Informações sobre as 9 regiões da Inglaterra e características de cada uma delas.
A Inglaterra é dividida em 9 regiões geográficas. Embora não tenham status de “estados” e nem um governo regional, as regiões são usadas para alguns fins estatísticos e administrativos.
Cada região engloba um número de “condados” (counties) que são as unidades locais.
Condados da Inglaterra
Na verdade, a noção de condado (county) remonta à idade média e, como sofreu muitas alterações no decorrer dos séculos, atualmente há diferentes tipos de condados no Reino Unido; alguns com função administrativa, como se fosse um estado ou município, e outros não.
Para efeitos deste artigo, estamos considerando os chamados condados cerimoniais ou geográficos. A Inglaterra é dividida em 48 condados cerimoniais, sendo dois em Londres: Greater London e City of London.
Os condados cerimoniais se caracterizam por terem um representante nomeado pela Rainha, chamado Lorde Tenente (“Lord-Lieutenant“). Esses representantes têm um cargo honorário, não recebem salários e mantêm o cargo até completarem 75 anos.
Atualmente, as funções do Lord Lieutenant se resumem a organizar visitas da família real ao condado, apresentar prêmios e homenagens a pessoas e instituições em nome da Rainha, participar de eventos, coordenar cerimônias de naturalização de cidadãos estrangeiros, entre outros.
Alguns desses condados se subdividem em outros chamados condados metropolitanos e não metropolitanos que, por sua vez, podem se dividir em distritos.
Leia aqui sobre a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido
As regiões da Inglaterra são as seguintes (de norte a sul):
- North East (Nordeste),
- North West (Noroeste),
- Yorkshire and the Humber (Yorkshire e Humber),
- East Midlands (Midlands Oriental),
- West Midlands (Midlands Ocidental),
- East of England (Leste da Inglaterra, também chamada de Anglia),
- London (Londres),
- South East (Sudeste) e
- South West (Sudoeste).
Veja a seguir os destaques e características de cada uma delas.
Nordeste da Inglaterra
Os condados de Northumberland, Durham e Tyne and Wear (onde fica a cidade de Newcastle), além de uma parte do condado de North Yorkshire, formam esta região mais ao norte da Inglaterra, que faz fronteira com a Escócia.
As cidades mais importantes, além de Newcastle-upon-Tyne, são Middlesbrough, Sunderland e Durham.
A população total da região em 2019 era estimada em 2,6 milhões de habitantes.
O nordeste da Inglaterra é uma região rica em história, pois era a fronteira norte do Império Romano, além de ser local de batalhas com a Escócia.
Northumberland é povoada de castelos e fortalezas que são testemunhas das lutas políticas e religiosas pelas quais a regiões passou.
O Nordeste da Inglaterra se orgulha de ter dois locais considerados patrimônio mundial da Humanidade pela UNESCO: as Muralhas de Adriano, construção romana na fronteira com a Escócia, e a Catedral e Castelo de Durham.
Leia aqui a lista completa dos locais considerados Patrimônio Mundial no Reino Unido.
Em termos econômicos, o nordeste da Inglaterra já foi um centro importante de construção de navios e também de mineração de carvão.
Atualmente, turismo, agricultura e indústria farmacêutica e petroquímica são as principais indústrias da região. É a segunda região menos próspera do país, contribuindo apenas com 3% do Produto Interno Bruto do Reino Unido.
O sotaque britânico chamado geordie, que confunde até os ingleses de outras regiões, é característico do nordeste inglês e é falado especialmente em Newcastle e Tyneside.
Noroeste da Inglaterra
Os condados de Cumbria, Lancashire, Manchester, Merseyside (onde fica Liverpool) e Cheshire formam esta região da Inglaterra, que abriga mais de 7 milhões de pessoas.
Entre as cidades mais famosas se encontram Liverpool, Manchester (ambas com mais de 400 mil habitantes), a cidade histórica de Chester e a cidade litorânea de Blackpool.
O noroeste da Inglaterra é ligado à indústria têxtil, que floresceu nos séculos XVIII e XIX, mas atualmente se destaca pela manufatura de diversos produtos, além de outras indústrias.
É a terceira região mais rica do país, contribuindo com cerca de 9,5% do PIB do Reino Unido.
Liverpool, que tinha sua economia muito voltada para o porto, sofreu muito com as mudanças ocorridas no final do século passado, mas passou por uma revitalização e hoje é um importante centro de logística.
Além de ser o berço da banda mais famosa do planeta (Beatles), o noroeste da Inglaterra é também local de extrema beleza natural, pois em Cumbria se encontra o famoso e lindo Parque Nacional de Lake District, um dos locais mais visitados da região.
Não menos importante, o futebol é também destaque da região que abriga alguns dos melhores times do país: Manchester City, Manchester United, Liverpool e Everton.
Yorkshire e Humber – regiões da Inglaterra
Os três condados de Yorkshire (North, West e South Yorkshire) assim como a área chamada de Humberside, ou East Riding of Yorkshire, formam esta região da Inglaterra, onde moram cerca 5,5 milhões de pessoas.
Sete cidades estão nesta região: Bradford, Kingston-upon-Hull (principal porto da região), Ripon, Leeds, Sheffield e a linda York.
Historicamente, Yorkshire é famosa pelas minas de carvão. Embora a maioria tenha encerrado as atividades nas décadas de 1970 e 1980, acabando assim com uma longa tradição, a mineração e o carvão são parte integrante da cultura e da história de muitas famílias.
Atualmente a cidade de Leeds, em West Yorkshire, se consolida como importante centro financeiro e Sheffield, cidade que floresceu na Revolução Industrial, atua como centro cultural e de serviços da região industrial de South Yorkshire.
Sheffield é mundialmente famosa pela produção de facas e talheres. Na verdade, o aço inoxidável foi descoberto em uma das fábricas da cidade.
Yorkshire se destaca ainda pela beleza natural – marcada especialmente pela costa leste e o Parque Nacional Yorkshire Dales no oeste -, cidades históricas, vilas pitorescas e conexões com a literatura (as irmãs Bronte são de Yorkshire).
O famoso Yorkshire Pudding (leia sobre esta comida aqui) obviamente não pode faltar na lista de comidas típicas da Inglaterra.
West Midlands
Midlands Ocidental é composta dos condados de Staffordshire, Shropshire, West Midlands (onde fica a cidade de Birmingham), Herefordshire, Worcestershire e Warwickshare.
Por que tanto “shire“, você pode estar se perguntando. É que “shire” é uma palavra antiga para “condado”, assim é encontrada muitas vezes como sufixo.
A maior cidade de West Midlands é Birmingham, que é também a segunda maior cidade do Reino Unido, perdendo somente para Londres. A região tem cerca de 6 milhões de habitantes.
As cidades de West Midlands prosperaram com a Revolução Industrial mas, com o declínio da indústria da manufatura na Inglaterra no final do século passado, sofreram com desemprego, que levou à decadência das cidades.
Nos últimos 20 anos a região se reinventou, e prospera atualmente em várias áreas.
O rio mais extenso do país, River Severn, atravessa a região e passa pelas cidades de Shrewsbury e Worcester, que são centros de regiões agrícolas.
A cidade de Shakespeare, Stratford-Upon-Avon, em Warwickshire, atrai muitos turistas para a região, também conhecida como “Shakespeare Country”.
East Midlands
Derbyshire, Leicestershire, Lincolnshire, Northamptonshire, Nottinghamshire e Rutland são os condados que fazem parte da região de Midlands Oriental.
Com quase 5 milhões de habitantes, as cidades principais são Nottingham, Leicester, Derby e Northampton.
Foi em Derbyshire, em um local chamado Derwent Valley, que a primeira fábrica de tecidos do mundo foi estabelecida durante a Revolução Industrial inglesa. O local é hoje considerado Patrimônio Mundial da Humanidade.
As cidades e regiões industriais, no entanto, convivem com áreas agrícolas e outras de extrema beleza natural, como o observado no Parque Nacional Peak District, no norte de Derbyshire.
Robin Hood, o famoso herói da idade média, roubava dos ricos para dar para os pobres em Nottinghamshire e o turismo local explora este personagem em atrações e eventos.
Leste da Inglaterra
A Região conhecida como Leste da Inglaterra engloba os condados de Norfolk, Suffolk, Cambridgeshire, Bedfordshire, Hertfordshire e Essex. A população é de 6,2 milhões de habitantes.
Cambridge e sua famosa Universidade atraem mentes brilhantes, pesquisa e empresas tecnológicas para a região, que tem nos serviços e empresas de ponta sua principal fonte econômica.
Outras cidades incluem Norwich, Bedford, Peterborough e Luton.
Dois do cinco aeroportos que servem Londres estão nesta região: Stansted em Essex e Luton em Bedfordshire. O porto de Felixstowe em Suffolk é o mais movimentado do Reino Unido, e por ele passam quase 50% do comércio de contêineres do país.
Como Hertfordshire e Essex fazem fronteira com a Grande Londres, algumas cidades desses condados são chamadas de “commuter towns“, locais em que pessoas moram mas que vão a Londres diariamente para trabalhar.
Sudeste da Inglaterra
Buckinghamshire, Oxfordshire, Berkshire, Hampshire, Surrey, East Sussex, West Sussex, Kent e Isle of Wight são os condados do Sudeste da Inglaterra (South East England).
Com 9,1 milhões de habitantes, o sudeste é a região com maior densidade demográfica da Inglaterra. É também das mais ricas, com uma economia diversificada e próspera, ocupando o segundo lugar do país, atrás somente de Londres.
Isso se deve à proximidade da capital e às conexões rodoviárias que unem o sudeste a todos os cantos do país.
As principais cidades são Oxford, Canterbury, e as litorâneas: Brighton (a maior da região, com mais de 280 mil habitantes), Portsmouth e Southampton.
O aeroporto de Gatwick fica em West Sussex e o porto de Southampton, terceiro mais movimentado do país, em Hampshire.
O condado de Kent, onde está a cidade de Canterbury, é chamado de “Jardim da Inglaterra”, e além das belas paisagens rurais também apresenta penhascos e lindas praias no litoral, incluindo os “white cliffs” (penhascos brancos) de Dover.
Regiões da Inglaterra: Sudoeste
Sete condados formam a região sudoeste da Inglaterra: Gloucestershire, Wiltshire, a região metropolitana de Bristol, e os condados do chamado West Country: Somerset, Dorset, Devon e Cornwall.
A maior cidade é Bristol, que tem boa conexão rodoviária com Londres. Outras cidades de destaque são: Plymouth, Gloucester, Bath e Exeter.
Vivem no sudoeste da Inglaterra 5,6 milhões de pessoas.
Assim como a região sudeste, o sudoeste da Inglaterra é um importante centro econômico, com destaque para a região de Bristol que abriga o mais importante centro de indústrias do setor aeroespacial e de defesa do país.
A região também é forte no turismo, tendo a região de Cotswolds, o famoso monumento de Stonehenge, parques nacionais e belas praias especialmente em Devon e Cornwall.
Grande Londres
Londres, com uma população de 8,8 milhões de habitantes é a maior cidade do Reino Unido e o principal motor econômico do país.
A região metropolitana é responsável por mais de 20% do PIB do Reino Unido, sendo os principais setores econômicos o financeiro, tecnológico e startups e o setor criativo.
Londres se subdivide em 32 “boroughs” ou distritos administrativos.
Doze deles são chamados de “Inner Boroughs” (Distritos interiores), que correspondem às áreas mais centrais da cidade:
- Camden,
- Greenwich,
- Hackney,
- Hammersmith and Fulham,
- Islington,
- Kensington and Chelsea,
- Lambeth,
- Lewisham,
- Southwark,
- Tower Hamlets,
- Wandsworth e
- Westminster
Além desses, outros 20 distritos (“Outer Boroughs) também fazem parte da Grande Londres:
- Barking and Dagenham,
- Barnet,
- Bexley,
- Brent,
- Bromley,
- Croydon,
- Ealing,
- Enfield,
- Haringey,
- Harrow,
- Havering,
- Hillingdon,
- Hounslow,
- Kingston-upon-Thames,
- Merton,
- Newham
- Redbridge,
- Richmond-upon-Thames,
- Sutton, e
- Waltham Forest
A City of London não é considerada Borough, pois mantém seu status de condado cerimonial, com suas próprias regras. Leia aqui sobre a City of London.
Os Royal Boroughs de Londres
Três distritos são chamados ainda de Royal Boroughs (distritos “reais”):
Royal Borough of Kensington and Chelsea: o status de distrito real foi concedido a Kensington em 1901, por ser o local de nascimento da Rainha Victoria.
Royal Borough of Kingston upon Thames: o rei George V confirmou em 1927 o status real a Kingston upon Thames. A cidade era chamada de real há muitos séculos por ter sido local de coroação de reis anglo-saxões na Idade Média.
Royal Borough of Greenwich: o mais novo dos royal boroughs, Greenwich ganhou o título de Real por ocasião do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, em 2012. O título foi concedido pelas ligações da região com a família real e pela importância histórica, que também garantiu ao local o status de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Leia também 10 programas para fazer em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Deixe um comentário