Muitas pontes, sempre conhecidas por London Bridge, se sucederam no local em que os romanos estabeleceram a primeira ligação entre as duas margens do Tâmisa.
A London Bridge, que não deve ser confundida com a ponte icônica da cidade, a Tower Bridge, liga a região conhecida como Southwark, na margem sul, à City of London, localizada na margem norte do rio.
Até 1729 era a única conexão entre as duas margens do rio.
O nome London Bridge se estende à região do entorno da ponte e é desta região, e não da ponte propriamente, que se trata este post.
O que ver na região da London Bridge
É uma região de contrastes e cheia de histórias, de delícias e também de marcos arquitetônicos, já que aí se encontram o polêmico prédio da prefeitura de Londres e o edifício mais alto de Londres (e da Europa Ocidental), The Shard.
Para os amantes de boa comida, o Borough Market, mercado de alimentos mais antigo do Reino Unido, é imperdível.
Além das barracas e lojas do mercado, não deixe de conhecer as lojas, cafés e restaurantes que se estabeleceram nas cercanias e incluem o Manmouth Coffee (que muitos acreditam servir o melhor café de Londres), o espanhol Brindisa, o tradicional restaurante Roast e a divina loja de queijos Neal’s Yard Dairy.
Bem próximo ao Borough Market, encontramos a catedral em estilo gótico mais antiga de Londres, a linda Southwark Cathedral, com mais de 1400 anos de história que certamente merece uma visitinha.
O pátio externo da igreja é um local convidativo para uma parada e, principalmente na hora do almoço, sempre reúne muita gente em seus bancos e jardins.
A área de London Bridge abriga dois hospitais de Londres, o Guy’s Hospital e o London Bridge Hospital, além da escola de medicina e odontologia do King’s College.
Nesta região hospitalar está um dos museus mais estranhos e diferentes da cidade, o Old Operating Theathre Museum and Herb Garret, uma sala de cirurgia construída em 1822 no sótão de uma igreja, onde os cirurgiões operavam sem o uso de anestesia, que só passou a ser usada regularmente muitos anos depois.
Falando de esquisitices, uma outra atração “diferente” é o Clink Prison Museum. O museu foi construído no local original de uma das prisões mais antigas da Inglaterra (1144 – 1780), e exibe artefatos originais, incluindo os usados para tortura.
São contadas as histórias de alguns presos ilustres e também da área, que abrigava na idade média diversos teatros, bares, pensões e locais de diversão.
Para um passeio mais descontraído, há várias opções na margem do Tâmisa. Próximo da Tower Bridge, temos uma das poucas áreas verdes da margem do rio, o Potters Fields Park.
Logo em seguida, caminhando em direção à London Bridge (a ponte) encontramos o prédio da prefeitura de Londres e uma espécie de anfiteatro, the Scoop, onde acontecem apresentações, exibições de filmes e outros eventos especiais.
É também um bom local para tirar fotos lindas da Tower Bridge.
Continuando o passeio, chegamos ao local onde está a entrada para o navio HMS Belfast, ancorado permanentemente neste trecho do rio chamado Pool of London.
O navio, que participou do dia-D na II Guerra Mundial, é aberto para visitação como parte do Museu Imperial da Guerra e reproduz a vida a bordo quando fazia parte da marinha britânica.
Um dos lugares mais bonitos da London Bridge é a Hay’s Galleria, um prédio das antigas docas que foi revitalizado e hoje reúne uma série de pubs, bares e restaurantes.
London Bridge, por ser uma das regiões mais antigas de Londres, conta também com alguns pubs históricos, entre eles o The George Inn, que já apareceu aqui no site e que é um dos pubs incluídos no nosso Pub Crawl, passeio guiado por pubs históricos.
Mapa da região da London Bridge
Conheça também a região da City of London
Leia também sobre a ponte de Waterloo
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Marcela Souza
Olá!
Gostaria de saber se um roteiro de manha na southwark cathedral, (gostei das dicas acima também!) almoço no borough market e/ou Hay`s Galleria e tarde na Torre de Londres passando pela Tower Bridge está ok. É possível chegar a todos estes pontos a pé?
Aproveito a oportunidade para informar que comprei o passeio Pub Crawl para outubro e gostaria de saber se preciso fazer mais alguma coisa fora comprar pelo pay pal. (Já recebi a confirmação).
Obrigada!
Eneida
Oi Marcela,
Acho um ótimo roteiro! É uma boa caminhada, mas dá para fazer tudo à pé.
Quanto ao pub crawl, não precisa fazer nada, na véspera você receberá um email do guia com outras informações. Qualquer dúvida, pode entrar em contato por email comigo.
Marcela Souza
Eneida, Muito obrigada =)