Custo zero: o que fazer de graça em Londres

Londres é das cidades mais caras do mundo, certo? Talvez, eu diria. Mas, com certeza, também é das poucas cidades do mundo que oferecem tantas atrações por conta do contribuinte. É, são totalmente grátis. Abaixo, fiz uma listinha das minhas favoritas:

O que fazer de graça em Londres - oh so typical!

1. Museus: você pode conhecer o acervo permanente dos grandes museus da cidade – Museu Britânico, Museu de História Natural, Victoria & Albert, Museu da Ciência, Museu de Londres –  sem pagar um centavo sequer! E para quem já foi a todos esses, que tal conhecer o Geffrye Museum, no lado leste da cidade, para dar uma espiada no interior das casas da classe média inglesa de 1600 aos tempos modernos? Também tem custo zero.

2. Galerias: obras de artes em exposição para todos os tipos de gosto, dos clássicos aos contemporâneos, passando pela arte inglesa deste início de século. É só escolher: Tate Modern ou Tate Britain, à beira do Tâmisa; National Gallery e National Portrait Gallery, na Trafalgar Square. Como alternativa, duas galerias menores, mas não menos impressionantes: a Wallace Collection, que fica pertinho da Oxford St. e a galeria de arte inglesa contemporânea, Saatchi Gallery, que recentemente aderiu à política de não cobrar ingresso.

O que fazer de graça em Londres - Tower Bridge

3. Passeios a pé: Londres é uma cidade plana, e a melhor forma de conhecer seus segredos é andar pelas ruas e praças. Você pode seguir um roteiro pré-estabelecido, ou simplesmente flanar pelos cantos da cidade. Vá ao Southbank, por exemplo, a margem sul do Tâmisa, na região onde fica o London Eye, e você terá oportunidade de ver e fotografar vários cartões postais da cidade: o palácio de Westminster, o Big Ben, o London Eye, a Tate Modern, o teatro de Shakespeare, a Catedral de St. Paul, a Torre de Londres, a Tower Bridge e muito mais (a entrada, no entanto, é paga).  Outros pontos turísticos famosos da cidade, como Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Covent Garden e Leicester Square não cobram ingresso!

4. Parques: um picnic no parque, ou mesmo uma parada estratégica em um dia de sol é um programa delicioso. E o melhor é que os parques ficam na área central da cidade. Meu favorito entre os chamados parques reais é o Regent’s Park, especialmente na primavera, mas todos são lindos e em cada estação com seu charme: o St James’s Park, com a vista para o palácio de Buckingham, a Serpentine no Hyde Park, Kensington Gardens… Quer conhecer um parque mais afastado? Vá a Hampstead Heath, na charmosa região de Hampstead, no norte de Londres, ou ao Richmond Park no sudoeste da cidade.

5. Mercados: Londres é famosa por seus mercados de rua: Portobello Road, para antiguidades e bric-a-brac, Camdem Market para ver gente e coisas “excêntricas”, o Spitafields Market e tantos outros. Eu consigo passar horas observando as pessoas, e andando de barraquinha em barraquinha para ver as novidades. Também vale uma visita ao mercado onde se vende comida de todos os tipos: o adorável Borough Market e, por que não, ao mercado das flores de Columbia Road aos domingos. Eu garanto: não é preciso comprar nada para se divertir!

6. Troca da guarda: depois de ter ido, você pode achar que foi programa de índio, mas ir a Londres e não se acotovelar em frente ao Palácio de Buckingham para ver atroca da guarda, não é uma experiência completa!  Outra cerimônia parecida, mas que pouca gente conhece, é a cerimônia de trancamento da Torre de Londres, a Ceremony of the Keys. Acontece todas as noites e para presenciá-la é preciso requisitar ingressos com bastante antecedência. Mas é totalmente free.

7. Westminster Abbey e St Paul’s Cathedral: a visita ao interior dessas monumentais igrejas é cobrada, mas você pode participar da Evensong, missa cantada pelo coro da igreja, sem ter de pagar nada. Essa missa especial acontece, durante a semana, às 17:00, e, para quem aprecia  música sacra, vale pelo concerto e pelo local. Consulte os sites (aqui e aqui) para confirmar o horário nos finais de semana.

Fotos: James Cridland via Flickr

P.S. Os telefones da primeira foto não são de graça, não.

Leia também aqui no LpP:

Descubra Londres de graça – 1a parte

Descubra Londres de graça – 2a parte

Leia estes posts para saber sobre descontos para as atrações pagas:

Vale a pena comprar o London Pass?

Pague 1 leve 2

E mais sugestões do que fazer de graça em Londres aqui (em inglês).

Categorias Atrações e Monumentos, Mercados, Museus e Galerias de Arte, Parques e tags , , , , , , , , , , , , , , . Favorite este permalink.

45 comentários para Custo zero: o que fazer de graça em Londres

  1. osvaldo :

    Ola, estou querendo me programar para ir no inicio do proximo ano para Londres fazer curso de ingles, ficar no minimo 6 meses ate 1 ano. Observei que possui algumas escolas de ingles gratuito para estrangeiros, como faço para me escrever?
    QUERO saber tambem qual melhor opção para moradia?
    sei que são muitas dúvidas, se puder me ajudar agradeço e muito.

    • Eneida :

      Oi Osvaldo,
      Nunca ouvi falar de escola gratuita para estrangeiros. Como te disse, não temos dicas de escolas. Melhor opção de moradia seria próximo à escola, para você não gastar muito com transporte.

  2. osvaldo :

    Boa noite Regina,
    sou português com passaporte europeu pretendo ir a Londres aprender o inglês, será que tens alguma dica que podes me dar? tipo se existe escolas com preço em conta. desde já muito obrigado

  3. lea :

    gostei muito do blog

  4. Mendonça Júnior :

    A entrada gratuita para assistir ao coro em Westminster Abbey e St Paul’s Cathedral somente se aplica à missa ou a todo o local?

  5. Paulo Sergio :

    Olá Eneida

    Estou indo para Londres em 20/1212 e fica até 04/01/13, vou eu e minha esposa, o que vc sugere de hotel 3 estrelas,? noite de Natal? Ano Novo?
    Obrigado

    Paulo

  6. Pedro Lima :

    Olá Eneida! Parabééns pelo seu site. Irei passar minha lua de mel em Londres em Outubro de 2012, você sabe de algum site ou algum meio em que eu possa ver o que acontece em londres nesse período?

    Nós ainda não reservamos nada, nem passagem, nem hotel… vamos começar a agitar as coisas agora em maio. Tem alguma sugestão? (obs: Iremos ficar 10 dias (ou mais)).

    Muito obrigado!!! Mais uma vez parabéns pelo Site.

  7. Emili :

    Olá Eneida
    Estarei viajando p Londres na última semana de maio. Gostaria de saber sobre o clima, tenho q levar casacos pesados, botas , luvas,?, estou com receio de passar frio,estaremos já na primavera, certo? Também de saber se haverá algum schow , apresentação de Bandas,que dê p assistir , e tenham preços acessíveis.
    Aguardo sua resposta ansiosa.
    Muito Obrigada

  8. Luciana :

    Eneida, estou com uma amiga em Londres (intercâmbio) e queríamos saber o que se pode fazer em Londres no domingo !

  9. Emerson de Oliveira :

    Eneida, você saberia informar o que há de melhor em rock’n roll em Londres?

  10. Dinny :

    Eu Ameii os conselhos Quando eu for para Londres vou fazer isso vou curtir muito tenho certeza
    Brigada pelos conselhos

  11. Tatiana :

    Oi Eneida! Fiquei impressionada com a quantidade de informacao que vc nos dá. Vc escreve mto bem sobre a cidade, parabéns. Com certeza, vc se dedica mto ao site, e só posso agardece-la por dicas maravilhosas! Por favor, gostaria de saber se em marco há o servico de barcos saindo do Zoo (vou com meu filho de 5 anos), ou só comeca em abril? Se nao der trabalho, vc me responde? Mto obrigada!

  12. Michele :

    Olá,
    Eu e meu marido estaremos em Paris e resolvemos dar um pulo em Londres indo de Eurostar no dia 01/05 e voltando dia 3/05. Gostaria de saber se tudo funciona normalmente no dia 01 de maio em Londres? Lojas, metrô, museus, restaurantes… Obrigada.

  13. Mara :

    Olá Eneida, estarei em Londres com meu filho em abril, teremos 1 semana, pequisei sobre o londron pass travel, mas não consegui entender muito bem. voce sabe me dizer se o guia que vem junto, tem em portugues ?
    realmente acaba por ficar mais barato comprar o london pass travel em vez de pagar as entradas das principais atrações e se locomover em Londres?

    obrigada
    adorei seus comentarios

  14. Argos :

    Eneida…seu site virou minha bíblia!!
    Outra duvidinha. Vou passar julho inteiro deste ano em intercâmbio lá.
    1)Sem contar hospedagem e passagem brasil-londres-brasil, quanto devo levar mais ou menos? Pra passear e fazer uma comprinhas?
    2) minha hospedagemé na zona 4-6…melhor ficar na 2 ou 3?
    Brigadim

    • Eneida :

      Oi Argos,
      1) Difícil dizer sem saber seus gostos, hábitos, etc. Sugiro que você veja o que pode levar e planeje se divertir dentro do seu orçamento.
      2) Ficando nas zonas 4-6, você gastará mais com transporte, mas com certeza a hospedagem será bem mais barata.

  15. Lúcia :

    Olá, Eneida,
    Estarei em Londres nos dias 6,7,8 de novembro próximo(2011). Como é um período de frio e para não perder tempo, gostaria de saber o que não funciona neste período. Pretendo assistir a um musical. Qual musical voce recomenda e qual o mais famoso?
    Agradeço
    Maceio

    • Eneida :

      Oi Lúcia,
      Tudo funciona em novembro!
      Não sei qual é o musical mais famoso, talvez o Fantasma da Ópera, por ser um dos mais antigos. Recomendo, entre outros, Billy Elliot, Mamma Mia, Betty Blue Eyes, mas sugiro que você leia a respeito para saber se é o tipo de música que te agrada.
      Veja a programação aqui: http://www.timeout.com/london/feature/992/london-musicals

  16. almez :

    Olá, voce pode dar dicas do que fazer em londres no inverno?
    Estaremos por 3 semanas no inicio do ano com estudantes brasileiros…
    Apos o curso – ate 13hs… temos agenda livre…
    já coloquei alguns passeios publicos… porem, nao imagino o que é melhor no
    frio que faz aí. E qdo que começa a escurecer?

    grata,

    lemoz

    • Eneida :

      Olá Almez,
      Tem algumas ideias aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3406 (o post é sobre o Natal, mas muita coisa se aplica ao mês de janeiro também).
      O melhor no frio é programar passeios em locais fechados, como museus, teatros, restaurantes, galerias, etc.
      Anoitece muito cedo, por volta de 17 h já está escuro.

  17. Didi :

    Oi Eneida!
    Somos um quarteto de jovens cinquentinhas (todas versãoa original de fábrica e ainda rodando redondo!) e estamos loucas prá cair na farra em Londres. Vamos deixar de lado o forró da Bahia prá procurar uma “pista” de dança e gastarmos os solados das nossas sapatilhas. Poderia nos dar umas dicas de lugares onde poderemos rodopiar pelos salões com jovens compatíveis com nossa idade? Não conseguimos encontrar nada sobre isso…e as noites precisam ser preenchidas com rodopios e, se der, paqueras, piscadas de olhos…com “gatos que nos mantenham animadas. Pode parecer “energia” demasiada mas a verdade é que adoramos dançar…
    Beijinhos
    Baianas

    • Eneida :

      Oi Didi,
      Adorei seu comentário, acho que vocês vão se divertir demais em Londres.
      Mas a sua pergunta foi das mais difíceis que já me fizeram aqui no blog, e eu não consegui achar uma boa resposta!
      Meu conhecimento sobre o tópico é zero, e fico com medo de acabar mandando vocês para uma fria… :(
      Dá uma olhada nesta lista, quem sabe vocês encontram algo que agrada: http://www.viewlondon.co.uk/clubs.aspx

  18. VICTORIA :

    Ola Eneida
    Estou curtindo teu trabalho e me atrevo pedir dicas .
    Meu marido e eu, em junho, encontraremos nossa filha ,na Espanha,aonde faz intercambio pela UFRJ e partiremos a passeio, por varios paises.é ai que te peço dicas.
    Hotel – simples ,bem localizado e preço módico.Vale ressaltar que usamos hotel, para apos o maximo de tempo passeando,conhecendo lugares voltarmos apenas para um bom banho e bom sono para um novo dia de “batalha”
    Lugares imperdiveis a serem visitado,gratis ou não
    Transportes e seus cards
    Arredores a serem visitados(se é que tem tempo habil)
    A noite ,o interessante a conhecer
    Tempo de estadia ;chegaremos em LONDRES as 9;40 do dia 15/06 e partiremos dia 19?6 rumo a Istambul.Desde já agradeço tua atenção

  19. Brasilia :

    Olá, Eneida,
    Eu e minhas amigas da terceira idade estamos querendo assistir um musical aí em Londres nos dias: 4, 5 ,6, 7 ou 8 de maio.
    Qual musical está com mais sucesso nesta terra da rainha?
    Agradeço de coração
    Brasilia

  20. Ícaro angelo nunes :

    Eneida, estou querendo ir pra Londres em outubro ou dezembro e estou a procura de informações e vc é a pessoa certa para me informar, quero ir morar em londres um tempo , mas não sei ingles e estou pensando em entrar em uma ecola de ingles para aprender o basico o mais rapido possivel, dai eu te pergunto, vai adiantar se eu fizer aqui 5 meses de ingles e ir ?

  21. Paulo Augusto :

    Parabéns pelo seu belo trabalho!
    Você saberia me informar qual o site em que eu poderia comprar ingressos antecipados para musicais em Londres? Agradeço muito desde já.

  22. adriano :

    Eneida, vou ficar 4 dias em londres, pretendo ir a london eye, museu de cera, ir a Windsor e conhecer o castelo, e fazer o passeio do onibus de dois andares incluindo passeio de barco. Os ingressos dos musicais ja comprei. Gostaria de saber se para estes passeios e refeições simples 300 libras e o suficiente. Grato!

    • Eneida :

      Bom, Adriano

      Os ingressos para as atrações e o trem para Windsor custarão em torno de £80,00 -100,00. Quanto à alimentação, posso te dizer que para mim – com meus hábitos e meus gostos – £50,00 – £60,00 por dia de alimentação é suficiente. Mas, logicamente você pode gastar muito mais ou muito menos! Para ter uma ideia de preços, veja este post aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3188
      Sugiro que compre o ingresso “combo” para o London Eye / M. Tussauds. Fica um pouco mais barato.

  23. Eliane :

    Eneida, fui à Londres em Junho/2010 com minha filha e fizemos um passeio a pé com direito a mapinha e dicas do seu blog. Muito obrigada!

  24. Regina Lima :

    Boa noite Eneida, eu gostaria de saber como chego da piccadilly circus até o museu britânico, aqui tem uma informação de ônibus, mas já estando em outra rua, e da piccadilly? pego ônibus, metrô? qual?

    Obrigada querida.

    Ah, este seu blog com certeza é o melhor para qualquer um que queira ir a londres.

Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*


3 + = doze

Você poderá usar estes tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>