Maior pinacoteca do Reino Unido, a Galeria Nacional em Londres abriga mais de 2300 obras de artistas europeus do período compreendido entre o século XIII e o início do século XX.
Localizada na Trafalgar Square, praça que é considerada o coração de Londres, a National Gallery é uma das atrações mais visitadas do Reino Unido, perdendo apenas para o Museu Britânico e Tate Modern em números de visitantes por ano.

Como visitar a National Gallery durante a pandemia
A Galeria Nacional reabriu ao público depois da quarentena com os devidos protocolos de segurança. A Galeria está aberta diariamente de 11h00 às 18h00 e nas sextas-feiras até às 21h00.
O acesso à galeria continua gratuito, mas é preciso reservar seu horário com antecedência no website. Clique aqui para fazer sua reserva. Você pode optar por doar uma quantia para apoiar o museu (entre £10 e £20), ou reservar o ingresso “free“, sem custo.
Foram marcadas três rotas em sentido único para os visitantes explorarem as obras do museu: rotas A, B, e C no mapa abaixo.

Você pode combinar as rotas, começando pela rota A. As rotas B e C terminam nas galerias dos Impressionistas (salas 41 a 46), as mais visitadas da National Gallery.
A rota A percorre a ala Sainsbury da Galeria, tem duração de 25 minutos e nela estão as obras mais antigas da National Gallery. Os destaques são: o díptico Wilton Diptych, Bellini, Botticelli, Michelangelo, Uccello, Leonardo da Vinci (The Virgin of the Rocks), van Eyck, Campin, Piero, Raphael
A rota B tem duração de 35 minutos e os destaques são: Rubens, Vermeer (A Young Woman standing at a Virginal), Rembrandt, Velázquez (The Toilet of Venus), Caravaggio (The supper at Emmaus), Gentileschi, Stubbs, Monet, Seurat, Van Gogh.
A rota C tem duração de 25 minutos e os destaques são: Lotto, Holbein, Canaletto, Hogarth, Gainsborough, Constable (The Hay Wain), Stubbs (Whistlejacket), Monet, Seurat, Van Gogh.
Os destaques da Galeria Nacional em Londres
Entre as diversas obras maravilhosas em exposição, os seguintes quadros se destacam:
- “The Virgin of the Rocks” de Leonardo da Vinci (sala 66);
- “The Entombment”, de Michelangelo (sala 8);
- “Venus and Mars”, de Boticelli (sala 58);
- “The Supper at Emmaus”, de Caravaggio (sala 31),
- “Self Portrait at the age of 34”, de Rembrandt (sala 22);
- “A Young woman standing a virginal”, de Vermeer (sala 16);
- “Sunflowers”, de Van Gogh (sala 41);
- “The toilet of Venus“, de Velázquez (sala 30);
- “Bathers” de Paul Cézanne (sala 41) e
- “Bathers at La Grenouillère” de Monet (sala 41).
Não deixe de conhecer também algumas obras de artistas britânicos na sala 34, como o “The Fighting Temeraire” de J.M.W. Turner; “The Hay Wain” de John Constable, e o lindo cavalo “Whistlejacket” de George Stubbs.
Ao contrário do que muita gente pensa, o acervo da Galeria Nacional jamais pertenceu à família real britânica, tendo sido adquirido em sua totalidade com recursos do povo britânico.

Tours Guiados e outros Eventos
A National Gallery, desde que foi inaugurada em 1838, tem como objetivo tornar a arte acessível a pessoas de todos os níveis sociais. Sendo assim, oferece diversas palestras e eventos para o público, muitos deles gratuitos, com especialistas sobre os mais diversos temas relacionados à arte (em inglês). É possível consultar a programação neste link:
- Tour Guiado – diariamente de segunda a sexta-feira, em dois horários (variável conforme o mês), há um tour com a duração de uma hora pelas principais obras da galeria. Em geral entre 14h00 e 15h00
- Palestra de 10 minutos – de segunda a sexta-feira às 16:00 há uma palestra de 10 minutos sobre um quadro específico.
- Palestra na hora do almoço – Entre 13h00 e 13h45 em algumas datas, há também uma palestra sobre um tema relacionado à arte, a um artista ou a um período específico.
Para quem não domina o inglês ou quer conhecer a galeria no seu próprio ritmo, são oferecidos audioguias em diversos idiomas, inclusive em português (europeu).
O The Collection Tour apresenta comentários sobre mais de 1200 obras do acervo. Já o Essential Audio Tour cobre 80 destaques da galeria para quem tem pouco tempo para visitar a galeria. O aluguel dos audioguias custa £5 cada.
Sextas-feira na National Gallery
Sexta-feira é um dia especial nesta incrível galeria. Além de ter o horário de funcionamento estendido até as 21:00, a galeria oferece palestras, eventos especiais e até concertos de música clássica. A entrada é franca para a grande maioria dessas atividades, e a programação de eventos pode ser consultado aqui.
Restaurantes e cafés da Galeria Nacional em Londres
Há duas opções de restaurantes na National Gallery, além de um Espresso Bar. O restaurante The National Dining Rooms, oferece culinária britânica em estilo self-service. Além do almoço é servido também, a partir das 15:00, o tradicional chá da tarde.
O outro restaurante, The National Café, situado na ala leste da galeria, tem um cardápio extenso com destaque para a culinária europeia contemporânea e serve desde o café-da-manhã até o jantar, passando também pelo chá das cinco. O café tem acesso pela própria galeria e também por uma entrada independente, na St. Martin’s Lane.
Exposições temporárias em 2020
A Galeria Nacional organiza exposições temporárias de grande sucesso. Para 2020, estão programadas as seguintes exposições:
Titian – Love, Desire, Death – pela primeira vez reunidas 6 pinturas de Ticiano que interpretam os mitos do amor, tentação e punição. Até 17 de janeiro de 2021, ingresso pago
Artemisia – uma das poucas mulheres a ter sua obra reconhecida como grande pintora do barroco italiano. Até 24 de janeiro de 2021, ingresso pago
Para mais informações consulte esta página.
Informações para a visita
Website oficial
Endereço: Trafalgar Square, London WC2N 5DN
Estações de metrô mais próximas: Leicester Square (linhas Northern e Piccadilly) e Charing Cross (linhas Northern e Bakerloo)
Horário de funcionamento : Diariamente de 10:00–18:00, Sexta-feira 10:00–21:00
Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro
Entrada gratuita para a coleção permanente e paga para exposições temporárias
Leia também outros guias completos de museus em Londres:
O que você precisa para sua viagem?
- Compre aqui ingressos para atrações, musicais, esportes e tours com os melhores preços
- Conheça nossa seleção de hotéis em Londres nas melhores regiões para turistas e com ótimo custo-benefício
- Compare preços dos melhores seguros de viagens e contrate o seu
- Contrate os melhores guias brasileiros para te acompanhar pela cidade
- Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios pela Inglaterra
- Eternize sua viagem com fotos feitas por uma fotógrafa profissional brasileira
- Conheça o melhor de Londres com os passeios guiados em português em pequenos grupos
- Solicite um chip gratuito para celular com entrega no Brasil
Matheus
Oi Eneida,
boa tarde!
Se eu quiser entrar e dar uma volta pela Pinacoteca é possível? Ou tenho sempre que fazer algum dos tours?
Obrigado
Eneida
Oi Matheus,
Você pode andar pela galeria o quanto quiser. Não precisa fazer tour guiado, não!
Thaisa
Olá,
Como chego numa sexta em Londres e a Galeria fica aberta até tarde, estou pensando em começar por esta região. Gostei da dica do restaurante. Você sabe dizer se é muito caro. Obrigada e parabéns pelo blog!
Eneida
Oi Thaisa,
Veja os preços aqui: http://www.peytonandbyrne.co.uk/national-dining-rooms/