Pensando em viajar para Londres e não sabe nem por onde começar? Veja aqui nosso guia para marinheiros de primeira viagem e concretize seu sonho…

O que preciso para viajar para Londres?
PASSAPORTE
Se você não tem um passaporte, ou se o seu está com o prazo de validade expirado ou prestes a expirar, providencie a emissão do seu passaporte.
Veja o passo a passo para tirar passaporte segundo o site da Receita Federal:
- Junte a documentação necessária. A documentação depende das características de quem está solicitando o passaporte (idade, nacionalidade, se já teve passaporte, se é eleitor, etc.) e no site da polícia federal você pode gerar uma lista de documentos.
- Solicite a emissão do passaporte, preenchendo o formulário de solicitação online.
- Pague a GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor de R$ 257,25, respeitando sua data de vencimento. A guia pode ser emitida no final do processo de preenchimento do formulário do item 2 acima.
- Compareça ao posto da Polícia Federal munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.
- Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.
- O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.
Desde 15 de dezembro de 2020, os passageiros que chegam no Reino Unido provenientes do Brasil e de outros países devem cumprir uma quarentena de 10 dias sem sair do hotel ou hospedagem. É preciso também preencher um formulário on line antes de embarcar para o Reino Unido. Leia aqui sobre a quarentena e outras informações sobre a pandemia de Coronavirus na Inglaterra.
Validade do passaporte
O passaporte brasileiro atual de um adulto é válido por 10 anos a partir da emissão. A data de expiração está expressa no seu passaporte.
Se você for viajar para algum país da Comunidade Europeia que pertença ao Espaço Schengen*, seu passaporte deve estar válido para os 3 meses seguintes à data prevista da saída da Europa.
Por exemplo, se você for fazer uma viagem entre 1 de janeiro e 20 de janeiro, seu passaporte deve estar válido até 3 meses depois de 20 de janeiro, ou seja, até 20 de abril.
*Lista dos países que pertencem ao Espaço Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
A Inglaterra, assim como os outros países do Reino Unido (Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), não é signatária do Tratado Schengen.
Assim, não segue a exigência acima.
Validade do passaporte para viagens para a Inglaterra: no Reino Unido é exigido que o passaporte esteja válido somente durante sua permanência no país. Assim, se for deixar o país no dia 20 de janeiro, basta que seu passaporte esteja válido até esta data.
No entanto, aconselhamos firmemente que você se informe com a companhia aérea que escolher viajar, pois ela pode adotar o sistema válido para o restante da Europa e não aceitar seu passaporte se não cumprir com a exigência da validade mínima de 3 meses. #ficaadica
VACINA
Muitas pessoas nos perguntam se é necessário vacina para entrar na Inglaterra.
Não, não são exigidas vacinas para entrar no Reino Unido, mas é sempre bom ter o cartão de vacinação internacional, especialmente contra a febre amarela, junto a seu passaporte.
No momento também não é necessário apresentar resultado de teste de Covid-19

VISTO
Os brasileiros que pretendem ir ao Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte) para turismo, ou que viajam ao país para cursos com duração de menos de 6 meses, não precisam solicitar visto antes de sair do Brasil.
O visto é concedido no momento de sua chegada no país, quer seja no aeroporto, porto ou outra fronteira. Este visto normalmente tem validade por 6 meses.
Para obter o visto no local, no entanto, você precisará mostrar certos documentos. Leia aqui um artigo completo sobre os documentos necessários para entrada na Inglaterra.
SEGURO DE VIAGEM
Embora não seja obrigatório, é indispensável ter um seguro de viagem para cobrir os custos de qualquer eventualidade. O Sistema de Saúde britânico não cobre gastos hospitalares de turistas e os custos são muito altos. Não vale a pena arriscar a tornar sua viagem em um pesadelo.
Saiba mais sobre o sistema de saúde britânico e o que você terá de pagar caso tenha algum problema de saúde, lendo este artigo.
Para economizar na compra de um seguro de viagem, no site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil entre preços de diferentes de seguros ofertados no mercado, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.
Consulte aqui uma lista de 25 presentes e itens indispensáveis para um viajante.
PASSAGEM
Várias empresas aéreas ligam o Brasil a Londres. LATAM, British Airways e mais recentemente a Norwegian fazem voos diretos da partir de São Paulo/Rio de Janeiro.
Fazendo uma conexão em uma capital europeia, você pode voar em diversas outras companhias, entre elas AirFrance (conexão em Paris), KLM (conexão em Amsterdã), Iberia (conexão em Madri), Alitalia (conexão em Roma), Swiss (conexão em Zurique), Lufthansa (conexão em Frankfurt), etc.
A TAP, por exemplo, liga várias cidades brasileiras (como Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife, além de Rio e São Paulo) à capital britânica com uma conexão bem tranquila em Lisboa, o que é muito prático para quem vive fora do sudeste.
No site abaixo, é possível comparar os preços de diversas empresas aéreas:
CÂMBIO DE MOEDA
A moeda utilizada no Reino Unido é a libra esterlina (£). Em agosto de 2020, para comprar 1 libra em papel moeda você pagaria cerca de R$7,60 (câmbio turismo) já incluso o iof.
Defina as formas com que quer levar dinheiro para sua viagem (em espécie, cartão de crédito, cartão pré-pago, cartão de débito) e compre a moeda aos poucos. Assim, você divide os riscos e, se em uma época você compra em alta, na outra pode comprar em baixa. No final das contas, você terá pago um preço médio.
Para comparar preços de moeda estrangeira em várias casas de câmbio, dê uma olhada no site Melhor Câmbio, onde você poderá também adquirir suas libras pelo melhor valor.
Leia aqui mais sobre o câmbio e o que levar em termos de dinheiro para sua viagem.
HOSPEDAGEM
Londres oferece uma gama imensa de opções de hospedagem, entre hotéis de luxo, hotéis simples de rede ou independentes (chamados Bed and Breakfast ou B&B), apartamentos (tipo Airbnb), albergues, hospedagem em dormitórios estudantis e muito mais.
Para reservar seu hotel veja nossas dicas de hospedagem que já demos aqui.
Se você está preocupado/a porque quer conhecer o país sem falar inglês, leia aqui nossas melhores dicas para aproveitar o melhor de Londres sem falar inglês.
O QUE FAZER EM LONDRES
Baixe nosso kit de planejamento de viagem gratuito com informações, planilhas, checklists e tudo para o passo a passo da sua viagem. Clique aqui para baixar. É 100% grátis.
Não faltam programas maravilhosos para fazer em Londres em 1 dia, 4 dias ou a vida inteira!
Leia nosso post com os principais pontos turísticos de Londres com mapa. E nossa seleção de 10 passeios imperdíveis para fazer em Londres.
Planejar sua viagem, conte com o Londres para Principiantes, onde você encontra tudo sobre Londres e o Reino Unido, e um pouquinho mais!
Visite nossa lojinha: para comprar ingressos para atrações, passeios, transporte do aeroporto, ingressos para shows, musicais e futebol e muito mais.
O que você precisa para sua viagem?
- Compre aqui ingressos para atrações, musicais, esportes e tours com os melhores preços
- Conheça nossa seleção de hotéis em Londres nas melhores regiões para turistas e com ótimo custo-benefício
- Compare preços dos melhores seguros de viagens e contrate o seu
- Contrate os melhores guias brasileiros para te acompanhar pela cidade
- Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios pela Inglaterra
- Eternize sua viagem com fotos feitas por uma fotógrafa profissional brasileira
- Conheça o melhor de Londres com os passeios guiados em português em pequenos grupos
- Solicite um chip gratuito para celular com entrega no Brasil
Este post contém alguns links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão caso você efetue uma compra através dos links. Você não paga nada a mais por isso.
Patrícia Trindade Dontal
Eu tinha um voo pra o Reino Unido, com conexão na Alemanhã e a Latam não me deixou embarcar pois a Europa está fechada a brasileiros. Eu fui “deportada” em GRU. Não sei se isso ainda está ocorrendo. Mas é um ponto de atenção.
marcos
Boa noite!
Pretendo passar minhas próximas ferias 2022 em Londres, cerca de 20 dias, como se trata de pouco tempo não vou precisar de visto ate por q tenho emprego fixo aqui no Brasil, porem fiquei sabendo que preciso ter mais ou menos 7 a 8 mil reais para utilizar no pais que daria em torno de 950 a 1066 libras, tem algum valor pre determinado para acessar ? Ou algum outro detalhe ?
Eneida
Olá Marcos,
Esta informação está incorreta. Não existe valor pre determinado para acessar. Mas o agente de imigração pode querer saber se você tem dinheiro suficiente para se sustentar no período em que estiver na cidade. O que é “suficiente” depende do que você já tenha pago, especialmente hospedagem.
Veja mais informações aqui:
https://www.londresparaprincipiantes.com/documentos-necessarios-para-imigracao-em-londres/
https://www.londresparaprincipiantes.com/quanto-vou-gastar-por-dia-em-londres/
Neca
se o passageiro fizer conexão em qualquer pais da união europeia para chegar em londres é necessário o teste molecular PCR- covid, caso contrario podera ser deportado
Eneida
Oi Neca,
Ninguém é “deportado” antes de entrar no país. Suas informações estão equivocadas.
Emanuelly Brandão
Olá, estou pensando em ir com minha filha e marido a turismo em janeiro/21 gostaria de saber como está o acesso por conta do covid, moramos em Portugal. Iríamos passar 5 dias. Desde já agradeço muito sua resposta.
Eneida
Oi Emanuelly,
No momento, não é uma boa ideia fazer turismo em Londres, infelizmente.
É exigida quarentena de 10 dias, ou 5 dias e depois fazer o teste de Covid.
Assim, vocês ficariam presos os 5 dias.