Reunimos neste artigo nossas super dicas de economia em Londres para quem vai turistar na cidade.
Com a nossa moeda tão desvalorizada frente à libra (e outras moedas também), todo mundo pensa em formas de economizar na viagem.

Ingresso combo London Eye + Museu de Cera M Tussauds
Economize até 32% comprando o ingresso combo
Aqui no Londres para principiantes a gente insiste: é possível passar uns dias em Londres, aproveitar muito e não gastar mais do que se gastaria em outras capitais europeias, em que a moeda é o euro.
Veja nossas dicas de como economizar na sua viagem a Londres:

Dicas de economia em Londres -transportes
1. Ao chegar no aeroporto de Heathrow, não use o trem Heathrow Express. Se você optar pelo trem, vá de trem chamado TfL Rail (anteriormente Heathrow Connect), um trem um pouco mais lento, mas bem mais barato. O trajeto é o mesmo e a estação final também é Paddington, no centro de Londres.
2. Se seu destino final em Londres for próximo a uma estação da linha Piccadilly do metrô (azul escuro no mapa), pegue o metrô em Heathrow. É ainda mais barato que o trem. Ou mesmo se não for na linha Piccadilly, veja se dá para chegar de metrô no seu destino final e se não serão muitas baldeações. De qualquer forma, fica muito mais barato ir de metrô até uma estação no centro e depois pegar um táxi, se for necessário.
3. Se estiver viajando com um grupo, ou família grande, faça as contas: talvez um trânsfer fique mais barato que o trem e você será levado até a porta do seu hotel. Veja aqui nossas dicas de transfer com motorista brasileiro.
4. Para usar o transporte público em Londres (metrô, ônibus, overground, tram, entre outros), jamais compre passagens individuais. Adquira um Oyster card, ou um travelcard em uma estação ferroviária. É muito mais barato.
5. Se estiver na cidade por 4 dias ou menos, use o sistema pay-as-you-go para pagar o transporte. Você será debitado no Oyster card um valor fixo por dia e poderá usar o transporte quantas vezes quiser. Saiba mais aqui.
6. Se tiver um cartão contactless que não cobra taxa extras (como o Wise), use para pagar o transporte em Londres. Ele garante as mesmas tarifas do Oyster e você não precisa pagar as 5 libras (custo do oyster), nem esquentar a cabeça.
7. Se for ficar na cidade 5 dias ou mais e pretende usar muito o transporte, carregue seu oyster com um travelcard para 7 dias para as zonas em que for mais circular. O preço é melhor e você poderá usar o transporte a qualquer hora.
8. A forma de transporte mais barata da cidade é o ônibus. Com £5 (no Oyster) é possível andar de ônibus durante um dia inteiro, em toda a região metropolitana de Londres.
9. Para andar de táxi, não pegue um tradicional “black cab” nas ruas. Eles oferecem charme e conforto, mas são bem mais caros que minicabs ou uber.
10. Ande muito a pé. Londres é uma cidade plana e a melhor forma de explorar uma determinada área é caminhando.
11. Aproveite o esquema de aluguel de bicicletas da cidade, Boris Bikes. Você paga uma pequena taxa de adesão e a primeira meia-hora de uso da bike é grátis.

Dicas de economia em Londres – alimentação
1. Não pague pelo café da manhã no hotel, se não estiver incluído na diária. Você certamente encontrará opções mais baratas nos diversos cafés da cidade.
2. Faça como os londrinos: na hora do almoço, coma sanduíches e saladas. Há diversas opções, mas os mais baratos são vendidos nos supermercados e farmácias (Sainsbury’s, Tesco, Boots). Procure sempre por um Meal Deal, combinado de sanduíche, bebida e snack.
3. Fazer uma refeição em um restaurante é sempre mais barato na hora do almoço. Muitos restaurantes oferecem menus executivos por um preço fixo. Pesquise! Veja informações aqui.
4. No centro de Londres, os restaurantes oferecem preço fixo também para o horário chamado “Pre-theatre” ou “Post-theatre“, ou seja, antes das 19h00 ou depois das 22h00 (variável conforme o restaurante). Detalhe: você não precisa ir ao teatro para usufruir da promoção.
5. Coma nos mercados de rua. Há sempre uma diversidade de opções, das mais variadas culinárias. No mercado Stables de Camden, por exemplo, você pode dar a volta ao mundo e fazer uma boa refeição por cerca de £5. Em Spitalfields, Brick Lane, Portobello Road e obviamente no Borough Market também há muita variedade. Outra opção mais barata que restaurantes são os food halls, leia sobre eles aqui.
6. Os restaurantes de cadeia no Reino Unido (Pizza Express, Café Rouge, Bella Italia, Nando’s, Masala Zone, Zizzi, GBK, Strada, etc.) oferecem coupons de descontos, com os quais você pode ter até 50% de redução na conta. Busque nos websites dos restaurantes pelas ofertas.
7. Compre água, frutas, guloseimas, etc. em um supermercado e carregue com você durante o dia. Você gastará muito menos do que se comprar esses itens em uma lojinha de museu, por exemplo.

Dicas de economia nas atrações e passeios
1. Se você ainda não sabe, boa notícia: a maioria dos museus e galerias de Londres tem entrada gratuita.
2. Há uma infinidade de programas gratuitos para se fazer em Londres. Veja aqui uma lista de programas gratuitos em Londres.
3. Quem estiver na cidade com um acompanhante, poderá aproveitar a promoção 2for1, em que você compra um ingresso e ganha um para diversas atrações pagas da cidade.
4. Todas as atrações oferecem descontos para crianças, famílias, estudantes, aposentados, etc.
5. Para quem estará sozinho e quiser ir a muitas atrações pagas, pode ser vantajoso adquirir o London Pass ou o London Explorer Pass. Faça as contas!
Clique aqui para comprar o seu London Explorer Pass

Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
6. Se estiver planejando visitar o London Eye e o museu de cera Madame Tussauds, compre pela internet um ingresso “combo”, válido para as duas atrações. É bem mais barato.
7. Os ingressos para Westminster Abbey e St. Paul’s Cathedral são caros, mas você poderá entrar nessas igrejas para ouvir, gratuitamente, o coral das igrejas na celebração chamada Evensong. Veja mais detalhes aqui.
8. Você poderá fazer lindos passeios turísticos sentado no segundo andar de um “double-decker“, o tradicional ônibus de dois andares, pagando simplesmente o preço da passagem. Veja sugestão de rotas aqui.
9. Adquira ingressos para musicais e peças com desconto no TKTS, uma loja de venda de ingressos na Leicester Square. É possível adquirir ingressos para o espetáculo no mesmo dia, ou até com uma semana de antecedência. Saiba quais são os melhores musicais em cartaz em Londres
Leia também:
Quanto vou gastar por dia em Londres – dicas para um orçamento realista
Guia “Londres em 4 dias: roteiros e dicas” – nosso guia com tudo que você precisa saber para fazer uma viagem maravilhosa
Dicas para gastar menos em Londres – mais super dicas de economia
Dinheiro em Londres: o que levar
Ingressos para atrações em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Edmilson Lira
Imagino que os mercados “Poundland” (onde tudo custa uma libra), equivalentes aos “Dollar Tree” estadunidenses, sejam uma boa forma de economizar com comida (principalmente) e, também, com itens diversos de que às vezes precisamos, como materiais de higiene e limpeza.
Eneida
Oi Edmilson,
É sim uma boa dica de economia.