Comidas típicas da Inglaterra – 20 pratos para degustar
Muita gente torce o nariz quando fala da culinária inglesa, mas estamos aqui para mostrar que tem muita coisa gostosa para você experimentar na sua viagem ao país.
A gastronomia inglesa se reinventou nas últimas décadas, com ingredientes locais e frescos, chefs famosos e restaurantes nas listas dos melhores do mundo.
Duvida? Fizemos uma lista de comidas típicas da Inglaterra para você conhecer e quem sabe despertar a vontade de provar algumas delas. Para os que gostam de cozinhar, apresentamos também receitas de pratos tradicionais da culinária britânica.
Neste artigo, listamos 20 comidas típicas da Inglaterra, que são verdadeiros clássicos da culinária britânica, em nenhuma ordem específica.
Quais são os pratos nacionais da Inglaterra?
Na verdade, podemos dizer que a Inglaterra tem três pratos nacionais: o Roast Beef (filé assado) com acompanhamentos, o Fish and Chips (peixe com batata frita) e o Chicken Tikka Masala (ensopado de frango com temperos indianos).
Este último, considerado o novo e surpreendente terceiro prato de comida típica da Inglaterra, tem fortes raízes na Índia e no Paquistão.
Parecem estranhos, mas os tais Ovos Escoceses são muito populares em piqueniques, festinhas, ou como um lanche.
Consiste de um ovo cozido mole, envolvido em carne de linguiça e depois empanado na farinha de pão. Ele é então assado ou frito.
Fica delicioso quando servido com uma grossa fatia de queijo Cheddar e picles de cebola. Apesar de ter “escocês” no nome, é comida típica da Inglaterra também.
As tortas são muito populares na gastronomia britânica e esta recheada com carne e rim de boi é uma das mais tradicionais.
Como muitos dos pratos tradicionais, esta empadinha inglesa tem origem humilde e já acompanhou os britânicos em períodos de guerra e racionamento, pois era uma comida barata.
Normalmente a carne, os rins, a cebola e o molho são cozidos lentamente, durantes várias horas para que tudo fique bem macio.
Para dar um toque mais sofisticado, alguns acrescentam cogumelos, vinho ou mesmo uma massa folhada.
O prato da culinária britânica mais famoso de todos é certamente muito popular em qualquer lugar do Reino Unido. Estima-se que são vendidos 382 milhões de fish and chips anualmente no país!
É comida de rua, para ser comida com as mãos e sem frescura! O peixe, normalmente bacalhau (cod), haddock ou linguado (plaice) é empanado em massa especial e frito na gordura bem quente.
As batatas são cortadas em palitos grossos e são fritas duas vezes: a primeira para cozinhar e a segunda para deixar aquela crocância por fora.
Um tico de sal e vinagre de malte para dar um gostinho extra e purê de ervilha para acompanhar.
É o prato típico feito com as sobras da geladeira. É muito comum se comer Bubble and Squeak na segunda-feira, depois do Assado de Domingo.
Consiste de uma espécie de panqueca feita com legumes, verduras ou raízes, como cenoura, brócolis, ervilha, repolho, fritos juntamente com purê de batata.
É servido normalmente com um ovo frito, ou com sobras da carne assada na véspera.
Sunday Roast
Não poderia faltar em uma lista de comidas típicas da Inglaterra este prato que é muito delicioso e popular.
Domingo é dia de comer um assado em todo canto da Inglaterra. Pode ser carne de boi, frango, cordeiro, porco, ou até mesmo opções vegetarianas.
O assado é acompanhado de batatas deliciosamente coradas, cenoura, brócolis, couve de Bruxelas, ou outro vegetal, molho encorpado feito dos sucos da carne e dependendo do tipo da carne com um acompanhamento especial. Esses acompanhamentos são chamados de “Trimmings”.
O Roast Beef (carne de boi) é degustado tradicionalmente com molho de raiz forte, mostarda inglesa e Yorkshire Pudding (veja abaixo).
Quando o assado é frango (Roast Chicken), o acompanhamento é um recheio que parece uma farofa. Há diversas receitas, mas meu preferido é um feito com cebola e sálvia, além de farinha de pão.
Yorkshire Pudding
Acompanhamento clássico do Roast Beef, estes “pudins” não são doces. São uma massinha, feita de farinha de trigo, leite e ovos que é assada com a gordura da carne.
Toad em inglês é uma espécie de sapo, mas no prato se refere às linguiças. O “buraco” (hole) é na verdade uma enorme massa de Yorkshire Pudding em que as linguiças são envoltas.
Para o sucesso do prato, as linguiças (sausages ou bangers como são chamadas) devem ser de qualidade, de preferência as compradas de um açougue de confiança e não as industriais do supermercado.
A massa do Yorkshire Pudding é facílima de fazer, basta misturar farinha, ovos e leite e derramar por cima das linguiças.
O prato vai ao forno até que a massa esteja bem crocante. É servido com molho de cebola (onion gravy) ou o suco da carne.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Beef Wellington
As tortas são uma das muitas comidas típicas da Inglaterra e o Beef Wellington nada mais é que um tipo de torta diferente.
Nesse caso, o filé mignon é envolto em patê, purê de cogumelos e/ou presunto de parma e coberto com uma camada de massa folhada.
O filé é assado e servido bem rosado, com molho de vinho tinto.
A origem do nome é incerta, mas acredita-se que o prato foi criado para celebrar o primeiro Duque de Wellington, Arthur Wellesley, e a vitória na Batalha de Waterloo.
Curry é o nome genérico que se dá para uma série de pratos da culinária anglo-indiana. Com raízes evidentes no subcontinente da Índia, o Curry inglês tem características próprias.
O mais popular deles é criação dos britânicos: dizem que o Chicken Tikka Masala foi inventado na Escócia!
O frango é marinado com temperos indianos, como garam masala e cúrcuma, e depois cozido com pimentões, cebolas e um molho de iogurte. Servido com arroz Basmati e pão chato Naam.
Ploughman’s Lunch
O chamado “almoço do lavrador” é uma refeição fria, que era a marmita que os trabalhadores do campo levavam para o trabalho.
Atualmente é uma refeição servida nos pubs, com ingredientes que variam ligeiramente.
Em geral, o Ploughman’s lunch inclui uma fatia grossa de pão, queijo inglês, picles de cebolas e algum tipo de chutney (conserva com temperos indianos).
Pode ser acrescido de presunto ou outros frios, patê, salada, fatias de maçã ou outra fruta da época.
Full English Breakfast
O café da manhã tradicional britânico é também um clássico da gastronomia britânica.
É uma refeição pesada e consiste de bacon, linguiça, ovo frito, feijão assado em molho de tomate, tomates fritos ou grelhados, torrada, cogumelos salteados e chouriço.
Atualmente, o chamado Fry-Up é degustado pelos britânicos especialmente nos finais de semana.
Você encontra o café da manhã tradicional inglês em muitos pubs e cafés em Londres. Em alguns lugares, é servido durante todo o dia, podendo mesmo substituir o almoço.
Comidas típicas da Inglaterra: doces, bolos e sobremesas
Embora a gente aprenda na escola que sobremesa em inglês é “dessert”, na Inglaterra você vai ouvir muito o nome “pudding” sendo usado para designar o docinho servido depois da refeição.
E não precisa ser pudim para ser chamado “pudding”: muitos outros tipos de doces entram nesta categoria.
Entre os puddings favoritos dos britânicos, separamos alguns que dão muita água na boca. Veja a seguir as sobremesas típicas da culinária britânica.
Trifle
A English Trifle é uma sobremesa que tem estado na mesa britânica há mais de 300 anos. É deliciosa e fácil de fazer.
As receitas variam, mas basicamente é um pavê: uma camada de bolo, uma camada de creme inglês, uma camada de fruta (especialmente morango, framboesa, mirtilo, ou outros “berries”), uma camada de creme chantili. Algumas receitas incluem gelatina ou geleia de frutas.
Eton Mess é outra delícia da culinária inglesa. É também muito fácil de fazer e tem a cara de um verão na Inglaterra, quando os morangos estão deliciosos.
Dizem que a sobremesa nasceu no prestigiado colégio interno Eton, onde estudaram os príncipes William e Harry, entre outras celebridades.
Trata-se de uma mistura bagunçada (daí a palavra “mess”) de morangos bem maduros, com suspiros e creme chantili.
Nem precisa dizer que o resultado é uma delícia!
Bread and butter pudding
Uma sobremesa tradicional, está na mesa britânica desde o século XVII (ou até antes segundo alguns).
No início, era uma forma de as pessoas menos abastadas aproveitarem o pão velho de cada dia. O prato é feito em camadas, usando pão velho passado na manteiga e uvas passas.
O pão é então coberto com uma massa feita com ovos e leite e levado ao forno.
A sobremesa pode ser incrementada com temperos como canela, baunilha, ou qualquer outro, pois tem um gosto bem neutro.
O Bread and Butter Pudding é servido quente e acompanhado de creme inglês.
Banoffee Pie
Esta torta não é um clássico da gastronomia britânica, já que data dos anos 1970, mas é uma sobremesa adorada em toda a Inglaterra.
A base é feita com biscoitos tipo Maizena triturados e unidos por manteiga, e o recheio é feito com doce de leite ou caramelo, banana e creme batido. Raspas de chocolate completam a gostosura.
O Sticky Toffee Pudding é uma sobremesa bem tradicional, mas ninguém sabe ao certo sua origem.
Ela é feita com um bolo tipo pão de ló e leva também tâmaras. É servida com calda de caramelo (toffee) salgado bem grudento (sticky) e uma bolota de sorvete de baunilha, ou creme inglês.
Dizem que é a sobremesa favorita da Kate Middleton, duquesa de Cambridge.
Victoria Sponge Cake
Um bolo muito tradicional da culinária britânica é o Victoria Sponge Cake, também chamado de Victoria Sandwich Cake.
É um bolo bem fofo de dois andares recheado com geleia framboesa (ou morango) e creme de baunilha. O bolo normalmente é cortado e servido em fatias, ou pequenos “sanduíches”.
O Victoria Sponge Cake é uma das delícias servidas em um tradicional Chá da Tarde inglês.
O nome é em homenagem à Rainha Victoria, que dizem ter sido uma apreciadora do chá da tarde com seus acompanhamentos.
Regina
Eneida, seu site contém ótimas informações e muito bem organizadas. Parabéns !!! Quanto as comidas, te informo quando puder ir à Londres
Otilio Silva
Muito bom site. Ótimas receitas e, assuntos variados. Parabéns.
Eneida
Obrigada!
Valmira
Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
Eneida
Obrigada!