Informações sobre o Globe Theatre, reconstrução do teatro de Shakespeare em Londres
Quem passa pela margem sul do Tâmisa e vê, próximo à galeria Tate Modern, um prédio branco meio redondo, com vigas de madeira e teto de palha acha que ele sempre esteve lá. Bom, pelo menos desde o século XVI, quando o estilo elisabetano de arquitetura era comum.
Globe Theatre – o teatro de Shakespeare em Londres
Mas este não é o caso. O prédio que vemos hoje tem pouco mais de 20 anos! Ele é uma fiel cópia do Globe Theatre, teatro originalmente construído em 1599 pela companhia de teatro a que Shakespeare pertencia.
Em 1613, o teatro Globo original, que na verdade ficava a 200 metros do local atual, foi totalmente destruído pelo fogo.
A ideia de reconstruir o teatro elizabetano nasceu no final do século XX e foi um projeto de um ator e produtor americano chamado Sam Wanamaker.
Foi ele que fundou em 1970 o The Shakespeare Globe Trust, com a missão de reconstruir o teatro e criar um centro educativo e uma exposição dedicada às peças de Shakespeare.
Muitos anos se passaram até que fossem feitas as pesquisas e levantados os recursos necessários para bancar o projeto. Wanamaker faleceu em 1993 e não chegou a ver sua obra completamente pronta.
Mas os trabalhos estavam bem adiantados e três anos depois da morte do idealizador, o Shakespeare’s Globe foi inaugurado.
O mais incrível do teatro é que ele foi construído seguindo (dentro do possível) as técnicas e com os materiais disponíveis no tempo de Shakespeare.
Assim, o carvalho usado foi todo cortado e trabalhado de acordo com as práticas do século XVI, sem uso de serras elétricas ou mesmo de pregos! Todas as junções são feitas com pedaços de madeira.
Para a construção do teto do teatro, todo feito em junco, foi preciso obter uma autorização especial da prefeitura de Londres, já que este tipo de telhado (“thatched roof”) é proibido em Londres desde o grande incêndio de 1666. Obviamente, o teto atual teve de seguir os rigorosos regulamentos de proteção de incêndio.
A sensação que tive quando entrei no teatro, constituído do palco, uma galeria circular com arquibancadas e um pátio aberto, é que ele era menor do que eu imaginava.
É incrível como você fica pertinho do palco, mesmo estando na arquibancada oposta a ele.
Mesmo parecendo pequeno, o teatro tem capacidade para 1600 espectadores, sendo que 700 deles assistem ao espetáculo de pé no pátio aberto, pagando apenas 5 libras.
O palco é especialmente interessante, pois também foi construído seguindo os costumes da época de Shakespeare. As duas enormes colunas que sustentam a parte superior, pintadas como se fossem mármore, são na verdade troncos de enormes carvalhos.
A cobertura, chamada de The Heavens – os céus, é decorada com signos do zodíaco e abriga um local de onde atores que interpretam anjos e deuses podem descer ao palco.
Sob o palco também há uma sala, que representa o submundo, e é de lá que surgem nas apresentações os fantasmas, as bruxas e os demônios.
Anualmente de abril a outubro, a companhia do teatro (Globe Theatre Company) interpreta uma seleção de peças que incluem obras de Shakespeare e também de autores contemporâneos.
A cada ano, mais de 250 mil espectadores vão ao Globe ter esta experiência tão singular.
A nossa visita incluiu um tour guiado pelo teatro, onde aprendemos estes fatos interessantes, precedido de uma visita a uma exposição permanente, aberta durante o ano todo, sobre Shakespeare, sua época em Londres, e o teatro para o qual ele escreveu.
Em exibição também diversos objetos e figurinos que são usados nas peças.
Adoramos conhecer o Shakespeare’s Globe e saímos com muita vontade de voltar, mas da próxima vez para assistir a um dos espetáculos. Mas isso só no ano que vem, quando a temporada recomeçar em abril.
Globe Theatre – o teatro de Shakespeare
21 New Globe Walk – Bankside – SE1 9DT
Mostra: diariamente entre 9h00 e 17h30
Tour no teatro Globe Theatre 2020
Os tour acontecem diariamente a partir de 9h30.
Os tours são frequentes durante o dia, mas dependem do funcionamento do teatro de junho a outubro. São conduzidos em inglês e duram cerca de 40 minutos. Há disponível um folheto com explicações em português.
Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Ingressos 2020 para o tour
A loja online VisitBritain vende ingressos podem ser comprados com antecedência. Você receberá um e-ticket, válido por um ano. Para comprar, clique aqui (valores em US$)
Ingressos para o tour do Shakespeare Globe com desconto
O tour no teatro de Shakespeare é uma das atrações conveniadas do London Pass, passe que dá direito a ingresso nas principais atrações de Londres. Se você está pensando em ir a mais atrações pagas, possivelmente vale a pena adquirir o passe com desconto. Veja informações aqui.
O Shakespeare Globe também participa da promoção 2for1, com exceção de algumas épocas do ano. Baixe aqui o voucher, ou leia aqui sobre a promoção
Para ver a programação do teatro e peças clique aqui.
Visitamos o Globe Theatre a convite da assessoria de imprensa do teatro.
Leia também:
Stratford: as casas de Shakespeare
Stratford-upon-Avon – como ir e o que ver
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
shery
Parabéns pelo site.
Gostaria de saber se para conhecer o teatro sem assistir a um espetáculo tem que pagar ingresso? Qual o valor?
Em fevereiro está aberto?
Obrigada
Eneida
Olá Shery
O ingresso para conhecer o teatro é este especificado no texto, 13,50. A visita ao teatro ocorre durante todo o ano.
Flávia
Mais um excelente post do LPP!!! beijos