A regra da promoção das ferrovias britânicas que dá direito a ganhar um ingresso quando você compra um (chamada 2for1 ou Days Out Guide) é bem clara: na hora de comprar o ingresso para a atração, é preciso apresentar um voucher da promoção e passagens emitidas por alguma companhia ferroviária britânica.
O voucher pode ser impresso em casa a partir do site do 2for1 (como explicado aqui), ou retirado do livrinho disponível nas estações ferroviárias. Esses livrinhos são encontrados em porta-folhetos, normalmente localizados próximos aos guichês de venda de passagens.
Não sabe do que eu estou falando?
Leia a explicação sobre a promoção 2for1 aqui.
Quanto à passagem, muita gente fica na dúvida, por isso tento responder aqui às perguntas mais frequentes.
Não é preciso viajar de trem para canto algum. Você pode adquirir um travelcard, que é utilizado no metrô, ônibus e outras formas de transporte público em Londres e este travelcard será válido para a promoção, desde que adquirido em uma estação ferroviária.
Ele deve ser comprado em uma estação ferroviária, como por exemplo, nas estações de St. Pancras, King’s Cross, Paddington, Victoria, Waterloo, Euston, entre outras. Porém, é preciso atenção, porque há estações de metrô com estes mesmos nomes, mas elas são sempre bem diferentes e não há como confundir.
Veja aqui um mapa com as estações de trem de Londres onde é possível adquirir o travelcard válido para a promoção.
O Oyster card não é emitido pelas ferrovias britânicas, por isso não é válido para a promoção, mesmo que carregado eletronicamente com um travelcard.
Para o travelcard válido por um dia, você só precisa pagar. Para o travelcard válido por 7 dias, ou mais, é preciso ter um photocard, que é um cartão com uma foto e o nome do passageiro, emitido pela National Rail. Este photocard é feito na hora, no próprio guichê e ao mesmo tempo em que é adquirido o travelcard.
Para fazê-lo, é preciso entregar ao atendente uma foto tipo 3×4 e um documento com o seu nome. Só isso. Depois de pagar pelo travelcard, você recebe uma carteirinha, com seu photocard e seu travelcard, que será usado no transporte público, dentro das zonas para as quais foi adquirido.
Não, não é possível.
O preço do travelcard varia conforme a validade (diário, semanal, mensal), o horário em que for ser usado (antes das 9:30, ou depois) e das zonas de transporte para as quais for válido.
Até março de 2021, o travelcard de 7 dias válido para as zonas 1 e 2 de transporte custa £36,10, veja outros valores clicando aqui.
No ônibus, basta mostrar o travelcard para o motorista quando você entra.
No metrô, overground, estações de trem, antes de passar pela catraca, insira o travelcard em um orifício próprio para isso. Ele é devolvido imediatamente assim que a catraca se abre, na parte superior. Veja como na foto abaixo:
Milhares de leitores já usufruíram desta promoção, desde que falamos dela aqui no blog no início de 2010. Portanto, se você também quiser economizar umas boas libras, não deixe de comprar o travelcard como indicado acima e apresentá-lo juntamente com o voucher na hora de comprar seu ingresso para algumas das principais atrações pagas de Londres.
E depois, não se esqueça de nos contar, na caixa de comentários, sua experiência com a promoção!
Pâmela Christina Ferrareze
Olá, ótima explicação, mas tenho uma dúvida, algumas atrações como a London eye, está pedindo para já comprar os ingressos, está assim mesmo, eu queria imprimir os vouchers e comprar lá, o que eu faço?
Obrigada
Eneida
Oi Pamela,
Não tem jeito, você tem que seguir as regras impostas pela promoção. Se estão pedindo para comprar os ingressos online, assim deve ser feito para ter o desconto.
Juliana
Olá, obrigada por essa explicação. Estamos em Londres por uma semana. Hoje fomos na london eye e no sea life. Eles agora só pedem o voucher, ja não é preciso ter o bilhete de trem.
Eneida
Oi Juliana,
As regras não mudaram segundo o website da promoção. Assim, embora não tenham pedido para vocês a passagem/travelcard, poderiam ter pedido!
Gabriell
Oi, Eneida!
Com o travelcard de papel de 7 dias das zonas 1-2, se eu quiser ir para o estádio Wembley (zona 4), eu posso apresentar o travelcard na bilheteria para pagar em dinheiro apenas a diferença ao invés da tarifa cheia?
Se não, pensei em descer em uma estação no limite da zona 2, e entrar novamente usando o Oyster PAYG para completar o trecho até Wembley. É uma boa ideia?
*Eu já planejo usar o Oyster PAYG nos outros 4 dias de viagem, inclusive no dia em que chegarei em Londres, então já terei o Oyster à minha disposição.