Um passeio de barco pelo Tâmisa

O trecho deste passeio entre a Tate Britain e a Torre de Londres pode ser feito tranquilamente a pé, pois são aproximadamente 6 km de caminhada no plano. Na minha opinião, fazer uma caminhada pelas margens do Tâmisa, de preferência em um dia de sol, é um dos programas mais bacanas de Londres.

Mas a opção de pegar um catamaran para cruzar a cidade de oeste a leste é também muito interessante. E para chegar a Greenwich não tem opção melhor do que ir de barco.

Passeio de barco pelo Tâmisa - Thames Clipper

Muitas empresas oferecem este serviço de transporte entre os diversos píeres ao longo do rio. A dica é comprar um passe para o dia (“River Roamer“) que dá direito a desembarcar em qualquer píer, visitar o entorno, e embarcar em um próximo barco da mesma empresa. Eu usei esta empresa aqui.

No percurso, várias atrações que dão vontade de entrar e ficar horas, mas é bom escolher 2 a 3 lugares para visitar com mais calma, e deixar o resto para outra oportunidade. Afinal, é só um dia!

Sugestão de roteiro:

Passeio de barco pelo Tâmisa - Tate Britain

Já que o tema é o Rio Tâmisa, comece cedo pela Tate Britain (aberta a partir das 10:00), onde estão os quadros do pintor inglês que mais retratou o rio de sua cidade: J.M.W. Turner. Saindo da Tate, vá caminhando pela margem do rio, até chegar ao prédio do Parlamento e ao Big Ben.

Passeio de barco pelo Tâmisa - London Eye

Atravesse a ponte de Westminster (bem em frente ao Big Ben), e estará próximo ao London Eye. Acho que vale a pena andar de roda gigante e tirar umas fotos lá de cima. Se o tempo estiver bom, as fotos ficam lindas. Mas se a fila estiver muito grande, ou se o tempo fechar, não tem problema: muita gente que acha que existem vistas mais bonitas (e mais baratas) em outros pontos da cidade.

Passeio de barco pelo Tâmisa - Tate Modern

Pegue o barco no píer em frente ao London Eye (Waterloo Pier). O barco vai passar pelo Shakespeare Globe e a Tate Modern à direita (margem sul) e pela Catedral de St. Paul à esquerda, mas deixe para visitar esses pontos na volta. A próxima parada é o píer da London Bridge: desembarque e caminhe em direção à Tower Bridge, um dos principais cartões postais de Londres.

Passeio de barco pelo Tâmisa - H.M.S. Belfast

No caminho, você verá ancorado o HMS Belfast, navio da II Guerra que hoje é um museu aberto para visitação. O prédio esquisito em forma de capacete é a prefeitura de Londres. Continuando o caminho após passar pela Tower Bridge, você chegará ao museu do Design, excelente programa para quem tem interesse nesta área.

Passeio de barco pelo Tâmisa - Prefeitura de Londres

Atravesse a Tower Bridge para visitar um outro lugar da lista dos dez mais famosos da cidade: a Torre de Londres, fortaleza onde se encontram, entre outras coisas, as maravilhosas joias da rainha. No píer da Torre, pegue o barco novamente. Nesta parte do percurso, você verá o centro empresarial  Canary Wharf,  e logo depois chegará em Greenwich (20 min. de viagem). Passeie pelo Observatório Real, o Painted Hall, aprecie a vista panorâmica de Londres e tire a famosa foto com um pé em cada meridiano.

Passeio de barco pelo Tâmisa - Greenwich

Saindo de Greenwich, o barco dará uma volta pela O2 (arena de eventos de Londres), e você poderá descer em Canary Wharf para conhecer esse centro empresarial e comercial da cidade. É um bom contraponto à Londres histórica, já que é uma área de arquitetura moderna. Aproveite para ir ao restaurante da rede do chef-celebridade – de quem sou fã – Jamie Oliver: Jamie’s Italian.

Passeio de barco pelo Tâmisa - O2 Arena

A última parada será no píer Bankside para visitar a Tate Modern e o teatro Shakespeare Globe. Se ainda restar energia, atravesse a ponte do milênio para ver a St. Paul’s Cathedral, catedral onde foi realizado o casamento de Charles e Diana.

Passeio de barco pelo Tâmisa - Bankside pier e Globe

Fotos: David Jones

Thames Clipper Adult River Roamer:

Válido das 10.00 – 22.00 de segunda à sexta e das 08.00 – 22.00 aos sábados e domingos

Preço: £13,60  - para quem possui um travelcard (1/3 off): £ 9,10 (preços para 2013)

As passagens podem ser adquiridas nos barcos, nos píeres ou online.

Itinerário:

Passeio de barco pelo Tâmisa - Mapa

Para quem prefere andar de ônibus:

Roteiro turístico: os verdadeiros double-deckers ou

Pra quem quer tranquilidade: ônibus “hop-on, hop-off”

E para quem vai passar só um dia em Londres: Maraturismo: roteiro de um dia em Londres ou

Categorias Atrações e Monumentos, Roteiros turísticos e tags , , , , , , , , , , , , , , . Favorite este permalink.

62 comentários para Um passeio de barco pelo Tâmisa

  1. Gabriela :

    Ola Eneida!!!

    Você saberia dizer qual tipo de bilhete para o passeio de barco pelo rio Tamisa está incluso no London Pass?!
    Obrigada!

  2. Dênia :

    Ola Eneida,
    Para ir de barco do centro de Londres ao Greenwitch e visitar todo o observatorio é necessário o dia inteiro, ou somente uma manhã ou uma tarde?

    • Eneida :

      Oi Dênia,
      A viagem não é longa (cerca de 40 minutos), mas se você quiser visitar o museu, o observatório e o Painted Hall poderá gastar algumas horas. Dá para visitar em um período para dar uma olhada geral.

  3. SANDRA CHOI MARCHESANO :

    Eneida, o preço de compra na hora no local é o mesmo preço do site compra online? Para comprar online, o site pede para escolhermos uma data. Essa data é fixa (imutável) ou existe um curto período para usar o ticket e posso escolher o melhor dia (sem chuva por exemplo) para fazer esse passeio? Me desculpe por tantas perguntas! Mas preciso entender para fazer as coisas do jeito certo!

    • SANDRA CHOI MARCHESANO :

      Acabei de ver que o River Roamer está no 2for1!!

    • SANDRA CHOI MARCHESANO :

      É isso mesmo? Na página 11 tem KPMG Thames Clippers.

    • Eneida :

      É isso mesmo, Sandra! :)

    • SANDRA CHOI MARCHESANO :

      Maravilha! Fica a dica para quem não percebeu! :)

      Enviei umas perguntas sobre meu roteiro no “4 dias em Londres”. Leia lá e me dá uma ajuda!! Please! Pode acreditar,está dando desespero já! rsrs
      Obrigada! Abç

  4. SANDRA CHOI MARCHESANO :

    Eneida, fazer esse passeio de barco pelo Tâmisa e aquele passeio city tour de ônibus (diferente) seria fazer a mesma coisa? Deveria escolher um ou outro? Ou são coisas totalmente diferentes e deveria fazer os dois passeios?

    • Eneida :

      OI Sandra,
      O ônibus passa por muitos locais que não são às margens do rio, então não são a mesma coisa!

  5. Josué Magalhães Nascimento :

    cara Eneida, estou interessado no passeio no passe de 1 dia do River Roamer para usar para ir e voltar de Greenwich, mas estou com algumas dúvidas:
    - De que horas a que horas ele funciona?
    - O passe pelo site é mais barato do que comprá-lo quando estiver lá?
    - Como funciona em relação a este desconto para quem possui o Oyster Card? O Oyster eu adquirirei apenas quando chegar em Londres, então compensa comprar este passe River Roamer no dia em que estiver aí ou pelo site sai mais barato mesmo sem o desconto do Oyster?
    - Pelo site eu faço a reserva e já recebo no meu e-mail o ticket ou tenho que apresentar o comprovante da compra e retirar o ticket em algum lugar? Qual?
    - Há uma dia melhor indicado para usar este passe? Devo evitar finais de semana? O River Roamer funciona em fevereiro?

    Grato!

  6. Olá, Eneida. Vale a pena fazer este passeio saindo de Westminster e indo até Tower Bridge? Seria o seguinte trajeto no dia:

    # Westminster

    Westminster Abbey
    Thames River Cruise

    # Tower Hill

    The Tower
    Tower Bridge

    # London Bridge

    London Bridge / London Bridge Experience

    # St. Paul’s Museum of London

    St Paul Cathedral (depois atravessar a “Millennium Bridge” à pé)
    Tate Modern
    Shakespeare’s Globe

    Obrigada!!!!!!

    • Eneida :

      Oi Luciana,
      Talvez não dê tempo de entrar em todas as atrações, mas acho que é um passeio lindo e só não faria se o dia estiver muito feio e o rio agitado.

  7. Rodrigo :

    Eneida, você geralmente faz reservas antes de ir no Jamie´s Italian ou podemos chegar e sentar sem problemas?

    • Eneida :

      Oi Rodrigo,
      A maioria dos restaurantes JI não aceita reserva para jantar, ou só aceita para grupos grandes. Mas verifique no website do local onde você quer ir para ver se é possível fazer reserva.

  8. Flávia :

    Oi Eneida,
    fiz o trajeto para Greenwich pelo Thames, e foi sensacional ver tudinho ao vivo que você já deixou fotos explicando o que veríamos no percurso. Foi bem legal poder explicar tudo o que víamos, porque “aprendi” bem certinho no seu blog. Valeu!
    beijos.

  9. Flávia :

    Oi Eneida,

    ainda sobre o site do barco, o mapa da rota deles tem várias cores para os trajetos. Você saberia dizer se o bilhete River Roamer pode ser usado para qualquer estação e para qualquer rota? Ou só vale para a rota da cor azul mais escura? Se você puder me responder mais essa dúvida, te agradeço muitíssimo. Beijos e ótimo fim de semana.

  10. Flávia :

    Oi Eneida,

    esse bilhete River Roamer me permite o uso da forma que quiser e entre estações que eu quiser, tanto de ida e volta, ou preciso comprar outro bilhete “river roamer” para voltar? é que eu estou pensando em fazer assim: pego na tower bridge até greenwich, desembarco lá, e de lá, volto fazendo as paradas até o horário do bilhete expirar. Será que posso fazer isso? o site deles não esclarece essa dúvida. Será que você, mais uma vez, poderia me ajudar? Eneida, assim como outros nos comentários, eu também, não sei o que seria de minha viagem sem você!!! seu blog é ótimo, mas sua generosidade em nos responder é 10 também!!!! obrigada por tudo! beijos.

  11. Ícaro :

    Eneida, mais uma dúvida: Como sei quando chegou naquele pier determinado em que eu preciso descer? Tem alguma placa com o nome do pier bem visivel? E os barcos param em todos os pontos automaticamente e vc só desce ou só pega aqueele que lhe convier, é isso mesmo?? Tenho medo de passar muito vexame..rs vou para Londres este domingo e por isso tantas dúvidas; desde já, obrigado!!!

  12. Eneidaaaaa,

    Estarei indo para Londres para o Natal (2012), em outras palavras: devorando tudo sobre a cidade! Confesso que depois que achei teu site a vida ficou mais fácil! Obrigadaaaaa por fazê-lo com tanta riqueza de informação! Obrigada, obrigada, obrigada… e continue!!! Kkkkk Virei Fã! ;-) Agora deixa eu ler maaaaais!

  13. paulo bastos :

    Eneida,

    Continunado a série de dúvidas que nos assolam ao visitar Londres pela primeira vez:
    1. o metro londrino a noite é seguro?
    2. Passear a beira do Tamisa a noite é seguro?
    3. Quais áreas vc não recomendaria par um passeio noturno a pé?
    4. É melhor levar EUros ou libras para pagar as despesas por lá?
    5. O que vc pode falar sobre gorjetas em hotéis, restaurantes, PUBS, bares, etc.
    6. Quais áreas de hotéis(localização) vc acha conveniente e segura para hospedagem( em termos das zonas do metro 1, 2, 3, 4…

    Mais uma vez agradeço as respostas a boa vontade e sua atitude proativa.
    Saudações
    Paulo Bastos

    • Eneida :

      Olá Paulo,
      1, 2, 3 – O centro de Londres em geral é uma área segura para passear de dia ou de noite, desde que você tome as precauções que tomaria em qualquer cidade grande (sem neuras). Não ostentar, não dar bobeira, não ficar em lugares desertos, etc.
      4 – A moeda corrente no Reino Unido é a libra, por isso se você levar euros terá de trocá-los.
      5- Restaurantes e bares: alguns cobram 12,5% na conta; não é obrigatório, mas se você gostou do serviço, pague. Se não houver incluído na conta, deixe em torno disso. Pubs: expliquei no post http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=9521. Hotéis: as pessoas não esperam gorjeta, mas obviamente ficam felizes. 1 ou 2 libras por mala, se alguém carregou para você. No táxi, arredonde o preço da corrida, ou acrescente 1 ou 2 libras.
      6- Áreas 1 e 2

  14. paulo bastos :

    Eneida,
    Inicialmente grato pelas respostas. Teu blog é ótimo e tuas dicas são preciosas.
    Mas tenho outras dúvidas,gostaria que vc pudesse clarear:
    1.Ficando 04 dias, é melhor adquirir o TRAVELCARD 7day, que é indivudual, tem foto e é em papel, que ainda lhe dá oportunidade para o desconto 2 for 1, certo?,
    2. Este travelcard tb dá direito a tomar o onibus city-tour) – ROUTEMASTER DA ROTA 9 E DA ROTA 15? É necessário apenas apresentá-lo ao cobrador?
    3. Pelo que entendi é melhor e mais barato contratar o passeio de barco direto e fazer os passeios que vc quiser a pé ou de metrô do que adquirir O SIGHTSEEING TOUR com hop no hop off, pois apesar de existirem cerca de 50 pardas de onibus que vc poderá descer, fatalmente não dará tempo de vc fazer o passeio de barco já incluso no preço pois só terá 24 horas de validade, correto?

    Grato,
    Saudações
    Paulo Bastos

    • Eneida :

      Oi Paulo,
      1. certo, mas a foto não fica no travelcard, mas num cartão separado.
      2. a rota 9 e 15 não é citytour, são rotas comuns dos ônibus municipais. (mas passam por lugares turísticos e os ônibus são os tradicionais). Mostre para o motorista na entrada.
      3. Fica bem mais barato fazer tudo por conta própria, mas tem gente que prefere a comodidade. Mas dá para usar o transporte público e ir aos mesmos lugares. Dependendo de quando estiver em Londres (especialmente no inverno), o ticket do hop-on hop-off vale por 48 horas.

  15. paulo bastos :

    Eneida
    O sightseeing no double-decker oferece um passeio de barco pelo Tamisa(RIVER CRUISE) DE Westminster até Greenwich, incluso no preço de 23 libras, mais ou menos, é o mesmo passeio do RIVER ROAMER?
    Qual seria a diferença os diferenças?
    Aguardo resposta.
    PS: Pelo que vi e li em seus comentários é sempre melhor comprar os tickets lá, após vc ter decidido pelo TRAVELACRD OU OYSTER, por causa dos descontos oferecidos certo?
    ABS
    PAULO BASTOS

    • Eneida :

      Oi Paulo,
      É o mesmo esquema, você pode entrar e sair em qualquer píer.
      Quanto aos tickets, acho mais fácil adquirir em qualquer estação em Londres.

  16. Rosane :

    Eneida,
    Super obrigada pelas respostas e dicas! Seu blog é “tudo de bom”, como a cidade que o inspira! Quando voltar vou continuar lendo o blog p matar as saudades! Abraços,
    Rosane

  17. Rosane :

    Oi Eneida,
    Aqui estou eu de novo! Já mandei perguntas na parte das walking tours, e agora mais dúvidas. Tomara q vc leia os comentários sempre por que eu viajo em 1 semana. Desse vez vou ficar c amigos brasileiros que moram em Canada Water. Pensei em fazer o passeio de barco começando em Greenwich, pq estaria mais perto (poucas estações no metrô) e vir subindo o rio. Mas no site do Royal Observatory está avisado q eles fecham a partir de 6/07, por causa das Olimpíadas (que só começam dia 27/07…); e a gente chega dia 10/07! E a ida até Greenwich seria p meu filho ver o marco meridiano, o uniforme do Almte Nelson, etc. Então achei q talvez não valesse a pena e fosse melhor pegar o barco em Canary Wharf ou na Torre. A não ser que a viagem pelo rio nesse trecho (de Greenwich até Canary Wharf ou até a Torre de Londres) seja algo q vc ache q não dá p perder. Outra coisa: antes de ver sua indicação da Thames Clippers eu tinha visto outra cia, a City Cruises. Os clippers têm a vantagem de permiter q vc desça e suba de diferentes estações durante 1 dia; dependendo do ticket comprado. Mas eles têm viagens com informações turísticas ? Eu não entendi pelo site se eles têm algum passeio assim. Até pq acho q são mais um serviço de transporte coletivo da cidade, q tb pode ser usado por turistas, claro. Se vc puder me esclarecer isso eu agradeço muito!
    Abraços,
    Rosane

    • Eneida :

      Oi Rosane,
      O Thames Clipper não tem guia, é só o transporte mesmo, tipo hop-on hop-off. O City Cruises oferece o passeio com guia.
      Eu pessoalmente adoro Greenwich, e acho que vale a pena ir de lá de qualquer jeito. Você já foi ao Cutty Sark? Ficará aberto durante os jogos.http://www.rmg.co.uk/cuttysark/

  18. Fabio :

    Eneida, Onde estão, em Londres, aqueles fantásticos desenhos em 3D que o artista Julian Beever faz nas calçadas e ruas? Eu tinha a informação de que estavam em algum lugar de Canary Wharf… Você saberia me dizer com mais exatidão?

  19. Fernando Braz :

    Oi Eneida, às vezes eu vejo alguns catamarans muito animados, com muita gente do lado externo do barco, bebendo e até dançando. Em alguns casos, dá até para escutar a música quando estamos atravessando as pontes… Uma vez, eu ouvi até música brasileira, tipo BenJor… Todos os barcos são desta forma? Ou é um tipo exclusivo e mais caro? Parece ser muito divertido…

    • Eneida :

      Oi Fernando,
      Acho que neste caso são tours especiais, muitas vezes com almoço ou jantar incluído, como estes aqui: http://www.citycruises.com/. Mas você não pode ficar saltando e voltando, como no River Roamer.

  20. Pingback: Londres: o dia mais quente do ano | Mapa de Londres: o guia turístico de Londres

  21. Marta :

    Ola,
    se eu carregar o oyster com um travelcard obtenho desconto tambem. |Neste caso , tem que ser o de papel? Como poderia comprovar o carregamento o travelcard no oyster?

  22. Pingback: Minha Londres: Eneida, do Londres para Principiantes | Mapa de Londres

  23. Laís :

    Eneida, ‘tava conferindo os horários em que os locais fecham e bem… Grande parte deles fecham após as 18hrs…
    Dá para fazer tudo nesse roteiro num dia?
    Tipo, ver as catedrais por dentro e os museus?

    • Eneida :

      Oi Laís,
      Não dá para visitar todas as atrações de jeito nenhum. Minha sugestão é que você escolha só 2 ou três! De qualquer jeito, é um passeio lindo, acho que vale a pena ir até Greenwich.

  24. Angélica :

    Oi Eneida, td bem? Pretendo visitar The Monument e pelo mapas, acredito que seja possivel desembarcar no pier proximo a London Bridge e seguir até lá a pé. Por favor, vc saberia se realmente isso é possivel e nao mto longe?
    Obrigada!
    bjos!

    • Eneida :

      Oi Angélica,
      Acho que dá pra andar numa boa, mas o píer da Torre de Londres é um pouquinho mais perto.

    • Angélica :

      Obrigada pela resposta, Eneida! Estou indo sabado para Londres e poder ir com gde parte da programacao pronta, ajuda muito :)
      Otima semana!

  25. Eliane :

    Oi Eneida, em junho de 2010 fizemos (eu e minha filha Fabiana) esse passeio de barco ,onde conhecemos Londres de dentro do rio para fora, seus belos edifícios antigos e outros moderníssimos, visitamos o observatório onde tambem está o meridiano e achamos maravilhoso o passeio mas acho q vale a pena tambem conhecer Greenwich q nos pareceu ser linda e agradável de passar nem q seja 1 dia e uma noite…quem sabe da próxima vez?!

  26. Laís :

    Oie!
    Estou indo pra Londres nas férias do meio do ano e simplesmente amei esse seu roteiro (:
    Só queria tirar uma dúvida quanto ao tempo que esse passeio levaria… Tirando o Tate Britain e a London Eye(ficam para o dia seguinte). E se você teria uma ideia de qual seria a melhor hora para começar o passeio e se acrescentando a Troca da Guarda daria para fazer tudo antes das 19hrs ;D

    Abraços.

    • Eneida :

      Oi Laís,

      Julho é verão e os dias escurecem bem tarde, então acho que não vai ter problemas. O percurso do London Eye a Greenwich direto leva uns 40 minutos. Como a troca da guarda acaba antes de meio dia, acho que dá bastante tempo! Sugiro que você vá direto a Greenwich e depois volte parando onde der vontade! É um passeio lindo!

  27. STEPHANY :

    Olá! Estou indo pra Londres no dia 4 para passar o carnaval lá. Gostei muito da ideia do cruzeiro pelo Tamisa, com o ticket que posso andar de barco a vontade.
    Minha ideia principal é ir até Greenwich, mas gostaria de ir parando em alguns lugares para tirar fotos até porque como pretendo comprar o River Roamer, acho que isso não seria problema.
    Mas tenho uma duvida quanto a quais piers o barco para, quanto tempo demora pra vir outro e se ele realmente vai até Greenwich.
    Gostaria de pegar o barco no Millbank Pier pois ficarei hospedada no Victoria Apartaments na Elverton Street, e parar no Blackfriars Pier (para dar uma olhada na St Paul’s Cathedral), no Tower Pier (para ver a Tower Bridge), e por fim no Greenwich Pier para conhecer o obervatório e depois ir na The O2 Arena, pois lá está tendo uma exposição interessante sobre dinossauros.

    Gostaria de saber se na sua opinião vale a pena fazer este percurso pois viajarei com minha família e quem ficou responsável pelo roteiro, fui eu.
    Um abraço.

  28. Amanda :

    Olá!
    Você sabe dizer se perto da parada de Greenwich tem algum ponto que faça referência ao meridiano?! Tipo um marco, ou algo assim…
    Sabe como é turista tem q tirar foto de tudo!

    Ah, outro detalhe:
    No comentário acima eu vi que vocês falavam sobre abrir no dia 26/12, e de acordo com a Christmas Timetable divulgada no site (http://www.thamesclippers.com/images/pdf/newyear-xmas-timetables.pdf) eles não vão operar nos dias 25 e 26/12!

    Abraços!

  29. Miii :

    oiee, tudo bem?
    achei muito interessante e agradavel este passeio, porem tenho uma duvida, quando faço um stop, no proximo embarque pago novamente £12? Como funciona? No dia 26/12 será que ira funcionar?! Obrigada beijos!!

    • Eneida :

      O passe “River Roamer” vale para viagens ilimitadas, durante o dia todo (até 22:00). Não encontrei informação que não vá funcionar no dia 26/12, então suponho que opere normalmente.

  30. Patricia Guedes :

    para quem vai ficar só um dia em Londres parece um roteiro bem interessante.

  31. Silvânia :

    obrigado, bjs

  32. Silvânia :

    oi, quanto tempo levaria para fazer este roteiro? Bjs

    • Eneida :

      Oi,
      Para ir direto, do píer Waterloo até Greenwich, o barco leva pouco mais de meia hora. Agora, você pode levar uma manhã, um dia e até muito mais, dependendo de quantas paradas fizer! Acho que o legal é a flexibilidade de poder adaptar o roteiro para o tempo que tiver, escolhendo os lugares para visitar de acordo.

Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*


5 − um =

Você poderá usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>