As delícias do outono na Inglaterra: veja o que comer nesta época do ano
Durante minha infância e adolescência, a alimentação na minha casa era mais ou menos a mesma durante todo o ano.
Para não dizer que nada mudava, me lembro que adorava o mês de junho por causa do pinhão e do milho verde que de repente apareciam na mesa, mas para mim eram comidas de festa junina, não necessariamente relacionadas ao outono.
Gostava também das mangas ubá que até hoje têm para mim gosto de férias de verão passadas no interior de Minas.
Atualmente, por influência dos ingleses, até aprendi a achar graça, mas na época ninguém estranhava o fato de o forno ficar ligado durante horas no dia de Natal, mesmo com os termômetros marcando 40 graus no Rio de Janeiro, onde passávamos o final de ano.
Impensável era um almoço de Natal sem a leitoa à pururuca, especialidade da casa da avó, ou o tradicional peru!
Culinária Sazonal
Sendo assim, para mim foi muito interessante conhecer os hábitos alimentares de um país que têm as estações bem mais definidas que as do sudeste brasileiro e aprender sobre a culinária sazonal.
O princípio é básico e faz todo sentido: consomem-se frutas e verduras da época e usam-se métodos de cozimento mais condizentes com a temperatura exterior.
No verão, saladas, pratos frios, churrascos, nada de forno, ou que leve horas para cozinhar. Quando o tempo esfria, assados e ensopados e o fogão funcionando a todo vapor.
Leia também: 5 razões para amar Londres no outono
A celebração da colheita
Na Inglaterra, o final do verão e início do outono (agosto a outubro) é a época de celebrar a colheita. Nos centros comunitários, há festas (chamadas Harvest Suppers) em que os locais se encontram para comer, beber e se divertir, e nas igrejas e escolas há Festivais da Colheita.
As igrejas recebem diversos tipos de alimentos: maçãs, peras, abobrinhas, vagens, pão, etc. que são dispostos em lindos arranjos.
Após a celebração, a comida é distribuída, com a ajuda das crianças, para os idosos e doentes.
Outono é época de preservar
Há uma abundância de maçãs e peras de todos os tipos. Em Worcertershire, onde meus sogros moram, acontecem festivais de maçãs, em que é possível experimentar diversas espécies desta fruta ao natural e em forma de conserva, geleia, chutney, etc.
Aliás, as cozinhas nesta época se transformam em pequenas fábricas de geleias, picles e chutneys para dar conta de tanto produto maduro!
O chutney, para quem não conhece, é uma espécie de conserva bem britânica, feito a base de uma fruta ou legume, entre eles maçã, tomate que não amadureceu, vagem (runner-bean), ameixa, mirtilo, etc., e temperos e especiarias indianas. Ele acompanha carnes, ou pão com queijo e é uma delícia.
As ameixas também estão no auge nesta época. Entre elas, uma espécie de ameixa roxa selvagem, menorzinha que a que vemos no Brasil, está por toda parte nesta época: as damsons.
Elas são usadas para produzir geleia e também uma bebida que é feita agora para ser tomada na época do Natal: damson gin, um gim misturado com açúcar e com as ameixinhas que ficará macerando por cerca de 3 meses.
Comidas típicas do outono na Inglaterra
Quanto aos legumes, é tempo de comer runner beans, um tipo de vagem, abóboras, e uma abobrinha gordinha conhecida como marrows.
Essas abobrinhas em geral são recheadas com carne moída e miolo de pão, cobertas com queijo e assadas no forno. Um prato bem caseiro, mas nem por isso menos apetitoso.
Os vegetarianos que me perdoem, mas para quem gosta de experimentar comidas mais exóticas, durante todo o outono e inverno há muitas opções de carne de caça: de coelhos (rabbits e hares) e pombos (pigeon) a veados (venison), patos selvagens (wild duck), faisões (pheasant) e perdizes (partridge).
A caça é permitida na Inglaterra de forma regulamentada por lei durante alguns meses do ano e, segundo dizem, é uma forma de controle da superpopulação de algumas espécies.
Não há lugar mais tradicional para experimentar carne de caça (chamada game) do que no restaurante mais antigo de Londres, o Rules.
Pelo mundo: leia aqui sobre a rota das castanhas em Portugal, uma delícia que também é típica do outono, no blog Berço do Mundo, da portuguesa Ruthia.
Farmers’ Markets
Em Londres você pode ver e experimentar algumas destas delícias do outono, visitando uma das diversas feiras de produtores que acontecem em locais e dias variados.
Selecionei quatro localizadas na região mais central da cidade:
Notting Hill Farmers’ Market – sábados, de 9 às 13 h. Local: estacionamento da Waterstones, Kensington Church Street, Kensington, London W11 3LQ
Marylebone Farmers’ Market – domingos, de 10 às 14 h. Local: Aybrook Street, Marylebone, London W1U 4EW
South Kensington Farmers’ Market – sábados de 9 às 14 h. Local: Bute Street, South Kensington. SW7 3EX
Bloomsbury Farmers’ Market – quintas-feiras de 9 às 14 h. Local: Torrington Square / Byng Place, WC1E 7HY.
Conheça também o Borough Market, o mercado mais famoso de Londres
Leia também sobre o Festival de Restaurantes que acontece em Londres no outono
Receita de Crumble de Frutas Inglês
Não dá para terminar o post sem falar de doces. Então, deixo aqui uma receita de sobremesa simples e tipicamente inglesa que nesta época é feita com maçãs e amoras: um crumble de frutas.
Crumble de maçã e amora
Equipamento
Ingredientes
- 700 gr frutas (mistura de maçãs e algumas amoras)
- 1 colher de sopa açúcar
- 100 gr farinha de trigo comum
- 75 gr manteiga
- 50 gr açúcar mascavo
- 75 gr aveia em flocos
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Descasque e fatie as maçãs e coloque juntamente com as amoras em uma travessa refratária.
- Polvilhe com açúcar.
- Faça o crumble: em uma vasilha, misture com os dedos a farinha e a manteiga e adicione o açúcar e a aveia. Deve ficar com uma consistência de farofa.
- Disponha o crumble sobre as frutas.
- Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 30 minutos.
- Sirva quente com creme inglês, obviamente!
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Outras receitas da culinária britânica
***
Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts sobre o outono europeu que o Londres para principiantes, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, publicou em 2014. Atualizado para 2023.
Para ver os demais posts da Blogagem do Outono Europeu, visite:
Alemanha por que não?
Ester Albuquerque
Como posso saber a programação de vcs em Londres. Estou aqui e gostaria de me comunicar.
Pode mandar por e.mail?
Eneida
Oi Ester,
Estamos à disposição no email [email protected]
ana regina
Que delícia de post e esse Crumble de frutas é de dar água na boca.
abraços