• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
Londres

Londres

para principiantes

  • Londres mês a mês
    • Londres em março 2023
    • Londres em abril 2023
    • Outros meses
  • Hotéis em Londres 2023
  • Dúvidas Frequentes
  • Ingressos
  • Passeios em português
    • Guia brasileira
    • Atrações TOP
  • Show Search
Hide Search

Regiões da Inglaterra

Informações sobre as 9 regiões da Inglaterra e características de cada uma delas.

A Inglaterra é dividida em 9 regiões geográficas. Embora não tenham status de “estados” e nem um governo regional, as regiões são usadas para alguns fins estatísticos e administrativos.

Cada região engloba um número de “condados” (counties) que são as unidades locais.

Casas de pedra em Arlington Row, Bibury, Cotswolds, condado de Gloucestershire - regiões da Inglaterra
Arlington Row na vila de Bibury, Cotswolds, Gloucestershire
O que você verá neste artigo:
 [hide]
  • Condados da Inglaterra
  • Nordeste da Inglaterra
  • Noroeste da Inglaterra
  • Yorkshire e Humber – regiões da Inglaterra
  • West Midlands
  • East Midlands
  • Leste da Inglaterra
  • Sudeste da Inglaterra
  • Regiões da Inglaterra: Sudoeste
  • Grande Londres

Condados da Inglaterra

Na verdade, a noção de condado (county) remonta à idade média e, como sofreu muitas alterações no decorrer dos séculos, atualmente há diferentes tipos de condados no Reino Unido; alguns com função administrativa, como se fosse um estado ou município, e outros não.

Para efeitos deste artigo, estamos considerando os chamados condados cerimoniais ou geográficos. A Inglaterra é dividida em 48 condados cerimoniais, sendo dois em Londres: Greater London e City of London.

Os condados cerimoniais se caracterizam por terem um representante nomeado pela Rainha, chamado Lorde Tenente (“Lord-Lieutenant“). Esses representantes têm um cargo honorário, não recebem salários e mantêm o cargo até completarem 75 anos.

Atualmente, as funções do Lord Lieutenant se resumem a organizar visitas da família real ao condado, apresentar prêmios e homenagens a pessoas e instituições em nome da Rainha, participar de eventos, coordenar cerimônias de naturalização de cidadãos estrangeiros, entre outros.

Alguns desses condados se subdividem em outros chamados condados metropolitanos e não metropolitanos que, por sua vez, podem se dividir em distritos.

Leia aqui sobre a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Mapa do Reino Unido com destaque para as regiões da Inglaterra
Clique no mapa para ver ampliado

As regiões da Inglaterra são as seguintes (de norte a sul):

  • North East (Nordeste),
  • North West (Noroeste),
  • Yorkshire and the Humber (Yorkshire e Humber),
  • East Midlands (Midlands Oriental),
  • West Midlands (Midlands Ocidental),
  • East of England (Leste da Inglaterra, também chamada de Anglia),
  • London (Londres),
  • South East (Sudeste) e
  • South West (Sudoeste).

Veja a seguir os destaques e características de cada uma delas.

Nordeste da Inglaterra

Os condados de Northumberland, Durham e Tyne and Wear (onde fica a cidade de Newcastle), além de uma parte do condado de North Yorkshire, formam esta região mais ao norte da Inglaterra, que faz fronteira com a Escócia.

As cidades mais importantes, além de Newcastle-upon-Tyne, são Middlesbrough, Sunderland e Durham.

A população total da região em 2019 era estimada em 2,6 milhões de habitantes.

Regiões e condados da Inglaterra - nordeste
Clique na figura para ver ampliado

O nordeste da Inglaterra é uma região rica em história, pois era a fronteira norte do Império Romano, além de ser local de batalhas com a Escócia.

Northumberland é povoada de castelos e fortalezas que são testemunhas das lutas políticas e religiosas pelas quais a regiões passou.

O Nordeste da Inglaterra se orgulha de ter dois locais considerados patrimônio mundial da Humanidade pela UNESCO: as Muralhas de Adriano, construção romana na fronteira com a Escócia, e a Catedral e Castelo de Durham.

Leia aqui a lista completa dos locais considerados Patrimônio Mundial no Reino Unido.

Catedral de Durham na região nordeste da Inglaterra
Catedral de Durham

Em termos econômicos, o nordeste da Inglaterra já foi um centro importante de construção de navios e também de mineração de carvão.

Atualmente, turismo, agricultura e indústria farmacêutica e petroquímica são as principais indústrias da região. É a segunda região menos próspera do país, contribuindo apenas com 3% do Produto Interno Bruto do Reino Unido.

O sotaque britânico chamado geordie, que confunde até os ingleses de outras regiões, é característico do nordeste inglês e é falado especialmente em Newcastle e Tyneside.

Noroeste da Inglaterra

Os condados de Cumbria, Lancashire, Manchester, Merseyside (onde fica Liverpool) e Cheshire formam esta região da Inglaterra, que abriga mais de 7 milhões de pessoas.

Entre as cidades mais famosas se encontram Liverpool, Manchester (ambas com mais de 400 mil habitantes), a cidade histórica de Chester e a cidade litorânea de Blackpool.

Mapa da Inglaterra - Nordeste

O noroeste da Inglaterra é ligado à indústria têxtil, que floresceu nos séculos XVIII e XIX, mas atualmente se destaca pela manufatura de diversos produtos, além de outras indústrias.

É a terceira região mais rica do país, contribuindo com cerca de 9,5% do PIB do Reino Unido.

Liverpool, que tinha sua economia muito voltada para o porto, sofreu muito com as mudanças ocorridas no final do século passado, mas passou por uma revitalização e hoje é um importante centro de logística.

Estátua de John Lennon no Carvern Club, Liverpool, região noroeste da Inglaterra
Cavern Club, Liverpool

Além de ser o berço da banda mais famosa do planeta (Beatles), o noroeste da Inglaterra é também local de extrema beleza natural, pois em Cumbria se encontra o famoso e lindo Parque Nacional de Lake District, um dos locais mais visitados da região.

Não menos importante, o futebol é também destaque da região que abriga alguns dos melhores times do país: Manchester City, Manchester United, Liverpool e Everton.

Yorkshire e Humber – regiões da Inglaterra

Os três condados de Yorkshire (North, West e South Yorkshire) assim como a área chamada de Humberside, ou East Riding of Yorkshire, formam esta região da Inglaterra, onde moram cerca 5,5 milhões de pessoas.

Sete cidades estão nesta região: Bradford, Kingston-upon-Hull (principal porto da região), Ripon, Leeds, Sheffield e a linda York.

Mapa da Inglaterra com destaque para a região de Yorkshire e Humber
Clique no mapa para ver ampliado

Historicamente, Yorkshire é famosa pelas minas de carvão. Embora a maioria tenha encerrado as atividades nas décadas de 1970 e 1980, acabando assim com uma longa tradição, a mineração e o carvão são parte integrante da cultura e da história de muitas famílias.

Cidade de York no condado de Yorkshire, Inglaterra
York

Atualmente a cidade de Leeds, em West Yorkshire, se consolida como importante centro financeiro e Sheffield, cidade que floresceu na Revolução Industrial, atua como centro cultural e de serviços da região industrial de South Yorkshire.

Sheffield é mundialmente famosa pela produção de facas e talheres. Na verdade, o aço inoxidável foi descoberto em uma das fábricas da cidade.

Yorkshire se destaca ainda pela beleza natural – marcada especialmente pela costa leste e o Parque Nacional Yorkshire Dales no oeste -, cidades históricas, vilas pitorescas e conexões com a literatura (as irmãs Bronte são de Yorkshire).

O famoso Yorkshire Pudding (leia sobre esta comida aqui) obviamente não pode faltar na lista de comidas típicas da Inglaterra.

West Midlands

Midlands Ocidental é composta dos condados de Staffordshire, Shropshire, West Midlands (onde fica a cidade de Birmingham), Herefordshire, Worcestershire e Warwickshare.

Por que tanto “shire“, você pode estar se perguntando. É que “shire” é uma palavra antiga para “condado”, assim é encontrada muitas vezes como sufixo.

West Midlands na Inglaterra

A maior cidade de West Midlands é Birmingham, que é também a segunda maior cidade do Reino Unido, perdendo somente para Londres. A região tem cerca de 6 milhões de habitantes.

As cidades de West Midlands prosperaram com a Revolução Industrial mas, com o declínio da indústria da manufatura na Inglaterra no final do século passado, sofreram com desemprego, que levou à decadência das cidades.

Local de nascimento de William Shakespeare em Stratford upon Avon, condado de Warwikshire
Stratford-upon-Avon

Nos últimos 20 anos a região se reinventou, e prospera atualmente em várias áreas.

O rio mais extenso do país, River Severn, atravessa a região e passa pelas cidades de Shrewsbury e Worcester, que são centros de regiões agrícolas.

A cidade de Shakespeare, Stratford-Upon-Avon, em Warwickshire, atrai muitos turistas para a região, também conhecida como “Shakespeare Country”.

East Midlands

Derbyshire, Leicestershire, Lincolnshire, Northamptonshire, Nottinghamshire e Rutland são os condados que fazem parte da região de Midlands Oriental.

Com quase 5 milhões de habitantes, as cidades principais são Nottingham, Leicester, Derby e Northampton.

Regiões da Inglaterra - mapa Midlands Oriental

Foi em Derbyshire, em um local chamado Derwent Valley, que a primeira fábrica de tecidos do mundo foi estabelecida durante a Revolução Industrial inglesa. O local é hoje considerado Patrimônio Mundial da Humanidade.

Peak District, Derbyshire Inglaterra
Peak District

As cidades e regiões industriais, no entanto, convivem com áreas agrícolas e outras de extrema beleza natural, como o observado no Parque Nacional Peak District, no norte de Derbyshire.

Robin Hood, o famoso herói da idade média, roubava dos ricos para dar para os pobres em Nottinghamshire e o turismo local explora este personagem em atrações e eventos.

Leste da Inglaterra

A Região conhecida como Leste da Inglaterra engloba os condados de Norfolk, Suffolk, Cambridgeshire, Bedfordshire, Hertfordshire e Essex. A população é de 6,2 milhões de habitantes.

Cambridge e sua famosa Universidade atraem mentes brilhantes, pesquisa e empresas tecnológicas para a região, que tem nos serviços e empresas de ponta sua principal fonte econômica.

Mapa da região Leste da Inglaterra

Outras cidades incluem Norwich, Bedford, Peterborough e Luton.

Dois do cinco aeroportos que servem Londres estão nesta região: Stansted em Essex e Luton em Bedfordshire. O porto de Felixstowe em Suffolk é o mais movimentado do Reino Unido, e por ele passam quase 50% do comércio de contêineres do país.

Kings College em Cambridge
Kings College Chapel em Cambridge

Como Hertfordshire e Essex fazem fronteira com a Grande Londres, algumas cidades desses condados são chamadas de “commuter towns“, locais em que pessoas moram mas que vão a Londres diariamente para trabalhar.

Sudeste da Inglaterra

Buckinghamshire, Oxfordshire, Berkshire, Hampshire, Surrey, East Sussex, West Sussex, Kent e Isle of Wight são os condados do Sudeste da Inglaterra (South East England).

Com 9,1 milhões de habitantes, o sudeste é a região com maior densidade demográfica da Inglaterra. É também das mais ricas, com uma economia diversificada e próspera, ocupando o segundo lugar do país, atrás somente de Londres.

Regiões da Inglaterra - sudeste

Isso se deve à proximidade da capital e às conexões rodoviárias que unem o sudeste a todos os cantos do país.

As principais cidades são Oxford, Canterbury, e as litorâneas: Brighton (a maior da região, com mais de 280 mil habitantes), Portsmouth e Southampton.

Skyline de Oxford no condado de Oxfordshire, região sudoeste da Inglaterra
Oxford

O aeroporto de Gatwick fica em West Sussex e o porto de Southampton, terceiro mais movimentado do país, em Hampshire.

O condado de Kent, onde está a cidade de Canterbury, é chamado de “Jardim da Inglaterra”, e além das belas paisagens rurais também apresenta penhascos e lindas praias no litoral, incluindo os “white cliffs” (penhascos brancos) de Dover.

Regiões da Inglaterra: Sudoeste

Sete condados formam a região sudoeste da Inglaterra: Gloucestershire, Wiltshire, a região metropolitana de Bristol, e os condados do chamado West Country: Somerset, Dorset, Devon e Cornwall.

Regiões da Inglaterra - Sudoeste

A maior cidade é Bristol, que tem boa conexão rodoviária com Londres. Outras cidades de destaque são: Plymouth, Gloucester, Bath e Exeter.

Vivem no sudoeste da Inglaterra 5,6 milhões de pessoas.

Cidade de Exeter em Devon, região sudoeste da Inglaterra
Exeter

Assim como a região sudeste, o sudoeste da Inglaterra é um importante centro econômico, com destaque para a região de Bristol que abriga o mais importante centro de indústrias do setor aeroespacial e de defesa do país.

A região também é forte no turismo, tendo a região de Cotswolds, o famoso monumento de Stonehenge, parques nacionais e belas praias especialmente em Devon e Cornwall.

Grande Londres

Londres, com uma população de 8,8 milhões de habitantes é a maior cidade do Reino Unido e o principal motor econômico do país.

A região metropolitana é responsável por mais de 20% do PIB do Reino Unido, sendo os principais setores econômicos o financeiro, tecnológico e startups e o setor criativo.

Mapa de Londres com seus boroughs ou distritos administrativos.
Clique na figura para ver ampliado

Londres se subdivide em 32 “boroughs” ou distritos administrativos.

Doze deles são chamados de “Inner Boroughs” (Distritos interiores), que correspondem às áreas mais centrais da cidade:

  • Camden,
  • Greenwich,
  • Hackney,
  • Hammersmith and Fulham,
  • Islington,
  • Kensington and Chelsea,
  • Lambeth,
  • Lewisham,
  • Southwark,
  • Tower Hamlets,
  • Wandsworth e
  • Westminster
Trafalgar Square em Londres
Trafalgar Square

Além desses, outros 20 distritos (“Outer Boroughs) também fazem parte da Grande Londres:

  • Barking and Dagenham,
  • Barnet,
  • Bexley,
  • Brent,
  • Bromley,
  • Croydon,
  • Ealing,
  • Enfield,
  • Haringey,
  • Harrow,
  • Havering,
  • Hillingdon,
  • Hounslow,
  • Kingston-upon-Thames,
  • Merton,
  • Newham
  • Redbridge,
  • Richmond-upon-Thames,
  • Sutton, e
  • Waltham Forest

A City of London não é considerada Borough, pois mantém seu status de condado cerimonial, com suas próprias regras. Leia aqui sobre a City of London.

Os Royal Boroughs de Londres

Três distritos são chamados ainda de Royal Boroughs (distritos “reais”):

Royal Borough of Kensington and Chelsea: o status de distrito real foi concedido a Kensington em 1901, por ser o local de nascimento da Rainha Victoria.

Royal Borough of Kingston upon Thames: o rei George V confirmou em 1927 o status real a Kingston upon Thames. A cidade era chamada de real há muitos séculos por ter sido local de coroação de reis anglo-saxões na Idade Média.

Royal Borough of Greenwich: o mais novo dos royal boroughs, Greenwich ganhou o título de Real por ocasião do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, em 2012. O título foi concedido pelas ligações da região com a família real e pela importância histórica, que também garantiu ao local o status de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Escola Real Naval em Greenwich
Greenwich

Leia também 10 programas para fazer em Londres

Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.

Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros

Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico

Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar

Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços

Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral

Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert

Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos

Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!

Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo

Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%

Facebook18TweetPin18Email

Autora: Eneida Atualizado em: 14/08/2022Categoria: Inglaterra

Passeios em português Hotéis em Londres Ingressos Motoristas brasileiros Guias brasileiras Fotógrafas Chip gratis para celular Seguro de viagem

Planner de Viagem gratuito

Banner Planner Viagem para Londres

Clique na figura para baixar gratuitamente o melhor planner de viagem para Londres

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sidebar primária

Planeje sua viagem

Passeios em português Hotéis em Londres Ingressos Motoristas brasileiros Guias brasileiras Fotógrafas Chip grátis Seguro de viagem

Entre em contato

Receba em casa de graça

Chip giffgaff

Nosso guia eletrônico

Guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas

Clique para conhecer!

Cartão Wise

Cartão wise

Abra sua conta multimoeda na Wise:
- compre suas libras com taxa de câmbio comercial e
- receba um cartão internacional gratuito com iof de 1,1%.

Planner de viagem

Planner de viagem para Londres

Clique na figura para baixar gratuitamente o melhor planner de viagem para Londres

Viaje Tranquilo

Viaje Tranquilo

Compare os preços de seguro de viagens das melhores seguradoras do mercado

Compre seu London Pass

London Pass

Economize nas atrações de Londres com o London Pass. Clique na figura para conhecer.

Guia 10 passeios próximos a Londres

Guia 10 passeios próximos a Londres

Clique na imagem para comprar!

Explore more

Passeios em português Hotéis em Londres Ingressos Motoristas brasileiros Guias brasileiras Fotógrafas Chip gratis para celular Seguro de viagem
ícones de londres site

Footer

Planeje sua viagem:

  • • Ingressos para atrações, musicais, esportes e tours
  • • Hotéis em Londres
  • • Seguro para viagem
  • • Guias brasileiros
  • • Motoristas brasileiros
  •  
  • • Fotógrafa brasileira
  • • Passeios guiados em português
  • • Chip gratuito para celular
  • • Principais pontos turísticos

© 2009–2023 · Londres para principiantes - Eneida e Steve Latham ·

Conheça nossos guias eletrônicos:

  • • Guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas
  • • Guia Dez Passeios Próximos a Londres
  • • Um dia em Londres
  • • Planner de viagem gratuito: informações, planilhas e checklists (gratuito)
  • • Mercados de Londres (gratuito)
  • • Restaurantes de Londres (gratuito)
Selo ABBV
Selo blog membro RBBV
  • Sobre
  • Modo de usar
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Blog
Share this ArticleLike this article? Email it to a friend!

Email sent!