O que conhecemos por Londres é na verdade uma região administrativa que reúne 32 bairros (boroughs) e um distrito que ocupa o centro da cidade, denominado City of London.
A City of London, com apenas 1 milha quadrada – e por isso também chamada Square Mile -, goza de um status único e tem seu próprio prefeito (o Lord Mayor of London), sua prefeitura, sua bandeira, seu brasão, sua polícia e até suas próprias leis.
O que é a City of London
A City, como é conhecida esta pequena região, é o centro financeiro do Reino Unido e, apesar de ter poucos moradores, cerca de 400 mil pessoas lá trabalham diariamente, principalmente em bancos, empresas de seguro, bolsa de valores e de mercadoria, além de escritórios de advocacia.
Ela compreende este pontinho vermelho no centro do mapa de Londres:
O motivo de a City ter este status diferente é que foi nesta área da margem norte do Tâmisa, em meados do século I d.C., que os romanos estabeleceram o entreposto comercial a que chamaram Londinium e que viria a se tornar a grande Londres.
Os habitantes da área, ao longo dos séculos seguintes, se organizaram politica e financeiramente e formaram uma cidade que na verdade é anterior ao próprio reino da Inglaterra.
Com um enorme poder financeiro, já que a City of London é proprietária de imóveis, terrenos – até a Tower Bridge pertence à City! – e uma tradição que remonta à idade média, os governantes da Grande Londres e mesmo os reis da Inglaterra já tentaram muitas vezes tomar os privilégios da City, sempre sem sucesso.
O que ver na City of London
O que mais nos chama atenção é que, neste pequeno trecho da cidade, convivem o que há de mais antigo em Londres, como alguns trechos do muro que circundava Londinium e um anfiteatro que também remonta à época romana, com os arranha-céus mais modernos, entre eles o the Gherkin (o famoso prédio em forma de pepino do arquiteto Norman Foster) e os mais recentes Cheese-Grater e Walkie-Talkie.
As duas construções mais famosas da City, no entanto, datam da idade média: a Torre de Londres no extremo leste, cuja construção se iniciou no reinado de William o Conquistador (1066-1087) e a Catedral de São Paulo, que apesar de ter sido reconstruída após o Grande Incêndio de 1666, ocupa o mesmo local há mais de mil e quatrocentos anos.
Obra prima do arquiteto Christopher Wren, a St. Paul’s Cathedral foi o palco do casamento da então Lady Diana com o Príncipe Charles.
Há muito que ver na City of London, e os destaques, além dos já citados, são o fantástico Museu de Londres, o museu do Bank of England, os mercados de Leadenhall e Spitalfields e o monumento ao grande incêndio de Londres, The Monument.
Para compras, sugerimos o shopping centre One New Change, com três andares de lojas e restaurantes e uma cobertura com vistas maravilhosas da St. Paul’s Cathedral.
Aliás, parece que o arquiteto planejou o shopping centre de forma que emoldurasse a St. Paul’s Cathedral e de onde quer que você olhe, a catedral se reflete nos vidros do edifício.
Já para artes, teatro, dança e música, a City conta com o Barbican Centre, um complexo de teatros, sala de concerto, cinemas e galeria de arte que é sede da London Symphony Orchestra e tem uma programação variadíssima.
Ao lado do Guildhall, a sede da prefeitura da City, se encontra também a Guildhall Art Gallery, que além de abrigar a coleção de arte pertencente à City of London, também exibe, em seu subsolo, as ruínas do anfiteatro romano construído há quase 2000 anos.
Para planejar sua visita à City of London, consulte o website oficial que tem mapas, trilhas, e diversas informações sobre os locais.
Ou faça uma visitinha ao centro de informações turísticas da City, localizado em frente à face sul da Catedral de São Paulo.
Andar pela City é uma experiência fascinante, que nos faz lembrar em todo canto que esta cidade já se reergueu, com cada vez mais força, depois de ser quase devastada por diversas guerras, pela praga que dizimou tantas vidas, por incêndios e por várias crises financeiras.
Não é qualquer cidade do mundo que teve a mesma sorte!
Leia também:
Lord Mayor’s Show – a celebração mais tradicional da City of London
Pub Crawl – passeio guiado em português em pubs históricos. A rota deste passeio inclui a City of London
Região da London Bridge – na margem sul do Tâmisa, esta região também é cheia de histórias e locais interessantes para visitar.
Teresa Pitta
Excelente artigo!!!! Completo e perfeito! Parabéns, Eneida!!!
Elen Batista
Amei o site! Ele é mto completo e tem mtas dicas! To indo para Londres em novembro e o site está me ajudando mto. To em busca de um bom seguro viagem. Alguém pode me indicar? Bj.
Eneida
Olá Elen,
Eu sempre uso o world nomads: https://www.worldnomads.com/
Ana Cristina Correia
Olá queridos!!!
Sempre é muito bom ler seus posts!!!
Reviver momentos passados nessa cidade linda e saber que quando voltar,terei novos lugares para conhecer!
Um gde abraço!!
Ana Cristina
Flávia
Bravo! Excelente texto! Sempre dá saudades de Londres, rsrsrs…Beijos.