Dover é uma cidade situada no ponto do Canal da Mancha em que a Inglaterra está mais próxima da França e sua história remonta do tempo da colonização pelos romanos.
Justamente por ser o ponto de travessia mais curta, a cidade tem importância militar – especialmente na II Guerra Mundial – e logística. Atualmente é de onde partem as balsas que conectam a Inglaterra com o norte da França.
Como ir e o que fazer em Dover
Principais pontos turísticos de Dover, Inglaterra
Dover Castle
O Castelo de Dover era conhecido como “A chave para a Inglaterra”, por ser a principal fortaleza de proteção a invasões advindas da França e está localizado no alto de uma colina em frente à costa.
Dentro dessa colina de privilegiada visão do mar há vários túneis e estruturas subterrâneas construídos para dar apoio à atividade militar realizada no castelo. Há túneis da época dos romanos, construções para proteção contra a invasão de Napoleão, túneis da I e II Guerra.
A maioria das estruturas foi restaurada para refletir a situação em que se encontravam no apogeu do seu uso. É como estar em um museu sobre um determinado momento da história, só que o museu está localizado no próprio local onde os fatos ocorreram!
Recomendo muito o tour sobre a Operação Dínamo, que retirou as tropas aliadas da cidade de Dunquerque, na Bélgica, pelo mar e alojou todos dentro das muralhas do castelo, durante a II Guerra Mundial.
Enquanto estiver caminhando pelo Castelo de Dover, repare na artilharia antiaérea posicionada pelo pátio do castelo, usada para proteger os navios britânicos que passavam pelo canal de ataques aéreos dos inimigos e também para evitar qualquer ataque aéreo à cidade.
No Castelo de Dover, durante os meses mais quentes, há atores que realizam atividades lúdicas para crianças, imitando reis, soldados. Pode ser um bônus para quem viaja com família.
O horário de funcionamento difere entre as estações do ano. Veja como chegar, preços e horários aqui.
White Cliffs of Dover – os penhascos brancos de Dover
A praia de Dover é naturalmente protegida por uma cadeia de penhascos de pedras e terra branca. Diz-se que um dos primeiros nomes que os romanos deram à ilha da Grã-Bretanha foi “albion” justamente devido a esses penhascos brancos.
Minha sugestão é fazer uma caminhada por cima dos penhascos. O acesso ao parque é gratuito, a trilha é segura, bem sinalizada, passando por lindos campos e finaliza em um bonito farol. Em dias ensolarados é possível ver a costa francesa (eu vi!).
Você ficará impressionado com a altura das falésias e com o contraste entre o verde da grama, o branco das pedras e o verde do mar. Não é necessário experiência com caminhadas, mas recomendo levar uma água e um lanchinho caso der fome ou sede durante o passeio, que tem duração média de 2h.
Há um centro de visitantes com todas as informações necessárias, estacionamento para carros, café, na entrada do parque dos penhascos.
A vista para o porto de Dover é impressionante!
Informações sobre os horários de funcionamento aqui.
Beira da praia de Dover
A beira da praia é um ótimo lugar para tirar fotos do morro em que o castelo está e também dos White Cliffs. Há bancos disponíveis para sentar um pouco e descansar observando o movimento intenso das gigantescas balsas no porto.
É uma típica orla de praia britânica, com cascalho ao invés de areia. Dá uma vontade de pegar a balsa e passar o resto do dia na França…
Museu de Dover
Localizado no centro da cidade, o museu de Dover funciona em um prédio de três andares com fachada vitoriana. As galerias contam a história do desenvolvimento da cidade e do porto através de objetos originais, modelos e pinturas.
O Barco da Idade do Bronze de Dover é o maior destaque do museu. Descoberto em 1992 no estreito de Dover, o barco datado de 1550 a.C. é um dos objetos de madeira pré-histórico mais importantes já encontrados na Europa.
A Galeria dedicada ao Bronze Age Boat conta a história da escavação e preservação do barco e também explora outros temas da Idade do Bronze e de como era a vida em Dover na pré-história.
Entrada gratuita. Veja informações sobre o horário de funcionamento aqui.
Dicas para conhecer Dover
Tanto a estação de trem como a estação de ônibus ficam na área central da cidade e os passeios podem ser feitos todos a pé.
Na cidade há pubs, cafés e restaurantes das redes mais conhecidas, então não há o que se preocupar com alimentação.
Embora a melhor maneira de conhecer cidades do interior seja à pé, uma vez que há várias subidas e descidas íngremes, pode ser interessante usar um táxi para subir ao Castelo ou aos White Cliffs.
Como ir de Londres a Dover
Londres fica a cerca de 80 km de Dover e a forma mais rápida de viajar entre as duas cidades é de trem rápido. Veja informações a seguir.
De Londres a Dover de trem
Saindo da estação St Pancras em Londres há trens de hora em hora com destino à estação Dover Priory, sem necessidade de troca (baldeação). A duração da viagem é de apenas 1h04min, usando o High Speed 1, a rede ferroviária de alta velocidade. Veja horários e compre sua passagem pela RailEurope
Também há opções saindo da estação Victoria, de onde a viagem dura 2h e usa a rede ferroviária convencional. Normalmente as passagens são um pouco mais baratas que as do trem reagido.
Como ir de Londres a Dover de ônibus
Ir de ônibus de Londres a Dover é a opção mais barata (5 a 7 libras antecipado, apenas), porém um pouco mais demorada (entre 2,5 e 3 horas de viagem), partindo da Victoria Coach Station a cada meia hora.
Veja informações aqui.
Excursões de Londres a Dover
Nosso parceiro International Friends oferece passeio a Rochester, Canterbury e Dover em pequenos grupos de no máximo 16 pessoas. O tour tem a duração de 12 horas e acontece duas vezes por semana. Veja informações aqui.
Mapa de Dover com principais pontos turísticos
Texto e fotos: Mauro Mastella
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? - Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres. Como ir e o que fazer em Cambridge Como ir e o que fazer em Canterbury Como ir e o que fazer em Bath Como ir e o que fazer em Stonehenge Como ir e o que fazer em Windsor Como ir e o que fazer em Liverpool Como ir e o que fazer em Oxford Como ir e o que fazer em York Como ir e o que fazer em Dover Como ir e o que fazer em Brighton Como ir e o que fazer em Cardiff
Este post contém links de afiliados. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão sobre vendas feitas a partir dos links. Você não paga nada a mais por isso.
Letícia
Vou a londres de 24 a 28 de julho (2024) e quero muitooooo ir a dover, entretanto essas datas e várias outras estão fechadas nos diversos sites. Isso significa que esgotou ? Sabem se estará fechado?
Eneida
Olha, Dover é uma cidade, não tem como fechar!
Você pode comprar uma passagem de trem e ir. Onde você está procurando?
Andre Duarte
Muito bacana o Post! Recentemente estive em Dover e foi simplesmente o lugar dos meus sonhos. Sou fotografo e cinegrafista e fiz um video mostrando todas as belezas do lugar!
https://www.youtube.com/watch?v=b5X9QjsN4OU
Camila
Adorei o post! Meu interesse por Dover começou ao ler o livro O Ladrão do Tempo, onde o personagem principal mora durante um ano na cidade.
Eneida
Oi Camila,
Que interessante! Não conheço o livro, mas fiquei interessada!