Louise Clark (Quem eu era antes de você). Eu fiquei encantada com tudo. Pessoas de todas as cores e tribos…lindos!
Vim aqui agradecer a dica. toda minha viajem a Inglaterra foi pautada nas dicas desse site e nossa, foi tudo perfeito e planejado. obrigada pelas dicas, obrigada por tudo. Amei Candem, inclusive pensei que so abria aos fins de semana e já pensando em outra oportunidade em Londres, ja havia reservado fim de semana para Candem. bom saber que funciona tambem durante a semana.
Eneida
Oi Cicinha,
Obrigada pelo relato e pelo carinho!
Ana
Decepcionante. Parece uma 31 de março. Um choque para o turista que rodou nas partes mais visitadas. Só vale a pena se ficar aqui muitos dias senao é desperdício.
Cristina Barros
Olá Eneida,
Vou de viagem agora em Janeiro de 28 a 1 de Fevereiro,
Faço artesanato e gostaria de saber se podia participar numa feira de artesanato aí em Londres?
Cristina
Eneida
Olá Cristina,
Infelizmente, não sabemos te informar.
Eloisa Elena
Olá
Sabem informar se os passeios pelos Mercados de Camden foram afetados pelo incêndio em Camden Lock Market no dia 10/07/2017?
Eu li notícias dizendo que 3 andares foram afetados. Mas não achei mais nada depois sobre as consequências.
Eneida
Olá Eloisa,
O incêndio aconteceu em uma parte de um dos mercados, o Camden Lock Market. Uma área foi afetada, o restante continua funcionando normalmente.