O que fazer em 4 dias em Londres – roteiro de viagem

4 dias em Londres - roteiro de viagem

Desde que comecei este bloguito – há quase dois anos! – venho matutando a respeito de um roteiro para 4 dias em Londres que muita gente me pede. O motivo de tanta dificuldade é que acredito que as pessoas são diferentes, têm gostos diferentes, piques diferentes, expectativas diferentes e como Londres tem tanto a oferecer, eu não gostaria de engessar em um roteiro único tantas possibilidades. Por isso, já sugeri roteiros à pé, de bicicleta, de ônibus comum, de ônibus double-decker, de barco, de ônibus de turismo, de Mini Cooper e vários outros, pensando que os leitores poderiam – a la self-service – elaborar seus próprios roteiros de 1, 2, 3, 4, ou quantos dias fossem passar em Londres. E acho que muita gente tem aproveitado essas sugestões para programar sua estadia na cidade.

Atualização: uma versão atualizada destes quatro roteiros, com mapas e dicas para tornar sua viagem a Londres um sucesso, está sendo agora disponibilizada em um prático guia em formato eletrônico. O guia conta com um roteiro extra que levará você também a Notting Hill e Camden Town. Conheça o guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas.  

banner728x90

Mas, ainda assim, continuo recebendo e-mails e comentários de gente querendo um roteiro básico, para principiantes, de quatro dias de visita a Londres, mais ou menos como o publicado pela querida Maria Lina do blog Conexão Paris. Então, hoje, apesar de não ter o conhecimento que a Maria Lina tem e nem a pretensão de fazer algo tão completo, começo a publicar o roteiro que elaborei atendendo aos pedidos dos leitores. Você, querido leitor/querida leitora, poderá usá-lo como uma referência e, a partir das minhas sugestões, fazer as devidas adaptações para tornar sua visita a Londres uma experiência memorável.

Dividi a cidade em quatro áreas: centro-sul, oeste, leste e norte e dediquei cada dia para uma área. Além dos quatro dias, vou publicar também dois roteiros especiais, um para sábado e um para domingo, pois nesses dias é possível visitar os principais mercados da cidade. Vamos lá?

Atualização: estamos agora vendendo uma versão atualizada destes 4 roteiros, com mapas e dicas para tornar sua viagem a Londres um sucesso. O guia eletrônico conta com um roteiro extra que levará você também a Notting Hill e Camden Town. Clique aqui para obter mais informações.

Primeiro dia

westminster cristinabelem

Foto: cortesia da leitora Cristina Belém

Início do percurso: estação de metrô de Westminster (linhas Circle, District e Jubilee). Sugiro que você comece o dia cedo e esteja na estação de Westminster às 9:00.

Saindo da estação de Westminster, você já dá de cara com o prédio do parlamento inglês e o famoso Big Ben estará lá pronto para brilhar nas fotos. Atravesse a rua e vá caminhando até a Abadia de Westminster.

Distância: 500 metros

Primeira parada: Westminster Abbey

Horário de funcionamento:  de segunda a sexta-feira de 9:30 às 16:30, quarta-feira até as 19:00, sábado de 9:30 às 14:30. No domingo, a abadia está aberta somente para missas. Só é possível entrar até uma hora antes do horário do fechamento.

Ingressos: £16,00 para adultos

Dica: adquira o audio-guia disponível em português (europeu) e grátis para fazer a visita guiada que dura cerca de uma hora.

Saindo da abadia, vá caminhando para o Palácio de Buckingham.
Distância: 1 km

Segunda parada: Buckingham Palace

Horário: a troca da guarda ocorre diariamente no verão às 11:30 (para outras épocas, consulte aqui), mas não deixe para chegar em cima da hora para pegar um bom lugar.

Do Palácio de Buckingham, caminhe pela linda avenida The Mall até a Trafalgar Square.
Distância: 1,2 km.

Terceira parada: Trafalgar Square

A Trafalgar Square é o coração de Londres, onde acontecem as grandes festas e também as grandes demonstrações, sob a guarda dos leões e do Admiral Nelson. É lá que fica a National Gallery, nossa próxima parada.

Para almoçar, sugiro o restaurante da igreja St. Martin-in-the-Fields (falei dele aqui), o café ou o restaurante da National Gallery (falei deles aqui).

Quarta parada: National Gallery

Horário de funcionamento : Diariamente de 10:00–18:00, Sexta-feira 10:00–21:00

Ingresso: gratuito

Dica: faça um tour guiado gratuito pelas principais obras da galeria, diariamente às 11:30 e 14:30, ou adquira o audioguia (£3,50), disponível também em português europeu. Os tours tem a duração de uma hora.

Saindo da Trafalgar Square, desça a avenida Whitehall. Esta avenida abriga vários prédios do governo britânico e é por isso considerada o centro administrativo do governo. Você passará pelos cavalos da rainha na Horseguards e pela Banqueting House à esquerda. Logo após, está a entrada da famosa Downing Street à direita (residência oficial do Primeiro Ministro). No meio da rua há um monumento em homenagem aos mortos nas guerras (Cenotaph). Você chegará de volta ao prédio do Parlamento, mas dessa vez atravesse a ponte de Westminster para continuar o passeio.
Distância da Trafalgar Square ao London Eye : 1,4 km.

Quinta parada: London Eye – a famosa roda-gigante não poderia ficar de fora do programa. Desejo que o dia esteja lindo!

Horário de funcionamento: de 10:00 às 20:30 (até 21:30 em julho e agosto)

Ingresso: a partir de £18,60 (com desconto se comprado online com no mínimo um dia de antecedência). Pode ser adquirido na loja do órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha, Visit Britain, por USD 30,00, clicando aqui.

Sexta Parada: Southbank 

Não é bem uma parada, já que o programa aqui é passear pelo calçadão da margem sul do Tâmisa, entre o London Eye e a ponte de Waterloo, passando pelo Southbank Center. O dia termina com o pôr-do-sol na ponte de Waterloo.

Distância do London Eye à Ponte Waterloo: 700 metros.

Para voltar para o seu hotel, você pode atravessar a ponte Hungerford e pegar o metrô na estação Embankment (linhas Circle, District, Bakerloo e Northern) ou ir para a estação Waterloo (linhas Jubilee, Bakerloo e Northern).

Para a noite, sugiro comer um curry em um restaurante indiano. Algumas indicações aqui.

Total de caminhada: aproximadamente 4,8 km.

Mapa do percurso:


View Londres em 4 dias – 1o dia in a larger map

Para adquirir o guia “Londres em 4 dias – roteiros e dicas” clique aqui.

Veja também da série “Londres em 4 dias”:
Segundo dia – oeste de Londres
Terceiro dia – leste de Londres e Greenwich
Quarto dia – norte da cidade
Domingo em Londres – rumo ao Leste

E se você fizer o roteiro, manda uma foto pra gente, no e-mail contato@londresparaprincipiantes, ou marque sua foto no Instagram com #EuEmLondres.

Comentários

  1. Sergio

    Olá, comprei o roteiro de 4 dias e o recebi por email, porém ele sumiu do meu email, não está nem nós excluídos, nem no lixo e nem em nenhuma caixa! Estou indo já daqui a alguns dias e queria saber se vcs podem me enviar novamente.

  2. Perdão, o “U” está lá!

    Eu só não entendi porque tem Percurso 1, 2, 3 e 4, no mapa do PRIMEIRO dia.

    Eu confundi com Percurso 1 – primeiro dia, Percurso 2- segundo dia, etc

    • Oi Aurélio,
      É só a forma com que os percursos foram feitos no google maps. Cada dia tem um mapa separado. Você já deu uma olhada no nosso guia “Londres em 4 dias – roteiros e dicas”? Os mapas estão bem mais claros :)

  3. Nossa, vocês são rápidos, hein? Misericórdia!
    Queridíssima,

    Dei uma olhada melhor no mapa, e ele está perfeito, sim.
    Eu me atrapalhei com o A (início) e o B (que supostamente deveria ser na SEXTA parada).

    Poderia haver uma linha LIGANDO e CONTINUANDO a linha roxa (Westminter Bridge) até LONDON EYE, e seguindo até o SOUTHBANK center, a SEXTA parada, fazendo a linha roxa o formato de um “U”, e lá, o B (final do primeiro dia!)

    Conseguiu entender meu ponto?
    Grato

  4. AURELIO FIORILLO

    Então, caríssimo. Estou tentando desvendar teu mapa.

    ISOLO o PERCURSO 1, por exemplo, e aparecem MAIS pontos do que as SEIS paradas
    mencionadas.

    O ideal seria que aparecessem no PERCURSO 1, SÓ as paradas do PERCURSO 1, pra gente não se perder.

    Ou estou COMENDO BOLA, e não estou sabendo ler o mapa?

    Grato,

    Aurélio

    • Olá Aurelio,
      Se você clicar nos marcadores do mapa, verá escrito a que se referem. Estão marcadas estações de metrô, nomes das pontes, das ruas e outros pontos de interesse. Mas se você seguir a linha azul, certamente não se perderá.

  5. Suzie

    Eneida, mais uma dúvida sobrre o ingresso London Eye e Madame Tussauds. Você disse que tenho que marcar o dia da London Eye e tenho 30 dias para ir ao Madame Tussauds. Mas eu estava querendo inverter os dias do roteiro e ir primeiro no Madame Tussauds. Sendo assim, vou conseguir comprar desse jeito? Porque pelo que entendi vale por trinta dias após a data do London Eye… Desculpe-me pela ignorância! Hehehehe… E mais uma vez obrigada pela sua atenção.

  6. Suzie Fortes

    Bom dia! Comprei o guia de roteiro em 04 dias e adorei!!! Mas fiquei com uma dúvida. No guia menciona que se comprar a dobradinha “London Eye + Madame Tussauds”, o ingresso sai mais em conta. Porém entrei no site da London Eye, indicado no guia, e ao finalizar a compra tenho que colocar o dia da visita. Isso significa que necessariamente terei que ver as duas atrações no mesmo dia? O próprio roteiro indica em dias diferentes… Obrigada!

    • Olá Suzie,
      Se comprar o ingresso no site do London Eye você marca o dia da visita ao London Eye e tem 30 dias para ir a M.Tussauds.

    • Suzie Fortes

      Olá Eneida!
      Muito obrigada pela informação!
      vou abusar mais um pouquinho, preciso de mais três informações:
      1) Como faço para ir a Nothing Hill?
      2) Gostaria também de ir à Rua dos Beatles, em que dia do roteiro fica mais fácil encaixar?
      3) Por fim, você sabe me dizer se consigo comprar o OYSTER CARD na Estação St Pancras, e onde seria lá dentro? É que chegaremos a Londres de trem.
      Muito obrigada pelas suas informações!

    • Olá Suzie,
      1) Pegue o metrô até a estação Notting Hill Gate.
      2) O roteiro 4, mas você terá de deixar de fazer alguma coisa, ou ir depois do museu de cera.
      3) Consegue, dentro da estação de metrô Kings Cross/St. Pancras.

  7. Claudio Reiff

    Cara Eneida,
    Comprei o seu guia no ano passado, mas o perdi dos meus dispositivos.
    Como posso baixá-lo novamente.
    Att

    Claudio Reiff

    • Olá Claudio,
      Os dados foram enviados por email. Favor conferir a caixa de spam se não tiver recebido.

  8. Muito interessante o artigo do que fazer em 4 dias em Londres. Na verdade, a cidade de Londres oferece muitas atrações e novidades. Morando em Londres conhecemos lugares novos todos os dias.

    No meu blog também mostro alguns que valem a pena:
    http://www.sigaasplacas.com/

    Grande Abraço,

  9. Patricia

    Olá Eneida!
    Eu e mais 3 amigas vamos passar 2 1/2 dias em Londres em abril e pegamos dicas incríveis aqui! Parabéns pelo trabalho!
    Gostaríamos muito de fazer os seus roteiros dos dias 1 e 3 mas nosso primeiro dia será um domingo (19/04).
    Qual deles será melhor para fazer nesse dia (dom) e que lugares não estarão funcionando?
    Como seremos 4 pessoas vale a pena nos locomover de táxi ou ´fica muito mais caro do que o transporte público?
    Seu blog é simplesmente SENSACIONAL!!!

    • Oi Patrícia,
      Obrigada pelo carinho!
      No domingo, nem a Abadia de Westminster (roteiro 1), nem a Catedral de São Paulo (roteiro 3) estão abertas para visitação. Somente para missas.
      Sugiro fazer o roteiro 3 invertido : começando pela Torre de Londres, depois Greenwich e terminando na St. Pauls às 16h45 para o concerto de órgão que acontece aos domigos.
      Para preços de taxi, veja aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/vai-de-taxi-em-londres/

  10. Regane M. Tenroller

    Olá Eneida…

    Recebi o guia, estou gostando muito da leitura. As dicas são perfeitas.
    Estamos, meu esposo e eu, programando para ir no mês de abril do próximo ano (planejo tudo com muita antecedência, rs). O que você me diz deste período? Como é o clima? Que tipos de roupas levar?
    Você conhece guias para outras cidades da Europa?
    Devemos ficar por lá de 15 a 20, então pensei em fazermos Londres, Paris, Berlim, Roma (a confirmar) e alguma outra, pensamos em ficar de 4 a 5 dias em cada uma delas.
    Você tem alguma sugestão?

    Um abraço.

  11. Angela

    Oi Eneida, comprei o roteiro de 4 dias e não encontrei nele nenhuma referência ao famoso mercado Borough Market…acha que daria para incluir uma visita em algum desses dias ou seria melhor ir em outro dia? Obrigada, um abraço

  12. Londres é exemplo em organização e também estampa um ar de seriedade, consegue ser bela ao mesmo tempo em que se abstém de tanta pompa optando pela discrição e, como você citou, possui um multiculturalismo visível. Alguns momentos da minha viagem relatei aqui:
    http://www.liveforexperiences.blogspot.com.br/
    Um passeio que foi rápido, mas permitiu conhecer um pouco da cidade e do jeito de ser londrino.

  13. Filipe

    Olá!

    Vou passar 3 dias em Londres agora em fevereiro, e quero saber se preciso fazer o seguro viagem, e saber se ele é obrigatório em viagens curtas como a minha.

    Grato.

  14. Graça

    Ola
    Qual o melhor transporte do aeroporto de Stansted (6h tarde) até The Court Hostel? E qual o melhor tipo de bilhete a comprar para passar tres dias em londres. Viajaremos em 30 de abril e deixamos londres a 3 de maio. aproveitando o feriado do 1 de maio.
    Obrigada pelas dicas que publica
    Graça Soares

  15. Anabela

    Vou para Londres dia 15-01-2014 com mais 3 adultos e 3 crianças uma com 16, 14 e 8 anos, qual a forma mais barata de andar em Londres, sinto-me confusa com os passes ou os bilhetes para 3 dias e dá para andar em todos os transportes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>