O que fizemos em uma visita a Bath, cidade linda no sudoeste da Inglaterra
A cidade de Bath, no sudoeste da Inglaterra, é uma gracinha. Acho até que “gracinha” é muito pouco para qualificar esta cidade que é considerada, como um todo, Patrimônio Cultural da Humanidade. Linda, Bath é uma cidade linda.
O nome Bath (banho em português) deve-se ao fato de que na cidade existem três fontes naturais de água quente.
Os romanos, quando da invasão às Ilhas Britânicas no primeiro século d.C., aproveitaram a maior das fontes construindo em sua volta o que hoje chamamos Termas Românicas (Roman Baths) juntamente com um templo em homenagem à deusa Sulis Minerva.
Termas Românicas de Bath
A visita às Termas Românicas é um dos programas obrigatórios em Bath e foi exatamente por aí que começamos nosso dia em Bath.
Na visita aprendemos que, depois da partida dos romanos, o templo por eles construído foi demolido e os banhos foram sendo soterrados à medida que se passaram os séculos.
Somente por volta do ano 1100 foram construídos, diretamente em cima da nascente principal e sobre as ruínas românicas, os chamados King’s Baths (Banhos do Rei).
A água, além de ser usada para banhos terapêuticos, se tornou também apreciada para beber e, por isso foi construído o Pump Room, local que era destinado à degustação da água e onde atualmente funciona uma casa de chá.
A construção sofreu várias alterações, mas o que vemos hoje é sobretudo obra dos séculos XVIII e XIX.
A primeira redescoberta de parte da construção dos romanos ocorreu em princípios do século XVIII, mas somente em 1880 a maior parte das Termas Romanas foi escavada e foi revelada a verdadeira dimensão da obra original.
Atualmente, visitamos as ruínas escavadas e podemos ver objetos importantes da época, como, entre outros, o frontão proveniente do templo romano e a cabeça em bronze dourado da deusa Sulis Minerva.
Arquitetura de Bath
Além das Termas Românicas, Bath é também famosa pela sua arquitetura. O status de Patrimônio Mundial da UNESCO foi recebido justamente pelo conjunto arquitetônico da cidade.
Os prédios foram construídos principalmente no século XVIII quando os banhos se tornaram muito populares e atraíam diversos visitantes. Para hospedar tanta gente, foram construídas casas com fachada elegante, mas que destinavam-se a abrigar os turistas.
O estilo arquitetônico predominante é o chamado “Georgiano”, e o que vemos é uma sucessão de prédios construídos em um pedra local com um tom de bege muito bonito, a Bath Stone.
Dois arquitetos, pai e filho, são os responsáveis por diversas construções da cidade e é deles o projeto do Royal Crescent, conjunto de casas geminadas em forma de meia lua e do Circus, outro conjunto, esse em forma de círculo.
Passeio de ônibus turístico na visita a Bath
Nós fizemos um passeio pela cidade a bordo do ônibus que dá direito a entrar e sair em diversos pontos da cidade (informações aqui).
Pegamos o ônibus bem perto das Termas e da Abadia de Bath, outra construção linda da cidade.
Depois do passeio de ônibus, aproveitamos para caminhar um pouco pelos becos e ruazinhas da cidade.
Bath é também famosa pelo comércio independente e, em dezembro, pelo mercado de Natal que se instala nos arredores da Abadia.
Pulteney Bridge em Bath
O rio que cruza Bath se chama Avon, mas não é o mesmo rio que passa pela cidade de Shakespeare, Stratford-upon-Avon.
Este Avon liga Bath a Bristol, maior cidade da região. Sobre o Avon, há uma linda ponte, a Pulteney Bridge, que é conhecida como Ponte Vecchio de Bath.
Na verdade, dizem que o projeto no qual se baseia a ponte Pulteney foi um da Ponte Rialto em Veneza, de autoria do famoso arquiteto italiano Andrea Palladio. O projeto de Palladio não foi usado em Veneza, mas inspirou o arquiteto britânico.
Bath e Jane Austen
Bath é também uma das cidades em que a escritora britânica Jane Austen viveu e quem é fã pode conhecer o Jane Austen Centre.
Situado em uma dessas casas em estilo georgiano, o centro tem uma exposição permanente sobre a escritora, o tempo em que ela viveu na cidade e os efeitos que essa experiência teve em sua vida e seus romances.
No segundo andar, funciona uma casa de chá, também ambientada no século XIX, a Regency Tea Room.
Há muito mais que se fazer em Bath e é realmente uma pena ficar na cidade somente um dia. Mas tínhamos que seguir viagem e assim nos despedimos do local que nos recebeu com o céu azul, sem nenhuma nuvem, do horário em que chegamos até o final do dia.
Impossível não querer voltar!
Para saber como ir de Londres a Bath, leia este post.
Visitamos Bath a convite do órgão local de turismo, VisitBath, em 2015.
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? - Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres. Como ir e o que fazer em Cambridge Como ir e o que fazer em Canterbury Como ir e o que fazer em Bath Como ir e o que fazer em Stonehenge Como ir e o que fazer em Windsor Como ir e o que fazer em Liverpool Como ir e o que fazer em Oxford Como ir e o que fazer em York Como ir e o que fazer em Dover Como ir e o que fazer em Brighton Como ir e o que fazer em Cardiff
Pat
Olá pessoal. Estou pensando em alugar um carro de Londres e ir até Bath. Alguém já fez isso? Tem lugar para deixar o carro? Será que é muito caro o estacionamento?
Eneida
Olá Pat,
Dirigir na INglaterra é um desafio, mas se quiser encarar, a melhor opção é procurar por um Park & Ride que são estacionamentos no entorno da cidade que oferecem um ônibus gratuito para o centro da cidade. Veja aqui: https://www.bathnes.gov.uk/services/parking-and-travel/car-parking/parking-bath
Cinthia M Paiva
Gostaria de saber se compensa fazer uma visita em Bath no mês de janeiro, estou planejando ir no fim do ano que vem à Londres e tirar dois dias para conhecer Bath.
Obrigada, Cinthia.
Eneida
Olá Cinthia,
Se você tem muita vontade de conhecer, creio que compensa, já que o clima será praticamente o mesmo de Londres (não sei se a sua dúvida é quanto ao clima, mas entendi que fosse).
Alessandra Xavier
Eu e meu namorado fizemos uma excursão Castelo de Windsor, Bath e Stonehenge…a cidade é realmente linda, as termas muito linda, super vale a pena!