A Tower Bridge (Ponte da Torre) é sem dúvida a ponte mais famosa e mais fotografada de Londres. Inaugurada em 1894, é uma ponte basculante que cruza o Rio Tâmisa nas proximidades da Torre de Londres.
Ela é normalmente confundida com a London Bridge, primeira ponte a oeste da Tower Bridge. As diferenças entre as duas pontes, no entanto, são enormes: a London Bridge atravessa o Rio no nível da rua, não é uma ponte basculante e tem um projeto bem sem graça!
Breve história da Tower Bridge, a ponte mais famosa de Londres
A Tower Bridge foi construída para atender os habitantes da região leste de Londres, já que todas as pontes da cidade se localizavam à oeste da London Bridge.
Sendo uma importante área portuária da cidade, o grande desafio era construir uma ponte que se abrisse de forma que o fluxo de navios no Tâmisa não fosse prejudicado.
Sendo assim, foi planejada uma ponte-báscula que, à época em que foi construída, era a maior e mais sofisticada ponte-báscula do mundo.
Operada por um sistema hidráulico, os enormes motores eram movidos a vapor. Com este sistema sofisticado, em cerca de 1 minuto as básculas se elevavam até o ângulo máximo de 86 graus.
Em 2019, a ponte comemorou 125 anos!
Como ver a Tower Bridge aberta
Sendo uma ponte basculante, a ponte se abre para a passagem de navios. Isso acontece em média 4 vezes por dia.
Para saber o horário em que a ponte Tower Bridge estará aberta, vá a este site que mantém a agenda atualizada com os horários previstos para a abertura da ponte, além de informações sobre o nome da embarcação que fará a passagem, e o sentido em que ela está navegando: up river = rio acima (de leste para oeste), ou down river = rio abaixo (de oeste para leste).
Conhecendo a Tower Bridge
Para atravessar a Tower Bridge, você não precisa pagar nada. Há uma calçada em cada lado e basta seguir o fluxo! Se quiser o conforto de um ônibus, as rotas 42, 78 e 343 atravessam a ponte. Veja o mapa aqui.
Mas, para conhecer a história e o funcionamento desta incrível edificação, das pessoas envolvidas no projeto e na construção e as razões pelas quais ela foi construída, você poderá visitar a Tower Bridge Exhibition.
Você também terá a oportunidade de percorrer as duas passarelas superiores da ponte, localizadas 42 metros acima do Tâmisa. O piso de vidro da passarela proporciona uma vista interessante do Rio Tâmisa.
A Flávia Leandro fez a visita e gentilmente nos contou como é:
O nosso objetivo ao subir a Tower Bridge era andar lá por cima e ver o Tâmisa daquela posição. Mesmo sabendo que havia grades de proteção, isso não impediria de ver o belo Tâmisa dali.
O acesso: um elevador até lá em cima. Isso é bem “Londres”: o funcionário do elevador dá as boas-vindas e dá uma explicação geral sobre o passeio. Acho bem simpático, curto isso!
Ao chegar lá no alto, antes de andar pela passarela, há uma antessala onde se exibe um filme rápido contando como nasceu a ideia de fazer a ponte e como ela foi construída. O filme é dinâmico, tem um ritmo bom, um toque leve de humor, nada cansativo ou chato. Havia crianças na visitação e elas estavam apreciando tanto quanto os adultos aquele filme.
Depois daquela exibição fomos então para a passarela. Minha surpresa foi descobrir que são duas passarelas e não uma só. Juro que lá de baixo eu nunca havia percebido que eram duas passarelas.
No sentido da visitação, a primeira passarela é a que mostra a vista na direção de Canary Wharf. Muito lindo ver o Thames e a cidade por aquele ângulo (leste da cidade).
Mesmo tudo muito protegido, envidraçado, com grades, nada impediu de observarmos, tirarmos fotos, e, além do mais, existe um pequeno trecho aberto, uma janelinha, onde dali podemos esticar o braço e tirar fotos.
Há também um painel enorme com a fotografia daquela vista, onde os pontos de Londres são explicados, interpretando o que se vê daquela paisagem.
Saindo da primeira passarela fizemos o contorno e fomos para a segunda passarela. Confesso que a vista desta é ainda mais linda (oeste da cidade).
Vimos dali o City Hall (prédio da prefeitura de Londres, em forma de capacete) e o The Shard, o edifício mais alto da cidade, dentre outros prédios e as belas pontes em sequência sobre o rio. Enfim, uma vista linda tanto do rio quanto da cidade.
Terminada aquela etapa da visitação, era opcional, mas quisemos ir também, para a segunda fase da visita, onde éramos direcionados para conhecer na parte inferior da ponte uma exposição da réplica do maquinário que gera a movimentação de abertura da ponte.
Muito interessante. Tudo rápido, nada cansativo, e bem ilustrativo. Gostamos bastante de tudo o que vimos.
Tower Bridge Exhibition
Horário de funcionamento da Tower Bridge Exhibition
Diariamente de 9h30 às 17h30 (última entrada às 17h00)
A Tower Bridge Exhibition permanece fechada nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, e funciona a partir de 10h00 no dia 01/01.
O acesso é feito pela torre do lado norte, próximo à Torre de Londres.
Ingressos com desconto para a Tower Bridge Exhibition
Esta é uma das atrações conveniadas do London Pass, passe que dá direito a ingresso nas principais atrações de Londres. Veja aqui as vantagens de ter um London Pass.
A Tower Bridge Exhibition participa da promoção 2for1, com exceção de algumas épocas do ano. Leia aqui sobre a promoção
Ingressos pagos: veja o preço para a época da sua visita aqui. Você pode comprar o ingresso na loja VisitBritain juntamente com outros ingressos.
Onde fica a Tower Bridge em Londres
A ponte Tower Bridge fica no leste de Londres, bem ao lado da Torre de Londres.
Endereço da Tower Bridge: Tower Bridge, Tower Bridge Road, London, SE1 2UP
Como chegar na Tower Bridge
De metrô
Na margem norte, a estação mais próxima é Tower Hill (linhas District e Circle)
Na margem sul, a estação mais próxima é London Bridge (linhas Northern e Jubilee)
De ônibus
As seguintes rotas passam pela Tower Bridge: 15, 42, 78,100, 343
De barco
Na margem norte, os barcos tem paradas no pieres Tower e St Katherine.
Na margem sul, a parada é London Bridge City
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
O que fazer próximo a Tower Bridge
Esta ponte liga duas áreas importantes da cidade: no lado norte, a região da City londrina, com prédios históricos como a Torre de Londres e a Catedral de São Paulo. É uma região fascinante e cheia de contrastes, falamos dela neste post sobre a City of London.
Se quiser uma pausa na turistagem, ou para fazer um lanche, tomar alguma coisa, vá a marina St Katherine’s Dock. Lá você tem uma bela imagem da Tower Bridge, com o edifício The Shard ao fundo. Leia aqui sobre St Katherine’s Dock.
Já na margem sul do Tâmisa, você estará na região chamada de London Bridge, também de grande importância histórica. Veja o que fazer na região de London Bridge.
Para os amantes da gastronomia, ou para um almoço na margem sul, vá ao Borough Market, o mercado de hortifruti e comida deliciosas mais incrível da cidade.
***
Este post contém links da afiliados, o que indica que recebemos uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Thiago
Quanto tempo é necessário para fazer o passeio?
Eneida
Olá Thiago,
Creio que 1 hora é suficiente.