Um passeio a Windsor

Windsor fica cerca de 40 km a oeste de Londres, no vale do Tâmisa. É um belo passeio de um dia a partir da cidade, e a Elane quer saber como ir para lá sem ser de excursão. É fácil, são duas opções:

1 – A partir da estação Waterloo – A estação Waterloo fica na margem sul do Tâmisa, próximo ao London Eye e ao Big Ben. De lá partem trens diretos para a estação Windsor & Eaton Riverside, numa viagem que leva aproximadamente 55 minutos. Como o trem não é expresso, é uma viagem bem cênica e ao chegar a Windsor é possível ter belas vistas do Castelo (sente no lado esquerdo do trem). Da estação, são 5 minutos de caminhada até o castelo por uma rua íngreme.

Dois trens por hora fazem o percurso, saindo de Waterloo 28 e 58 min depois da hora (8:28, 8:58, 9:28, etc.) e a passagem ida e volta custa a partir de £11,70 (“off peak”). Você pode comprar um ingresso combinado (trem + entrada no castelo) com desconto.  Mais informações no site da South West Trains.

Um passeio a Windsor - Castelo de Windsor[Um passeio a Windsor] Foto: Samuca via Flickr

2 – A partir da estação de Paddington – Para quem estiver na região de Bayswater, esta pode ser a opção mais prática.  É mais rápido e com menos paradas, mas é preciso trocar de trem na estação de Slough. Não entre em pânico!, Slough é uma estação pequena e é fácil achar a plataforma. O percurso de Paddington a Slough é feito em 20 minutos e de Slough a Windsor (estação Windsor & Eton Central) são só 5 minutos. A estação Central também fica próxima ao Castelo, bem na frente.

São 3 ou 4 trens por hora e o preço para ida e volta é a partir de £10,40. Veja os horários e mais informações no site da First Great Western.

Nas duas opções, Waterloo ou Paddington, não é preciso reservar nem comprar a passagem com antecedência, você chega no guichê e pede “day-return to Windsor”. Pergunte de qual plataforma o trem sai, ou fique atento aos painéis luminosos.

 

Um passeio a Windsor - troca da guardaFoto: Samuca via Flickr

Informações sobre a visita ao Castelo de Windsor :

Horário de funcionamento:

Março a Outubro:
09:45 – 17:15 (última entrada 16:00)

Novembro a Fevereiro
09:45-16:15 (última entrada 15:00)

O que ver no castelo: leia aqui (sobre a Casa de Bonecas da Rainha Mary, leia este post aqui).

Troca da guarda: a partir das 11:00 h

De abril a julho: diariamente, para outras épocas, consulte o site oficial.

A cerimônia não acontece aos domingos, e está sujeita a mudanças de acordo com o clima ou com a programação do British Army.

O Castelo permanece fechado nos dias 25 e 26 de dezembro e em algumas outras datas, quando é usado para eventos oficiais (veja aqui).

Ingressos para 2015: Adulto: £19,20 (com desconto se adquirido junto com a passagem de trem em Waterloo). Os ingressos podem ser adquiridos online na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha, Visit London, clicando aqui.

O que mais fazer em Windsor: ir ao parque de diversões Legoland, conhecer a tradicional escola Eton College, passear na beira do Tâmisa, visitar o famoso hipódromo de Ascot.

Leia aqui sobre o tour para Stonehenge, Bath e Windsor com a International Friends, aprovado por nossos leitores

Outro passeio próximo a Londres: StonehengeBath, Cambridge

Outros castelos e palácios:

Hampton Court: o palácio de Henrique VIII

Buckingham Palace além da troca da guarda

Comentários

  1. Marcus Motta

    Olá Eneida, tudo bem?

    É possível comprar o ticket on line e na estação de Waterloo adquirir somente o ticket para Windsor com desconto?
    No site a tarifa any time para dois está 20 Libras. Com o travelcard de papel zonas 1 e 2 é possível conseguir desconto?

    Mais uma vez obrigado.

    Abraços.

    Marcus Motta

    • Marcus Motta

      Eneida, desculpe-me, mas errei o valor.
      Na verdade é 20 Libras por trecho no any time.
      No off peak sai 23,40 para dois.

    • Olá Marcus,
      Creio que a compra tem que ser feita pessoalmente, mas nunca tentei fazer o que está querendo, então não sei te dizer com certeza. Com o travelcard você tem um descontinho porque a tarifa é calculada a partir da fronteira da zona 2.

  2. Claudio Almeida

    Boa tarde, Eneida. Estando com o o London Pass com transporte, posso apanhar o trem saindo da estação de Waterloo ou tem que sair obrigatoriamente da estação de Paddington?
    Com o cartão em mãos, qual é o procedimento para pegar o trem na estação? Muito obrigado

  3. Mariana

    Oi Eneida, gostaria de saber se posso pegar um trem na Victoria Station pra Windsor e se ele é direto ou terei que trocar de estação. Porque fica mais fácil pra mim, sair de lá! E sobre o ônibus Windsor Tube? Quais são as vantagens e desvantagens? Fui pra Oxford com esse ônibus e gostei, paguei 14,50 pounds ida e volta (passagem de estudante). Obrigada! Seu site é o melhor pra quem está por aqui!

    • Oi Mariana,
      Neste caso pegue o metrô de Victoria para Waterloo ou Paddington de onde saem os trens. Não conheço o Windsor Tube.

  4. Andressa Silveira

    Bom dia, Eneida! Tudo bem? Estou com algumas dúvidas em relação ao bilhete de trem combinado com o ingresso do Castelo de Windsor… ele só pode ser adquirido na Waterloo? Eu vou me hospedar próximo à Paddington e estou planejando partir de lá para o Castelo, como faço para comprar os bilhetes combinados? E essa economia é só de 3,35 sobre o valor do ingresso, certo?
    Obrigada!

  5. Mariana

    Eneida,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo site e agradecer pelas informações compartilhadas.

    Duvida 1: é sobre o ingresso combinado(passagem trem+entrada castelo), o valor no site de 15,85 é apenas da entrada no castelo (que o preço normal é 19,20)?
    No site menciona da empresa de trem cita que os descontos sao validos nos horarios fora de pico (off peak), ou será que nesses horários os descontos são maiores?
    Dúvida 2: teremos o travelcard para zona 1 e 2, será que no ato da compra da passagem de trem para Windsor é bom eu falar sobre isso, para pagar passagem apenas a partir da zona 3?
    Duvida 3: Existe dias melhores para ir à Windsor? Pensamos ir na sexta-feira dia 22/5, mas estaremos em Londres entre 15/5 a 25/5, então podemos escolher outro dia que seja melhor (+ tranquilo, ou mais atraente)
    Duvida 4: No site diz que a visita dura entre 2h a 3h, então qual seria um bom horário para retornar para Londres, às 14h,15h? (assim, ainda podemos fazer algo em Londres no final do dia)
    Duvida 5: tem lugares para visitar além do castelo? Eton College fica entre 25min caminhada pelo google maps, vale a pena ir até lá?

    Poderia nos me ajudar? rs.

    Desde já agradeço pela atenção.
    Mari e Pedro

    • Oi Mariana,
      O valor é só a entrada para o caselo. As passagens off peak são sempre mais baratas que para qualquer hora.
      2 – é bom mostrar seu travelcard
      3 – se puder evitar o final de semana, tudo fica mais cheio
      4 – acho que chegando às 10 vocês podem retornar às 15 para dar tempo de fazerem um lanche e darem uma volta pela cidade.
      5 – O Eton College no momento está fechado para visita: http://www.etoncollege.com/PublicVisits.aspx

  6. Artur

    Olá Eneida, nos meus planos irei para Windsor partindo de Watterloo, mas gostaria de voltar para Paddington, é possivel? Ou terei que fazer a baldeação tambem? Muito obrigado

    • Oi Artur,
      Não existe trem direto Paddington Windsor. Você terá de trocar em Slough como explicado no texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>