Guia completo de visita ao Palácio de Kensington, um dos palácios reais de Londres
O Palácio de Kensington não parece um palácio do jeito que a gente imagina. Nada de conto de fadas, nada parecido com o Palácio de Buckingham.
Mas é um lugar cheio de história e de importância para a família real britânica. Vamos conhecer?
Breve história do Palácio de Kensington
O nome de batismo do Kensington Palace na verdade é Nottingham House, um palacete construído nos arredores de Londres.
O nome de Palácio só foi adotado depois que o arquiteto Sir Christopher Wren (o mesmo da St. Paul’s Cathedral) foi contratado por Mary II pra transformar a casa em um palácio, para que ela e seu marido, o rei William III, pudessem morar em 1689.
William era asmático e ela não queria que ele sofresse com a poluição do centro de Londres. Realmente, a poluição dos cavalos e carroças do final do século 17 era um perigo!
Se você não gosta de história não me ofendo se passar para o próximo parágrafo. Se gosta de história, vai gostar de saber que William III foi o líder da Revolução Gloriosa.
Essa revolução aconteceu em 1688 e expulsou o rei católico James II do poder de uma Inglaterra que era protestante desde o reinado de Henrique VIII no século XVI. O rei James II pediu ajuda para a França e lá se exilou.
James foi substituído por sua filha e herdeira do trono, Mary juntamente com o marido, o holandês Guilherme (William of Orange). Eles passaram a ser William III e Mary II.
Como William ajudou o país a se livrar de um rei católico, que por acaso era seu sogro, foi dado a ele o título de rei com uma coroação e um reinado em conjunto com a esposa, ambos com os mesmos poderes. Foi a primeira e única vez que isso aconteceu na história britânica.
William reinou até 1702 e foi sucedido pela cunhada, a rainha Anne (irmã de Mary), que também era protestante. Para evitar mais confusões, o Parlamento se agilizou e criou uma lei que não permitia que católicos assumissem o trono britânico.
Foram buscar então o 53º na linha de sucessão ao trono no interior da Alemanha. Ele passou a ser chamado de George I.
George não sabia falar inglês. Ele só queria falar uma frase assim que desembarcasse no porto principal de Londres, em Greenwich: “eu vim para o bem de vocês”. Porém, um erro de linguagem fez com que saísse “eu vim para os bens de vocês”.
A Rainha Victoria e o Palácio de Kensington
Como o rei George III não queria morar no Palácio de Kensington, ele cedeu os apartamentos para outros membros da família real. Entre eles, seu quarto filho, Edward.
Edward era casado com uma duquesa alemã, Victoire, e tiveram uma filha em 1819. A menina recebeu o nome de Alexandrina Victoria e 18 anos depois veio a se tornar a Rainha Victoria.
O pai morreu apenas 8 meses depois de seu nascimento, assim Victoria foi criada pela mãe. Ela passou a infância e juventude no palácio, até que em 20 de junho de 1837 se tornou Rainha e logo depois se mudou para o Palácio de Buckingham.
Você pode visitar o Palácio de Kensington hoje graças à Rainha Victoria. Foi ela que pediu dinheiro para o parlamento para reformar o Palácio. O parlamento disse que disponibilizaria o dinheiro com a condição de que ela autorizasse abrir para visitação paga.
Em 1899, os Apartamentos de Estado foram abertos ao público e assim acontece até hoje.
O palácio tem várias relações com a própria rainha Victoria, que podem ser vistas: o local onde ela nasceu, a sala onde foi batizada, alguns itens trocados por ela e por seu marido, o Príncipe Albert, a roupa da coroação (ela media 1,52 m) e o local onde fez a primeira reunião com o conselho – formado por 90 homens!
Você pode descobrir mais sobre a criação de Victoria e o romance dela com o primo, o Príncipe Albert, no nosso tour em português, o Royal London.
O que ver no Palácio de Kensington
King’s State Apartments
Dentro do Palácio visite os apartamentos do rei. Você vai poder se deslumbrar e fotografar à vontade as paredes pintadas para impressionar e até, quem sabe, intimidar o visitante que estava indo encontrar o rei.
Muita gente duvidava que George I tinha sangue real, afinal ele era o 53º na linha de sucessão ao trono. Foi aí que a rainha colocou pinturas de toda a linhagem real na Privy Chamber, pra mostrar (quase desenhar) para quem ainda ousasse duvidar. Repare no teto todo pintado e nas tapeçarias ao redor da sala.
A galeria do rei (King’s Gallery) possui várias pinturas famosas e um mapa, conectado a um cata-vento no telhado. William pediu para que isso fosse instalado pra ele saber em qual direção a sua frota estava navegando. Claro que ele não sabia que a direção do vento era diferente em cada lugar. #fail
A Cupola Room (sala do domo) é a sala mais ornada do palácio. No centro da sala está um relógio musical fabricado no século XVIII que demorou mais de 20 anos para ser fabricado.
Queen’s State Apartments
Mas não era só o Rei que tinha apartamentos luxuosos. Os apartamentos da Rainha (Queen’s State Apartments) ocupam a parte mais antiga do Palácio.
Este era o lugar em que a Rainha Mary II, e depois outras rainhas consortes, dormia e se vestia (Queen’s Closet), fazia suas refeições (Queen’s Dining Room), recebia os amigos e relaxava nas horas vagas (Queen’s Drawing Room).
Os aposentos da Rainha também incluem uma escadaria, não tão adornada quanto à do Rei, e uma galeria, concebida como um lugar tranquilo e arejado onde a Rainha pudesse desfrutar pequenos prazeres, como ler e bordar.
Exposições temporárias no Palácio de Kensington
O ingresso para o palácio dá direito a visitar às exposições.
Victoria: a royal childhood: descubra a história da Princesa Victoria, no ambiente em que ela nasceu e foi criada. Em exibição, peças relacionadas à infância da monarca, incluindo um scrapbook de memórias feito por uma governanta alemã que está sendo exibido ao público pela primeira vez.
Untold lives: pouco se fala sobre os trabalhadores e empregados, que com seu trabalho incansável, mantinham, protegiam e cuidavam do monarca e seus palácios. Eram trabalhadores de todos os ofícios, incluindo cozinheiros, costureiras, pajens, e suas histórias são contadas nesta mostra através de uma coleção única de objetos. Até outubro de 2024.
Jardins do Palácio de Kensington
Saindo do Palácio observe à esquerda a estátua do Rei William III e a da Rainha Victoria em frente ao Palácio de Kensington. Deste ponto também é possível ver o indicador de vento dourado, na parte de cima do palácio.
A estátua da rainha Victoria foi feita pela filha dela, a Princesa Louise, em 1893 – ou seja, Victoria ainda estava viva. Note a assinatura de Louise na base da escultura. Ela está usando as roupas da coroação, em 1837, com 18 anos de idade.
Os jardins do Palácio de Kensington integram o lindo parque Kensington Gardens, que é a parte oeste do Hyde Park e foi por muitos anos usado como área de caça pelo rei Henrique VIII. Leia aqui nosso artigo completo sobre Kensington Gardens.
Quando William e Mary se estabeleceram no Palácio, começaram a criar um parque separado com jardins especialmente comissionados para atender os gostos do casal. Outros reis que habitaram o Palácio de Kensington também deixaram suas marcas nos jardins.
Dentre esses jardins, você verá:
The Sunken Garden
O lindo jardim “afundado” foi plantado em 1908 e tem proporções clássicas. Inspirado em um jardim do Palácio de Hampton Court, o Sunken Garden ganha a cada ano uma nova disposição de flores e plantas.
As flores são plantadas no outono e no inverno para estarem no auge da beleza no período entre abril e agosto. Na primavera, você verá especialmente tulipas e amores-perfeitos e no verão, gerânios, begônias e outras flores de cores vívidas.
Foi no Sunken Garden que o Príncipe Harry anunciou seu noivado em 2017 com Meghan Markle e foi aí que as primeiras fotos oficiais dos noivos foram tiradas.
A Princesa Diana adorava o jardim e também em 2017, ano em que foi celebrado 20 anos da sua morte, o jardim foi transformado em um memorial, totalmente decorado com flores brancas.
Já em 2021, por ocasião do que seria seu aniversário de 60 anos, foi inaugurada uma estátua da Princesa Diana nos jardins do Palácio de Kensington. O evento contou com a presença dos príncipes William e Harry. A estátua mostra Diana acompanhada de três crianças, enfatizando a luta da princesa pela causa dos mais vulneráveis.
Para ver a estátua, não é preciso pagar ingresso, mas o local pode ser visitado somente no horário de visitação normal do palácio (veja abaixo).
Cradle Walk
Um caminho ao redor do Sunken Garden que tem um arco coberto de trepadeiras que dá sombra no verão e proporciona uma bela vista para o jardim afundado.
É também chamado de “Nanny Walk”, ou caminho das babás, porque era um local favoritos de encontro das babás que iam ao Kensington Gardens levar os filhos dos ricos moradores locais.
Residência Real
Além de estar aberto para visitação, o Palácio ainda está na ativa para eventos e também como residência real. Muitos membros da família real já ocuparam os diversos apartamentos e “chalés” em que o Kensington Palace se divide.
A Rainha Mary, avó da Rainha Elizabeth II, nasceu no Palácio de Kensington em 1867. Já a irmã da atual Rainha, a princesa Margaret, morou com a família nos anos 1960.
Nos anos 1980, o Príncipe Charles e a Princesa Diana ali viveram e criaram os dois filhos, William e Harry. Mesmo depois da separação e até sua morte em 1997, Diana morava no Palácio de Kensington.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
A residência oficial do príncipe William e sua família em Londres é no Palácio de Kensington (embora a família tenha se mudado para Windsor).
O Príncipe Harry pediu Meghan Markle em casamento no chalé que morava dentro do complexo, mas logo após o casamento o casal se mudou para Windsor.
A Princesa Eugenie, prima de William, também vive com o marido no complexo de Kensington Palace.
Pra quem achava que o Palácio era apenas um prédio onde a princesa Diana morou por mais de 10 anos fica surpreso ao descobrir o tanto de história que este pedaço de chão guarda e conserva com todo cuidado.
É o tipo de história que a gente olha e fica deslumbrado em pensar “ela usou isso!” ou “realmente, isso aconteceu aqui!”. Mas também, estamos falando de Londres, difícil um pedacinho de chão que não tenha história pra contar.
Chá da tarde no Palácio de Kensington
O restaurante oficial do Palácio é o Orangery, que funciona na antiga (e deslumbrante) estufa do palácio. É lindo e serve um ótimo chá da tarde. Depois de uma extensa reforma, que durou mais de cinco anos, está funcionando e vale muito a pena conhecer.
O restaurante funciona entre 10h00 e 18h00 no verão (veja o website para outras épocas) e serve café da manhã, almoço e chá da tarde. Veja informações aqui.
Há também uma lanchonete no Palácio, Palace Cafe, que serve lanches rápidos, sanduíches, bolos, etc.
Veja outras sugestões de chá da tarde em Londres.
Palácio de Kensington
Endereço do Palácio de Kensington:
Kensington Palace, Kensington Gardens, London W8 4PX
Ingressos para o Palácio de Kensington com desconto
Clique aqui para comprar o seu ingresso com segurança.
O Palácio de Kensington é uma das atrações conveniadas do London Pass e do Go City London Explorer Pass, passes que dão direito a ingresso nas principais atrações de Londres.
Se você está planejando conhecer outras atrações pagas da cidade, muito provavelmente vale a pena comprar o London Pass ou o London Explorer Pass. Veja informações aqui inclusive com as diferenças entre estes dois passes.
Para quem está passeando em Londres com companhia de outra pessoa, pode ser interessante conhecer a promoção em que você compra um ingresso e ganha um ingresso para a mesma atração.
O Palácio de Kensington em Londres normalmente participa da promoção 2for1, explicada aqui.
Perguntas frequentes – Palácio de Kensington
Em 2022, no inverno o palácio está aberto de quarta a domingo entre 10h00 e 16h00 (última entrada às 15h00) e no verão de quarta a domingo entre 10h00 e 18h00 (última entrada às 17h00). O Sunken Garden, onde se encontra a estátua de Diana pode ser visto entre 10h00 e 15h45.
O Palácio permanece fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e algumas outras datas variáveis.
As estações de metrô mais próximas são Queensway (linha Central) e High Street Kensington (linhas District, Circle e Piccadilly). Ambas ficam a cerca de 10-15 minutos de caminhada.
Rotas 70, 94 e 148 param na Bayswater Road (ao norte do Palácio)
Rotas 9, 10, 49, 52, 70 e 452 param na Kensington High Street
Baixe aqui um mapa com informações sobre Palácio de Kensington
Kensington Gardens, London W8 4PX
Este texto foi escrito em parte pelo Rafael Maciel, guia dos passeios temáticos em português mais bacanas de Londres. Se você gosta de uma boa história da realeza, conheça o passeio Royal London.
Este artigo contém links de afiliado. Isso indica que recebemos uma pequena comissão sobre as vendas feitas através desses links. Você não paga nada a mais por isso.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Ayllen
Qto tempo mais ou menos precisamos para visitação?
Eneida
Oi Ayllen,
Acho que umas duas horas, dependendo do seu interesse.