A Torre de Londres (Tower of London) é o verdadeiro “castelo” de Londres. Construída por William, o Conquistador a partir de 1070, atualmente tem o status de Patrimônio Mundial da Humanidade. Além de fortaleza para proteger a cidade, a Torre de Londres também já foi usada como um palácio real, além de uma famosa prisão, onde foram encarcerados alguns personagens célebres e outros não tanto.
Há muito o que ver neste lugar incrível e você poderá passar algumas horas para conhecer as diversas facetas desta fortaleza.
O que ver na Torre de Londres
As joias da coroa
Desde o século XII, a Torre de Londres guarda e protege os bens mais importantes do monarca britânico. No entanto, até 1649 os artefatos usados na Coroação, que incluem a coroa, a órbita e o cetro – chamados de Coronation Regalia – eram mantidos na Abadia de Westminster.
Em 1649, seguindo a abolição da monarquia britânica e a execução do Rei Charles I, todos os símbolos do poder do monarca foram completamente destruídos por ordem do Parlamento Britânico. Mas, com o restabelecimento da monarquia em 1661, uma nova Regalia foi feita especialmente para a coroação do novo rei, Charles II.
Esses objetos, juntamente com outros que foram sendo adicionados ao patrimônio do monarca, estão em exposição na Torre de Londres há mais de 3 séculos. Em 2012, por ocasião do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth, a mostra das joias da coroa foi totalmente renovada, e hoje está mais impressionante do que nunca.
A mostra tem a cerimônia da coroação como tema central. À medida em que vamos caminhando para a entrada no “cofre” propriamente dito, assistimos a uma série de projeções e vídeos que nos mostram a importância cultural e religiosa destes símbolos da monarquia britânica na história da nação.
Os destaques da exposição são, obviamente, as jóias e coroas que contêm os diamantes mais lendários do planeta. Um deles, chamado Cullinam, é uma pedra não lapidada de 3106 carats que foi oferecida como presente de aniversário ao Rei Edward VII. Dessa pedra, foram lapidados dois enormes brilhantes, um que adorna o cetro com a cruz e um a Coroa do Estado Imperial (foto abaixo).
Além das jóias e coroas, há uma série de objetos de ouro e prata, como bandejas, travessas e espadas, e também o manto da coroação, que pesa mais de 13 kg, devido à quantidade de fios de ouro e adornos.
Royal Collection Trust / (C) Her Majesty Queen Elizabeth II 2013Para quem duvida que os exemplares em exposição são os verdadeiros, os organizadores garantem que são!
Se você só tiver uma horinha para visitar a Torre de Londres, não deixe de ver esta exposição, que sem dúvida é a mais memorável do local. E não desanime se tiver uma fila (quase sempre tem!), ela anda rapidinho.
Infelizmente, é proibido fotografar a mostra.
O que mais fazer na Torre de Londres
- Visitar a White Tower, estrutura que ocupa o centro da Torre de Londres e que hoje abriga a coleção das Armas Reais e também a capela de São João Evangelista
- Fazer um tour guiado por um Yeoman Warder, ou “Beefeaters” (comedores de carne), como são conhecidos os guardas da Torre (aproximadamente 1 hora – em inglês)
- Conhecer a fascinante história dos animais que, por mais de 600 anos, habitaram a Tower of London – leões, elefantes, ursos polares, cangurus e diversas outras espécies – na exposição Royal Beasts
- Admirar a decoração do interior do Palácio Medieval, onde Reis e Rainhas da idade média se hospedavam
- Ver os 7 corvos que habitam as instalações da Torre de Londres. Diz a lenda que no dia em que 6 corvos deixarem a Torre, tanto a monarquia quanto a Torre tombarão.
Para que isso não aconteça, são mantidos 7 espécimes, um de reserva!
Informações para visita a Torre de Londres
Tower Hill, London, EC3N 4AB
Horário de funcionamento:
de 1 de novembro a 28 de fevereiro: terça a sábado de 9:00 às 16:30; domingo e segunda de 10:00 às 16:30 (última entrada às 16:00)
01 de março de a 31 de outubro : terça a sábado de 9:00 às 17:30; domingo e segunda de 10:00 às 17:30 (última entrada às 16:00)
Os prédios internos fecham 30 minutos antes da última entrada.
A Torre permanece fechada nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e no dia 01 de janeiro.
Ingressos
Adultos: £24,70 ou US$37 (online com desconto)
O ingresso de admissão à Torre é válido para todas as mostras internas.
O ingresso pode ser adquirido online na loja VisitBritain juntamente com outros produtos para sua viagem.
Ingressos com desconto para a Torre de Londres
Esta é uma das atrações conveniadas do London Pass, passe que dá direito a ingresso nas principais atrações de Londres. Veja aqui as vantagens de ter um London Pass.
A Torre de Londres participa da promoção 2for1, com exceção de algumas épocas do ano. Leia aqui sobre a promoção
Estação de metrô mais próxima
Tower Hill (linhas District e Circle)
E depois da visita à Torre, dê uma passadinha na St. Katherine’s Dock e conheça também a região da London Bridge, na margem sul do Rio Tâmisa.
Este post contém links da afiliados, o que indica que recebemos uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Vitor Hugo Biasotto Macieira
Uma visita de duas horas na Torre de Londres seria suficiente?
Eneida
Oi Vítor,
Dá pra ver bastante coisa em 2 horas.
Andrea
Olá, boa tarde! No site existe a opção de ticket No Donation e With Donation. Você saberia informar que doação é essa, e existe alguma restrição entre os tickets? Obrigada.
Eneida
Oi Andrea,
É uma doação de 10% do valor do ingresso para os serviços beneficentes que prestam. É opcional, sem restrição entre os tickets.
The ‘with donation’ price in the table includes an optional 10% donation towards our charitable work.
Alvaro Tadeu Campos
Uma das melhores coisas que fiz em Londres em uma segunda visita à cidade foi entrar na Torre de Londres. A maioria dos turistas se contenta apenas em ver a Torre pelo lado de fora. Entramos despretensiosamente e saímos encantados, principalmente por ver a exposição impressionante de armaduras, espadas e outras armas, assim como as Jóias da Coroa. Sempre sugiro a quem vai visitar Londres que conheça estas duas exposições no interior da Torre.
Gilberto
Qualquer época em Londres terá filas nas atrações !! Sem chanse !!
Luciana
Bom dia,
Estarei em Londres de 16/03 a 27/03/2016. Esse período costumar haver filas grandes nas atrações?