Se você está procurando um passeio cultural inesquecível e gratuito, você tem razões de sobra para visitar a galeria Tate Modern em Londres.
Esta galeria é dedicada à arte moderna e contemporânea e conta com obras de artistas de renome de várias partes do mundo em sua coleção.
Inaugurada na virada do milênio, a Tate Modern faz parte da organização Tate – juntamente com a Tate Britain (que também fica em Londres), Tate Liverpool e Tate St. Ives.
É a segunda atração mais visitada em todo o Reino Unido – recebendo mais de 5 milhões de pessoas por ano e perdendo apenas para o Museu Britânico.
O prédio principal, que já foi uma usina elétrica, é voltado para o Rio Tâmisa e atualmente é chamado de Natalie Bell Building. A grande chaminé da antiga usina é uma característica do museu, que se tornou um dos símbolos de Londres.
O acesso à Tate Modern continua gratuito, mas é preciso reservar seu horário com antecedência no website. Clique aqui para fazer sua reserva. Você pode optar por doar uma quantia para apoiar o museu (entre £5 e £20), ou reservar o ingresso “free“, sem custo.
Atrás do prédio da usina foi inaugurada em 2016 uma torre, o Blavatnik Building, com arquitetura arrojada vencedora de vários prêmios. É uma extensão do espaço de exibição da galeria.
A Tate Modern já foi cenário de filmes e seriados – entre eles, Missão impossível – Fallout, com Tom Cruise e o Diário de Bridget Jones.
A ponte de pedestres Millenium Bridge, que assim como a Tate Modern foi inaugurada por ocasião do início do milênio, liga a galeria na margem sul do Tâmisa à margem norte próximo à Catedral de São Paulo (St Paul’s Cathedral).
Confira uma lista com 8 razões para incluir este passeio em seu roteiro:
1 – Aprecie pessoalmente obras de artistas renomados
A Tate Modern possui obras de artistas famosos em sua coleção, como Pablo Picasso, Roy Lichtenstein, Salvador Dalí, Claude Monet, René Magritte, Piet Mondrian, Edgar Degas, Marcel Duchamp, Andy Warhol, entre muitos outros.
O museu é a residência fixa de obras como The Weeping Woman, de Pablo Picasso, Marilyn Diptych, de Andy Warhol e Mountain Lake, de Salvador Dalí.
A coleção permanente conta com mais de 60 mil obras que são exibidas em rodízio e organizadas por tema e em ordem cronológica nos níveis 2 e 4 do Natalie Bell Building (o prédio da antiga usina) e nos níveis 0, 2, 3 e 4 do prédio mais novo, Blavatnik Building.
Assim como em todos os grandes museus, a Tate Modern disponibiliza áudio-guias, que são perfeitos para saber mais sobre os artistas, e entender as obras e o contexto em que foram criadas.
O valor para alugar o aparelho é £4.50 e ele possui opções em diversos idiomas – inclusive em Português.
Se você quiser se aprofundar sobre temas ou coleções específicas é possível participar de tours gratuitos, oferecidos pelo museu. Clique aqui e saiba mais.
2 – Aproveite a vista da cidade – de graça!
Enquanto um ingresso para apreciar a vista do famoso The View from The Shard, o prédio mais alto da Europa Central, custa £30 por adulto, a Tate Modern oferece acesso gratuito ao seu andar mais alto – o Level 10 da torre Blavatnik.
Do terraço você pode curtir uma visão 360º do centro de Londres que inclui pontos importantes da cidade como a Catedral de Saint Paul, rio Tâmisa, o próprio The Shard, o Walkie Talkie, Gherkin, e até mesmo o estádio de Wembley.
E o melhor: não é necessário agendar! Ao chegar no museu, vá até o Blavatnik Building (uma de suas duas torres) e pegue o elevador até o 10º andar. Você pode até tomar um drink enquanto aprecia a vista, pois há um bar neste nível.
O prédio da usina, que fica nas margens do Tâmisa, também oferece belas vistas do rio, da ponte do Milênio e da margem norte. Basta ir ao restaurante que funciona no sexto andar ou nas varandas abertas do terceiro andar.
3 – Interaja com as obras
Esqueça aquele estereótipo de que museus são monótonos! Além de pinturas tradicionais, a Tate Modern tem em exibição instalações gigantescas, esculturas, fotografias, vídeos e áudios.
Mais do que um museu, a Tate Modern Londres é praticamente um grande espaço cultural que desperta seus sentidos e te convida a interagir com suas obras.
Além das áreas de exposições e cinema, o museu possui um espaço enorme, chamado The Tanks, reservado somente para performances.
A Turbine Hall, ou sala da Turbina, ocupa grande parte do andar térreo da galeria, e abriga esculturas de grande escala e instalações feitas especialmente para o local. A cada ano, um novo artista é convidado a exibir uma obra neste espaço.
4 – Confira programas especiais para famílias com crianças
Seja em passeios em família ou excursões escolares, é muito comum crianças e adolescentes visitarem museus no Reino Unido – e a Tate Modern possui uma programação especial para este público.
Ao chegar no museu, você pode comprar um mapa especialmente feito para famílias com crianças por apenas £1. Este mapa indica as obras e atividades com maior interatividade – perfeitas para manter os pequenos entretidos.
Além de sua programação usual, no terceiro sábado do mês o museu também oferece um workshop gratuito para crianças de 8 à 14 anos.
O museu está equipado com trocador e área para guardar carrinhos de bebê.
Se você tiver alguma dúvida de como aproveitar melhor o seu passeio com crianças, é só procurar por funcionários vestindo camisetas amarelas com a mensagem “Hello Families”, que estão no museu aos finais de semana e feriados escolares, prontos para oferecer todo o suporte que você precisa.
Clique aqui para visitar o Tate Kids – um site desenvolvido pela Tate especialmente para crianças.
5 – Acessibilidade
Quem pode visitar a Tate Modern? TODOS. Jovens, idosos, grupos, famílias com crianças, pessoas com necessidades especiais. O museu possui acessibilidade para cadeirantes – inclusive você pode reservar cadeiras de rodas, sem custo nenhum, e/ou estacionar gratuitamente em uma de suas 12 vagas reservadas (necessário agendamento). Clique aqui e saiba mais.
O museu também oferece suporte para pessoas com deficiência visual, auditiva ou do espectro do autismo.
6 – Facilidades
É normal que você demore horas apreciando todas as obras e instalações do museu, por isso a Tate Modern possui todas as facilidades que vão deixar sua visita muito mais confortável.
Lá você encontra opções de restaurantes, café e bar com preços acessíveis – o preço médio de um café ou chá é de £2, uma pint de cerveja custa £5 e uma refeição custa em média £15.
Caso você não queira carregar mochilas e casacos, o museu oferece serviço de chapelaria (£4) e armário (você deposita uma moeda de £1 e recebe ela de volta quando retirar seus itens).
No entanto, não é permitida a entrada com malas grandes (maiores do que 55cm x 40cm x 20cm), instrumentos musicais ou caixas. Existe um serviço de armazenamento desses itens na Waterloo Station. Clique aqui e saiba mais.
Até mesmo banquinhos dobráveis são disponibilizados gratuitamente, já que é difícil encontrar lugares para sentar nas áreas de exposições.
E claro, você também encontrará lojinhas de souvenirs, com camisetas, livros, canecas, cartões-postais, etc.
7 – Eventos e exposições temporárias
Cada visita à Tate Modern é única. A galeria está sempre trazendo novas exibições temporárias (gratuitas e pagas) e possui uma agenda mensal com filmes, cursos e workshops. Clique aqui e confira a programação.
8 – Fácil acesso
Localizada nas margens do Rio Tâmisa, na região central de Londres, é fácil chegar a este museu de arte moderna de Londres por ônibus, metrô, trem, bicicleta, ou até mesmo barco.
O charmoso barco Tate Boat faz o percurso entre os museus Tate Modern e Tate Britain (localizada em Pimlico, mais próximo de Westminster) a cada 30 minutos. A passagem custa £8.60 por adulto e crianças com menos de 5 anos não pagam. Clique aqui e saiba mais.
Além disso, a Tate é vizinha de outras atrações incríveis como a Catedral de São Paulo, Tower Bridge, Shakespeare Globe Theatre, Borough Market e Tower of London. Com alguns minutos de caminhada, você pode conhecer todos estes pontos em um só dia. Veja aqui nosso guia para conhecer esta região.
Já se convenceu? Então anote o endereço e o horário de funcionamento da Tate Modern em Londres e conte pra gente como foi sua visita!
Fotos: Beatriz Grasso
Galeria Tate Modern
Endereço e como chegar
Bankside, London SE1 9TG
Estações de metrô mais próximas: Southwark (linha Jubilee), 600 m; Blackfriars (linhas District e Circle Line), 800 m; St Paul’s (linha Central), 1.100 m
Entrada gratuita para a coleção permanente
Horário de funcionamento
Galeria Tate Modern em Londres
Domingo à quinta-feira – das 10:00 às 18:00
Sextas e sábados – das 10:00 às 22:00
O museu permanece fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro. Nos outros dias, está aberto normalmente – inclusive nos feriados.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Gabriela
De longe o melhor blog sobre Londres, vou viajar no próximo mês e há 9 meses tenho planejando está viagem e este site me ajudou horrores.
Desde cultura a informações, dificilmente achamos sites assim.
Parabéns a toda equipe!
Eneida
Obrigada, Gabriela!
André
Olá,
No Tate Modern é possível comer fish&chips no bar/restaurante do sétimo andar? Eles tem café que sirva algo similar ao Chá das cinco usual na Inglaterra?
Grato
Eneida
Oi Andre,
Veja aqui o menu: http://www.tate.org.uk/visit/tate-modern/kitchen-and-bar
Pedro
Boa noite,
quanto custa o Tate-to-Tate hoje em dia? Olhei o site e não entendi exatamente as taxas.
Muito obrigado!
Eneida
Oi Pedro,
A passagem para adultos custa £8. Veja aqui: http://www.tate.org.uk/visit/tate-boat
luka vasconcelos
Boa noite Eneida, eu estou no green park e quero ir para o tate britain, eu vi aqui no blog que eu pego o metrô millbank millenium pier e desço no pier para visitar o tate, está correto? o metrô eu pego na estação do próprio green park certo?
obrigado.
Eneida
Oi Luka,
Leia o post http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=1824 para saber como ir de um lugar para outro. Millenium pier é para barco, não metrô. De Green Park vá a pé para a Tate Britain. É bem perto. Se quiser ir de metrô, pegue a Victoria Line (azul claro) para Pimlico. São só duas paradas. Mapa: http://www.tate.org.uk/britain/information/#getting