Conhecendo Londres a pé: uma sugestão de roteiro

Conhecendo Londres a pé: uma sugestão de roteiro - mapa

Vi este roteiro no The Times e pensei em adaptá-lo, usando o mapa publicado. Neste passeio, a gente conhece um pouco da Londres real (palácio de Buckingham, St. James’s Palace) e também a Londres política (Westminster, Downing Street, Whitehall), além do interessante Cabinet War Rooms, bunker de Churchill durante a II Guerra, e muito mais.

Este é um percurso de aproximadamente 4 km que pode ser feito em uma manhã ou em mais tempo, caso deseje entrar e visitar todas as atrações. Como é circular, você pode começar em qualquer ponto. Se desejar ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham, que acontece às 11:30, por exemplo, é melhor começar pelo Parque St. James’s.

1. O ponto de partida é o Big Ben (estação de metrô Westminster). De lá, vire à direita acompanhando o Palácio de Westminster, o famoso prédio do Parlamento Inglês.

2. Atravesse a Praça do Parlamento em direção a Abadia de Westminster. É possível passear pelos jardins, mas a visita dentro da igreja é paga (₤15,00). Volte à praça e vire à esquerda na Great George St. e na primeira à direita vá beirando o parque St. James’s até o Museu de Churchill e Cabinet War Rooms (entrada ₤12,95).

3. Saindo do Cabinet War Rooms, caminhe pelo parque St. James’s em direção ao Palácio de Buckingham. Você vai atravessar o parque. Há uma ponte para cruzar o lago (Blue Bridge) e de lá se tem uma vista linda de Londres. A troca da guarda acontece em frente ao palácio todos os dias no verão às 11:30 e, no inverno, em dias alternados. Consulte o calendário da troca de guarda aqui.

4. Do palácio, siga a avenida reta e arborizada bem a sua frente – The Mall. Faça um pequeno desvio à esquerda para ver o Palácio St. James, palácio mais antigo de Londres que abriga hoje, entre outros, os escritórios dos príncipes William e Harry. Voltando ao Mall, você passará pela Clarence House, residência oficial do príncipe Charles. Continue na avenida até chegar à Trafalgar Square.

5. Atravessando a Trafalgar Square está a National Gallery. A National Portrait Gallery (uma galeria só de retratos) também fica próxima à praça, é só virar a esquina. Como vários outros museus da cidade, a entrada só é paga para as mostras especiais. Na frente da National Portrait Gallery, fica a igreja de St. Martin-In-the-Fields. Para tomar um café e descansar um pouco escolha entre o Portrait Café, O National Café, ou o muito falado Café in the Crypt (que fica na cripta da igreja St. Martin-In-the-Fields).

6. Volte para a Trafalgar Square e desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo. Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, está a entrada da famosa Downing Street à direita (residência oficial do Primeiro Ministro). No meio da rua há um monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Seguindo mais um pouco, chegamos de volta ao ponto de partida (Westminster).

Conhecendo Londres a pé: uma sugestão de roteiro - St. James's Park 

Foto: Marcio de Moura via flickr

Se quiser continuar o passeio, atravesse a ponte de Westminster e você chegará ao Southbank, a margem sul do Tâmisa. Lá está o London Eye, a famosa roda gigante panorâmica e você poderá passear pelo calçadão, que está sempre cheio de artistas se apresentando, apreciando a vista da cidade.

Mapa: Times on Line

Se você gostou deste roteiro, poderá gostar deste também:

Londres à pé 2: Chinatown, Soho e Covent Garden

Leia também outras opções de passeios por Londres:

De bicicleta: Conhecendo Londres de bike

De barco: Um passeio de barco pelo Tâmisa

De ônibus “double-decker”: Os verdadeiros double-deckers

De ônibus “hop-on hop-off”: Para quem quer tranquilidade

Comentários

  1. Marcella

    OI, estou amando o site. Super completo. Estou pensando ir para Londres com mais 3 amigas no próximo ano. Queremos nos hospedar em South Kensington. É próximo das atrações postais de Londres? Podemos ir andando para o Big ben? Como podemos contratar um guia brasileiro para ter um dia de visita nas atrações principais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>