Um passeio a Windsor

Windsor fica cerca de 40 km a oeste de Londres, no vale do Tâmisa. É um belo passeio de um dia a partir da cidade, e a Elane quer saber como ir para lá sem ser de excursão. É fácil, são duas opções:

1 – A partir da estação Waterloo – A estação Waterloo fica na margem sul do Tâmisa, próximo ao London Eye e ao Big Ben. De lá partem trens diretos para a estação Windsor & Eaton Riverside, numa viagem que leva aproximadamente 55 minutos. Como o trem não é expresso, é uma viagem bem cênica e ao chegar a Windsor é possível ter belas vistas do Castelo (sente no lado esquerdo do trem). Da estação, são 5 minutos de caminhada até o castelo por uma rua íngreme.

Dois trens por hora fazem o percurso, saindo de Waterloo 28 e 58 min depois da hora (8:28, 8:58, 9:28, etc.) e a passagem ida e volta custa a partir de £9,30 (“off peak”). Você pode comprar um ingresso combinado (trem + entrada no castelo) com desconto.  Mais informações no site da South West Trains.

Um passeio a Windsor - Castelo de Windsor[Um passeio a Windsor] Foto: Samuca via Flickr

2 – A partir da estação de Paddington - Para quem estiver na região de Bayswater, esta pode ser a opção mais prática.  É mais rápido e com menos paradas, mas é preciso trocar de trem na estação de Slough. Não entre em pânico!, Slough é uma estação pequena e é fácil achar a plataforma. O percurso de Paddington a Slough é feito em 20 minutos e de Slough a Windsor (estação Windsor & Eton Central) são só 5 minutos. A estação Central também fica próxima ao Castelo, bem na frente.

São 3 ou 4 trens por hora e o preço para ida e volta é a partir de £8,50. Veja os horários e mais informações no site da First Great Western.

Nas duas opções, Waterloo ou Paddington, não é preciso reservar nem comprar a passagem com antecedência, você chega no guichê e pede “day-return to Windsor”. Pergunte de qual plataforma o trem sai, ou fique atento aos painéis luminosos.

 

Um passeio a Windsor - troca da guardaFoto: Samuca via Flickr

Mapa de Windsor aqui.

Informações sobre a visita ao Castelo de Windsor :

Horário de funcionamento:

Março a Outubro:
09:45 – 17:15 (última entrada 16:00)

Novembro a Fevereiro
09:45-16:15 (última entrada 15:00)

O que ver no castelo: leia aqui (sobre a Casa de Bonecas da Rainha Mary, leia este post aqui).

Troca da guarda: a partir das 11:00 h

De abril a julho: diariamente, para outras épocas, consulte o site oficial.

A cerimônia não acontece aos domingos, e está sujeita a mudanças de acordo com o clima ou com a programação do British Army.

O Castelo permanece fechado nos dias 25 e 26 de dezembro

Ingressos para 2013: Adulto: £17,75 (com desconto se adquirido junto com a passagem de trem em Waterloo). Os ingressos podem ser adquiridos online na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha, Visit London, clicando aqui.

O que mais fazer em Windsor: ir ao parque de diversões Legoland, conhecer a tradicional escola Eton College, passear na beira do Tâmisa, visitar o famoso hipódromo de Ascot.

Leia aqui sobre o tour para Stonehenge, Bath e Windsor com a International Friends, aprovado por nossos leitores

Outro passeio próximo a Londres: StonehengeBath, Cambridge

Outros castelos e palácios:

Hampton Court: o palácio de Henrique VIII

Buckingham Palace além da troca da guarda

Comentários

    • Olá Claudio,
      Cambridge fica a nordeste de Londres e Oxford a oeste. Por isso você gastará muito tempo de viagem e aproveitará pouco. Eu iria só a Cambridge.
      Windsor fica mais próximo de Oxford e daria para ir aos dois. Mas realmente é bem corrido. Trens que vão aos dois: https://www.firstgreatwestern.co.uk/
      Algumas empresas oferecem tours a partir de Londres incluindo Stonehenge, Windsor e Oxford, como esta: http://bit.ly/1DfBtgo

  1. Vívia

    Olá Eneida,

    Iremos para Windsor saindo da estação de Paddington… este trajeto é realizado de trem ok? Comprando estas passagens de trem teremos direito a promoção 2 for 1? Todos as passagens compradas nos trens de Londres tem direito a esta promoção ou apenas se comprarmos o travelcard?

    Obrigada

    • Oi Vivia,
      A promoção é das ferrovias britânicas assim toda passagem (com exceção dos trens Heathrow Express e poucos outros) dão direito à promoção.

  2. Paulo Baltar

    Com certeza vamos gostar do passeio, estaremos indo no dia 16 de outubro 2014,, pelas fotos o lugar é muito bonito.

  3. Márcia

    Olá. Primeiramente, parabéns pelo site, as informações são realmente valiosas. Vou a Londres no começo de setembro, e há dois passeios que gostaria muito de fazer. Um deles é uma visita ao castelo de Warwick. Gostaria também de visitar a cidade de Bibury. Seria possível fazer esses passeios no mesmo dia? Como faço para ir de Warwick a Bibury? Desde já agradeço a sua atenção,

    Márcia

  4. Livia Roberti

    Olá Eneida, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo site, ele é muito bom mesmo!!!
    Minha dúvida é a seguinte: é possível comprar o ingresso para entrar no castelo na hora ou somente antecipadamente?
    Costuma ter muito fila?
    Vou para Londres dia 03/08, mas ainda não decidi que dia irei ao castelo.
    E a troca de guardas acontece todos os dias?

    Muito obrigada!!!
    Abraços

  5. Livia Roberti

    Olá, primeiramente parabéns pelo site! Informações valiosas..
    A minha dúvida é o seguinte: é possível comprar o ticket da visita ao Castelo na hora ou somente antecipado?
    Vi que posso comprar pelo site mas ainda não resovi o dia que irei visita-lo…

    Obrigada!

    • Oi Livia,
      Você pode comprar o ingresso no castelo sem problemas. A partir de setembro a cidade já fica mais vazia e provavelmente não haverá grandes filas.

  6. CLAUDIA

    Olá!
    Gostaria de saber se é possível vir de trem de Bath para Londres e descer no aeroporto heathrow ao invés de descer na estação de Paddington, visto que irei pegar um voo para Lisboa.
    Desde já obrigada!
    Cláudia

    • Olá Claudia,
      A National Express tem ônibus que fazem Bath a Heathrow. Veja aqui: http://www.nationalexpress.com/
      Para trem, não sei te dizer se há conexão direta, me parece que você terá de descer em Reading e pegar um ônibus, ou ir a Londres.

    • Oi Andrea,
      Não sei te dizer e não há esta informação no site. Escrevi para o London Pass perguntando e assim que tiver uma resposta te informo.

    • Olá Andrea,
      Recebi a resposta hoje, informando que o passe está a venda no Tourist Information Centre de Windsor.

  7. Oi Eneida, boa tarde!! Comprei o Londonpass atraves do link aqui do site. O problema e que preciso retira los em Windsor. Alugamos um carro e vamos de bristol a windsor e so depois londres. onde devolveremos o carro. Voce poderia informar se existe a possibilidade de retirar os passes em Windsor? Completando a informacao serao 6 passes. o valor e de 583.2 libras com o desconto aqui do site. o numero do pedido e LPA2413722. Estamos preocupados. desde ja agradeco a atencao. Obrigada!!!

    • Olá Andrea
      Infelizmente o único local para coleta do London Pass é na Leicester Square em Londres:
      The London Pass Redemption Desk
      11a Charing Cross Road
      London, WC2H 0EP

  8. Gisa

    Olá Eneida,
    Estou em Londres, e gostaria de saber se vale a pena pegar o trem para visitar o castelo no início da tarde (por volta das 13:30, retornando no início da noite. Dá pra visitar o castelo tranquilamente? abraços e parabéns pelo site.

    • Olá Gisa,
      Você vai levar em tornon de 1 hora para chegar e o castelo fecha as 5 da tarde, portanto terá mais de 2 horas para visistar o castelo. Acho tempo suficiente.

  9. Marcus Moraes

    Só complementando o comentário anterior. Sei que vc falou que não há necessidade de comprar com antecedência, mas é porque também vou a França em minha viagem e um dos trens que estava deixando pra comprar lá fez uma bela promoção para compra online. Como a Libra tá 4 reais né, cada economizada já vale!

    • Olá Marcus,
      O comentário que não vale a pena comprar com antecedência se refere a esta viagem (para Windsor). Nas viagens grandes e principalmente internacionais, vale a pena comparar os preços porque normalmente há promoções online.

  10. Marcus Moraes

    Eneida, se puder me tirar duas dúvidas, por favor.

    Primeiro: é mais barato comprar a passagem Paddington-Windsor antecipado no site?
    Segundo: olhei no site e não queria ficar preocupado demais com o horário de voltar, daí vi que tem uma tarifa chamada Anytime que pode ser pra viajar qualquer hora. A dúvida é: serve para qualquer trem de qualquer empresa que faz a rota?

    Tô na dúvida porquê mesmo chamando any time é preciso selecionar um horário e mostra que a compra será feita por uma empresa específica.

    Obrigado antecipado!

  11. Filipe

    Eneida, boa noite.

    No site dos trens a passagem ida e volta por pessoa custa 19,60 libras, mas na sua postagem diz que é 9,30 libras. Aumentou tudo isso ou estou procurando errado?

    obrigado!

    • Oi Filipe,
      Depende do horário. Os horários melhores (de manhã cedo e de tardinha) são mais caros. A tarifa “Off peak day return” que é a mais barata está custando £10,20 em 2014.

  12. Paulo Ferreira

    Eneida

    Adorei o seu site
    Pretendo ir à legoland Windsor no verão e preciso de ajuda:
    1. qual a forma mais barata de viajar entre heathrow e windsor ou slough;
    2. qual a forma mais barata de viajar entre windsor e a legoland;
    3. qual a forma mais barata de viajar entre windsor ou slough e londres.
    Muito Obrigado
    Paulo Ferreira

  13. Luís

    Olá.
    Vou estar próxima a estação Aldgate East. Então vou pagar o metrô até waterloo + os 9,60 do trem até Windsor? O oyster card não faz a integração?

    Obrigado.

    • Oi Luis,
      Windsor fica fora de Londres, por isso você precisa da passagem de trem. Para ir à estação Waterloo de metrô, terá de pagar a passagem.

  14. Anderson

    Olá Eneida tudo bem?
    Vou usar o travelcard de 7 dias zona 1-6.
    É possível utilizá-lo para chegar a Windsor?

    Muito obrigado e parabéns pelo blog

    • Oi Anderson,
      Windsor fica fora de Londres, por isso precisa comprar a passagem de trem. Mas mostre seu travelcard no guichê que você terá um desconto relativo às zonas 1-6.

  15. Marcia

    Oi Eneida, seu site é muito legal, tenho aproveitado boas dicas pra minha viagem. Queria saber se é possível ir a Windsor de manhã e sair de lá em torno de 11:45, pra que eu possa pegar o trem Eurostar para Paris que sai as 13:31, minha passagem já está comprada, vc acha que vale a pena?

    Obrigada

    • Oi Marcia,
      Eu não iria, porque acho muito stress para um dia só. Mas teoricamente daria tempo, se tiver trem neste horário, se você não se atrasar, se sair correndo de Paddington para St. Pancras. Eu iria em outro dia.

  16. Beatrice Eller

    Muito obrigada pela dica, Eneida. Estou preparando um roteiro para conhecer a Universidade de Kent, onde o meu filho ficará hospedado em julho para um intercâmbio teens. Como ele é menor de idade, eu e meu marido vamos aproveitar a oportunidade de estarmos em Londres na próxima Semana Santa para fazermos um “reconhecimento do lugar”. Caso vc tenha alguma orientação ou dica pra me dar, agradeço de coração (até rimou!!!). Um abraço e um bom fim de semana!

  17. Beatrice Eller

    Olá Eneida, td bem? Admiro a sua generosidade em compartilhar estas ricas informações e auxiliar seus leitores. Parabéns!
    Se possível, gostaria de dicas sobre um passeio à Canterbury na época da páscoa. É fácil chegar até o litoral, em Dover? Grata, Beatrice Eller.

  18. Giselis

    Olá,

    Eu consigo comprar os passes de trem na hora, ou tenho que reservar e comprar antecipadamente? Questiono porque para a ida fica fácil comprar antecipadamente, mas a volta é complicado porque não sei quanto tempo de duração terá o passeio..
    Se puder me auxiliar eu agradeço.

    Giselis

    • Oi Giselis,
      Você pode comprar a passagem Anytime Day Return, em que a volta fica em aberto, desde que no mesmo dia da ida.
      Mas com certeza é possível comprar na hora também.

  19. Clecio

    Quero ir ao Castelo de Windsor, e estou pensando em pegar o metrô até o aeroporto de Heathrow e de lá, pegar um dos ônibus até Windsor.

    Saberiam dizer se o metrô é perigoso na direção do aeroporto ?

    Abs, Clécio.

    • Oi Clecio,
      Não é perigoso de forma alguma. Mas fique atento às suas coisas, por que batedor de carteira tem em qualquer lugar do mundo!

    • Clecio

      Obrigado pela ajuda Eneida.
      Imaginava isso, mas é aquilo, a gente nunca sabe, não é mesmo. Abraços e parabéns pelo site. Certamente ajuda muita gente !

  20. Soraia

    Eneida, cada vez que clico mais nas suas dicas mas acho vc mil…perfeito este blog. Se sinta feliz em poder passar sua experiência para as pessoas. Aliás, não existe nota para seu trabalho. Parabéns.

  21. Emilene

    Olá Eneida, Gostaríamos de conhecer Cambridge, Leavesden, Oxford, Warwick, Stratford, Windsor(Legoland),Bath e Brighton o que dá para fazer no mesmo dia? Que sao na mesma direcao/ proximidade. Estarei hospedada em Londres.
    Qual a maneira mais fácil de ir?
    Muito obrigada!

  22. Célia

    Olá,

    Vou para Londres na próxima semana, mas temos de ir à Legoland (crianças pequenas), qual a melhor forma: comboio até Windsor e depois como vamos para o parque? ou apanhar o Express bus 702 em Londres até ao parque? Vou comprar o 7-days Travelcard será que o posso utilizar nestas hipoteses? Obrigada.

  23. Carol

    Entrei no site da South West Trains para comprar o Combo de tickets do trem de Waterloo + Palacio, mas não consigo entender esse site… não mostra onde vc tem que comprar o combo, aparentemente só tem como comprar o ticket de trem!! Me ajude por favor? heheh Estou bem confusa… Obrigada desde já!

    • Eneida

      Oi Carol,
      Todas as informações estão aqui: http://www.southwesttrains.co.uk/windsor-castle.aspx
      Pelo que parece, não é possível comprar o combo online, só pessoalmente:

      You can but combined rail and entry tickets from our Customer Service Centre or from any staffed train station. Make sure you buy your combined rail and entry ticket before you get to Windsor as Windsor Castle can only sell you entry at the ‘on gate’ price.

  24. Hosana

    Oi Eneida!
    Vc sabe se tb consigo comprar o ingresso para o castelo a £12,20 em Paddington ou apenas em Waterloo?

    • Eneida

      Oi Hosana,
      O preço em 2012 é £14.10. E a promoção é da South West Trains, então acho que só vale para o trem que sai de Waterloo.

  25. Maria Luiza

    Eneida, eu e amigas estaremos indo para Londres no começo de Setembro e ficaremos no Hotel Doubletree by Hilton Tower. Pretendemos ir a Windsor na 3a. feira dia 04/09. Será que nessa data poderemos entrar em alguma ala do castelo, ou só ficarei olhando do lado de fora como da outra vez que fui até lá. Obrigada.

  26. Gustavo

    Eneida, boa noite!

    Estou indo para Londres dia 22/02, e em UM dos dias estamos querendo fazer um passeio STONEHENGE + WINDSOR. Você acha que é possível? qual a dica que você me dá para realizar? Qual trem? Obrigado!

  27. Patrícia

    Obrigada, Eneida. Mas vc acha que vale a pena comprar antecipadamente já que vou ter que retirar o ingresso lá mesmo? Quero dizer, vou ter que ficar na fila de qualquer jeito mesmo, não é? Desta forma, qual seria a vantagem?

    • Eneida

      Olá Patrícia,
      Normalmente, as filas para retirar ingressos comprados anteriormente são menores que as de ingresso, mas não sei se este é o caso em Windsor especificamente.

  28. Patrícia

    Oi, Eneida. Tudo bem?
    Eu estava, a princípio, olhando aquelas excursões de um dia para ir a Windsor, Stonehenge e Oxford. Acabei mudando de ideia porque não gosto de fazer nada na correria só pra tirar umas fotos rapidinhas e dizer que já fui. Daí, optei por conhecer Windsor apenas e ir de trem mesmo. Vou a partir de Paddington, já que meu hotel é mais perto dali. Agora, não tem como eu já comprar o ingresso de entrada antecipadamente, pra evitar filas? O dia que acabou sobrando para esta visita é no sábado, 24 de março. Será que lota muito? Obrigada pela atenção,

    Patrícia

  29. Rachel

    Oi, Eneida!
    Parabéns e muito obrigada pelo seu blog, ele tem sido de grande ajuda no planejamento da minha viagem!
    Eu e mais duas amigas (temos 21 anos) vamos à Londres em fevereiro, e gostaríamos de visitar alguma cidade nos arredores e passar um dia lá, bate-volta, mas estamos com uma duvida cruel. Entre Windsor, Bath, Cambridge e Oxford, qual delas você acha que seria mais interessante para nós?
    Obrigada, desde já!

    • Eneida

      Oi Rachel,
      Muuuuuito difícil decidir por vocês!! Todas valem a viagem, são lindas, etc.. Tudo depende do interesse de vocês. Windsor tem o castelo, Bath tem as termas romanas, Oxford é uma cidade maior, com a famosa universidade, e Cambridge também é uma cidadezinha universitária. Se me perguntarem entre Cambridge e Oxford, eu escolheria Cambridge, mas entre as três (Windsor, Bath e Cambridge), não saberia o que sugerir sem conhecer as meninas! Sugiro que leiam tudo que puderem a respeito para poderem escolher.

  30. Katia

    O seu blog está fazendo eu me arrepender de não ter marcado minha estadia por pelo
    menos 15dias. Td bem continuarei lendo e volto depois. Parbéns!

  31. Siomara

    Eneida,
    Muito, muito bom o seu blog!Parabéns! Tenho uma pergunta, por favor: dá para fazer Windsor Castle e Hampton Court Palace em um dia? Como fazer? Um abraço, Siomara

  32. Anna

    Olá Eneida,

    Estou indo agora em junho para 10 dias em Londres. Como vamos com uma criança de 3 anos, achamos interessante ir a Legoland. Vc acha interessante dormirmos uma noite em windsor ou dá para ir e voltar no mesmo dia?

    • Eneida

      Oi Anna,
      Que dá para ir e voltar, com certeza que sim, embora fique um pouco cansativo para a criança (imagino). Mas não sei o que seria menos cansativo para vocês, se ter um dia longo, mas voltar para o mesmo hotel em Londres, ou se fechar a conta, sair do hotel com malas, etc., procurar outro hotel em Windsor, etc., e depois repetir tudo de volta para Londres. Acho que eu iria só para o dia em Windsor e voltaria para o hotel em Londres…

  33. Dalva

    Eneida,
    Eu estarei em junho em londres e ficarei hospedada no Ibis St. Pancras, próximo a estação euston. Qual seria o melhor caminho de ir até o castelo de Windsor. Agradeço se me explicar com devo fazer (qual metrô, trem, etc, devo pegar). Irei na parte da manhã a Windsor e depois do almoço, lá pelas 02 horas, gostaria de fazer o passeio ao Hampton Court Palace. Obrigada pela Atenção. Abs.

    • Eneida

      Oi Dalva,
      De Euston, você pode pode pegar a Northern Line do metrô (preta) e ir direto para a estação Waterloo. De lá você pega o trem para Windsor, como explicado no post.

  34. Eduardo Siqueira

    Oi Eneida, seu site como sempre me ajudando… :D Quando eu pedir no guiche o “day-return to Windsor” já subentende que é o combo com o ingresso do Castelo? É possível utilizar o travelcard de papel com a promoção 2 em 1?

    Grato, Eduardo.

  35. Juliana

    Eneida,

    Mt obrigada pelas suas informações. Descobri q tem um trem q sai da estação Heathrow term 1,2 e 3 q vai ateh Hayes & Hartington q vai p Slough e d lah p Windsor em 40min .. ;)

    Mt obriagada pela atenção , pelas informações e pelo blog!

    Juh

  36. Juliana

    Oi , Eneida!

    Primeiramente , gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog . Ele eh realmente mt bem escrito e útil. Parabéns!

    Entaum… juro q n qeria t incomodar , mas estou há mais d 2 hs tentando encontrar um outro caminho p ir ateh Windsor. Sou comissária de voo e o hotel em q fico eh próximo a estação HATTON CROSS. O problema td eh q naum consegui descobrir q tipo d trem vai ateh Windsor.. jah procurei em td o site d transportes do UK e n achei .. q burrica , eu sei! rs
    N sei se vc sabe d cabeça , mas se puder me ajudar… Olhando no google vi q Windsor eh bem perto do Heathrow , entaum qeria sabe se dah p ir por Ealing Broadway ou outra estação mais p cah … pq ter q ir ateh o centro e dpois voltar p trás n dah neh ..

    Obrigada pela atenção.

    Juh

    • Eneida

      Oi Maria,
      A primeira lembrança que tenho de Windsor é entrar correndo num pub pra tomar um conhaque, de tanto frio que fazia. Se valeu a pena? Claro!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>